Liderança de Elias

O mundo necessita de restauração de todas as coisas. O ponto aonde começar é na qualidade dos líderes. O mundo precisa da "liderança de Elias". O que é essa liderança?

Transcrição

This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.

O Mundo de hoje em dia, Cris Irmãos, necessita de uma restauração de todas as coisas. E onde é que essa restauração começa? Qual é o início dessa restauração? O Mundo de hoje precisa de uma liderança, segundo Deus. Uma liderança centrada em Cristo, como Cristo lidera. Uma liderança de serviço. E essa liderança começa em casa, começa nas nossas famílias. Na verdade, o Mundo hoje em dia vive com uma turbulência terrível. E Cris Irmãos, é uma pensão que nós, hoje em dia, podemos ouvir sermões como estes, para aprendermos lições. Mas que pensão que é que existe ainda um bocadinho de liberdade, porque o dia está à porta, que esta liberdade será retirada de nós infelizmente, pouco antes da vinda de Cristo. Entretanto, o que se vê é que existe uma crise na liderança nas famílias, assim como nas nações. Um líder que venha a trazer uma certa liderança, por exemplo, em casa, ou na cidade, ou na nação, é acusado e retirado da sua posição. Entretanto, os líderes que vemos a governar, vê-se casos e mais casos e mais casos de escândalos de governo e de corrupção. Irmãos, vejam aqui em Mateus 24-34. Está a falar a Jesus Cristo aqui, a falar dos fariseus, mas diz aqui em Mateus 23-34. Diz assim, por isso é que eu vos envio profetas, sábios e escribas. A um os matareis e crucificareis, a outros a sóitareis, nas vossas sinagogas, e perseguireis, perseguireis a cidade em cidade. Os verdadeiros cristãos, aliás cristãos, mas particularmente os verdadeiros cristãos, vão ser perseguidos. Não é nada alegre de estar a mencionar isto. O povo de Deus tem sufrido perseguição. Leiam, por exemplo, Ibreus capítulo 11, para ver vários exemplos da perseguição dos verdadeiros serventes de Deus. Cris e mãos, o mundo precisa de liderança segundo Deus. Esta liderança tem que começar em você e em mim. Tem que começar no verdadeiro cristão. E começa na sua casa, na minha casa, na sua família e na nossa família. Começa no relacionamento entre o marido e a esposa. Começa no relacionamento entre o pai e o filho. Entre a mãe e a filha. Entre os irmãos. Cris irmãos, o que se passa hoje em dia? É que o mundo está enganado. A peste, a besta e o falso profeta que virão. Vão ainda enganar mais. Vai haver duas testemunhas. Podem ler a Apocalypse 11, versículo 7. E a besta e o falso profeta as matarão. Porque Satanás odeia a Igreja mais do que nada. Odeia a Igreja completamente. E Satanás vai atacar a Igreja. Vejam aqui, em Apocalypse 12. Apocalypse 12.

