“Aos homens está ordenado morrerem uma vez”

Download (Baixar)
“Aos homens está ordenado morrerem uma vez”


Contudo, é óbvio que nossos corpos não foram projetados para serem eternos. Como diz Hebreus 9:27: “Aos homens está ordenado morrerem uma vez”.
Deus desenhou nossos corpos para durarem algumas dezenas de anos. O Salmo 90:10 lembra-nos que “a duração da nossa vida é de setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado”. Mesmo com o avanço da medicina e o desenvolvimento técnicas hospitalares, ao longo do último século, a nossa longevidade continua sendo mais ou menos a mesma de quando este salmo foi escrito, ou seja, há milhares de anos atrás. Uns vivem mais outros menos, mas isso é, aproximadamente, o que a maioria de nós espera viver. A vida é curta, muito breve para se perder tempo com coisas sem importância.
Não devemos ficar surpresos quando a morte bate à porta. Simplesmente, ela ocorre como resultado do modo como nós fomos criados. Tal como a erva que cresce e depois morre e as flores dos campos que florescem por uns dias e logo desaparecem, assim também nós florescemos por algum tempo antes de enfraquecer e morrer (Isaías 40:6-8). O nosso corpo envelhece e se desgasta. Deus não o projetou para ser perpétuo.
Contudo, isso não é o fim de tudo. O justo Jó sabia que repousaria na sepultura até a uma futura ressurreição. “Quem dera que o Senhor me escondesse entre os mortos até a sua ira passar, e então se lembrasse de mim na hora certa! Quando o homem morre, por acaso volta a viver? Essa esperança é que me faz aguentar os sofrimentos desta vida até chegar o dia de passar para aquela vida melhor. O Senhor me chamaria e eu responderia; então o Senhor me mostraria o seu amor” (Jó 14:13-15, Bíblia Viva).
Apesar de a morte ser triste, isso não quer dizer que seja o fim da esperança. Deus promete que vai ressuscitar os Seus servos fiéis à imortalidade para reinarem com Jesus Cristo e ajudá-Lo a administrar o Reino de Deus (1 Coríntios 15:50-54; Apocalipse 20:4-6; 5:10).
Para aqueles que ainda não conheceram ou não aceitaram o chamado de Cristo, Deus preparou uma ressurreição diferente, pois eles também vão poder conhecer a verdade do Seu plano e receber o Seu dom de salvação. (Você vai aprender mais sobre isso no último capítulo desta publicação).
Para compreender melhor o que revela a Bíblia, você pode baixar ou solicitar nossos guia de estudo bíblicos gratuitos O Que Acontece Depois da Morte? e Céu e Inferno: O que Realmente Ensina a Bíblia?