Avançando Pela Graça de Deus

Avançando Pela Graça de Deus

Muitas pessoas lutam com culpas irresolutas e sentimentos de vergonha por causa de erros e pecados do passado. Como nossa fé na graça e no perdão de Deus afeta nossa consciência?

A menos que rejeitemos totalmente a Deus e Seu caminho de vida, se desejamos mudar e nos arrepender, todos os pecados podem ser perdoados. Uma das mais admiráveis verdades sobre a graça de Deus é que tudo o que já fizemos de errado na vida pode ser perdoado.

Precisamos entender que, quando nos arrependemos, nossos pecados são lavados para serem perdoados e esquecidos. Como nos diz Hebreus 10:19-22: “Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no Santuário [diante do trono celestial de Deus em nossas orações], pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que Ele nos consagrou . . . e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência e o corpo lavado com água limpa”.

Vemos aqui que a fé no sacrifício de Jesus Cristo nos permite ter plena certeza e confiança de que, por meio dela, podemos ter os pecados lavados (simbolizado pelo batismo), ter toda a culpa removida e ter uma consciência limpa e pura quando estivermos diante de Deus.

Assim que nosso antigo eu seja simbolicamente enterrado através do batismo, Deus espera que deixemos para trás o sentimento de culpa pelos pecados passados. Ele quer que encaremos nosso futuro com a confiança de que nossos pecados foram perdoados. Devemos começar uma nova vida sem preocupações e culpa pelo passado.

Deus nos oferece liberdade do fardo da incerteza para que possamos ter certeza que estamos bem com Ele. Uma vez que aceitamos Jesus Cristo e temos os nossos pecados perdoados (e arrependemos-nos de mais pecados), nossa consciência deve estar lavada e limpa.

Frequentemente, a culpa prolongada e obsessiva é uma causa importante, mas evitável, de agonia emocional. Certamente, é natural ter culpa, mas ela deve ser benéfica para nos levar ao arrependimento. Se nos sentirmos mal por algo que fizemos, a boa tristeza segundo Deus nos leva ao arrependimento (ver 2 Coríntios 7:9-11).

A solução para a culpa pelo pecado é buscar a Deus com uma atitude arrependida e rogar por Sua graça e perdão, esforçando-se o máximo para fazer as pazes com quem porventura possamos ter ofendido e focar em ser uma nova pessoa dali para frente — deixando de ser quem éramos e parando de pensar nos erros do passado.

Como diz Provérbios 24:16: “Sete vezes cairá o justo e se levantará”. Nós apenas precisamos voltar e continuar, buscando a misericórdia de Deus frequente e regularmente.

Como Deus nos prometeu em Isaías 1:18: “ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã”.

O Salmo 103:12 nos diz: “Quanto está longe o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões".

Em Filipenses 3:13-15, Paulo descreve a atitude de uma consciência limpa que Deus deseja para nós: “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado [ou plenamente alcançado que Deus pretende para nós]; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Pelo que todos quantos já somos perfeitos sintamos isto mesmo”.

Preocupar-se com o passado não ajuda em nada. Devemos avançar em direção à meta e não continuar olhando para trás. Ao confiar no perdão de Deus, através de Sua graça, também teremos fé na graciosa e definitiva salvação de Deus em Sua família. Por isso, devemos lutar por esse objetivo e prêmio que Deus nos oferece como um dom gratuito.