Versículo 9 diz assim. E foi exposto o grande dragão, a contiga serpente, que se chama o diabo. E Satanás, o sedutor de todo mundo, aquele que engana todo mundo. Sim, e foi atirado para a Terra. E com ele os seus anjos. Então, eu ouvi grande voz do céu proclamando. Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo. Pois foi expulso o acusador dos nossos irmãos. Satanás é o acusador, é o enganador de nós. O mesmo que os acusa de dia e de noite diante de nosso Deus. Mas nós diz aqui continuar no versículo 11. Ele expôs nós, vencemos o diabo. Como? Por três coisas. Por causa do sangue do cordeiro. Por causa da palavra, do testimonio que deram e intercei o lugar. E mesmo, em face da morte, não amaram a própria vida. Tiveram a coragem de fazer o que deviam de fazer. Cariz irmãos, nós somos gratos. Nós somos gratos hoje em dia, por termos paz na Igreja de Deus. Mas precisamos estar alertos, porque o dia virá que Satanás vá causar mais problemas. Infelizmente, ele causa sempre problemas no mundo e contra a Igreja de Deus. Mas o ponto que eu quero sublinhar hoje é que a liderança deste mundo não vai estar pronta para quando Jesus Cristo vier para reinar na terra. Mas, Jesus Cristo, quando vier para reinar na terra, vai precisar de líderes, de uma liderança. E nós temos que estar prontos para cumprir essa responsabilidade de liderança no mundo da manhã. Cariz irmãos, as notícias à volta do mundo são terríveis. Mas nós vamos precisar da liderança de Elias, a liderança que é aprofitizada de Elias. Isso é o que nós precisamos de ser, a liderança de Elias. E o que é essa liderança? O que é essa liderança? Lembrem-se que vamos estar prontos para governar com Cristo. Leam Apocalipse Capítulo 19, versículo 7. Apocalipse Capítulo 19, versículo 7. Diz assim. Escreve bem-vindos que são chamados a seia das bodas do Cordeiro. E acrescentou, são as verdadeiras palavras de Deus. E depois também leem no versículo 7. No versículo 7 diz assim. Alegremos, exaltemos e demos glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesmo já se ativiou, se preparou. A esposa se aprontou. Cris irmãos, nós estamos neste período de nos prepararmos para esta grande responsabilidade. Esse é o ponto importante. Estamos a nos preparar para essa responsabilidade? Claro, irmãos, sabemos que a lei é perfeita, sabemos que a lei é espiritual, sabemos que o salário de pecado é a morte, sabemos que a lei continua, sabemos que os dias santos de Deus representam o plano de Deus, sabemos que Deus é uma família. Sim. E além disso, sabemos que somos justificados de graça. Somos justificados de graça. Mas isso quer dizer que não nos temos que preparar, porque diz assim, a noiva se ativiou. Temos uma responsabilidade. Temos algo a fazer. Sim, somos justificados de graça, mas temos que nos preparar.

A pergunta é, irmãos, como é que nos preparamos? Em que área é que precisamos nos preparar? Na área de liderança de Ilias. O livro de Malacias, que digamos assim, um livro entre o antigo testamento e o novo testamento, o último livro do antigo testamento, fala de cinco mensageiros. Viremos então para o livro de Malacias. Irmãos, eu não vou dar um estudo a sério do livro de Malacias.

Estou a falar a sério de liderança de Ilias. Mas é importante entender que um dos pontos básicos acerca do livro de Malacias começa no capítulo 1, que é o primeiro mensageiro. Que a Malacias é o próprio, porque Malacias vem da palavra Malac, que é o mensageiro, e ela é a mensagem de Malacias. Pois no capítulo 2 está a mensagem dos sacerdotes ou aos sacerdotes e o castigo dos que não praticam, de uma maneira correta, a sua responsabilidade.

Mensagem aos sacerdotes. O terceiro mensageiro é no capítulo 3, no versículo 1, que está a falar de João Batista, o mensageiro. O terceiro mensageiro, João Batista. O quarto mensageiro é Jesus Cristo, que começa no capítulo 3, versículo 2, e continua, até quase ao fim, no capítulo 4. E no quarto capítulo, no versículo 5 e 6, tem o quinto mensageiro, que é o próprio Ilias, mensageiro, digamos assim, de Ilias, que é a nossa responsabilidade.

Eu vou explicar isso no momento, que é a liderança de Ilias. Vijamos, então, o que é que diz aqui, no versículo 5 e 6, que é a liderança de Ilias. Dizem, eis que vos enviarei o profeta Ilias, antes que venham o grande e terrível dia do Senhor. Antes do dia do Senhor, que é representado pela vinda de Cristo e pelas setrombetas, o dia do Senhor. Ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos aos seus pais.

Vai haver esta reconciliação na família. A nossa responsabilidade, queres e irmãos, na Igreja de Deus, hoje em dia, é desenvolvermos uma reconciliação na família. E, por isso, temos guias de estudo, a cerca desse assunto. Por exemplo, o casamento e a família, a dimensão partida, com vários secções e capítulos, demonstrando da Bíblia princípios para ter um bom atrimónio e para ter uma família boa. E, além disso, temos outro guia de estudo, que é intitulado, fazendo a vida dar certo. Queres e irmãos, estes são, digamos assim, os pontos básicos, onde nós temos que nos preparar, como líderes, como uma liderança de ilías, convertendo o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos aos seus pais, para que eu não venha e fira a terra com a maldição.

Isso é a nossa responsabilidade, hoje em dia, querisos e irmãos. É a nossa responsabilidade. E isso começa em casa. Merido com a mulher, pais com filhos, filhos com os pais e irmãos com irmãos. E casa se expande para a igreja, para a sociedade e para a nações. Mas isso virá quando Jesus Cristo vier. Mas agora temos que ser treinados agora, nesta liderança de ilías nas nossas famílias, para isso poder ser expandido quando Jesus Cristo vier para o mundo inteiro.

