Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

A Identidade de Jesus: Quem Entregou a Lei?

Você está aqui

A Identidade de Jesus

Quem Entregou a Lei?

Frequentemente, as escrituras nos dizem que ninguém nunca viu a Deus Pai. E o apóstolo João deixa isso bem claro em João 1:18 João 1:18Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer.
Almeida Atualizada×
: “Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, Este O fez conhecer”.

Neste capítulo, João havia acabado de explicar que ele era uma testemunha ocular do “Verbo”, que se encarnou como Jesus Cristo, portanto isso não poderia se referir ao próprio Jesus. Portanto, o "Deus", que ninguém nunca viu, se refere a Deus Pai.

João repete exatamente essa mesma afirmação em 1 João 4:12 1 João 4:12Ninguém jamais viu a Deus; e nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é em nós aperfeiçoado.
Almeida Atualizada×
: “Ninguém jamais viu a Deus”.

Também vemos duas declarações explícitas do próprio Jesus Cristo. Observe João 5:37 João 5:37E o Pai que me enviou, ele mesmo tem dado testemunho de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes a sua forma;
Almeida Atualizada×
: “O Pai, que Me enviou, esse mesmo é que tem dado testemunho de Mim. Jamais tendes ouvido a Sua voz, nem visto a Sua forma” (ARA).

E para ficar bem claro, Jesus novamente diz que ninguém jamais viu o Pai em João 6:46 João 6:46Não que alguém tenha visto o Pai, senão aquele que é vindo de Deus; só ele tem visto o Pai.
Almeida Atualizada×
: “Ninguém viu o Pai, a não ser Aquele que vem de Deus; somente Ele viu ao Pai” (NVI).

Aqui Jesus diz claramente que ninguém viu ao Pai, exceto Aquele que veio de Deus — referindo-se a Si mesmo. Dentre todas as pessoas, somente Ele viu ao Pai. Nenhum ser humano jamais viu o Pai.

Contudo, os livros do período do Antigo Testamento nos dizem que muitas pessoas viram a Deus. Dentre elas se encontram Abraão (Gênesis 12:7 Gênesis 12:7Apareceu, porém, o Senhor a Abrão, e disse: ë tua semente darei esta terra. Abrão, pois, edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera.
Almeida Atualizada×
; 15:1; 18:1), Isaque (Gênesis 26:2 Gênesis 26:2E apareceu-lhe o Senhor e disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser;
Almeida Atualizada×
, 24), Jacó (Gênesis 28:13 Gênesis 28:13por cima dela estava o Senhor, que disse: Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra em que estás deitado, eu a darei a ti e � tua descendência;
Almeida Atualizada×
; 32:30; 35:9-10), Moisés (Êxodo 3:6 Êxodo 3:6Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus.
Almeida Atualizada×
; 33:11, 21-23), Arão e os setenta anciãos de Israel (Êxodo 24:9-11 Êxodo 24:9-11 [9] Então subiram Moisés e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel, [10] e viram o Deus de Israel, e debaixo de seus pés havia como que uma calçada de pedra de safira, que parecia com o próprio céu na sua pureza. [11] Deus, porém, não estendeu a sua mão contra os nobres dos filhos de Israel; eles viram a Deus, e comeram e beberam.
Almeida Atualizada×
), Josué (Josué 6:2 Josué 6:2Então disse o Senhor a Josué: Olha, entrego na tua mão Jericó, o seu rei e os seus homens valorosos.
Almeida Atualizada×
) e Gideão (Juízes 6:14 Juízes 6:14Virou-se o Senhor para ele e lhe disse: Vai nesta tua força, e livra a Israel da mão de Midiã; porventura não te envio eu?
Almeida Atualizada×
). Então, quem essas pessoas viram quando interagiram com Deus? A única maneira de entender isso é compreendendo que nenhum homem jamais viu a Deus Pai.

O que eles viram, conforme registrado em muitas passagens, e noutros momentos em que Deus apareceu a determinadas pessoas, foi o Verbo, que estava com Deus e era Deus (João 1:1 João 1:1No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Almeida Atualizada×
), Aquele que veio em carne como Jesus de Nazaré (versículo 14). Diante desse entendimento, não há contradição. A Bíblia não se contradiz, pois “a Escritura não pode ser anulada" (João 10:35 João 10:35Se a lei chamou deuses �queles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada),
Almeida Atualizada×
).

Jesus foi o "EU SOU" que falou com Moisés

Aquele que apareceu e falou às pessoas como Deus durante os tempos do Antigo Testamento foi o Mesmo que se tornou Jesus Cristo. O próprio Jesus disse isso claramente, e as pessoas que O ouviram sabiam que era exatamente isso que Ele queria dizer. Observe isso em João 8:57-58 João 8:57-58 [57] Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinquenta anos, e viste Abraão? [58] Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.
Almeida Atualizada×
, onde Jesus estava em um acalorado debate com alguns judeus que se Lhe opunham, e Ele disse-lhes que Abraão se alegrou ao ver Seu dia.

"Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinquenta anos e viste Abraão? Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, EU SOU".

