Porque o Estudo da Bíblia é Necessário para o Crescimento Espiritual

Você está aqui

Porque o Estudo da Bíblia é Necessário para o Crescimento Espiritual

Ele explicou que, em parte, os seus problemas eram devidos a alguns deles terem muito pouco conhecimento dos caminhos de Deus. Ele escreveu: “Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa” (1 Coríntios 15:34).

Não podemos honrar e servir apropriadamente a Deus ou a Seu Filho, Jesus Cristo, a não ser que tenhamos conhecimento da Sua vontade (Romanos 12:2; Colossenses 4:12; Hebreus 10:36). Nós adquirimos esse conhecimento através do estudo regular e diligente da Bíblia. Paulo diz: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como o obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (2 Timóteo 2:15).

Ele explicou a Timóteo: “Quanto a você, continue firme nas verdades que aprendeu e em que creu de todo o coração. Você sabe quem foram os seus mestres na fé cristã. E, desde menino, você conhece as Escrituras Sagradas, as quais lhe podem dar a sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus” (2 Timóteo 3:14-15, BLH).

O que torna as Escrituras tão necessárias para a nossa salvação? Paulo continua: “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra” (versículos 16-17).

Aprendemos os caminhos de Deus quando estudamos e refletimos cuidadosamente o significado de suas instruções. Consideremos a atitude para com a Palavra de Deus e a Sua Lei expressa em Salmos 119:97-104:

“Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia! Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio que meus inimigos, pois estão sempre comigo. Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos. Sou mais prudente do que os velhos, porque guardo os teus preceitos”.

“Desviei os meus pés de todo caminho mau, para observar a tua palavra. Não me apartei dos teus juízos, porque tu me ensinaste. Oh! Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais doces do que o mel à minha boca. Pelos teus mandamentos, alcancei entendimento; pelo que aborreço todo falso caminho”.

Observe esta crítica sobre alguns que não usaram o tempo que tinham para estudar diligentemente a Sua Palavra, para que pudessem discernir corretamente a vontade de Deus:

“Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite e não de sólido mantimento. Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal” (Hebreus 5:12-14).

Ao ler o resumo de Paulo na epístola aos Filipenses, podemos ver a importância que ele dava ao cuidadoso estudo pessoal e regular da Bíblia para nosso crescimento espiritual, dizendo: “O que eu peço a Deus é que o amor de vocês cresça cada vez mais e que tenham sabedoria e um entendimento completo, a fim de que saibam escolher o melhor. Assim, no dia da vinda de Cristo, vocês estarão livres de toda impureza e de qualquer culpa. A vida de vocês estará cheia das boas qualidades que só Jesus Cristo pode produzir, para a glória e o louvor de Deus” (Filipenses 1:9-11, BLH).