Um Vislumbre de Seu Futuro Eterno

Você está aqui

Um Vislumbre de Seu Futuro Eterno

Nas lições anteriores cobrimos o milênio, que começa na segunda vinda de Cristo. Durante os mil anos de paz e prosperidade, a humanidade, sob a liderança de Jesus Cristo e da família espiritual de Deus, vai preparar tudo para a segunda ressurreição.

Em seguida, aprendemos como bilhões de pessoas que nunca receberam o conhecimento da salvação serão ressuscitadas na segunda ressurreição para viverem o período de Julgamento do Grande Trono Branco, durante o qual terão a oportunidade de arrepender-se, converter-se e aceitar o dom da vida eterna.

Nesta lição, vamos partir da história desse período.

O que acontecerá após o Julgamento do Grande Trono Branco? Como Pedro disse, nós “aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça” (2 Pedro 3:13). Como será isso? A Bíblia nos dá alguns vislumbres desse nosso glorioso e eterno futuro!

Vamos comparar nossa jornada espiritual à história de Abraão. O patriarca Abraão e sua esposa, Sara, são modelos de fé e visão de longo prazo — a visão da próxima vida em uma cidade que Deus preparou para eles (Hebreus 11:10).

Abrão (cujo nome foi mudado para Abraão) cresceu em uma cultura pagã. E parece que ele era rico e tinha uma vida confortável (Gênesis 11:31). Mas ele veio a entender que existe apenas um Deus, o Criador, e Ele lhe fez um chamado muito especial. Deus lhe disse para deixar sua vida confortável para trás e se tornar um nômade. Abraão respondeu com uma fé viva — a fé demonstrada pela obediência a Deus — e assim se tornou “amigo de Deus” (Tiago 2:20-24).

“Pela fé, Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Pela fé, habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus” (Hebreus 11:8-10).

Todos os grandes exemplos de fidelidade “morreram na fé, sem terem recebido as promessas, mas, vendo-as de longe, e crendo nelas, e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Porque os que isso dizem claramente mostram que buscam uma pátria” (Hebreus 11:13-14).

A história de Abraão contém muitas lições importantes para todos nós. Acima de tudo, nossa vida humana, curta e temporária, deve ser usada como um tempo de preparação para a próxima vida. As pessoas piedosas devem pensar em si mesmas como estrangeiras neste mundo perverso, que pela fé “buscam uma pátria” — a vida eterna no Reino de Deus!

Algum dia, o sofrimento desta vida será visto como um sacrifício insignificante!

Algum dia — depois de viver por milhares ou milhões de anos — nós olharemos para trás, para todo o sofrimento humano, que o apóstolo Paulo chamou de “nossos sofrimentos leves e momentâneos”, e veremos que tudo isso resultou em “uma glória eterna que pesa mais do que todos eles” (2 Coríntios 4:17, NVI, grifo nosso).

Podemos pensar nisso como a escuridão da noite, pouco antes do amanhecer de um novo dia. E, de fato, o profeta Malaquias, ao falar do retorno de Jesus Cristo, foi inspirado a escrever: “O sol da justiça se levantará trazendo cura em suas asas” (Malaquias 4:2, NVI).

E, várias vezes, a Bíblia compara o nascimento ou a libertação de uma nação com a alegria depois do sofrimento das dores do parto (Miquéias 4:9-10). Compare isso com as provações de nossas vidas físicas, que serão seguidas da maior de todas as alegrias: Receber uma nova e superior vida — uma vida espiritual gloriosa e eterna — na família e no Reino de Deus!

Paralelo a isso, reflita nestas palavras de Jesus a Seus discípulos antes de Sua crucificação, que seria seguida por Sua ressurreição: “Na verdade, na verdade vos digo que vós chorastes e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes; mas a vossa tristeza se converterá em alegria. A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança, já se não lembra da aflição, pelo prazer de haver nascido um homem no mundo. Assim também vós, agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria, ninguém vo-la tirará” (João 16:20-22).

E quanto à vida futura, Paulo ainda disse: "Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada" (Romanos 8:18; ver também os versículos 19-23).

Será que aqueles que confiam e obedecem fielmente a Deus e a Jesus Cristo serão recompensados no Reino vindouro?

“Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Apocalipse 2:10, ARA).

