Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

“Aos homens está ordenado morrerem uma vez”

Você está aqui

“Aos homens está ordenado morrerem uma vez”

Download (Baixar)
MP3 Audio (3.1 MB)

Download (Baixar)

“Aos homens está ordenado morrerem uma vez”

MP3 Audio (3.1 MB)
×

Contudo, é óbvio que nossos corpos não foram projetados para serem eternos. Como diz Hebreus 9:27 Hebreus 9:27E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo,
Almeida Atualizada×
: “Aos homens está ordenado morrerem uma vez”.

Deus desenhou nossos corpos para durarem algumas dezenas de anos. O Salmo 90:10 lembra-nos que “a duração da nossa vida é de setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado”. Mesmo com o avanço da medicina e o desenvolvimento técnicas hospitalares, ao longo do último século, a nossa longevidade continua sendo mais ou menos a mesma de quando este salmo foi escrito, ou seja, há milhares de anos atrás. Uns vivem mais outros menos, mas isso é, aproximadamente, o que a maioria de nós espera viver. A vida é curta, muito breve para se perder tempo com coisas sem importância.

Não devemos ficar surpresos quando a morte bate à porta. Simplesmente, ela ocorre como resultado do modo como nós fomos criados. Tal como a erva que cresce e depois morre e as flores dos campos que florescem por uns dias e logo desaparecem, assim também nós florescemos por algum tempo antes de enfraquecer e morrer (Isaías 40:6-8 Isaías 40:6-8 [6] Uma voz diz: Clama. Respondi eu: Que hei de clamar? Toda a carne é erva, e toda a sua beleza como a flor do campo. [7] Seca-se a erva, e murcha a flor, soprando nelas o hálito do Senhor. Na verdade o povo é erva. [8] Seca-se a erva, e murcha a flor; mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente.
Almeida Atualizada×
). O nosso corpo envelhece e se desgasta. Deus não o projetou para ser perpétuo.

Contudo, isso não é o fim de tudo. O justo Jó sabia que repousaria na sepultura até a uma futura ressurreição. “Quem dera que o Senhor me escondesse entre os mortos até a sua ira passar, e então se lembrasse de mim na hora certa! Quando o homem morre, por acaso volta a viver? Essa esperança é que me faz aguentar os sofrimentos desta vida até chegar o dia de passar para aquela vida melhor. O Senhor me chamaria e eu responderia; então o Senhor me mostraria o seu amor” (Jó 14:13-15 Jó 14:13-15 [13] Oxalá me escondesses no Seol, e me ocultasses até que a tua ira tenha passado; que me determinasses um tempo, e te lembrasses de mim! [14] Morrendo o homem, acaso tornará a viver? Todos os dias da minha lida esperaria eu, até que viesse a minha mudança. [15] Chamar-me-ias, e eu te responderia; almejarias a obra de tuas mãos.
Almeida Atualizada×
, Bíblia Viva).

Apesar de a morte ser triste, isso não quer dizer que seja o fim da esperança. Deus promete que vai ressuscitar os Seus servos fiéis à imortalidade para reinarem com Jesus Cristo e ajudá-Lo a administrar o Reino de Deus (1 Coríntios 15:50-54 1 Coríntios 15:50-54 [50] Mas digo isto, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus; nem a corrupção herda a incorrupção. [51] Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, [52] num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. [53] Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. [54] Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte na vitória.
Almeida Atualizada×
; Apocalipse 20:4-6 Apocalipse 20:4-6 [4] Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. [5] Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressurreição. [6] Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos.
Almeida Atualizada×
; 5:10).

Para aqueles que ainda não conheceram ou não aceitaram o chamado de Cristo, Deus preparou uma ressurreição diferente, pois eles também vão poder conhecer a verdade do Seu plano e receber o Seu dom de salvação. (Você vai aprender mais sobre isso no último capítulo desta publicação).

Para compreender melhor o que revela a Bíblia, você pode baixar ou solicitar nossos guia de estudo bíblicos gratuitos O Que Acontece Depois da Morte? e Céu e Inferno: O que Realmente Ensina a Bíblia?