Introdução

Introdução

“O SENHOR dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão” (Salmo 84:11).

Graça. É uma palavra que aparece mais de 150 vezes na Bíblia, começando em Gênesis quando “Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR” (Gênesis 6:8) e no último versículo da Bíblia: “A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém!” (Apocalipse 22:21).

Mas o que significa graça? Hoje, a palavra raramente é usada nas conversas cotidianas. Ela é frequentemente associada a crenças ou atos religiosos. As pessoas falam em "dar graça" antes das refeições. Elas falam de serem "salvos pela graça". Elas falam que Deus é "cheio de graça", significando que Ele é bondoso e misericordioso.

Ao longo dos séculos, essa palavra migrou para um uso secular. Ocasionalmente, ouvimos falar de alguém que "caiu da graça" como resultado de suas ações. Talvez conheçamos pessoas que são uma des graça porque seus atos as desonraram por serem vergonhosos. Podemos até dizer que essas pessoas não têm a "graça salvadora" a seu favor.

Às vezes, os compositores de músicas adicionam notas de graça a uma partitura musical — de forma secundária, mas contribuindo para o prazer dos ouvintes. No campo editorial, os assinantes de revistas e jornais podem receber vários "exemplares de graça" após o fim da assinatura — um processo chamado de "gratificação" no setor.

Agências de aluguel de carros, empresas de cartões de crédito e credores hipotecários às vezes podem dar aos clientes um "período de graça" antes que as taxas adicionais sejam cobradas. Às vezes, as pessoas se referem à realeza como "sua graça" como um sinal de respeito pela posição em que se encontram.

Variações da palavra graça são comuns no idioma português. Podemos nos referir a uma dançarina ou a uma criatura ágil sendo graciosa — elegante ou bonita em porte e movimento. É um grande elogio observar que uma pessoa é graciosa, ou seja, gentil, cortês e compassiva. Por outro lado, chamar alguém de ingrato é um grave insulto. Somos gratos quando coisas boas acontecem. Quando recebemos um bom serviço, expressamos esse agradecimento com uma gratificação, mais conhecida como gorjeta. Congratulamos as pessoas por um trabalho bem feito. E dizer que algo é de graça significa que é gratuito.

Às vezes, as pessoas tentam agradar os outros algumas vezes com palavras e ações de agradecimento. E se uma pessoa exceder em suas ações, ela pode se tornar, pegando emprestada uma frase do latim, persona non grata — literalmente "uma pessoa sem graça".

Com tantos usos e tantas nuances de significados, não admira que a graça seja um conceito que alguns acham difícil de definir.

Isso causou muitos mal-entendidos — alguns com consequências extremamente graves. Ao falhar em entender a graça, como revelada na Bíblia, alguns aceitaram visões distorcidas de Deus e de Seu plano e propósito. E isso até levou alguns a negar “o único Soberano e Senhor, Jesus Cristo” (Judas 4, ARA) — então, as consequências realmente são graves!

E quanto a você? Qual é a sua compreensão da graça? Essa compreensão está fundamentada nas verdades bíblicas ou baseada nas ideias e tradições dos homens?

Um entendimento acertado da graça mudará para sempre a maneira como você enxerga Deus. Também mudará o modo como você vê a si mesmo e aos outros. Pela graça de Deus nos relacionamos bem com Ele e com os outros. A graça representa uma qualidade espiritual que você precisa ter e Deus deseja dá-la em abundância a você. Quando a Bíblia proclama que “pela graça sois salvos” (Efésios 2:8), devemos entender que a palavra graça é absolutamente digna de entendimento!

A graça de Deus pode motivá-lo e encorajá-lo em tempos de provação. A graça é parte essencial do que o caráter de Deus é, e demonstra como Ele trabalha conosco. Embora ela inclua extensivamente o perdão imerecido e o favor à humanidade, há muito mais coisas nela — muito mais mesmo!

Queremos que você entenda a verdadeira visão bíblica da graça — o que o apóstolo Pedro chamou de “a verdadeira graça de Deus” (1 Pedro 5:12). E é vital para o seu futuro — e para a sua salvação — que você entenda o que a Bíblia revela sobre a graça. Então, nos acompanhe agora nessa busca da resposta à pergunta: O que a Bíblia ensina sobre graça?