Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

O Espírito Santo é uma Pessoa?

O Espírito Santo é uma Pessoa?

Por exemplo, o Espírito Santo é referido como um dom (Atos 10:45 Atos 10:45Os crentes que eram de circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que também sobre os gentios se derramasse o dom do Espírito Santo;
Almeida Atualizada×
; 1 Timóteo 4:14 1 Timóteo 4:14Não negligencies o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbítero.
Almeida Atualizada×
). E diz que ele pode ser extinto (1 Tessalonicenses 5:19 1 Tessalonicenses 5:19Não extingais o Espírito;
Almeida Atualizada×
), que pode ser derramado (Atos 2:17 Atos 2:17E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos;
Almeida Atualizada×
; 10:45) e que somos batizados com ele (Mateus 3:11 Mateus 3:11Eu, na verdade, vos batizo em água, na base do arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alparcas; ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo.
Almeida Atualizada×
). Ele deve ser despertado (reavivado) em nós 
(2 Timóteo 1:6 2 Timóteo 1:6Por esta razão te lembro que despertes o dom de Deus, que há em ti pela imposição das minhas mãos.
Almeida Atualizada×
), e também que ele nos regenera e renova (Tito 3:5 Tito 3:5não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo,
Almeida Atualizada×
). Certamente, estes não são atributos de uma pessoa.

O Espírito também é chamado de “o Espírito Santo da promessa . . . o penhor da nossa herança . . . o espírito de sabedoria e de revelação . . .” (Efésios 1:13-14 Efésios 1:13-14 [13] no qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, [14] o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para o louvor da sua glória.
Almeida Atualizada×
, 17).

Em contraste com Deus Pai e Jesus Cristo, que são constantemente comparados aos seres humanos, em forma e em aspecto, o Espírito Santo, é representado de maneira completamente diferente e com a mesma frequência. Ele é descrito como aparecendo como uma pomba (Mateus 3:16 Mateus 3:16Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele;
Almeida Atualizada×
; Marcos 1:10 Marcos 1:10E logo, quando saía da água, viu os céus se abrirem, e o Espírito, qual pomba, a descer sobre ele;
Almeida Atualizada×
; Lucas 3:22 Lucas 3:22e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e ouviu-se do céu esta voz: Tu és o meu Filho amado; em ti me comprazo.
Almeida Atualizada×
; João 1:32 João 1:32E João deu testemunho, dizendo: Vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele.
Almeida Atualizada×
) e como “línguas de fogo” (Atos 2:3 Atos 2:3E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma.
Almeida Atualizada×
). Jesus descreveu-o como “água viva” (João 7:37-39 João 7:37-39 [37] Ora, no seu último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. [38] Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva. [39] Ora, isto ele disse a respeito do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito ainda não fora dado, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado.
Almeida Atualizada×
).

Os Evangelhos registram mais evidência de que o Espírito Santo não é uma pessoa. Em Mateus 1:20 Mateus 1:20E, projetando ele isso, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, pois o que nela se gerou é do Espírito Santo;
Almeida Atualizada×
, lemos que Jesus foi gerado pela ação do Espírito Santo. Contudo, Cristo sempre orou dirigindo-se ao Pai, não ao Espírito Santo como sendo seu Pai (Mateus 10:32 Mateus 10:32Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.
Almeida Atualizada×
, 33; 11:25-27; 12:50; 15:13; 16:17, 27; 18:10, 35). Ele jamais mostrou o Espírito Santo como Seu Pai.

Jesus nunca chamou o Espírito Santo de Pai, nem falou dele como uma terceira pessoa divina; ao invés disso, Ele só falou da Sua relação com Deus Pai (Mateus 26:39 Mateus 26:39E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.
Almeida Atualizada×
; Marcos 13:32 Marcos 13:32Quanto, porém, ao dia e � hora, ninguém sabe, nem os anjos no céu nem o Filho, senão o Pai.
Almeida Atualizada×
; 15:34; João 5:18 João 5:18Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.
Almeida Atualizada×
, 22; 8:16, 18; 10:30; 13:3; 17:11).

Se existisse uma trindade, é obvio que o apóstolo Paulo teria compreendido e ensinado enfaticamente isso. Contudo não encontramos nenhuma referência de tal conceito nos seus escritos. A saudação que Paulo geralmente usava nas suas epístolas às igrejas, bem como às pessoas a quem escreveu, era: “Graça a vós e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo”. Não há nenhuma menção do Espírito Santo.

