Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

O Papel de Satanás no Sofrimento Humano

Você está aqui

O Papel de Satanás no Sofrimento Humano

Download (Baixar)
MP3 Audio (4.51 MB)

Download (Baixar)

O Papel de Satanás no Sofrimento Humano

MP3 Audio (4.51 MB)
×

Até mesmo nos Estados Unidos, onde a crença na existência do diabo era comum, algumas pesquisas têm mostrado que a maioria dos norte-americanos não crê que Satanás seja uma entidade verdadeira. Muitos consideram o diabo como mero símbolo da desumanidade do homem para com o homem ou a personificação do mal em geral.

Contudo, a Bíblia mostra Satanás como um ser real—uma presença espiritual que possui grande poder para fazer o mal. Apesar de muitos rejeitarem sua existência, ele é a causa oculta de muitos sofrimentos. A maior causa da angústia e sofrimento provém da indução ao erro que ele submete a humanidade, independente se percebemos ou não.

A extensão da influência e do poder de Satanás é claramente revelada na Bíblia. Apocalipse 12:9 Apocalipse 12:9E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele.
Almeida Atualizada×
nos diz que ele “engana todo o mundo”. João escreveu: “O mundo todo está debaixo do poder do Maligno” (1 João 5:19 1 João 5:19Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno.
Almeida Atualizada×
, BLH). E Paulo diz que “o deus deste mundo” cegou “os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho” (2 Coríntios 4:4 2 Coríntios 4:4nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.
Almeida Atualizada×
), referindo-se ao diabo.

Na parábola do semeador, Jesus disse que muitos ouvem a explicação da Palavra de Deus e “vem logo Satanás e tira a palavra que foi semeada no coração deles” (Marcos 4:15 Marcos 4:15E os que estão junto do caminho são aqueles em quem a palavra é semeada; mas, tendo-a eles ouvido, vem logo Satanás e tira a palavra que neles foi semeada.
Almeida Atualizada×
). Este ser perverso deseja que a humanidade permaneça cega para o consolo, o encorajamento e a libertação da verdade de Deus.

Através da cegueira e da ignorância espirituais é que Satanás tem enganado o mundo e trazido grande sofrimento ao ser humano. Ele cegou a humanidade quanto à razão de sua existência e propósito. Ele tem enganado as pessoas, levando-as a crer que o seu caminho—o caminho do egoísmo e do pecado—é melhor que o da obediência aos mandamentos de Deus. Infelizmente, a humanidade tornou-se vítima das artimanhas de Satanás e não consegue enxergar o sofrimento causado pelo pecado.

Satanás é chamado de “tentador” (Mateus 4:3 Mateus 4:3Chegando, então, o tentador, disse-lhe: Se tu és Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães.
Almeida Atualizada×
). Ao longo da história ele tem sido bem sucedido em influenciar as pessoas a se entregarem à imoralidade e à depravação de seus apetites carnais. Ele usou essa mesma estratégia no Jardim do Éden, e, desde então, isso tem funcionado perfeitamente. Todos nós temos sofrido por causa disso.

Contudo, a influência de Satanás vai além do mero engano. Paulo se refere a ele como “o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência” (Efésios 2:2 Efésios 2:2nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência,
Almeida Atualizada×
)—aparentemente “emitindo” animosidade e más atitudes ruins às mentes humanas receptivas.

Jesus descreveu o diabo como “um homicida desde o princípio” (João 8:44 João 8:44Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira.
Almeida Atualizada×
). A intenção de Satanás sempre foi a de tornar a vida humana miserável e, finalmente, destruir a todos (1 Pedro 5:8 1 Pedro 5:8Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar;
Almeida Atualizada×
). A sua própria natureza é destrutiva, e quem comete atos destrutivos o segue inconscientemente. Apocalipse 9:11 Apocalipse 9:11Tinham sobre si como rei o anjo do abismo, cujo nome em hebraico é Abadom e em grego Apoliom.
Almeida Atualizada×
classifica Satanás como “o anjo do abismo; em hebreu era o seu nome Abadom, e em grego, Apoliom”. Estes dois nomes querem dizer respectivamente “destruição” e “destruidor”. Ao contrário de Deus que é criador, sustentador e doador da vida, Satanás é destruidor e assassino.

Satanás é quem instiga as guerras e os conflitos. O livro de Apocalipse diz que, no fim desta, espíritos demoníacos “vão ao encontro dos reis de todo o mundo para os congregar para a batalha, naquele grande Dia do Deus Todo-poderoso” (Apocalipse 16:14 Apocalipse 16:14Pois são espíritos de demônios, que operam sinais; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo, para os congregar para a batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso.
Almeida Atualizada×
). Satanás e os seus demônios vão provocar um tempo de sofrimento que será mais terrível e devastador que qualquer outro devastação o ser humano já experimentou (Mateus 24:21-22 Mateus 24:21-22 [21] porque haverá então uma tribulação tão grande, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá. [22] E se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.
Almeida Atualizada×
).

Podemos ver, a partir dessas passagens, que Satanás exerce um poder ferrenho sobre a humanidade. Contudo, Deus impõe limites ao poder de Satanás (Jó 1:12 Jó 1:12Ao que disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo o que ele tem está no teu poder; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor.
Almeida Atualizada×
; 2:6). Deus não permitirá que Satanás frustre o Seu plano mestre, que vai salvar a humanidade. Deus não vai abrir mão de Seu controle sobre a humanidade e o resto de Sua criação. (Para aprender mais sobre o papel de Satanás nos assuntos da humanidade, você pode baixar ou solicitar de nosso site o guia de estudo bíblico gratuito Existe Realmente Um Diabo?).