“E, eis que cedo venho, e o Meu galardão está Comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, o primeiro e o Derradeiro. Bem-aventurados aqueles que guardam os Seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas” (Apocalipse 22:12-14, ACF).

“Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos” (Apocalipse 20:6).

“E veio o primeiro [servo] dizendo: Senhor, a tua mina [uma quantia em dinheiro] rendeu dez minas. E ele lhe disse: Bem está, servo bom, porque no mínimo foste fiel, sobre dez cidades terás a autoridade. E veio o segundo, dizendo: Senhor, a Tua mina rendeu cinco minas. E a este disse também: Sê tu também sobre cinco cidades” (Lucas 19:16-19).

Como aprendemos nas lições anteriores, todos, cujos pecados são perdoados, os que estiverem vivendo uma vida de obediência e serviço, permanecendo “fiéis até a morte”, vão receber “a coroa da vida” — a vida eterna (Apocalipse 2:10).

A “árvore da vida” também simboliza a vida eterna. Cada um será recompensado com certo nível de responsabilidade de acordo com o fruto espiritual de sua vida. Jesus ilustrou isso com Sua parábola de Lucas 19, na qual cada servo fiel é recompensado com a responsabilidade de governar sobre um número correspondente de cidades.

Qual será o fim daqueles que, depois de terem recebido sua oportunidade de salvação, ainda se recusam a confiar e a obedecer a Deus e a Jesus Cristo?

“E a morte e o inferno [hades] foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo” (Apocalipse 20:14-15).

“Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte” (Apocalipse 21:8).

“Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno [gehena]; sim, vos digo, a esse temei” (Lucas 12:5).

Aqueles que rejeitarem, conscientemente, a amorosa oferta de Deus de perdão e vida eterna, vão passar pela “segunda morte” — a morte permanente. Eles serão queimados no "lago de fogo".

O lago de fogo também é referido, várias vezes, no Novo Testamento, como em Lucas 12:5, pela palavra grega gehena, que vem do hebreu Gai Hinnom, o Vale de Hinom nos arredores de Jerusalém, onde o lixo era lançado e queimado. Diversas versões da Bíblia traduzem o gehena como “inferno”, mas isso causa confusão, especialmente porque a maioria das traduções em português também usa a palavra “inferno” para traduzir a palavra grega hades (que significa “sepultura”). Para um entendimento completo deste assunto, solicite ou baixe nosso guia de estudo bíblico gratuito O Céu e o Inferno: O Que Realmente Ensina a Bíblia?.

Com o passar do tempo, a rebelião contra Deus Pai e Jesus Cristo traz grande infelicidade. A Bíblia ensina que aqueles que permanecerem obstinadamente rebeldes vão passar pela segunda morte — a morte definitiva da qual não há ressurreição — assim não vão viver para sempre na infelicidade.

Qual é o objetivo final de Deus?

“Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no Seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus” (João 1:12-13).

“Porque convinha que Aquele, para Quem são todas as coisas e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse, pelas aflições, o Príncipe da salvação deles” (Hebreus 2:10).

“E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e Eu serei o Seu Deus, e eles serão o Meu povo...e Eu serei para vós Pai, e vós sereis para Mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso” (2 Coríntios 6:16, 18).

O Reino de Deus também é a família de Deus! Deus Pai e Deus Filho, planejaram por muito tempo expandir a Sua família com muitos “filhos”. Em suma, Deus está em um processo de se reproduzir espiritualmente “trazendo muitos filhos à glória”. Por Seu infinito amor e poder, Deus deseja salvar a todos, esperando que se arrependam para que possam receber a vida eterna no Reino de Deus (2 Pedro 3:9)!

Então, haverá quantos filhos e filhas? Evidentemente, muitos bilhões. É difícil para nós imaginarmos uma família tão grande, mas, eventualmente, conheceremos e amaremos todos os nossos irmãos e irmãs!

Por que Deus planeja “novos céus e nova terra”?

“Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro e se guardam para o fogo, até o Dia do Juízo e da perdição dos homens ímpios. Mas, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos, como um dia. O Senhor não retarda a Sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.

“Mas o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato e piedade, aguardando e apressando-vos para a vinda do Dia de Deus, em que os céus, em fogo, se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?

“Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça. Pelo que, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz” (2 Pedro 3:7-14).

