Glossário

2 minutos tempo de leitura

Um breve resumo das definições de palavras usadas nesta lição.

Cegueira: A incapacidade de enxergar. Nas escrituras este termo é usado ao se referir à ignorância ou à falta de entendimento espiritual, que é o  resultado da desconfiança e da incredulidade.

Messias: Esta palavra hebraica significa “ungido”, um sinônimo da palavra grega christos, que foi traduzida como Cristo. “Na antiga Israel, as pessoas e as coisas consagradas para propósitos santificados eram ungidas derramando óleo sobre eles . . . Os israelitas não pensavam em coroar um rei, mas sim em ungi-lo quando ele subisse ao trono . . . [O futuro Messias] iria destruir as potências do mundo num ato de julgamento, libertando assim a Israel de seus inimigos, e restaurando-a como uma nação. O Messias é o Rei desse futuro reino, a quem as instituições religiosas e políticas das outras nações irão se render. Sua missão é a redenção de Israel e Seu domínio vai ser universal. Esta é a mensagem clara do Messias em praticamente todas as passagens que se referem a Ele no Antigo Testamento” (Dicionário Bíblico Zondervan Pictorial, “Messias”).

Natureza Humana: Características, intenções e comportamento do ser humano. Quando uma pessoa nasce, sua natureza humana é essencialmente neutra. Entretanto, com o tempo e pela influência de Satanás, essa natureza humana se torna predominantemente caracterizada pela vaidade, pelo ciúme, pela ganância e autossatisfação. Como seres de livre arbítrio, nós somos estimulados a resistir aos impulsos egoístas e a aceitar a guia do Espírito de Deus.

Profecia: Predições de eventos que vão se tornar realidade. “Um pronunciamento revelado por inspiração divina onde se declara os propósitos de Deus, seja reprovando ou advertindo o injusto ou consolando o aflito ou revelando coisas ocultas; especialmente predizendo eventos futuros” (Concordância Revisada de Thayer Grego-Inglês, “Propheteia”).

Sinal: “A interpretação usada em muitas palavras hebraicas e gregas, que geralmente significa um milagre, ou, pelo menos, uma indicação extraordinária ou divina de alguns eventos (geralmente) futuros” (Dicionário Bíblico de Unger, “Sinal”).

Studying the bible?

Sign up to add this to your study list.