O Sábado de Deus no Mundo de Hoje

O Sábado de Deus no Mundo de Hoje

É o Sábado relevante? É realmente praticável guardar o Sábado no mundo de hoje? Como deverá ser observado hoje em dia? Para se responder a estas questões, consideremos o que a Bíblia, a Palavra inspirada de Deus, revela.

Jesus Cristo disse que Ele era “Senhor do Sábado” e que “O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem, por causa do sábado” (Marcos 2:27-28). Ele não limitou o Sábado ensinando que ele fora feito para qualquer grupo particular de pessoas em qualquer tempo específico da história. Ao contrário, ele foi feito para sempre para toda a humanidade. Foi consagrado nos Dez Mandamentos, o âmago e essência da lei divina de Deus para a humanidade.

Parte dum relacionamento correto com Deus

O Sábado foi feito para a humanidade, mas com que propósito?

Os capítulos 58 e 59 do livro de Isaías descrevem a separação da humanidade com Deus por causa dos nossos pecados. “Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido, agravado, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” (Isaías 59:1-2). Estes versículos apontam para a hipocrisia dos que declaram que buscam a Deus, contudo ainda estão cheios de pecado e de más intenções (Isaías 58:1-4; 59:4-15).

Mas Deus mostra que podemos ser reconciliados com Ele: “virá um Redentor a Sião e aos que se desviarem da transgressão em Jacob, diz o Senhor” (Isaías 59:20). Jesus Cristo é o Redentor profetizado, Aquele que redime, ou que readquire, a humanidade para Deus através do sacrifício da Sua vida (João 3:16; 1 Pedro 1:18-19; 1 João 2:2; 4:9-10).

Deus também descreve como começar a construir uma relação apropriada com Ele. Fazer isso envolve humildade e jejum para que possamos entender a Deus e aos Seus caminhos. “Então, clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui . . . então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia. E o Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares secos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas nunca faltam” (Isaías 58:9-11).

Deus revela um entendimento certo do Sábado

Esta secção das Escrituras revela um outro elemento crítico para nos ajudar a construir uma relação certa com Deus—um entendimento correto e guardar apropriado do Sábado.

“‘Se você vigiar seus pés para não profanar o sábado e para não fazer o que bem quiser em meu santo dia; se você chamar delícia o sábado e honroso o santo dia do Senhor, e se honrá-lo, deixando de seguir seu próprio caminho, de fazer o que bem quiser e de falar futilidades, então você terá no Senhor a sua alegria e eu farei com que você cavalgue nos altos da terra e se banqueteie com a herança [benções físicas] de Jacó, seu pai.’ É o Senhor quem fala” (versículos 13-14, NVI).

Vemos aqui o intento verdadeiro de Deus para o Sábado: É parte de uma adequada, amorosa relação com Ele. É uma questão de honrarmos a Deus. É uma questão de cedermos uma das nossas propriedades mais preciosas—o nosso tempo—para construirmos uma relação correta com o nosso Criador.

Adequada observância do Sábado, de acordo com a instrução de Deus aqui, significa que cada um se afaste “de seguir seu próprio caminho”; “de fazer o que bem quiser” e de “falar futilidades”. Deus diz que estas acções esmagam o Seu tempo santo debaixo dos nossos pés.

Mas o Sábado não é um tempo para nada fazermos. É um tempo para construirmos um relacionamento com Deus. É um tempo de prazer, um tempo em que teremos “no Senhor a sua alegria”, diz-nos Ele. Em vez de passarmos este tempo com os nossos próprios interesses e ocupações, é um tempo reservado para nos concentrarmos em coisas que agradam a Deus e desenvolvem a nossa relação com Ele.

Pontos-chave para um relacionamento adequado com Deus

Como construímos esta relação correta com Deus? Construímo-la pelo contato e comunicação com Ele. Nós falamos com Deus através da oração. Ele fala connosco através da Sua Palavra inspirada, a Bíblia. Estas são chaves vitais para uma relação correta com Deus.