Querisos e irmãos, a grande promessa pela semente da Abraão é Jesus Cristo. Jesus Cristo virá para estabelecer a promessa da paz mundial através da família de Abraão. Mas para dar benção ao mundo inteiro. Hoje em dia, estes são os dias da nossa responsabilidade de ilías. Deus procura mensageiros. Deus está a procurar mensageiros. Líder-se de acordo com ilías. E Deus está a avaliar como você está a fazer em sua casa. É onde começa. Nós não somos deste mundo, querisos e irmãos, mas é onde temos que trabalhar com força. É na nossa casa, nas nossas famílias. Jesus Cristo está procurando líderes.

E entre os líderes está a procurar, está a ver se você e eu vamos dizer assim, medir o grau, fazer o gradiente, fazer o que Ele quer que nós façamos como líderes, para aprendermos, para nos ataviar, para nos ataviar. O que Ele quer que nós façamos como líderes, para aprendermos, para nos ataviarmos, para que a noiva esteja pronta. Querisos e irmãos, tal como o João Batista preparou para a primeira vinda de Cristo, nós temos que preparar o caminho para a segunda vinda de Cristo.

Como sabemos, Jesus Cristo, quando veio, teve uma responsabilidade de sacrifício, de sacrificar. Deu a sua vida uma liderança de sacrifício. Nós, como homens, precisamos ter uma liderança de sacrifício para as nossas famílias. Não é ser ditadores, o chefe da família não é um ditador, é um com amor e querido, dá a sua vida pela sua família e pela sua esposa.

Vigemos aqui, então, o que Elias foi, em primeiro reis capítulo 18. Primeiro reis capítulo 18. O que Elias fez? Primeiro reis capítulo 18. Versículo 19 a 21. Agora, pois, manda-me a juntar a mim todo o Israel no Monte Carmelo, como também os 450 profetas de Baal e os 400 profetas do post-ídolo que comem da mesa de Jezebel. Então, enviou a cabo, mensageiros, a todos os filhos de Israel e juntou os profetas no Monte Carmelo. Então Elias se chegou a todo o povo e disse, até quando coxireis entre dois pensamentos. Se o Senhor é Deus, segue-o. Se a Baal, segue-o. Porém o povo nada respondeu. Elias fez uma chamada, um aviso ao povo, para se reconciliar com Deus. Para se reconciliar com Deus. O Ministério de Elias foi o Ministério de apontar a onde a reconciliação começa, primeiro com Deus. É o que começa, o Ministério de reconciliação.

