Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Quem foi Jesus?

Você está aqui

Quem foi Jesus?

Download (Baixar)
MP3 Audio (17.29 MB)

Download (Baixar)

Quem foi Jesus?

MP3 Audio (17.29 MB)
×

“No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (João 1:1 João 1:1No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Almeida Atualizada×
).

No Novo Testamento, talvez com a exceção da epístola aos Hebreus, o Evangelho de João é o que apresenta a explicação mais completa sobre a divindade de Jesus Cristo. Conforme já referido, os versículos 1 a 3 e o versículo 14, no primeiro capítulo de João, explicam claramente que o Verbo era Deus e que esteve com o Pai até tornar-Se o Messias ou Cristo, que significa “O Ungido”.

O acadêmico Britânico F.F. Bruce diz: “O Novo Testamento indica que Ele existiu antes de viver na terra como um personagem histórico. Por isso, somos encorajados a perguntar não somente, ‘Como foi a Sua existência anterior?’ . . . mas também, ‘O que Ele fez nessa existência? ’” (O Passado, o Presente e o Futuro de Jesus: A Obra de Cristo [Jesus Past, Present and Future: The Work of Christ] 1979, págs. 11-12).

O Novo Comentário Bíblico Revisado explica sobre a passagem de abertura do evangelho de João: “A existência anterior e divindade de Cristo estão claramente expressas. O Logos [o termo grego traduzido como ‘Verbo' aqui] não só estava com Deus no princípio, como também era Deus (1:1), e foi este Logos que se fez carne e é identificado como Cristo” (pág. 928)

Há várias outras passagens do Evangelho de João que revelam detalhes significantes que nos ajudam a compreender ainda mais. Consideremos um relato posterior no capítulo 1: “No dia seguinte, João [Batista] viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Este é aquele do qual eu disse: após mim vem um homem que foi antes de mim, porque já era primeiro do que eu” (versículos 29-30, comparar versículo 15).

João Batista nasceu antes de Jesus (Lucas 1:35-36 Lucas 1:35-36 [35] Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus. [36] Eis que também Isabel, tua parenta concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril;
Almeida Atualizada×
, 57-60) e começou o seu ministério antes de Jesus começar o Seu. Apesar disso João ainda disse que “[Ele] já era primeiro do que eu”. Por quê? Foi precisamente porque Jesus foi o Verbo existente antes do Seu nascimento humano (João 1:14 João 1:14E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai.
Almeida Atualizada×
).

Sua existência antes de Abraão

Ao lidar com as acusações dos fariseus em João 8, Jesus disse-lhes: "Ainda que eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro, porque sei de onde vim [ao lado do Pai no céu] e para onde vou; mas vós não sabeis de onde vim, nem para onde vou" (versículo 14).

Mais tarde, o apóstolo Paulo comentou sobre a falta de compreensão deles: "De fato, os moradores de Jerusalém e os seus líderes não entenderam que Jesus é o Salvador. E também não compreenderam as palavras dos livros dos Profetas, que são lidos todos os sábados. Mesmo assim, ao condenarem Jesus, eles estavam cumprindo essas profecias" (Atos 13:27 Atos 13:27Pois, os que habitam em Jerusalém e as suas autoridades, porquanto não conheceram a este Jesus, condenando-o, cumpriram as mesmas palavras dos profetas que se ouvem ler todos os sábados.
Almeida Atualizada×
NTLH).

Hoje em dia, tal como no primeiro século, somente algumas pessoas compreendem verdadeiramente quem foi Jesus, de onde veio, o que está fazendo e o que fará.

Mais tarde, em João 8, os judeus se reuniram ao redor de Jesus e Lhe perguntaram: "Quem te fazes tu ser?" (versículo 53). Eles simplesmente não tinham ideia da verdadeira identidade do Único, com quem eles estavam falando. E assim também é hoje em dia. Poucas pessoas realmente entendem as verdadeiras origens de Jesus Cristo.

