O Espírito Santo: O Poder Transformador de Deus

Você está aqui

O Espírito Santo

O Poder Transformador de Deus

Ninguém pode vencer os pecados e as fraquezas sem a ajuda de Deus. E mesmo se pudéssemos pela nossa própria vontade mudar as nossas ações, somente Deus pode mudar os nossos corações.

E foi por isso que Paulo apelou aos membros da Igreja em Roma ao dizer: “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês” (Romanos 12:2, BLH). Isso através do poder do Espírito de Deus.

Em Romanos 8 ele nos ajuda a compreender como o Espírito Santo atua na vida de um Cristão. No versículo 14 ele diz: “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus”. Vemos aqui que para ser considerados filhos de Deus temos de ser guiados pelo Espírito de Deus.

Ele continua este mesmo raciocínio no versículo 9. E aqui Paulo declara dogmaticamente que quem não tiver o Espírito de Deus habitando em si, “não é dEle”. Esta é a razão porque é vital que nos arrependamos e nos batizemos—para submetermos a nossa vida a Deus e recebermos o dom do Espirito Santo.

Por outro lado, Paulo escreve que temos “Cristo em nós” se somos cristãos (Colossenses 1:27). É através do poder e da influência do Espírito de Deus que permitimos que Cristo viva em nós.

Depois de receber o Espírito de Deus, Paulo assim descreveu a sua nova perspectiva na vida: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim” (Gálatas 2:20).

Sepultado com Jesus na sepultura de água do batismo, Paulo agora vivia uma vida que já não era sua. Ele descreveu que sua vida transformada permitia Cristo viver novamente dentro dele. E é assim que agradamos a Deus—imitando o Seu Filho. Paulo exortou aos crentes: “Sede meus imitadores, como também eu, de Cristo” (1 Coríntios 11:1). Ele também disse: “Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha” (Filipenses 2:5, BLH).

Porém, não podemos ser bem sucedidos em viver uma vida plenamente convertida por nosso próprio esforço. Somente teremos sucesso através do poder e ajuda de Deus. Por isso a glória e o crédito são de Deus.

Para imitar a Cristo temos de pedir a ajuda de Deus, por intermédio do seu Espírito, então conseguiremos nos alinhar com Ele em pensamentos, atitudes e ações. Devemos permitir que o Seu Espírito torne-se a força motriz em nossas vidas para produzir as qualidades do verdadeiro cristianismo. Temos de perguntar a nós mesmos se estamos sendo verdadeiramente guiados pelo Espírito de Deus ou se estamos resistindo-lhe.

Para entender como o Espírito Santo atua em nós, temos de compreender o que é o Espírito de Deus. Muitos estão confusos neste assunto.

Primeiro, devemos entender que o Espírito Santo não é uma “pessoa” que, junto com o Deus Pai e Jesus Cristo, forma uma “santíssima trindade”. Simplesmente, não há evidência bíblica que apoie a crença comum de que o Espírito Santo seja uma pessoa, como o Pai e o Filho. Na maioria das vezes, nas Escrituras o Espírito Santo é descrito como o poder de Deus atuando em nossas vidas. Este poder imana do Pai, permitindo-nos ser “guiados pelo Espírito de Deus” (Romanos 8:14). (Para saber mais baixe do site www.revistaboanova.org ou peça a sua cópia gratuita do livro “Deus é uma Trindade?)

O que o Espírito Santo de Deus faz pelos cristãos? Esta questão atinge o âmago das nossas crenças religiosas, porque sem o poder do Espírito de Deus não podemos ter uma relação nem profunda nem próxima com o Pai e muito menos podemos nos tornar Seus filhos. Pelo fato do Espírito habitar em nós é que somos chamados filhos de Deus (Romanos 8:14-17).

Temos que entender o que significa sermos “guiados pelo Espírito”. O Espírito de Deus não nos controla, arrasta ou empurra; ele nos guia. Ele não nos impede de pecar, nem nos força a fazer o que é correto. Ele nos guia, mas devemos estar dispostos a permitir que Deus trabalhe em nós pelo Seu Espírito.

