Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Avançando Pela Graça de Deus

Avançando Pela Graça de Deus

Muitas pessoas lutam com culpas irresolutas e sentimentos de vergonha por causa de erros e pecados do passado. Como nossa fé na graça e no perdão de Deus afeta nossa consciência?

A menos que rejeitemos totalmente a Deus e Seu caminho de vida, se desejamos mudar e nos arrepender, todos os pecados podem ser perdoados. Uma das mais admiráveis verdades sobre a graça de Deus é que tudo o que já fizemos de errado na vida pode ser perdoado.

Precisamos entender que, quando nos arrependemos, nossos pecados são lavados para serem perdoados e esquecidos. Como nos diz Hebreus 10:19-22 Hebreus 10:19-22 [19] Tendo pois, irmãos, ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus, [20] pelo caminho que ele nos inaugurou, caminho novo e vivo, através do véu, isto é, da sua carne, [21] e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, [22] cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência, e o corpo lavado com água limpa,
Almeida Atualizada×
: “Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no Santuário [diante do trono celestial de Deus em nossas orações], pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que Ele nos consagrou . . . e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência e o corpo lavado com água limpa”.

Vemos aqui que a fé no sacrifício de Jesus Cristo nos permite ter plena certeza e confiança de que, por meio dela, podemos ter os pecados lavados (simbolizado pelo batismo), ter toda a culpa removida e ter uma consciência limpa e pura quando estivermos diante de Deus.

Assim que nosso antigo eu seja simbolicamente enterrado através do batismo, Deus espera que deixemos para trás o sentimento de culpa pelos pecados passados. Ele quer que encaremos nosso futuro com a confiança de que nossos pecados foram perdoados. Devemos começar uma nova vida sem preocupações e culpa pelo passado.

Deus nos oferece liberdade do fardo da incerteza para que possamos ter certeza que estamos bem com Ele. Uma vez que aceitamos Jesus Cristo e temos os nossos pecados perdoados (e arrependemos-nos de mais pecados), nossa consciência deve estar lavada e limpa.

Frequentemente, a culpa prolongada e obsessiva é uma causa importante, mas evitável, de agonia emocional. Certamente, é natural ter culpa, mas ela deve ser benéfica para nos levar ao arrependimento. Se nos sentirmos mal por algo que fizemos, a boa tristeza segundo Deus nos leva ao arrependimento (ver 2 Coríntios 7:9-11 2 Coríntios 7:9-11 [9] agora folgo, não porque fostes contristados, mas porque o fostes para o arrependimento; pois segundo Deus fostes contristados, para que por nós não sofrêsseis dano em coisa alguma. [10] Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar; mas a tristeza do mundo opera a morte. [11] Pois vêde quanto cuidado não produziu em vós isto mesmo, o serdes contristados segundo Deus! sim, que defesa própria, que indignação, que temor, que saudades, que zelo, que vingança! Em tudo provastes estar inocentes nesse negócio.
Almeida Atualizada×
).

A solução para a culpa pelo pecado é buscar a Deus com uma atitude arrependida e rogar por Sua graça e perdão, esforçando-se o máximo para fazer as pazes com quem porventura possamos ter ofendido e focar em ser uma nova pessoa dali para frente — deixando de ser quem éramos e parando de pensar nos erros do passado.

Como diz Provérbios 24:16 Provérbios 24:16Porque sete vezes cai o justo, e se levanta; mas os ímpios são derribados pela calamidade.
Almeida Atualizada×
: “Sete vezes cairá o justo e se levantará”. Nós apenas precisamos voltar e continuar, buscando a misericórdia de Deus frequente e regularmente.

Como Deus nos prometeu em Isaías 1:18 Isaías 1:18Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados são como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a lã.
Almeida Atualizada×
: “ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã”.

O Salmo 103:12 nos diz: “Quanto está longe o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões".

Em Filipenses 3:13-15 Filipenses 3:13-15 [13] Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, [14] prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus. [15] Pelo que todos quantos somos perfeitos tenhamos este sentimento; e, se sentis alguma coisa de modo diverso, Deus também vo-lo revelará.
Almeida Atualizada×
, Paulo descreve a atitude de uma consciência limpa que Deus deseja para nós: “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado [ou plenamente alcançado que Deus pretende para nós]; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Pelo que todos quantos já somos perfeitos sintamos isto mesmo”.

Preocupar-se com o passado não ajuda em nada. Devemos avançar em direção à meta e não continuar olhando para trás. Ao confiar no perdão de Deus, através de Sua graça, também teremos fé na graciosa e definitiva salvação de Deus em Sua família. Por isso, devemos lutar por esse objetivo e prêmio que Deus nos oferece como um dom gratuito.