“Perseverai em oração,” escreveu Paulo (Colossenses 4:2). “Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”, juntou ele (em 1 Tessalonicenses 5:16-18). “A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”, escreveu Tiago (Tiago 5:16).

Jesus Cristo esperava que os Seus seguidores orassem, dizendo-lhes: “Quando orares …” (Mateus 6:5-7; Marcos 11:24; Lucas 11:2). Ele deu-lhes instruções específicas de como orar e encorajou-os a “orar sempre e nunca desfalecer” (Lucas 18:1).

O Sábado de Deus é um tempo ideal para oração, estudo da Palavra de Deus e contato adicional com Deus. Abstendo-nos do nosso trabalho habitual e de outras atividades nesse dia, temos tempo adicional para passar com Deus, para intensificar e fortalecer a nossa relação com Ele.

O Sábado é um tempo ideal para Deus falar connosco. Ele ensina-nos através da Sua Palavra, a Bíblia. “Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda a boa obra,” disse Paulo a Timóteo (2 Timóteo 3:16-17).

A observância do Sábado não só nos ajuda a compreender os caminhos de Deus; ela ajuda-nos a entender melhor os nossos próprios pensamentos e motivações, mostrando-nos onde podemos mudar para nos tornarmos mais como Ele. Hebreus 4:12 diz-nos que “a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e médulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”.

Nós devemos desejar ardentemente estudar a Palavra de Deus e aprender mais acerca dela. “Desejai afectuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo” (1 Pedro 2:2).

Deus ordenou cultos de adoração no Sábado

O Sábado de Deus é um tempo para confraternizar com outros de igual pensar, um tempo para mutuamente nos encorajarmos uns aos outros.  “E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia” (Hebreus 10:24-25, ACF).

É de esperar que os crentes se juntem para adorar (1 Coríntios 11:18; 14:23). Como referido acima, não devemos abandonar “a nossa congregação”. O Sábado é “uma santa convocação”, e também é traduzido como um dia “de reunião sagrada” (Levítico 23:3, NVI). Deus ordena ao Seu povo que se junte para adorar nesse dia.

Espera-se que os ministros de Deus ensinem o povo de Deus sobre a Sua maneira de viver. Paulo instruiu o jovem ministro Timóteo, “pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina” (2 Timóteo 4:2, NVI).

Como lemos anteriormente, a prática regular de Jesus Cristo e do apóstolo Paulo era de atender a reunião na sinagoga no Sábado para ensinar e confraternizar com os que queriam aprender os caminhos de Deus. Jesus Cristo mostrou constantemente pelas Suas acções a maneira correta de observar o dia. Estas acções incluiam explicações da Palavra de Deus e do caminho da vida, assim como atos de misericórdia. Hoje em dia, o Sábado de Deus é o dia oportuno para repousar do trabalho normal e do emprego, um dia para pôr de parte tempo para nos encontrarmos com outros crentes e adorar a Deus, para sermos instruídos na Sua maneira de viver, e igualmente, para fazer boas obras que exemplifiquem essa maneira de viver.

O Sábado é para nos ajudar a intensificar o nosso relacionamento com Deus

Deus diz-nos: “O sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhuma obra . . .” (Êxodo 20:10). Ele disse claramente que o nosso trabalho ordinário de rotina normal não era aceitável nesse dia. O Sábado era para ser diferente. Sob a administração nacional das leis de Deus no Israel da antiguidade, o Sábado era tão importante para Deus que Ele determinou pormenorizadamente que aqueles que violassem este mandamento fossem condenados à morte (Êxodo 31:14-16; 35:2).

Quando Israel saiu do Egipto, Deus reforçou este mandamento provendo uma ração dupla de maná no sexto dia e nada no Sábado, semanalmente, por 40 anos (Êxodo 16:26, 35; Josué 5:12)—um total de mais de 2.000 milagres! O mandamento do Sábado é claramente importante para Deus, e Ele espera que nós o obedeçamos. Observar o Sábado é vital para se manter uma relação correta com Deus.

