O Nono Mandamento: A Verdade Como um Caminho de Vida

Você está aqui

O Nono Mandamento

A Verdade Como um Caminho de Vida

Download (Baixar)
MP3 Audio (7.5 MB)

Download (Baixar)

O Nono Mandamento: A Verdade Como um Caminho de Vida

MP3 Audio (7.5 MB)
×

"Não dirás falso testemunho contra o teu próximo" (Êxodo 20:16).

Quão importante é a verdade? Para apreciar plenamente o Nono Mandamento, com a sua proibição de mentir, temos de perceber o quão importante é a verdade de Deus.

O que as Escrituras nos dizem sobre Deus, Sua Palavra e a verdade? Observe o que vários versículos declaram: "Toda a Palavra de Deus é pura", diz Provérbios 30:5. Daniel refere-se à Palavra de Deus como "Escritura da Verdade" (Daniel 10:21). Jesus Cristo disse em oração a Deus Pai, "A tua palavra é a verdade" (João 17:17).

A Bíblia toda ensina que "Deus não é homem para que minta" (Números 23:19). E explica que "a palavra do senhor é reta, e todas as suas obras são fiéis" (Salmo 33:4), porque "Deus é a verdade" (Deuteronômio 32:4). E "sua verdade estende-se de geração a geração" (Salmo 100:5).

Como a fonte da verdade, Deus exige que seus servos sempre falem a verdade. Sob a inspiração de Deus, o rei Davi escreveu: "Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte? Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo, que de coração fala a verdade e não usa a língua para difamar, que nenhum mal faz ao seu semelhante. . . [e] que mantém a sua palavra, mesmo quando sai prejudicado" (Salmo 15:1-4, NVI).

Deus espera que a verdade permeie todas as facetas da nossa vida.

Cristo e a verdade

Restaurar o respeito pela verdade como uma forma universal de vida será uma prioridade quando Jesus Cristo voltar para estabelecer Seu governo. "Assim diz o Senhor: Assim diz o senhor: Voltarei para Sião e habitarei no meio de Jerusalém; e Jerusalém chamar-se-á a cidade de verdade, e o monte do senhor dos Exércitos, monte de santidade" (Zacarias 8:3).

Ao vislumbrar o governo de Cristo no Reino de Deus, Salmo 85 revela a ênfase que Deus dará à justiça e verdade: "Certamente que a salvação está perto daqueles que o temem, para que a glória habite em nossa terra. A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram. A verdade brotará da terra, e a justiça olhará desde os céus. Também o senhor dará o bem, e a nossa terra dará o seu fruto. A justiça irá adiante dele, e ele nos fará andar no caminho aberto pelos seus passos" (versículos 9-13).

Naquele tempo, Jesus Cristo irá insistir para que toda a humanidade siga Seus passos ao aceitar, acreditar e falar a verdade.

A verdade em nosso relacionamento com Cristo

Nosso relacionamento pessoal com Deus através de Seu Filho, Jesus Cristo, começa com nossa aceitação e entrega [submissão] à Palavra de Deus como verdade. "Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa" (Efésios 1:13).

Quando Jesus foi julgado, pouco antes de Sua crucificação, o governador romano Pôncio Pilatos perguntou se ele era realmente um rei. Jesus respondeu, resumindo sua missão e apontando quem poderia responder à Sua mensagem: "Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz" (João 18:37).

O caráter de Cristo era (e é) um reflexo perfeito do caráter de nosso Pai Celestial, o Deus da verdade. Em resposta a uma pergunta de um de seus discípulos, Jesus disse: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6). É desejo de Deus que Seus discípulos estejam sempre "falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo, que é a cabeça" (Efésios 4:15, BLH).

Para ser discípulos de Jesus Cristo, devemos resolutamente falar a verdade, demonstrando a sinceridade de nosso amor pelos outros. Temos também de aceitar e obedecer, como "caminho da verdade", os mandamentos e ensinamentos de Deus (Salmo 119:30, 151, 160). Samuel nos diz: "Tão-somente temei ao senhor e servi-o fielmente com todo o vosso coração, porque vede quão grandiosas coisas vos fez" (1 Samuel 12:24).

Mentiras sem fim

É quase impossível hoje em dia ter certeza que alguém está dizendo a verdade. Quase todo mundo tenta equilibrar o risco de ser pego aos benefícios percebidos de mentir.

Algumas empresas são surpreendentemente criativas ao camuflar o engano quando anunciam seus produtos. Em quase todo lugar é possível encontrar indivíduos, empresas e outras organizações envolvidas em um jogo sofisticado de como podem enganar sem atrair processos judiciais ou alienar potenciais clientes.

Hoje em dia, mentir é um modo aceitável de vida. Nosso mundo é descrito com precisão no relato de Isaías sobre a antiga Israel: "Ninguém há que clame pela justiça, nem ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam na vaidade e falam mentiras; concebem o mal e dão à luz a iniquidade" (Isaías 59:4, ACF).

Como Deus vê a epidemia de mentiras dos israelitas? "E lhes dirás: Uma gente é esta que não dá ouvidos à voz do senhor, seu Deus, e não aceita a correção; já pereceu a verdade e se arrancou da sua boca" (Jeremias 7:28). "E estendem a língua, como se fosse o seu arco para a mentira; fortalecem-se na terra, mas não para a verdade, porque avançam de malícia em malícia e a mim me não conhecem, diz o senhor" (Jeremias 9:3).