Vejam o que o João Batista disse. Fez aqui em Malaquias 3. Foi a responsabilidade que foi dada a ele. Malaquias 3. Diz assim, acho que eu envio o meu mensageiro. Foi João Batista, que preparar o caminho diante de mim. O que Elias estava a fazer? Estava a fazer ao povo, para olharem para Deus. João Batista disse ao povo, para olharem para Jesus Cristo, para se arrepender. Travez do Batismo de João Batista, para se arrepender, para andar no caminho de Jesus Cristo. Ele se prepara ao caminho diante de mim, de repente virá ao seu templo o Senhor. A quem vos busca, o anjo da aliança, a quem vos desejais. Eis que ele vem, diz o Senhor dos exércitos. Virá ao seu templo o Senhor. O Senhor, que é Jesus Cristo, veio. A quem nós buscamos. Ele veio à terra e foi preparado esse caminho pelo João Batista, este troceiro mensageiro de Malacías, no capítulo 3. Vejam, por exemplo, este mesmo ponto em Marcos capítulo 1, versículo 1 e 2. Marcos capítulo 1, versículo 1 e 2. Marcos capítulo 1, versículo 1 e 2. João Batista veio no Espírito de Ilias para preparar Cristo. Nós, hoje em dia, precisamos de vir também, nos Espíritos de Ilias, para preparar o caminho para Cristo. O João Batista preparou para a primeira vinda. Nós temos que preparar para a sua segunda vinda. Vejamos aqui Marcos capítulo 1, versículo 1. Príncipe de Oeve Jelhos, os Cristo e Filho de Deus. Conforme está escrito na profecia de Isaías e de Malaquias, também. Malaquias, esta primeira parte, Isaías, a segunda parte, eija e envia o diante da tua face, o meu mensageiro, o qual prepara o teu caminho. Vos que claman o deserto, agora aqui, Isaías, prepara-e o caminho do Senhor em direitais às suas veredas. Que lhes irmãos, essa foi a obra de João Batista, a rependaivos e, por isso, deu o arrependimento, introduziu o arrependimento, mudança, mudar, arrepender, virar o caminho, para um caminho correto. João Batista preparou para a primeira vinda de Cristo. Nós devemos estar a preparar para a segunda vinda de Cristo. Veja o que Jesus Cristo disse à seca de João Batista, Mateus 11, versículo 7 a 15. Mateus 11, versículo 7 a 15. Então, em partindo deles, passou Jesus a dizer ao povo a respeito de João, que saíste a ver no deserto, um caniço agitado pelo vento, nada de valor, digamos assim, sim que saíste a ver. O homem vestido de roupas finas, ora, os que vestem roupas finas, assistem nos palácios jorais, por isso não force a ver, uma pessoa com roupas finas. Mas para que saíste? Para ver um profeta? Sim, eu vos digo, e muito mais que um profeta, que é de quem está escrito, eis aí eu envio diante de tua face o meu mensageiro, que foi o João Batista, o qual preparar o teu caminho diante de ti. Malakias 3, versículo 1, que acabei de ler agora mesmo, Jesus Cristo, o próprio, disse que o João Batista foi este que preparou o caminho, o mensageiro, tipo de Elias, mas para a primeira vinda. Apontando o povo para o arrependimento, para reconciliar-se com Deus, para ter uma reconciliação com Deus através, inicialmente, do arrependimento. Precisamos arreprender. Arrependimento é uma parte importante do Batismo. Vejam também em Lucas capítulo 1, Lucas capítulo 1, versículo 15 a 17. Lucas capítulo 1, versículo 15 a 17.

Pois ele será grande, entro o Senhor, não bebradinho nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já do ventre materno, e converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor Seu Deus. Ferá com que pessoas, através da obra de Ele, se arrependem e que se reconciliem com Deus o Ministério de Reconciliação com Deus. Irá adianto o Senhor no Espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os obdientes à prudência dos justos e habitar para o Senhor um povo preparado. E essa é a nossa responsabilidade hoje em dia, continuando com essa responsabilidade oambatista, para preparar-nos um povo para a segunda vinda de Cristo. Aliás, como lém isso, está no nosso, digamos assim, no nosso insignia, o que chama isso, o Igreja deus unida, para ir para o Evangelho preparar um povo. Exatamente o que estamos a fazer, preparar um povo, e eu que diz aqui, um povo preparado. É a nossa responsabilidade, quer dizer irmãos, preparar um povo. E como é que preparamos o povo? Começa na família, na casa, entre os pais e os filhos. Vejam também Atus 3. Atus 3. Começando no versículo 15, diz assim, está a falar acerca de Pedro, a dar o discurso, aos Israelitas que estavam aí no dia de Pentecostes, e disse de sorte, mataste o autor da vida, a quem Deus recicitou. Foi Deus que recicitou os Cristo, não foi os Cristo que recicitou a si próprio, foi Deus o Pai que recicitou dentro dos mortos. Do que nós somos de estemunhas? Pela fé é o nome de Jesus, é que esse mesmo nome fortaleceu a este homem que agora vê-de os reconhecês. Se em fé que veio para o meio de Jesus deu a este saúde perfeita na presença de todos os vós, por causa desta cura deste coxo. E agora irmãos, eu sei que o fizeste por ignorância, como também as vossas autoridades, mas Deus assim cumpriu o que dantes anunciara, por boca de todos os profetas, que o seu Cristo havia de padecer. Arrependei-vos pois e convertei-vos para serem cancelados os vós pecados, a fim de que da presença do Senhor venham tempos de refrigerio. Os tempos de refrigerio vem quando recebemos o Espírito de Santeus que nos refresca, que nos muda a nossa maneira de ver e pensar, e que envia-lo Cristo que já vos foi designado Jesus. Envia o Cristo para a segunda vinda de Cristo. O qual é necessário que o céu receba? Sim, é necessário que o céu receba. Sim, o céu tem-os Cristo hoje em dia. Até aos tempos da restauração de todas as coisas. E antes de Cristo vir, a obra que Ele está a fazer está a preparar uma liderança através de restauração, restaurando uma liderança, preparando uma liderança, preparando a igreja para estar pronta para sataviar. Para quando Jesus Cristo vier, esta liderança está pronta para liderar o mundo da manhã com ele, como reis debaixo do rei dos reis e como senhoras debaixo do Senhor dos senhores. Queris irmãos, nós estamos neste período de prepará-los para a segunda vinda de Cristo. Como lemos em Melaquias, no capítulo 4, versículo 5 e 6, para converter a correção dos pais para com os filhos e os filhos para com os pais, a não ser que vá trazer uma maldição à terra. Queris irmãos, para isso, para estarmos preparados, precisamos, digamos assim, dos três C's essenciais do verdadeiro cristão. Quais são os três C's essenciais do verdadeiro cristão? Convicção, compromisso e coragem. Convicção, isto é, estamos convencidos e não só convencidos, convictos no coração. Estamos comprometidos a fazer o que estamos convencidos e temos a coragem de o fazer. Por exemplo, você está a ouvir as discrimões da Igreja de Deus Unida. Você ficou convito, e se você ficou convito, você comprometeu-se a mudar, e se comprometeu a mudar, tem a coragem de o fazer.

