Enoque Foi Levado Para o Céu?

Enoque Foi Levado Para o Céu?

Gênesis 5:24 nos diz: “E andou Enoque com Deus; e não se viu mais, porquanto Deus para si o tomou”. E Hebreus 11:5 acrescenta: “Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte e não foi achado, porque Deus o trasladara, visto como, antes da sua trasladação, alcançou testemunho de que agradara a Deus”.

Alguns chegam à conclusão errônea de que Enoque foi levado para o céu, mas observe que a Bíblia em nenhum lugar diz isso. Ele simplesmente diz que Deus “o tomou”. Ela não especifica para onde ele foi levado.

Mais tarde, Jesus Cristo afirma no Evangelho de João que “a Escritura não pode ser anulada” (João 10:35). Seu ponto aqui é que uma passagem da Bíblia não pode contradizer outra.

Este mesmo Evangelho de João revela um fato surpreendente, que é muito pertinente a este assunto: “Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do Homem, que está no céu” (João 3:13).

Claramente, Jesus Cristo é o único ser humano que subiu ao céu. A frase “que está no céu” nos permite saber que isso foi escrito pelo apóstolo João, após o retorno de Cristo ao céu. Assim, diante desta declaração explícita, nenhum ser humano—e isso inclui Enoque—tinha subido ao céu.

Posteriormente, podemos ler sobre o destino de Enoque em Hebreus 11:5: “Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte e não foi achado, porque Deus o trasladara, visto como, antes da sua trasladação, alcançou testemunho de que agradara a Deus”. A palavra traduzida como “trasladara” também pode significar “transferido para outro lugar”. E a Bíblia diz que isso foi feito para ele “não ver a morte”—mas note que sabemos, pelo mesmo capítulo de Hebreus, que ele morreu.

Observe o que diz o versículo 13, onde se faz o resumo de todos os homens e mulheres de fé, incluindo Enoque: “Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas, mas, vendo-as de longe, e crendo nelas, e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra” (Hebreus 11:13). Então Enoque definitivamente morreu, assim como todos os outros.

Então, como Enoque pôde ser transferido a outro lugar para não ver a morte? Deus não nos dá todos os detalhes do que aconteceu, mas alguns cenários foram propostos e nenhum entra em conflito com o fato de que Enoque morreu, como diz a Bíblia.

Pode ser que Deus tenha transportado Enoque para outro lugar para preservá-lo de ser morto em um determinado momento— talvez o protegendo do martírio nas mãos de perseguidores furiosos que não gostavam de sua pregação da vinda do julgamento divino (ver Judas 14-16). Deus também transportou sobrenaturalmente Elias e Filipe para outros lugares na Terra (ver 2 Reis 2:11, Atos 8:39).

Por outro lado, devemos observar que Enoque morreu jovem— com 365 anos, enquanto os outros antes e depois dele viviam entre oitocentos e novecentos anos. Devido a isso, alguns especulam que Deus o “tomou” da vida prematuramente a fim de que ele não tivesse de viver o restante de seus dias em um mundo miserável (comparar Isaías 57:1-2). Seu próximo momento de consciência será na ressurreição. Neste caso, a frase “para não ver a morte” se refere a não ter que vivenciar o processo de morrer—terminando sua vida instantaneamente.

Além disso, alguns concluíram, levando em consideração a probabilidade de Enoque ter enfrentado perseguição, juntamente com sua morte precoce, que ele foi assassinado—martirizado pela sua pregação. O fato de Enoque ter sido levado e não ser encontrado, então, pode se referir a Deus removendo e enterrando seu corpo— como fez com Moisés (Deuteronômio 34:5-6).

Neste caso, Enoque sendo tomado ou transferido para que não visse a morte é visto como um assunto separado—que ele foi espiritualmente convertido e transferido dos caminhos do mundo para o caminho de vida de Deus, para que não visse a morte final no lago de fogo (comparar Colossenses 1:13, João 8:51).

Repetimos mais uma vez, não temos detalhes suficientes para saber exatamente o que aconteceu. Mas sabemos que Enoque não escapou da morte e foi para o céu. Ele morreu, e nenhum ser humano subiu ao céu, senão Jesus Cristo.