Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

O Destino e a Correção de Curso: Planejados Desde o Início

Você está aqui

O Destino e a Correção de Curso

Planejados Desde o Início

Download (Baixar)
MP3 Audio (1.78 MB)

Download (Baixar)

O Destino e a Correção de Curso: Planejados Desde o Início

MP3 Audio (1.78 MB)
×

O nosso futuro eterno fazia parte do grande plano e propósito de Deus antes deste mundo existir. Ademais, Deus tinha determinado que apenas um Redentor perfeito poderia completar o Seu plano mestre — pois, Ele previu que a humanidade se desviaria do curso que Ele havia traçado para ela.

Ao criar o primeiro homem e a primeira mulher, Adão e Eva, Deus permitiu que escolhessem entre dois caminhos de vida. Mas Ele os instruiu enfaticamente a escolherem a árvore da vida. Como Seu Criador, Deus queria que eles desenvolvessem uma relação íntima e pessoal com Ele. A árvore da vida, no Jardim do Éden, simbolizava uma relação de obediência, que conduziria à vida eterna (Gênesis 2:9 Gênesis 2:9E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis � vista e boas para comida, bem como a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
Almeida Atualizada×
; 3:22).

Mas havia outra opção — aquela que os levaria ao desastre! Em vez de escolherem uma vida obediente a Deus, eles poderiam optar por um estilo de vida em que decidiam por si mesmos o certo e o errado, sem levar conta às instruções de Deus. E a  outra árvore do jardim simbolizava esta escolha — a árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2:16-17 Gênesis 2:16-17 [16] Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; [17] mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Almeida Atualizada×
; 3:1-6). Deus ordenou-lhes, explicitamente, que não comessem do fruto dessa árvore, entretanto não os impediu de fazer isso. Pois, Deus concedeu-lhes o livre arbítrio.

Ao tomarem uma decisão, Adão e Eva rejeitaram o caminho de vida que Deus tinha ordenado (Gênesis 3:6 Gênesis 3:6Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu.
Almeida Atualizada×
). Em vez de confiar em Deus para lhes mostrar o verdadeiro caminho da vida, eles escolheram confiar em si mesmos. A parti daí, eles seguiram o curso errado, o qual configura uma mistura do bem e do mal.

Por sua decisão, eles trouxeram sobre si mesmos a pena do pecado, que gera sofrimento e, por fim, a morte (Romanos 6:23 Romanos 6:23Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.
Almeida Atualizada×
). Desde então, toda a humanidade tem seguido o exemplo deles e tem se deixado corromper pelo pecado (Romanos 5:12 Romanos 5:12Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.
Almeida Atualizada×
). Todos pecaram e se afastaram do caminho de vida revelado por Deus (Romanos 3:23 Romanos 3:23Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Almeida Atualizada×
). Até hoje, a humanidade continua nesse caminho, o qual conduz à morte (versículos 9-12).

Por essa razão é que o plano de Deus inclui um Salvador, o Messias — “o [sacrificial] Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1:29 João 1:29No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Almeida Atualizada×
). Através do sacrifício de Jesus Cristo, os seres humanos podem reconciliar-se com Deus, e o perdão dos seus pecados por Deus removerá a penalidade da morte (Colossenses 1:20-22 Colossenses 1:20-22 [20] e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus. [21] A vós também, que outrora éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, [22] agora contudo vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, a fim de perante ele vos apresentar santos, sem defeito e irrepreensíveis,
Almeida Atualizada×
)

Com o perdão e a ajuda de Deus, o homem pode retomar o curso para receber de Deus o dom da vida eterna (Romanos 6:23 Romanos 6:23Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.
Almeida Atualizada×
; 8:11). O destino do homem está nesta vida eterna. (Leia acerca de como o ser humano se pode reconciliar com Deus nos nossos livros grátis Transformando a Sua Vida: O Processo de Conversão e O Caminho para a Vida Eterna).