Como era naquela, hoje também as pessoas rotineiramente introduzem o engano em seus relacionamentos—pessoais, sociais, políticos, religiosos e econômicos. A falta de honestidade é tão amplamente aceita que a censura pública já não mais desencoraja ao mentiroso. Porque isso tem que vir do interior da pessoa.

Você é sincero?

Agora vem uma pergunta importante para você pessoalmente:

- Você mente?

Talvez fosse melhor ser mais gentil com a palavra formulando a questão um pouco diferente:

- Que importância você dá a ser verdadeiro?

Ou, o reverso da moeda:

- Mentir é repugnante para você?

Estas questões são cruciais. Você precisa perguntar e responder a estas perguntas para si mesmo e sinceramente.

As tentações para mentir nunca acabam. Elas estão sempre presentes. Mentir é uma maneira tão rápida e sem esforço de conseguir uma vantagem sobre os outros. Ela parece oferecer uma fuga rápida e fácil de embaraços, medo e culpa. Mas a Bíblia diz: "Os lábios mentirosos são abomináveis ao senhor, mas os que agem fielmente são o seu deleite" (Provérbios 12:22).

Estamos diante de uma escolha fundamental: Ou nós seguimos o exemplo de Deus da veracidade e da honestidade em nossas ações e conversas, ou seguimos o exemplo do autor da mentira, Satanás.

Jesus nos diz que o diabo é "mentiroso e pai da mentira" (João 8:44). Ele enganou Eva, e então ela disse para Adão comer o fruto proibido (Gênesis 3:1-6, 17). Este ato de desobediência trouxe o sofrimento e a morte a nossos primeiros pais. O diabo tem enganado e desinformado implacavelmente as pessoas desde então.

A influência maliciosa de Satanás é tão grande que ele "engana todo o mundo" (Apocalipse 12:9). É muito fácil para nós seguirmos o seu exemplo em nossas relações com os outros, especialmente quando a mentira é tão comum ao nosso redor.

A natureza humana é enganosa

Aprender a ser firme e consistente requer auto-disciplina e coragem, e para ter essa firmeza e consistência precisamos da ajuda de Deus.

Muitas vezes, nos encontramos fazendo coisas que sabemos que são erradas. Então, por que as fazemos? O profeta Jeremias nos dá a resposta. "O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo? ‘Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras’" (Jeremias 17:9-10, NVI).

Deus entende a nossa natureza e revela como combatê-la. Jesus explicou que embora possamos estar dispostos a obedecer, a nossa carne é fraca (Marcos 14:38). Falta-nos determinação e força para resistir à tentação. Como, então, podemos neutralizar essa fraqueza?

Deus, através da ‘caneta’ do apóstolo Paulo, explica a causa e a solução para este problema universal humano. Citando-se como um exemplo, Paulo descreveu a eterna luta humana: "Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. Porque o que faço, não o aprovo, pois o que quero, isso não faço; mas o que aborreço, isso faço" (Romanos 7:14-15).

Podemos nos comparar a Paulo. Nós temos experimentado a mesma frustração e remorso. Paulo continua: "Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus. Mas vejo nos meus membros outra lei que batalha contra a lei do meu entendimento e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?" (Versículos 22-24). Paulo tinha aprendido que as pessoas precisam de ajuda para superar as fraquezas da natureza humana.

Superar o engano

Outro apóstolo, Pedro, negou a Jesus na noite de Sua traição, mentindo sobre conhecê-Lo (Mateus 26:69-74). Como Pedro, a maioria das pessoas acham quase impossível abandonar todas as formas de falsidade até que entregam suas vidas a Deus e começam a buscar sinceramente Sua ajuda. E essa ajuda está disponível "porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade" (Filipenses 2:13).

Devemos pedir essa ajuda. E como podemos recebê-la? A Palavra de Deus responde-nos: "Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno" (Hebreus 4:14-16).

Temos em mãos a solução para essa fraqueza humana generalizada e insidiosa. Paulo exortou os membros da Igreja em Éfeso para que "vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade. Pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros" (Efésios 4:24-25).

O caminho da verdade

Aqueles que voluntariamente creem e obedecem a verdade de Deus podem, ao ser batizados e ao receberem o Espírito Santo, tornar-se membros da Igreja que Jesus Cristo edificou. Ele se refere a estes como a "luz do mundo" (Mateus 5:14). Eles representam "o caminho da verdade" (2 Pedro 2:2).

Paulo chama a Igreja de Deus a "coluna e firmeza da verdade" (1 Timóteo 3:15). Seus membros são os servos que servem "ao Deus vivo e verdadeiro" (1 Tessalonicenses 1:9). A Igreja "maneja(ndo) bem a palavra da verdade" (2 Timóteo 2:15), é encarregada por Cristo a pregar "a verdade do evangelho" a todo o mundo (Gálatas 2:5; Mateus 24:14; 28:19) .

Tudo na vida de um cristão tem que estar ancorado na verdade. Deus quer que, como Seus filhos, nos comprometamos com a verdade e a reflitamos em tudo que fazemos. É por isso que Deus nos ordena em Êxodo 20:16: "Não dirás falso testemunho contra o teu próximo!"