Aqui Jesus contou-lhes especificamente sobre Sua identidade divina — que Ele já existia antes de Abraão e que era o Deus que havia interagido com as pessoas durante o período do Antigo Testamento. Quem exatamente Ele alegou ser?

Encontramos a resposta em Êxodo 3:13-14 Êxodo 3:13-14 [13] Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? [14] Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos olhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
Almeida Atualizada×
, onde Deus apareceu a Moisés na sarça ardente e disse-lhe que libertaria os israelitas da escravidão no Egito.

“Então, disse Moisés a Deus: Eis que quando vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o Seu nome? Que lhes direi? E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós”.

E, quinze séculos depois, quem Jesus disse que Ele era? Voltamos ao que acabamos de ler em João 8:58 João 8:58Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.
Almeida Atualizada×
: "Em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, EU SOU".

Observe o que aconteceu logo depois que Jesus disse estas palavras: “Então, pegaram em pedras para Lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou” (João 8:59 João 8:59Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo.
Almeida Atualizada×
).

Os judeus que escutaram Jesus dizer essas palavras sabiam exatamente o que Ele queria dizer — que Ele estava reivindicando ser o “EU SOU”, que havia interagido com Moisés. E como eles reagiram? Eles imediatamente pegaram pedras para apedrejá-Lo até a morte por ter alegado ser Deus!

Jesus, o legislador de Israel, não mudou

À luz dessas evidentes passagens, quem foi o Legislador de Israel, que falou com Moisés e lhe deu as tábuas dos Dez Mandamentos, escritas com Seu próprio dedo, e fez uma aliança com os anciãos de Israel? (Ver Êxodo 24:9-12 Êxodo 24:9-12 [9] Então subiram Moisés e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel, [10] e viram o Deus de Israel, e debaixo de seus pés havia como que uma calçada de pedra de safira, que parecia com o próprio céu na sua pureza. [11] Deus, porém, não estendeu a sua mão contra os nobres dos filhos de Israel; eles viram a Deus, e comeram e beberam. [12] Depois disse o Senhor a Moisés: Sobe a mim ao monte, e espera ali; e dar-te-ei tábuas de pedra, e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para lhos ensinares.
Almeida Atualizada×
; 31:18; 34:28-35). Certamente, não foi outro senão Aquele que se tornou Jesus Cristo — Ele foi o mesmo Deus que deu a lei no Monte Sinai! (Para saber mais, leia nossos guias de estudo bíblico gratuito Quem é Deus? e A Verdadeira História de Jesus Cristo).

Por isso é que Jesus disse em Mateus 5:17 Mateus 5:17Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir.
Almeida Atualizada×
: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir”. Aqui a palavra grega traduzida por “cumprir” é pleroo, que significa

"tornar cheio", "preencher até ao máximo", "completar em todos os aspectos", "tornar perfeito" ou "realizar até o fim" (Léxico grego-inglês de Thayer do Novo Testamento, 2005). Jesus não veio para acabar com a lei, mas para nos mostrar, através de Seu exemplo perfeito, como viver essa lei com toda a sua intenção espiritual!

Ele nos diz claramente o que deve guiar nossa vida: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mateus 4:4 Mateus 4:4Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.
Almeida Atualizada×
, citando Deuteronômio 8:3 Deuteronômio 8:3Sim, ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que nem tu nem teus pais conhecíeis; para te dar a entender que o homem não vive só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor, disso vive o homem.
Almeida Atualizada×
). Jesus repetiu as mesmas palavras que Ele próprio havia dito no passado!

E Jesus não mudou. Como nos diz Hebreus 13:8 Hebreus 13:8Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.
Almeida Atualizada×
: “Jesus Cristo Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente”. Ele não revelou a lei de Deus a Israel apenas para vir em carne, quinze séculos depois, para acabar com a mesma lei — esse raciocínio é absurdo e anti-bíblico!

João, o último remanescente dos doze apóstolos, já perto do fim de sua vida, escreveu: “Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, contudo, alguém pecar, temos um advogado que defende nossa causa diante do Pai: Jesus Cristo, aquele que é justo. Ele mesmo é o sacrifício para o perdão de nossos pecados, e não apenas de nossos pecados, mas dos pecados de todo o mundo.

“E sabemos que o conhecemos se obedecemos a Seus mandamentos. Se alguém diz: “Eu o conheço”, mas não obedece a Seus mandamentos, é mentiroso e a verdade não está nele. Mas quem obedece à palavra de Deus mostra que o amor que vem dEle está se aperfeiçoando em sua vida. Desse modo, sabemos que estamos nele. Quem afirma que permanece nEle deve viver como Ele viveu” (1 João 2:1-6 1 João 2:1-6 [1] Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. [2] E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. [3] E nisto sabemos que o conhecemos; se guardamos os seus mandamentos. [4] Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade; [5] mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele; [6] aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou.
Almeida Atualizada×
, Nova Versão Transformadora).

Obviamente, Jesus não veio para acabar com a lei que Ele mesmo havia dado. Ele veio pagar a pena de morte por todos nós, que infringimos a lei, assumindo a pena que merecíamos e nos dando a oportunidade para a vida eterna na família de Deus. Ao fazer isso, Ele confirmou a lei que havia entregado como parte vital do maravilhoso dom da graça de Deus!