A Identidade de Jesus: Quem Entregou a Lei?

Você está aqui

A Identidade de Jesus

Quem Entregou a Lei?

Frequentemente, as escrituras nos dizem que ninguém nunca viu a Deus Pai. E o apóstolo João deixa isso bem claro em João 1:18: “Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, Este O fez conhecer”.

Neste capítulo, João havia acabado de explicar que ele era uma testemunha ocular do “Verbo”, que se encarnou como Jesus Cristo, portanto isso não poderia se referir ao próprio Jesus. Portanto, o "Deus", que ninguém nunca viu, se refere a Deus Pai.

João repete exatamente essa mesma afirmação em 1 João 4:12: “Ninguém jamais viu a Deus”.

Também vemos duas declarações explícitas do próprio Jesus Cristo. Observe João 5:37: “O Pai, que Me enviou, esse mesmo é que tem dado testemunho de Mim. Jamais tendes ouvido a Sua voz, nem visto a Sua forma” (ARA).

E para ficar bem claro, Jesus novamente diz que ninguém jamais viu o Pai em João 6:46: “Ninguém viu o Pai, a não ser Aquele que vem de Deus; somente Ele viu ao Pai” (NVI).

Aqui Jesus diz claramente que ninguém viu ao Pai, exceto Aquele que veio de Deus — referindo-se a Si mesmo. Dentre todas as pessoas, somente Ele viu ao Pai. Nenhum ser humano jamais viu o Pai.

Contudo, os livros do período do Antigo Testamento nos dizem que muitas pessoas viram a Deus. Dentre elas se encontram Abraão (Gênesis 12:7; 15:1; 18:1), Isaque (Gênesis 26:2, 24), Jacó (Gênesis 28:13; 32:30; 35:9-10), Moisés (Êxodo 3:6; 33:11, 21-23), Arão e os setenta anciãos de Israel (Êxodo 24:9-11), Josué (Josué 6:2) e Gideão (Juízes 6:14). Então, quem essas pessoas viram quando interagiram com Deus? A única maneira de entender isso é compreendendo que nenhum homem jamais viu a Deus Pai.

O que eles viram, conforme registrado em muitas passagens, e noutros momentos em que Deus apareceu a determinadas pessoas, foi o Verbo, que estava com Deus e era Deus (João 1:1), Aquele que veio em carne como Jesus de Nazaré (versículo 14). Diante desse entendimento, não há contradição. A Bíblia não se contradiz, pois “a Escritura não pode ser anulada" (João 10:35).

Jesus foi o "EU SOU" que falou com Moisés

Aquele que apareceu e falou às pessoas como Deus durante os tempos do Antigo Testamento foi o Mesmo que se tornou Jesus Cristo. O próprio Jesus disse isso claramente, e as pessoas que O ouviram sabiam que era exatamente isso que Ele queria dizer. Observe isso em João 8:57-58, onde Jesus estava em um acalorado debate com alguns judeus que se Lhe opunham, e Ele disse-lhes que Abraão se alegrou ao ver Seu dia.

"Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinquenta anos e viste Abraão? Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, EU SOU".

Aqui Jesus contou-lhes especificamente sobre Sua identidade divina — que Ele já existia antes de Abraão e que era o Deus que havia interagido com as pessoas durante o período do Antigo Testamento. Quem exatamente Ele alegou ser?

Encontramos a resposta em Êxodo 3:13-14, onde Deus apareceu a Moisés na sarça ardente e disse-lhe que libertaria os israelitas da escravidão no Egito.

“Então, disse Moisés a Deus: Eis que quando vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o Seu nome? Que lhes direi? E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós”.

E, quinze séculos depois, quem Jesus disse que Ele era? Voltamos ao que acabamos de ler em João 8:58: "Em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, EU SOU".

Observe o que aconteceu logo depois que Jesus disse estas palavras: “Então, pegaram em pedras para Lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou” (João 8:59).

Os judeus que escutaram Jesus dizer essas palavras sabiam exatamente o que Ele queria dizer — que Ele estava reivindicando ser o “EU SOU”, que havia interagido com Moisés. E como eles reagiram? Eles imediatamente pegaram pedras para apedrejá-Lo até a morte por ter alegado ser Deus!

Jesus, o legislador de Israel, não mudou

À luz dessas evidentes passagens, quem foi o Legislador de Israel, que falou com Moisés e lhe deu as tábuas dos Dez Mandamentos, escritas com Seu próprio dedo, e fez uma aliança com os anciãos de Israel? (Ver Êxodo 24:9-12; 31:18; 34:28-35). Certamente, não foi outro senão Aquele que se tornou Jesus Cristo — Ele foi o mesmo Deus que deu a lei no Monte Sinai! (Para saber mais, leia nossos guias de estudo bíblico gratuito Quem é Deus? e A Verdadeira História de Jesus Cristo).

Por isso é que Jesus disse em Mateus 5:17: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir”. Aqui a palavra grega traduzida por “cumprir” é pleroo, que significa

"tornar cheio", "preencher até ao máximo", "completar em todos os aspectos", "tornar perfeito" ou "realizar até o fim" (Léxico grego-inglês de Thayer do Novo Testamento, 2005). Jesus não veio para acabar com a lei, mas para nos mostrar, através de Seu exemplo perfeito, como viver essa lei com toda a sua intenção espiritual!

Ele nos diz claramente o que deve guiar nossa vida: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mateus 4:4, citando Deuteronômio 8:3). Jesus repetiu as mesmas palavras que Ele próprio havia dito no passado!

E Jesus não mudou. Como nos diz Hebreus 13:8: “Jesus Cristo Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente”. Ele não revelou a lei de Deus a Israel apenas para vir em carne, quinze séculos depois, para acabar com a mesma lei — esse raciocínio é absurdo e anti-bíblico!

João, o último remanescente dos doze apóstolos, já perto do fim de sua vida, escreveu: “Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, contudo, alguém pecar, temos um advogado que defende nossa causa diante do Pai: Jesus Cristo, aquele que é justo. Ele mesmo é o sacrifício para o perdão de nossos pecados, e não apenas de nossos pecados, mas dos pecados de todo o mundo.

“E sabemos que o conhecemos se obedecemos a Seus mandamentos. Se alguém diz: “Eu o conheço”, mas não obedece a Seus mandamentos, é mentiroso e a verdade não está nele. Mas quem obedece à palavra de Deus mostra que o amor que vem dEle está se aperfeiçoando em sua vida. Desse modo, sabemos que estamos nele. Quem afirma que permanece nEle deve viver como Ele viveu” (1 João 2:1-6, Nova Versão Transformadora).

Obviamente, Jesus não veio para acabar com a lei que Ele mesmo havia dado. Ele veio pagar a pena de morte por todos nós, que infringimos a lei, assumindo a pena que merecíamos e nos dando a oportunidade para a vida eterna na família de Deus. Ao fazer isso, Ele confirmou a lei que havia entregado como parte vital do maravilhoso dom da graça de Deus!