Ele pacientemente explicou: "Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se" (versículo 56). Mas como isso foi possível? O patriarca Abraão viveu por volta de dois mil anos antes do nascimento de Jesus. Por isso, aqueles que O ouviam desafiaram: "Ainda não tens cinquenta anos e viste Abraão?" (versículo 57). Diante desta esta pergunta Jesus deu uma resposta surpreendente: "em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, Eu Sou" (versículo 58).

Por um momento, façamos uma pausa para meditar no que Jesus disse.

Ele estava declarando que Sua existência precedia a de Abraão. Além disso, a frase "EU SOU" era um título bem conhecido da divindade para os judeus. Isso remonta ao primeiro encontro de Moisés com Deus na sarça ardente.

Um encontro decisivo com Moisés

Moisés estava preocupado sobre como os israelitas receberiam a ele e a comissão que Deus lhe deu, então perguntou a Deus: "Eis que quando vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?" (Êxodo 3:13 Êxodo 3:13Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?
Almeida Atualizada×
).

Observe a resposta do Criador: "E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós" (Êxodo 3:14 Êxodo 3:14Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos olhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
Almeida Atualizada×
).

Observe também o versículo seguinte: "E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração" (versículo 15).

Como é comum ao longo das traduções em língua portuguesa do Antigo Testamento, a palavra "Senhor" aqui com letras maiúsculas é substituída pelas consoantes hebraicas YHWH (comumente conhecido como

Tetragrama, que significa quatro letras). Hoje, ninguém sabe ao certo como pronunciar esse nome, mas a pronúncia mais comum agora é Javé. (embora, a tradução anterior, comum e errada, era Jeová).

O nome YHWH é similar em significado a "EU SOU" (em hebraico EHYH ou Eheyeh). Ambas implicam eternidade, existência auto inerente (comparar João 5:26 João 5:26Pois assim como o Pai tem vida em si mesmo, assim também deu ao Filho ter vida em si mesmos;
Almeida Atualizada×
). Ninguém criou Deus. Devemos entender que Ele tem muitos nomes nas Escrituras, cada qual nos diz algo sobre Sua natureza divina e caráter maravilhoso.

Diante desse cenário, portanto, quando Jesus disse em João 8:58 João 8:58Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.
Almeida Atualizada×
que Ele precedeu Abraão e referiu a Si mesmo com existência contínua usando o termo "EU SOU", assim não deixando realmente nenhuma dúvida quanto a o que Ele queria dizer exatamente. Os judeus sabiam muito bem o que Ele quis dizer, e foi por isso que eles imediatamente tentaram apedrejá-Lo até à morte (versículo 59). Jesus estava dizendo que Ele era o próprio Deus de Israel.

Quem era o Deus do Antigo Testamento?

O fato é que Jesus Cristo é o "EU SOU" da Bíblia. Ele foi a Pedra que guiava e estava com os filhos de Israel no deserto quando saíram do Egito (Deuteronômio 32:4 Deuteronômio 32:4Ele é a Rocha; suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são justos; Deus é fiel e sem iniqüidade; justo e reto é ele.
Almeida Atualizada×
). Paulo escreveu: "Ora, irmãos, não quero que

ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem; e todos passaram pelo mar, e todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar, e todos comeram de um mesmo manjar espiritual, e beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a Pedra era Cristo" (1 Coríntios 10:1-4 1 Coríntios 10:1-4 [1] Pois não quero, irmãos, que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar; [2] e, na nuvem e no mar, todos foram batizados em Moisés, [3] e todos comeram do mesmo alimento espiritual; [4] e beberam todos da mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os acompanhava; e a pedra era Cristo.
Almeida Atualizada×
).