E o que é que convença você? Não sou eu. O que convença você é o Espírito de Deus e a Palavra de Deus. Os Espíritos de Deus e a Palavra de Deus são os dois agentes de convicção, os agentes que fazem um convicto completamente convencido. Vejam o que me se faz favor em João, capítulo 16. João capítulo 16, começando no versículo 7.

Mas eu vos digo a verdade. Convém que eu vá, porque se eu não for o Consulador, esteu o ajudador, o Espírito de Deus, não virá para vos outros. Se porém eu for, eu vou-lo e enviarei. Quando eu vier, convencerá, convictará, ferar com que o seu coração esteja mesmo, mesmo realmente convencido, convicto. Convictará, convictará, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crê em mim. Temos que nos arrepender. Precisamos de ter o domínio próprio para nos arrepender. Da justiça, o que é justo de acordo com a lei. A justiça de Deus, não é a minha justiça, porque eu vou para o Pai e não vireis mais, até a segunda-vinda de um. E do juízo, isto é que vai haver um julgamento, porque eu vou para o Pai e o juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. Satanás, já está julgado.

Eu ainda tenho muito que vos dizer, mas vos não podes suportar agora. Mas quando vier o Espírito da verdade, o Espírito de Deus, Ele vos guiará a toda a verdade, porque não falará por si mesmo, não é que vocês estão a ouvir vozes, não, não fala por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos o nascirá às coisas que onde vir.

Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e volar a anunciar. Como é que o Espírito fala com nós, que então? Pela palavra Deus. Pela palavra Deus. Veja em João capítulo 6, 63. João capítulo 6, 63. O Espírito é o que vivifica. A carne para nada aproveita. As palavras que eu vos tenho dito, as palavras de Jesus Cristo, que eu vos tenho dito, são o Espírito e são a vida. Aqui vece que as palavras de Jesus são o Espírito e a verdade. Digam-me sim, o Espírito de Deus e as palavras são aqui equiparadas, ou igualados, como os dois agentes da convicção. Veja também Romanos capítulo 10. Romanos capítulo 10. 14 a 17. Compurem e invocarão aquele em quem não creram. E como crerão naquele de quem nada ouviram. E como ouvirão, senão há quem pregue. E como pregarão, senão foram enviados. E como está escrito, quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas. Mas nem todos obedeceram ao evangelho, pois dizias diz. Senhor, quem aceitou a nossa pregação. E assim a fé vem pela pregação. E a pregação pela palavra de Cristo. Nós, como ministros da Igreja Deus, pregamos da palavra de Cristo. Mas a pregação é de Deus. Nós, como ministros da Igreja Deus, pregamos da palavra de Cristo. Mas a pregação é necessária além de ler e estudar a Bíblia. A pregação dos verdadeiros ministros de Cristo é necessária, como diz aqui.

Cris irmãos, por isso não é só a palavra, é o Espírito. Espírito de Deus que vem pela palavra de Deus. Estes dois agentes de convicção.

