Como os Eventos Podem Moldar o Caráter de Um Futuro Governante

Você está aqui

Como os Eventos Podem Moldar o Caráter de Um Futuro Governante

Download (Baixar)
MP3 Audio (2.62 MB)

Download (Baixar)

Como os Eventos Podem Moldar o Caráter de Um Futuro Governante

MP3 Audio (2.62 MB)
×

Theodoro Roosevelt, o vigésimo sexto presidente dos Estados unidos, se fortaleceu através de seu sofrimento. Ele era dotado de um raciocínio rápido e hábil, porém ele tinha a saúde frágil e sofria de asma aguda.

Quando ele tinha doze anos o seu pai disse-lhe: "Theodore, você tem a mente, mas não corpo, e sem a ajuda do corpo a mente não pode ir tão longe quanto deveria . . . então, você precisar desenvolver seu corpo . . . e fazer isso vai ser um trabalho árduo e penoso . . . mas eu sei que você vai fazer" (Manhãs a Cavalo, David McCullough 1981, p. 112).

Afetuosamente, os norte-americanos iriam chamá-lo de Teddy, mais tarde ele confidenciou a um amigo o impacto da admoestação de seu pai. Por causa da observação do seu pai, ele passou a ver-se como o mais fraco dos seres humanos e por isso tinha que se fortalecer.

Imediatamente, ele começou um programa de tonificação do corpo, exercitando-se num academia de ginástica com pesos e sacos de boxe. Teddy estava determinado e devotado a melhorar sua saúde. A sua determinação valeu a pena; ele alcançou um corpo forte, que nem parecia ser acometido pela asma.

Mais tarde, a vida de Teddy Roosevelt sofreria um baque ainda maior quando sua mãe e sua jovem esposa morreram no mesmo dia. Dois dias antes, a sua esposa tinha dado à luz uma menina. Ele ficou perdido diante de tão grande e inexplicável tragédia. Ele disse que não tinha outra resposta a não ser "a vontade de Deus" ou "estranho e terrível destino" (Ibid., p. 285).

Embora alguns biógrafos digam que ele nunca se recuperou completamente dessa calamidade, ele enfrentou esse desafio e venceu a depressão que tomou de conta dele.

Embora a morte de sua esposa, com a idade de vinte e dois anos, tenha sido um terrível golpe, ele se recuperou e alcançou proeminência nacional. Há quem diga que se ele não tivesse passado por esse sofrimento nunca teria se tornado presidente dos Estados Unidos. Como muitos outros, Theodore Roosevelt enfrentou provações e sofrimentos e alcançou mais do que teria alcançado se tudo isso nunca tivesse acontecido.