Além disso, o "EU SOU" do Antigo Testamento é descrito como cheio de "beneficência e verdade" (Êxodo 34:6 Êxodo 34:6Tendo o Senhor passado perante Moisés, proclamou: Jeovã, Jeová, Deus misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade;
Almeida Atualizada×
). Da mesma forma, o Novo Testamento nos diz que Jesus era "cheio de graça e de verdade" (João 1:14 João 1:14E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai.
Almeida Atualizada×
). Jesus Cristo é "é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente" (Hebreus 13:8 Hebreus 13:8Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.
Almeida Atualizada×
).

É importante notar que há lugares no Antigo Testamento onde YHWH claramente se refere a Deus Pai. Por exemplo, no Salmo 110:1, visto anteriormente, o rei Davi declarou: "Disse o Senhor [YHWH] ao meu Senhor . . . ". O YHWH aqui é o Pai falando com o Senhor de Davi, aquele que se tornou Jesus Cristo. Muitas vezes, porém, o nome YHWH se refere àquele que se tornou Cristo e, às vezes, refere-se tanto ao Pai e Cristo juntos, assim como o nome Deus muitas vezes faz.

Considere-se que, com exceção de Jesus, nenhum ser humano jamais viu o Pai (João 1:18 João 1:18Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer.
Almeida Atualizada×
; 5:37; 6:46; 1 João 4:12 1 João 4:12Ninguém jamais viu a Deus; e nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é em nós aperfeiçoado.
Almeida Atualizada×
). No entanto, Abraão, Jacó, Moisés e outros viram a Deus (Gênesis 18; 32:30; Êxodo 24:9-11 Êxodo 24:9-11 [9] Então subiram Moisés e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel, [10] e viram o Deus de Israel, e debaixo de seus pés havia como que uma calçada de pedra de safira, que parecia com o próprio céu na sua pureza. [11] Deus, porém, não estendeu a sua mão contra os nobres dos filhos de Israel; eles viram a Deus, e comeram e beberam.
Almeida Atualizada×
; 33:17-23). Assim, o YHWH, o "EU SOU", o Verbo, que mais tarde tornou-se Jesus Cristo, era Aquele a quem eles viram. Era Ele que lidava diretamente com os seres humanos como Deus nos tempos do Antigo Testamento. Cristo morreu pelos nossos pecados e se tornou o mediador definitivo entre Deus e o homem (1 Timóteo 2:5 1 Timóteo 2:5Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,
Almeida Atualizada×
), um papel que Ele já tinha cumprido parcialmente como o Verbo preexistente antes do Seu nascimento humano.

Assim, o Verbo era de fato o Deus do Antigo Testamento—e ainda o Pai também cumpriu esse papel em seu sentido estrito e real. Assim, Jesus lidou com a humanidade em nome do Pai, como Seu Porta-voz (comparar

João 8:28 João 8:28Prosseguiu, pois, Jesus: Quando tiverdes levantado o Filho do homem, então conhecereis que eu sou, e que nada faço de mim mesmo; mas como o Pai me ensinou, assim falo.
Almeida Atualizada×
; 12:49-50). Ademais, em muitas passagens do Antigo Testamento pode ser difícil separar esses dois grandes personagens, enquanto que o Novo Testamento é geralmente claro a esse respeito.

Naturalmente, desde que Jesus veio para revelar o Pai (Mateus 11:27 Mateus 11:27Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece plenamente o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece plenamente o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
Almeida Atualizada×
), a conclusão lógica é que o Pai não era geralmente conhecido por aqueles que viviam nos tempos do Antigo Testamento, à exceção de alguns dos patriarcas e profetas hebreus. O rei Davi, por exemplo, era um dos que compreendiam.

Como antes citado parcialmente, Hebreus 1:1-2 Hebreus 1:1-2 [1] Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, [2] nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo;
Almeida Atualizada×
afirma: "Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo".

Nesta passagem de abertura do livro de Hebreus a implicação clara é que o Pai é a força motriz por trás de todo o Antigo Testamento. No contexto, o versículo 2 interpreta o versículo 1. Embora Deus o Pai seja o principal motor por trás da Bíblia hebraica, foi através de Jesus Cristo que Ele criou todo o universo.