Cris irmãos, muitas pessoas demonstram, digamos assim, uma conversão física. Que é uma conversão física? Guardam sábado. Estão de facto convertidos espiritualmente, por simplesmente guardar o sábado? Alguns guardam os dias santos. Estão de facto convertidos espiritualmente, se guardam o sábado e os dias santos? Cris irmãos, precisamos de estar convictos no coração. Para mudar, e essa convicção conduza um compromisso e esse compromisso é preciso de coragem.

Essa convicção faz com que você emude e faça um compromisso a mudar a sua vida. E você depois tem a coragem de o fazer, embora vai ter grandes dificuldades. Precisa de coragem. Se você está a viver o verdadeiro caminho de cristão, e se você está a aprender isto, está a começar a andar neste caminho e está convicto e fez um compromisso, e começou a fazer este compromisso, você vê que precisa de coragem.

Cris irmãos, precisamos nos arrepender e fazer as primeiras obras. 3. O que é as primeiras obras? O que é as primeiras obras? Vixemos aqui em Apocalipse Capítulo 2. Apocalipse Capítulo 2 e 3 tem 7 cartas, ou 7 mensagens. A Igreja. Está claro, há várias maneiras de ver, e estas três maneiras de ver estão corretas. Todas elas estão corretas. Primeiro, é a Igreja que existia nessa era em que as cartas foram escritas a essas igrejas, e há certas coisas físicas dessas igrejas que têm significado espiritual, acho que é interessante estudar e aprender. Segundo, são eras da Igreja através dos séculos. Isso também é verdade. E terceiro, são atitudes cristãs que podem existir em todos os cristãos, por isso que diz, ao fim de cada uma dessas cartas, das 7 mensagens das 7 igrejas, dizem quem tem ouvido os, ou são que o Espiritizasse igrejas, porque são pontos que são aplicáveis a todos os cristãos. E a primeira igreja, a Igreja em Éfaso, diz assim, ao anjo da Igreja em Éfaso, isto é o líder da Igreja em Éfaso, a liderança, escreve. Essas coisas diz aquilo que conserva na mão direita, há 7 estrelas e que anda no meio dos 7 candieros do ouro. Quem é esse? É Jesus Cristo. Vocês podem ler isso em versículo 1, deste mesmo livro, apocalipse, versículo 3 e veem que é Jesus Cristo. Jesus Cristo está a dar esta mensagem às igrejas e aqui está a dar mensagem à Igreja e à Éfaso. São mensagens do próprio Cristo, da cabeça da Igreja, a nós. Pois veja o que diz aqui, no versículo 2 a 4. Conheças suas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança e que não pode suportar homens maus, poseste à prova os que, assim mesmo, se declaram apóstolos e não são. Sim, há muitas pessoas que se declaram que são cristãos e não são, e usam chastros mentirosos e tens perseverança e suportaste provas por causa do meu nome, do verdadeiro nome de Cristo e não te deixaste esmorecer, tenho porém. Contra-te que abandonaste o teu primeiro amor. Sim, o primeiro amor pode-se ver, como diz, é aquele entusiasmo inicial, pela verdade, e que uma pessoa está há horas e horas a estudar a Bíblia e está entusiasmada, quando estamos a aprender, vemos estas publicações, guias de estudo da Bíblia, que a Igreja de Deus Unida dá a vocês, vocês começam a ler, estão todos entusiasmados, ficam todas agitados e estudam por horas e horas e horas e horas. Sim, existe um grande amor, pela verdade, nesses primeiros dias. Mas é isso o que se refere aqui à cerca de abandonar o primeiro amor? Ou é mais que isso? O primeiro amor é mais que isso, queris irmãos. É mais que isso. Lembre-se de onde que é isto? Arrepende-te e volta à prática das primeiras obras. À prática das primeiras obras. Queris irmãos, este entusiasmo inicial não é a prática das primeiras obras. Queris irmãos, isto é um assunto muito sério. Por isso, sim, porque se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeiro, caso não te arrependas. Este é um assunto sério. Você está na igreja há vários anos? Você caiu da prática das primeiras obras? O que é as primeiras obras?

