Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

A Fé Coloca a Lei numa “Base Mais Firme”

Você está aqui

A Fé Coloca a Lei numa “Base Mais Firme”

Um comentário do apóstolo Paulo, que muitos tiram do contexto e interpretam mal, é o de Romanos 3:28 Romanos 3:28concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.
Almeida Atualizada×
: “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei”.

O que ele quis dizer com “sem as obras da lei”? Ele estava dizendo que aquele que segue um padrão de vida sem—ou contrário a—os ensinamentos da lei é agradável a Deus?

Vamos seguir atentamente o seu raciocínio. Paulo estava se referindo à justificação inicial mediante o arrependimento e a fé—Deus nos considera justos com base na fé antes das obras da obediência. Mas alguns versículos depois, ele pergunta e responde a uma questão crucial: “Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma! Antes, estabelecemos a lei” (versículo 31).

A bíblia Nova Versão Internacional torna poderosas as palavras de Paulo: “Anulamos então a Lei pela fé? De maneira nenhuma! Ao contrário, confirmamos a Lei”. E a Bíblia na Linguagem de Hoje traduz as palavras de Paulo ainda mais claramente: “Será que isso quer dizer que, por causa da fé, nós tratamos a lei como se ela não valesse nada? Não; de modo nenhum! Pelo contrário, estamos colocando a lei numa base mais firme”.

O erudito biblista Brad Young explica: “As palavras ‘pôr em uma base mais firme’ é uma tradução muito melhor do significado das palavras em grego. O termo grego histemi, ‘consolidar’ ou ‘pôr em uma base mais firme’, é o equivalente da palavra hebraica kiyem, ‘fazer com que se mantenha válido’ ou ‘tornar válido através de uma interpretação correta’. Paulo desejava pôr a Torá [a lei] em uma base mais firme através da fé” (Paulo, o Teólogo judeu, 1997, pág. 97).

Paulo está completamente de acordo com a forma como a Bíblia define o pecado—que pecado é a desobediência à lei de Deus (1 João 3:4 1 João 3:4Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia.
Almeida Atualizada×
). Ele explica que “pela lei vem o conhecimento do pecado”—ela nos diz o que é o pecado (Romanos 3:20 Romanos 3:20porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado.
Almeida Atualizada×
). Ele resume o assunto com estas palavras: “Assim, a lei é santa; e o mandamento, santo, justo e bom” (Romanos 7:12 Romanos 7:12De modo que a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.
Almeida Atualizada×
). E, explicando que a fé em Cristo é necessária para ser perdoado do pecado, ele mostra que a lei ainda é válida.

A validade da lei, no entanto, não diz respeito ao problema da desobediência das pessoas. Deus lamentou à antiga Israel: “Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem e guardassem todos os meus mandamentos todos os dias, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos, para sempre!” (Deuteronômio 5:29 Deuteronômio 5:29Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem, e guardassem em todo o tempo todos os meus mandamentos, para que bem lhes fosse a eles, e a seus filhos para sempre!
Almeida Atualizada×
).

No entanto, sob a Nova Aliança, uma nova mente e coração (advinda da fé de Cristo habitando em nós através do Espírito Santo) torna possível a verdadeira obediência (Jeremias 31:31-34 Jeremias 31:31-34 [31] Eis que os dias vêm, diz o Senhor, em que farei um pacto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá, [32] não conforme o pacto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito, esse meu pacto que eles invalidaram, apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor. [33] Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. [34] E não ensinarão mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior, diz o Senhor; pois lhes perdoarei a sua iniqüidade, e não me lembrarei mais dos seus pecados.
Almeida Atualizada×
; Hebreus 8:7-13 Hebreus 8:7-13 [7] Pois, se aquele primeiro fora sem defeito, nunca se teria buscado lugar para o segundo. [8] Porque repreendendo-os, diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, em que estabelecerei com a casa de Israel e com a casa de Judá um novo pacto. [9] Não segundo o pacto que fiz com seus pais no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; pois não permaneceram naquele meu pacto, e eu para eles não atentei, diz o Senhor. [10] Ora, este é o pacto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo; [11] e não ensinará cada um ao seu concidadão, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior. [12] Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, e de seus pecados não me lembrarei mais. [13] Dizendo: Novo pacto, ele tornou antiquado o primeiro. E o que se torna antiquado e envelhece, perto está de desaparecer.
Almeida Atualizada×
; Gálatas 2:20 Gálatas 2:20Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
Almeida Atualizada×
). Assim, a fé possibilita a obediência!

(Esta barra lateral foi adaptada a partir de nosso livro gratuito A Nova Aliança. Será que a lei de Deus foi abolida? Certifique-se de solicita-lo ou baixá-lo para saber mais sobre a relação entre a fé, a graça e as obras).