Deus projetou este planeta para ser perfeito para servir de habitação e bem-estar dos humanos. Mas após o período do Julgamento do Grande Trono Branco (explicado na lição anterior), a grande maioria dos que já viveram terá sido transformada em seres espirituais divinos no Reino de Deus, enquanto o resto (esperamos que um número relativamente pequeno) vai deixar de existir porque serão queimados.

Pedro lança mão dessa profecia para nos lembrar de algumas lições espirituais, perguntando: “Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato e piedade...?” e ele dá várias respostas no restante do capítulo, inclusive que devemos ser “achados imaculados e irrepreensíveis em paz” (versículos 11, 14).

Como serão os novos céus e a nova terra?

“E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o Seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o Seu Deus”.

“E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas. E O que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve, porque estas palavras são verdadeiras e fiéis” (Apocalipse 21:1-5).

“Porque eis que Eu crio céus novos e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão. Mas vós folgareis e exultareis perpetuamente no que Eu crio; porque eis que crio para Jerusalém alegria e para o seu povo, gozo. E folgarei em Jerusalém e exultarei no Meu povo; e nunca mais se ouvirá nela voz de choro nem voz de clamor” (Isaías 65:17-19).

Apocalipse 21 e 22 descrevem muitas coisas interessantes que João viu em sua visão sobre o novo céu e a nova terra. Ele escreveu que “o primeiro céu e a primeira terra passaram” e também que “não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas” (Apocalipse 21:1, 4). A Bíblia nos dá muitíssimas evidências de que a vida eterna no Reino de Deus será um paraíso!

Será que Cristo voltará para o céu, levando Sua família espiritual com Ele?

“E levou-me em espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu. E tinha a glória de Deus. A sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente...E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor, Deus Todo-poderoso, e o Cordeiro. E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem alumiado, e o Cordeiro é a sua lâmpada.

“E as nações andarão à sua luz, e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra. E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite. E a ela trarão a glória e honra das nações. E não entrará nela coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira, mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro” (Apocalipse 21:10-11, 22-27).

Em vez de a família de Deus ser levada para o céu no fim de tudo, Deus Pai é que virá para a Terra! Como citamos em resposta à última pergunta: “eu, João, vi a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu...Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens [todos os remanescentes transformados em seres espirituais], e Deus estará com eles" (Apocalipse 21:2-3). Mais tarde, João teve outra visão da “grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu” (versículo 10). Então, o restante do capítulo é uma descrição dessa Nova Jerusalém.

O comprimento, a largura e a altura da Nova Jerusalém serão “doze mil estádios” (versículo 16), cerca de 2.200 km. (Para comparação, isso corresponde a distância entre Brasília e Fortaleza). A cidade poderá ser um cubo gigantesco ou talvez uma pirâmide colossal ou uma montanha dentro de uma área quadrada — em todo caso, ela será tão alta quanto larga.

Como a cidade abrangirá uma área quadrada, acha-se a sua área elevando-se esse número a potência de 2, que resulta na área cerca de 4.840.000 Km². Essa é a área total da cidade santa. Como a área territorial do Brasil é de 8.514.876 Km² pode-se calcular que a Nova Jerusalém tem aproximadamente 57% do tamanho do Brasil, ou seja, um pouco mais da sua metade. Lembremos que a cidadetambém será cerca de 2.200 km de altura. Agora imagine uma casa com o pé direito (altura no piso até a laje ou telhado) de 2.200 km. Uma construção de 2.200 km de altura ultrapassa fácilmente as camadas da atmosfera terrestre. O edifício mais alto do mundo tem pouco mais de oitocentos metros de altura. O monte Evereste tem menos de 9 kilómetros de altura. A camada da atmosfera estende-se até 600 km de altura e a Exosfera, que se estende de 600 km a 1.280 km de altura, após essa distância começa o espaço sideral. A nova Jerusalém será uma cidade colossal!

O domínio da família de Deus será limitado à Terra?

“Quem vencer herdará todas as coisas, e Eu serei seu Deus, e ele será Meu filho” (Apocalipse 21:7).

“Porque não foi aos anjos que sujeitou o mundo futuro, de que falamos; mas, em certo lugar, testificou alguém, dizendo: Que é o homem, para que dele Te lembres? Ou o filho do homem, para que o visites? Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, de glória e de honra o coroaste e o constituíste sobre as obras de Tuas mãos. Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés. Ora, visto que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou que lhe não esteja sujeito. Mas, agora, ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas” (Hebreus 2:5-8).