O que é que Deus nos deu com uma responsabilidade a ministrar? Sim, temos que ministrar o reino de Deus. Mas como podemos ser parte desse reino? Sim, precisamos ser justificados. Somos feitos justos pela justiça de Deus, para ante Deus. Como? Como é que somos justificados para ante Deus? Há algo que temos que fazer? Ou foi Jesus Cristo que fez para nós? Fijemos em 2 Coríntios capítulo 5. 2 Coríntios capítulo 5. WATER 2º Quarenta, Capítulo 5, Versículo 18, A 21. Ora tudo provém de Deus, que nos reconciliou, consigo mesmo, por meio de Cristo. E nos deu o Ministério da Reconciliação. Qual é a nossa responsabilidade administrar? É administrar o Ministério da Reconciliação. Ele nos reconciliou com o Pai. Foi a obra de Ilias, de Capontós, de pessoas para se reconciliarem com Deus. Uma obra de reconciliação, de reconciliação, pais com filhos e filhos com os pais, uma reconciliação. É uma obra de reconciliação. A saber, versículo 19, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não inputando aos homens e às suas transversões, e nos confiou a palavra da reconciliação. Nos confiou a palavra da reconciliação. Essa é a nossas primeiras obras. Se a primeira obra ficamos reconciliados com o Pai. De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo. Como se Deus exortasse por nosso intermédio, em nome de Cristo pois rugamos que vos reconciliéis com Deus. Prugamos, pedimos, por favor, trabalhem nestas primeiras obras de reconciliação com Deus. Aquel que não reconheceu o pecado, ele o fez pecado por nós para que, mel, fôssemos feitos justiça de Deus. Quando somos reconciliados, somos justificados de graça para sermos feitos justiça de Deus. O Ministério de Reconciliação tem a ver com as primeiras obras. Com isso, precisamos seguir os preceitos mais importantes da lei. Se praticamos a liderança de Elias para ter esta reconciliação de pais com filhos, precisamos de praticar os preceitos mais importantes da lei. Quais são essas? Mateus 23, 23. Mateus 23, 23.

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da Hortelã do entro e do comínio e tendes-me agligenciando os preceitos mais importantes da lei, a justiça, a misericórdia e a fé. Devias porém fazer estas coisas sem omitir as outras. Sim, as outras devem continuar a fazer, mas estas devem se depor primeiro. Cris irmãos, se sabéssemos praticar um bocadinho melhor, estes preceitos mais importantes da lei. Não tínhamos divisões na Igreja.

Como é que eu sei que eu peguei pela lei de Deus? Somos julgados. Tem que haver justiça. Primeiro, justiça. Quando estamos convictos dos nossos pecados, pedimos perdão. E depois Deus é fiel e justo e perdoa os nossos pecados. E, por isso, nos dá o segundo preceito dos mais importantes da lei, que é a misericórdia. Primeira, justiça. Arrependémonos. Pedimos perdão e nos dá a misericórdia. E depois, Ele nos diz. Anda em fé. Não peques mais. Tal como Ele disse à mulher, que foi apanhada em flagrante no ato da adultério, como podem ler em João 8, no versículo 11, que dizem irmãos, que dizem irmãos, isso é andar numa posição reconciliada com Deus e com Cristo. Isso é as primeiras obras, como devem recordar, há dois grandes mandamentos. Primeiro, amar a Deus com todo o nosso coração, com todo o nosso mente, com toda a nossa vida, com todo o nosso alma, digamos assim, ou a vida. E, em segundo, amar o próximo. Isto é andar numa posição reconciliada com o próximo. Esses são as primeiras obras que nós devemos ter de reconciliação. E, nesse mesmo processo, se você tiver um discordo, ou uma disputa de qualquer coisa com seu irmão, com seu irmão, com seu marido, com sua esposa, não varras os problemas debaixo de tapete, como se fosse lixo, mas precisamos resolver o assunto. Como Mateus 18.15 diz assim, ora se o teu irmão pecar contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele só. E fala com ele. E faz tudo quanto possível para haver paz. E também dizem em Efezius 4,6. Não se ponha o sol sobre a vossa ira, por isso, tente resolver isso hoje mesmo. Mesmo que tenham que falar a cerca desse assunto até as horas avançadas da noite para haver paz na família, porque começa esta liderança de Elias, começa no celular. Na sua casa, entre o marido e a mulher, e depois os filhos com os pais e os pais com os filhos. Esta é a responsabilidade de Elias, a responsabilidade de reconciliação. E isso é o que nós estamos convictos do pecado, estamos comprometidos e temos a coragem de o fazer. E vocês sabem como os Cristo disse, quando você tiver um problema com a pessoa, não é falar, por exemplo, em Mateus 5, que diz, não diz, não só matar, mas se vocês têm pensamentos irrados, ou dizem uma coisa má com essa pessoa, você já mataram no coração. E por isso depois diz, quanto vai a hora. E sabes que tens um problema com o teu irmão, ou com o teu irmã, ou com o membro da tua família. Não tragas o presente ao santuário, isto é, não continuas a orar, mas para e vai fazer paz. Vai reconciliar com o teu familiar, com o teu parente, com os teus filhos. E depois, continua a orar. Deus não está satisfeito com pessoas que não estão reconciliadas. Isto é pura e simplesmente assim. As primeiras obras, queris e irmãos, é o Ministério da Reconciliação. Como? Praticando justiça, misericórdia e a fé. Irmãos, nós precisamos disto. Nós precisamos de praticar reconciliação. É a obra de um líder segundo Ilias. Vejam, por exemplo, em 1 João, capítulo 3, versículo 10 e 11. Neste são manifestos os filhos de Deus, os filhos do Diábo. Todo aquele que não pratica justiça, não procede. De Deus, nem aquele que não ama a seu irmão. Temos que ter esta reconciliação. A gente tem que ter uma reconciliação. É a de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão. Temos que ter esta reconciliação e amar o nosso irmão com carinho para nos conciliarmos. Diz assim, porque a mensagem que eu vi desde o princípio é esta, que nos amemos uns aos outros. Primeiro Pedro, capítulo 4.