Esta mesma saudação, com poucas variações, aparece em cada uma das epístolas que leva o nome de Paulo: Romanos 1:7 Romanos 1:7a todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados para serdes santos: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
Almeida Atualizada×
; 1 Coríntios 1:3 1 Coríntios 1:3Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
Almeida Atualizada×
; 2 Coríntios 1:2 2 Coríntios 1:2Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
Almeida Atualizada×
; Gálatas 1:3 Gálatas 1:3Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo,
Almeida Atualizada×
; Efésios 1:2 Efésios 1:2Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
Almeida Atualizada×
; Filipenses 1:2 Filipenses 1:2Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
Almeida Atualizada×
; Colossenses 1:2 Colossenses 1:2aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão em Colossos: Graças a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai.
Almeida Atualizada×
; 1, Tessalonicenses 1:1; 2 Tessalonicenses 1:2 2 Tessalonicenses 1:2Graças a vós, e paz da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.
Almeida Atualizada×
; 1 Timóteo 1:2 1 Timóteo 1:2a Timóteo, meu verdadeiro filho na fé: graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor.
Almeida Atualizada×
; 2 Timóteo 1:2 2 Timóteo 1:2a Timóteo, amado filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus nosso Senhor.
Almeida Atualizada×
; Tito 1:4 Tito 1:4a Tito, meu verdadeiro filho segundo a fé que nos é comum, graça e paz da parte de Deus Pai, e de Cristo Jesus, nosso Salvador.
Almeida Atualizada×
e Filemon 3. O Espírito Santo é sempre omitido nestas saudações—um descuido inacreditável se o Espírito Santo fosse realmente uma pessoa igual a Deus e a Jesus.

Isto se torna ainda mais surpreendente quando consideramos que as igrejas, para as quais Paulo escreveu, tinham muitos membros gentios, de raízes politeístas, que anteriormente tinham adorado numerosos deuses. As epístolas de Paulo não registram nenhum esforço de sua parte em explicar a trindade ou o Espírito Santo como uma pessoa divina igual a Deus Pai e a Jesus Cristo.

O apóstolo Paulo declara categoricamente que “há um só Deus, o Pai, de quem é tudo . . . e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas . . .” (1 Coríntios 8:6 1 Coríntios 8:6todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também.
Almeida Atualizada×
). Ele não faz nenhuma menção do Espírito Santo como uma pessoa divina.

O último livro da Bíblia (e o último a ser escrito) descreve “um novo céu e uma nova terra” (Apocalipse 21:1 Apocalipse 21:1E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe.
Almeida Atualizada×
) onde se encontra “o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará” (versículo 3). Jesus, “o Cordeiro”, também está lá (versículo 22). No entanto, o Espírito Santo mais uma vez não é mencionado explicitamente—mais uma omissão inconcebível se este Espírito é a terceira pessoa de uma trindade.

“Deus é Espírito” (João 4:24 João 4:24Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
Almeida Atualizada×
)—esta é Sua consistência. E que também flui dEle. O Espírito que emana de Deus, o Espírito Santo, é descrito por um anjo como “o poder do Altíssimo” (Lucas 1:35 Lucas 1:35Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus.
Almeida Atualizada×
, ARA). Este é o mesmo poder que podemos receber diretamente de Deus.

Muitas outras Escrituras mostram esta correlação entre o Espírito Santo e o poder de Deus. Por exemplo, Paulo recorda a Timóteo que “Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (2 Timóteo 1:7 2 Timóteo 1:7Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.
Almeida Atualizada×
, ARA). Outras Escrituras referem-se ao Espírito Santo como o poder de Deus (Zacarias 4:6 Zacarias 4:6Ele me respondeu, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos exércitos.
Almeida Atualizada×
; e Miquéias 3:8 Miquéias 3:8Quanto a mim, estou cheio do poder do Espírito do Senhor, assim como de justiça e de coragem, para declarar a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado.
Almeida Atualizada×
).

Lucas 4:14 Lucas 4:14Então voltou Jesus para a Galiléia no poder do Espírito; e a sua fama correu por toda a circunvizinhança.
Almeida Atualizada×
registra que Jesus Cristo começou o Seu ministério “no poder do Espírito” (ARA). Ao falar do Espírito Santo, o qual seria dado aos Seus seguidores depois de Sua morte, Jesus disse-lhes: “Recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo” (Atos 1:8 Atos 1:8Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra.
Almeida Atualizada×
, ARA).

Pedro menciona que “Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual [Jesus] andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com Ele” (Atos 10:38 Atos 10:38concernente a Jesus de Nazaré, como Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder; o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do Diabo, porque Deus era com ele.
Almeida Atualizada×
, ARA). Aqui, o Espírito Santo é associado com o poder pelo qual Deus estava com Cristo—o poder através do qual Jesus Cristo fez poderosos milagres durante o Seu ministério terreno e físico. O Espírito Santo é a verdadeira presença do poder de Deus trabalhando ativamente nos Seus servos (Salmos 51:11 Salmos 51:11Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito.
Almeida Atualizada×
; 139:7).

Paulo expressamente deseja aos membros da igreja “que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo”, da mesma forma que Jesus operou “sinais e prodígios, pelo poder do Espírito Santo” (Romanos 15:13 Romanos 15:13Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa fé, para que abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo.
Almeida Atualizada×
, 19, ARA).

O Espírito dá forças aos cristãos para que possam viver uma vida de crescimento e superação, transformando suas vidas para que se tornem como Jesus Cristo.

Quando o Espírito Santo é referido nas Escrituras por pronomes pessoais tal como “ele” ou “ele mesmo,” isso não prova que é uma pessoa. Como sabemos, em português, tal como no grego, também podemos usar esses pronomes para nos referirmos a coisas e até aos animais.

Para mais informações sobre este tópico, não se esqueça de baixar ou solicitar nosso livro gratuito Deus é uma Trindade?