Ajuda divina através do Espírito Santo

Como o Espírito de Deus nos guia? Vamos verificar algumas dessas maneiras.

O Espírito Santo nos mantém em contato com a mente de Deus. O Espírito de Deus age em nossa mente. João descreve isto deste modo: “E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado” (1 João 3:24). Por meio do Espírito de Deus, que Ele nos dá, podemos ser influenciados para o bem. Isto está em completo contraste com o mundo que nos rodeia e com a nossa própria natureza, que nos influenciam para o mal.

O Seu Espírito também nos ajuda a entender com mais clareza a Sua verdade. Quando Jesus prometeu aos apóstolos que lhes enviaria o Espírito, Ele disse-lhes: “Ele vos guiará a toda a verdade” (João 16:13, ARA).

O Espírito de Deus inspira um entendimento mais profundo de Sua Palavra, propósito e vontade. Como nos diz 1 Coríntios 2:9-11: “Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus”.

Sem o Espírito de Deus uma pessoa não pode entender a Palavra e a vontade de Deus, divinamente expressadas, “porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (versículo 14).

O Espírito Santo torna a superação possível. Com o poder de Deus operando em nossas vidas nada é demasiadamente difícil para nós. Romanos 8:26 Paulo diz-nos que o Espírito de Deus “nos assiste em nossa fraqueza”. Esse mesmo apóstolo, fala por todos nós quando diz: “Com a força que Cristo me dá posso enfrentar qualquer situação” (Filipenses 4:13, BLH).

Jesus promete aos cristãos que “a Deus tudo é possível” (Mateus 19:26; Marcos 10:27). A vida cristã é uma vida de superação. Devemos compreender que Deus não quer que permaneçamos como éramos quando Ele nos chamou. Na verdade, como lemos anteriormente, “não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento” (Romanos 12:2). O cristianismo é uma vida inteira de superação e crescimento—de transformação dos nossos pensamentos e mente para nos tornarmos como Jesus Cristo (Filipenses 2:5).

O Espírito de Deus convence a nossa consciência da culpa e ajuda-nos a ver o pecado como realmente é. Ao falar do Espírito Santo, o qual seria dado aos Seus seguidores após Sua morte, Jesus disse que ele “convencerá o mundo do pecado” (João 16:8). O Espírito de Deus em nós, trabalhando com a nossa consciência, ajuda-nos a reconhecer e evitar o pecado. A culpa que sentimos é real quando o Espírito Santo nos desperta para enxergarmos nossos pecados.

O Espírito Santo produz fruto divino em nós. Assim como uma macieira produz maçãs, o Espírito de Deus produz um determinado tipo de fruto na vida de um cristão. Paulo descreve o fruto que deve ser evidente em quem é guiado pelo Espírito de Deus: “amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, a mansidão e domínio próprio” (Gálatas 5:22-23, NIV). Cada aspecto deste fruto merece um estudo detalhado por si próprio, juntamente com uma autoanálise para sabermos até que ponto estas características são evidentes em nossas vidas.

O apóstolo Pedro resume o processo do crescimento para alcançar a maturidade espiritual dizendo: “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo.

“Por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor. Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele a quem estas coisas não estão presentes é cego, vendo só o que está perto, esquecido da purificação dos seus pecados de outrora.

“Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum. Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Pedro 1:3-11, ARA).

O Espírito de Deus também nos conforta, nos encoraja e de toda a forma nos ajuda. Jesus Cristo prometeu enviar aos Seus seguidores um “Consolador” (João 14:16) ou “Auxiliador” (BLH). O verdadeiro conforto e tranquilidade vêm do Espírito de Deus habitando em nós. Não precisamos estar desnecessariamente preocupados pelo que possa nos acontecer. O Espírito de Deus dá-nos a garantia de que o que acontecer será para “o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto” (Romanos 8:28).

Esta garantia provê uma perspectiva de vida rara em nosso mundo. Sem dúvida, um cristão pode ficar desencorajado, mas é através do Espírito Santo que podemos começar a ver a vida de maneira diferente. Como mencionado antes, a paz é um dos frutos do Espírito de Deus na vida de um cristão.