Como o Significado e o Método do Batismo se Relacionam

Você está aqui

Como o Significado e o Método do Batismo se Relacionam

Todos os exemplos bíblicos revelam que o batismo sempre foi realizado numa porção de água suficientemente grande e profunda para imersão. Por exemplo, João 3:23 nos diz que João Batista “batizava também em Enom, junto a Salim, porque havia ali muitas águas”. Mateus registra que quando Jesus se batizou Ele “saiu logo da água” (Mateus 3:16).

Todos os outros exemplos de batismo, realizado pelos discípulos de Cristo, mencionados nas Escrituras, seguem este padrão. Lemos em Atos 8:38 que “desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e [Filipe] o batizou”. Não há nenhum exemplo bíblico de qualquer outra forma de batismo em água.

Em Romanos 6 encontramos uma razão importante para que a imersão constitua a única forma apropriada de batismo, quando Paulo descreve o batismo como uma sepultura simbólica (versículos 1-6). Nenhuma outra forma de batismo, exceto imersão total em água pode representar uma verdadeira sepultura. O batismo representa a sepultura do nosso velho eu.

As Escrituras mostram que o batismo deve ser realizado em água suficientemente profunda para se imergir—submergir completamente—o novo crente. O batismo, feito assim, tem um profundo significado.

Romanos 6 mostra que o batismo representa não só a morte do nosso velho eu, mas também a nossa fé na morte, sepultamento e ressurreição de Jesus como nosso Senhor e Mestre. Também representa a nossa ressurreição de uma morte simbólica, para uma vida nova e convertida—ao sairmos da sepultura da água do batismo. E ela também representa a nossa fé que, assim como Jesus ressuscitou do sepulcro, então Deus vai nos ressuscitar à imortalidade no retorno de Cristo.