Além disso, o princípio imprescindível da Bíblia interpretar a Bíblia nos ajuda a entender a intenção de Hebreus 1:1 Hebreus 1:1Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas,
Almeida Atualizada×
à luz de outras escrituras. Uma vez que Deus fez o mundo através de Cristo e criou todas as coisas por Ele (Efésios 3:9 Efésios 3:9e demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou,
Almeida Atualizada×
; Colossenses 1:16 Colossenses 1:16porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele.
Almeida Atualizada×
; João 1:3 João 1:3Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Almeida Atualizada×
), Ele lidou com o homem através da mediação do Verbo preexistente, Cristo.

Jesus—tanto Deus quanto homem

Jesus Cristo hoje em dia é o mediador entre Deus Pai e o homem. Mas para poder executar perfeitamente esta função crucial Ele teve que ter sido tanto Deus e homem. Ele foi verdadeiramente um homem na verdadeira acepção da palavra, ou não haveria salvação de nossos pecados. O apóstolo Paulo chamou-O “Jesus Cristo homem” (1 Timóteo 2:5 1 Timóteo 2:5Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,
Almeida Atualizada×
), assim como o apóstolo Pedro (Atos 2:22 Atos 2:22Varões israelitas, escutai estas palavras: A Jesus, o nazareno, varão aprovado por Deus entre vós com milagres, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis;
Almeida Atualizada×
).

Paulo nos diz, em um versículo anteriormente referido noutra versão, que devemos ter a mesma atitude humilde e prestativa de Cristo: “Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano, ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte de morte de cruz” (Filipenses 2:6-8 Filipenses 2:6-8 [6] o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, [7] mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; [8] e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.
Almeida Atualizada×
BLH).

A humanidade de Jesus foi total e completa no sentido em que Ele viveu uma vida física como ser humano que terminou na morte. Ele sentia fome e comia, cansava-se e repousava, caminhava e falava como qualquer outro ser humano. Na Sua aparência física nada havia que o diferenciasse de outro Judeu do Seu tempo (Isaías 53:2 Isaías 53:2Pois foi crescendo como renovo perante ele, e como raiz que sai duma terra seca; não tinha formosura nem beleza; e quando olhávamos para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos.
Almeida Atualizada×
).

A diferença fundamental estava no domínio espiritual. Jesus recebia continuamente o poder espiritual necessário da parte do Pai (comparar João 5:30 João 5:30Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não procuro a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
Almeida Atualizada×
; 14:10). Na verdade, Ele possuía o Espírito de Deus desde a concepção, pois fora gerado no ventre de Maria por intermédio do Espírito Santo. Ainda que tivesse sido tentado como qualquer um de nós, Jesus nunca transgrediu a lei de Deus. Ele nunca pecou (Hebreus 4:15 Hebreus 4:15Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer- se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
Almeida Atualizada×
; 1 Pedro 2:22 1 Pedro 2:22Ele não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano;
Almeida Atualizada×
).

Uma das heresias mais insidiosas na história de dois mil anos do Cristianismo é a de que Jesus Cristo não era verdadeiramente um homem—que Ele não foi realmente tentado pelo pecado. O apóstolo João condenou de forma enérgica esse tipo de ensinamento (1 João 4:3 1 João 4:3e todo espírito que não confessa a Jesus não é de Deus; mas é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e agora já está no mundo.
Almeida Atualizada×
; 2 João 7).

Essa heresia começou no primeiro século, e ainda persiste hoje, continuando a desviar as pessoas da verdade de Deus. Temos de reconhecer que se Jesus não tivesse sido realmente humano, então o Seu sacrifício pelos nossos pecados teria sido em vão e sem efeito.

O Filho do Homem e o Filho de Deus

No Novo Testamento, Jesus Cristo é chamado “o Filho do Homem” mais de 80 vezes. Era a expressão que Ele mais vulgarmente usava que se referia a Ele mesmo.