A The Life Application Bible [Bíblia de estudo: Aplicação na Vida], comentando sobre Êxodo 20:8-11 explica por que nós seres humanos precisamos do Sábado: “O Sábado era um dia reservado para descanso e adoração a Deus. Deus ordenou o Sábado porque os seres humanos precisam de tempo calmo para adoração e repouso semanalmente. Um Deus que de certo modo se preocupa em providenciar um dia, em cada semana, para nosso descanso é verdadeiramente maravilhoso. Guardar um periodo regular de descanso e adoração, no nosso agitado mundo, demonstra quão importante Deus é para nós, e dá-nos o benefício extra de refrescarmos o nosso espírito. Não negligencie a provisão de Deus.”

Jesus Cristo mostrou pelo Seu exemplo a maneira correta de observar o Sábado. Nunca foi intenção de que fosse um dia rígido, sem alegria, constrangido por infindáveis restrições detalhando o que se podia fazer ou não fazer. Ele usou-o como tempo para sentir prazer em compartilhar com outros a alegria da Palavra de Deus e o Seu modo de viver, mostrando que o Sábado era um tempo para fortalecer a nossa relação com Deus. Usou-o como uma ocasião de cura—física, mental, emocional e espiritual. Era um tempo para encorajar e ajudar os menos afortunados.

Jesus Cristo evidenciou que não havia nada errado em fazer o bem no Sábado, apontando que o mandamento de Deus do Sábado nunca proibiu isso. Ele realçou o que se deve fazer no dia de Sábado, em vez de enunciar todas as coisas que não podemos fazer. As Suas acções no Sábado apontaram para a era vindoura a que Ele se referiu como “o Reino de Deus”, na qual toda a humanidade participará na prometida cura, alegria e liberdade de Deus (Mateus 4:23; 9:35; Lucas 4:16-19; 9:11; 10:9).

O exemplo de Cristo mostrou que o Sábado é um dia de rejuvenescimento físico e espiritual. Destina-se a ser um bemvindo e refrescante repouso depois dos nossos trabalhos semanais, um tempo durante o qual não devemos ser absorvidos por outros cuidados ordinários e preocupações de dia a dia.

O Propósito dos mandamentos de Deus: uma benção e para o nosso benefício

A Palavra de Deus diz-nos que os Seus mandamentos nunca são pesados (1 João 5:3). Não são sem sentido ou arbitrários. Foram dados à humanidade, com amor, por um Deus de infinita sabedoria e conhecimento (Isaías 55:8-9). Foram dados para benefício da humanidade, trazendo bênçãos quando obedecidos (Deuteronómio 4:40; 5:29, 33). Estes mandamentos incluem o Sábado de Deus. É um dia de descanso e refrigerio, dado ao homem por Aquele que planejou e criou a humanidade. É um tempo de renovação física, emocional e espiritual.

Deus sabia que nós precisaríamos deste periodo de tempo para nutrir e fortalecer uma relação adequada com Ele. Parte do mandamento diz: “Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra . . . ” Deus diz-nos para cuidarmos do nosso trabalho habitual e negócios nos outros seis dias, deixando o nosso tempo e o nosso espírito livre para O adorarmos e obedecermos observando o Sábado. Quando estamos livres para concentrar a nossa mente e pensamentos no caminho e no propósito de Deus, o Sábado verdadeiramente torna-se a bênção e deleite para o qual Deus o criou (Isaías 58:13-14).

Neste sétimo dia da semana, devemos cessar dos nossos trabalhos e permitir que Deus trabalhe em nós, construindo e nutrindo a nossa relação com o nosso Criador. Então, descobriremos e experimentaremos as bênçãos do Sábado, o dia do descanso de Deus!