E mesmo que a nova terra com a Nova Jerusalém seja o lar permanente e sede do Reino de Deus, a família de Deus governará e desfrutará de todo o universo! “Quem vencer herdará todas as coisas" (Apocalipse 21:7).

Falando da humanidade, o livro de Hebreus afirma: “Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés”, e logo diz: “Mas, agora, ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas” (Hebreus 2:8).

Esta passagem está citando o Salmo 8, onde o contexto menciona “os Teus céus, obra dos Teus dedos, a lua e as estrelas” (Salmos 8:3). E como a Bíblia prediz "novos céus", talvez as estrelas e os planetas vão ser muito mais bonitos do que são agora!

Diante da imensidão do universo, parece lógico que a família de Deus será responsável pelo desenvolvimento ininterrupto dessa incrível criação que Deus colocou ante nós. Realmente é emocionante imaginar as infinitas possibilidades!

Por que Deus não revela mais informações sobre nosso futuro em longo prazo?

“Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os Seus juízos, e quão inescrutáveis, os Seus caminhos!”(Romanos 11:33).

“Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo Seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus” (1 Coríntios 2:9-10).

“E ele [um anjo que entrega uma profecia a Daniel] disse: ai, Daniel, porque estas palavras estão fechadas e seladas até ao tempo do fim. Muitos serão purificados, e embranquecidos, e provados; mas os ímpios procederão impiamente, e nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão” (Daniel 12:9-10).

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que é galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6).

“Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa” (Hebreus 10:35-36).

Deus tem muito mais reservado para nós do que poderíamos compreender nesta vida — mas Ele nos dá alguns vislumbres através de Sua Palavra e Espírito. É incrível — e uma bênção inestimável — saber que Deus revelou o que Ele planeja para o futuro! E Deus disse a Daniel que no “tempo do fim...os sábios entenderão [muito mais o que está por vir]” (Daniel 12:9-10). "Os sábios" são os servos de Deus que confiam, obedecem e servem a Ele.

Cada vez que uma profecia é cumprida, temos outra prova de Deus. Deus nos deu muitíssimas provas de “que Ele existe e que é galardoador dos que O buscam” (Hebreus 11:6). Não precisamos conhecer todos os detalhes de nosso futuro, pois temos Deus para nos conduzir a cada passo do caminho. Deus revelou tudo o que precisamos saber sobre como viver nossas vidas agora. A profecia bíblica deveria nos motivar imensamente para evitar as consequências profetizadas da desobediência e a buscar as recompensas profetizadas da obediência!

Depois de ter todo esse discernimento sobre o futuro, o que devemos fazer?

“E Jesus lhe respondeu, dizendo: Escrito está que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra de Deus'” (Lucas 4:4).

“E eis que, aproximando-se dEle um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei, para conseguir a vida eterna? E Ele disse-lhe...Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos” (Mateus 19:16-17).

“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2:38).

Há muito mais complemento para essa resposta — muito mais do que o que foi citado aqui. Jesus disse que devemos viver “de toda palavra de Deus” (Lucas 4:4). Ele também disse: “Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos” (Mateus 19:17). Pedro disse: “Arrependei-vos, e...seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2:38).

Além disso, recomendamos a leitura e a meditação da passagem de 1 Tessalonicenses 5 como um valoroso estudo bíblico pessoal e uma excelente conclusão para esta série “A Profecia Bíblica e Você”.

Nós, da Igreja de Deus Unida, publicadora da revista A Boa Nova e o programa de televisão Beyond Today, o encorajamos a continuar estudando firmemente a Bíblia. Mantenha-se informado sobre eventos e tendências mundiais e tente entendê-los à luz da profecia bíblica. A leitura da revista A Boa Nova e de nossos guia de estudo bíblico sobre profecias será notadamente útil nesse sentido.

Pratique agora

Você vai achar interessante comparar a descrição do Jardim do Éden, em Gênesis 2:8-17, com a bela descrição do jardim da Nova Jerusalém, em Apocalipse 22:1-5. Reserve algum tempo para pensar sobre essa visão inspiradora e anote as coisas pelas quais você está mais ansioso para ver no eterno Reino de Deus.

E para saber mais sobre esse futuro surpreendente que Deus planejou para você e seus entes queridos, não deixe de solicitar ou baixar o nosso revelador guia de estudo bíblico gratuito Por que você nasceu?