Cristo referiu-se repetidas vezes a Si mesmo como o Filho do Homem em relação ao Seu sofrimento e morte sacrificial pelos pecados da humanidade (Mateus 17:22 Mateus 17:22Ora, achando-se eles na Galiléia, disse-lhes Jesus: O Filho do homem está para ser entregue nas mãos dos homens;
Almeida Atualizada×
; 26:45; Marcos 9:31 Marcos 9:31porque ensinava a seus discípulos, e lhes dizia: O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens, que o matarão; e morto ele, depois de três dias ressurgirá.
Almeida Atualizada×
; 14:41). Não obstante, de origem divina, Ele ponderadamente identificou-se com a nossa situação humana—de aflições e sofrimentos. O profeta Isaías O descreveu, em profecia, como “o mais indigno entre os homens, homem de dores” (Isaías  53:3).

Sendo empático com nossas fragilidades e dificuldades, Jesus disse: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mateus 11:29-30 Mateus 11:29-30 [29] Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. [30] Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve.
Almeida Atualizada×
).

Ele também disse ser o Filho do Homem quando se referiu à Sua função como futuro Governante da humanidade no Reino de Deus (Mateus 19:28 Mateus 19:28Ao que lhe disse Jesus: Em verdade vos digo a vós que me seguistes, que na regeneração, quando o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, sentar-vos-eis também vós sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.
Almeida Atualizada×
). Ele até mesmo usou esse nome quando se declarou como “o Senhor do Sábado”, explicando com misericórdia e compaixão, como o sétimo dia, o Sábado, deve ser observado, (Marcos 2:27-28 Marcos 2:27-28 [27] E prosseguiu: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. [28] Pelo que o Filho do homem até do sábado é Senhor.
Almeida Atualizada×
; Mateus 12:8 Mateus 12:8Porque o Filho do homem até do sábado é o Senhor.
Almeida Atualizada×
; Lucas 6:5 Lucas 6:5Também lhes disse: O Filho do homem é Senhor do sábado.
Almeida Atualizada×
).

Então, quando veio para a região de Cesareia de Filipe, Jesus perguntou aos seus discípulos: "Que dizem os homens ser o Filho do Homem?" (Mateus 16:13 Mateus 16:13Tendo Jesus chegado �s regiões de Cesaréia de Felipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?
Almeida Atualizada×
). Eles responderam, contando várias crenças comuns, mas errôneas sobre a identidade de Jesus. Simão Pedro respondeu dizendo: "Tu és o Cristo [o Messias], o Filho do Deus vivo" (versículo 16). Jesus percebeu que o próprio Pai tinha revelado essa verdade maravilhosa a Pedro (versículo 17). E todos os Seus apóstolos vieram a reconhecer essa mesma verdade e que é reiterada em outras partes do Novo Testamento (Mateus 14:33 Mateus 14:33Então os que estavam no barco adoraram-no, dizendo: Verdadeiramente tu és Filho de Deus.
Almeida Atualizada×
; João 20:31 João 20:31estes, porém, estão escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.
Almeida Atualizada×
; Romanos 1:3-4 Romanos 1:3-4 [3] acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, [4] e que com poder foi declarado Filho de Deus segundo o espírito de santidade, pela ressurreição dentre os mortos - Jesus Cristo nosso Senhor,
Almeida Atualizada×
).

Na verdade, enquanto Jesus era humano no sentido mais pleno também era mais do que simplesmente humano—de fato, Ele era o divino Filho de Deus com tudo o que implica o nome. Realmente, como vimos, Ele era o Criador Deus feito carne. E quando Sua vida humana chegou ao fim Ele voltou para a glória divina que compartilhava com o Pai desde a eternidade passada. (Para saber muito mais sobre quem era Jesus e os eventos de Sua vida, morte e ressurreição, não deixe de baixar ou solicitar o nosso livro gratuito Jesus Cristo—A Verdadeira História.)