Versículo 8.

Diz assim, primeiro Pedro, capítulo 4, versículo 8. Acima de tudo, tenho namor intenso uns para com os outros, porque o amor cobra multidão de pecado. O amor cobra uma multidão de pecado. Como? Como? Se você vê um irmão pecando, vai dizer, olha, vou orar por ele, e eventualmente ele vai parar de pecar. Não é isso que os coríntios, os irmãos em coríntios, estavam a fazer, quando Paulo os corrigiu e disse a ele, primeiro coríntios, capítulo 5, disse assim, ele é-se que faz fecho tal acto, seja entrega Satanás, a fim de que seja salvo, precisa de ser corrigido. Não podemos permitir esse pecado continuar na igreja. Queres Irmãos, este tipo de parte mais importante da lei, que é a Justiça, mas a Recórdia e a Fé, é onde nós somos mais fracos. Para sermos lindas para cumprirmos a liderança de Elias, para crescermos neste ponto, precisamos de estar preparados a ajudar Cristo a reconciliar o mundo inteiro. Precisamos aprender a reconciliar o mundo inteiro.

Queres Irmãos, o problema hoje em dia é que vivemos numa sociedade em que há muitos problemas. Vê-se a sociedade em que os homens não são homens. Os homens não têm responsabilidade, homens. Não comprem as suas responsabilidades como os líderes. E as mulheres tomam certas responsabilidades de líderes. A vener isso em Isaías 3, nos versículos 1 a 7 e também no versículo 12. Os homens abdicam a sua responsabilidade. E as mulheres são condicionadas pelas manchetes, pelas jornais, pelas coisas do mundo, a serem-se de toras sexuais. Para estalhar para as revistas. E por isso temos uma exploração sexual. E Paulo escreveu desta sociedade. Vejam em 2 Pedro capítulo 2, 2 Pedro capítulo 2, 2 Pedro capítulo 2, 2 Pedro capítulo 3, 1. Recebendo justiça, injustiça por salário da injustiça que praticam, considerando-o como prazer a sua luxúria carnal em pleno dia, com as nóduas e deformidades, eles se regalam nas suas próprias mystificações, enquanto banque-teiam junto com o vosco. Tendo os olhos cheios da adultério, insaciáveis no pecado, engudando almas inconstantes, tendo coração exercitado, isto é treinado, coração treinado, na avareza, isto é nas práticas cubiçosas, sexualais e coisas assim, filhos malditos. Crescim irmãos, é o mundo hoje em dia. As manchetes demonstram resultados de abortos, de assassinato de bebés em gestão. Vê-se nas notícias recentemente, vídeos, vídeos, de virarem os bebés na gestão no ventre da mãe, ainda vivos, de maneira para que quando tirarem os órgãos destes bebés ainda vivos no ventre da mãe, não estragarem os órgãos que já foram comprados e pagados por pessoas. Coisa terrível irmãos! Vê-se uma sala da aula, um feto de quatro meses, num frasco de um bebê. Vê-se o resultado de doenças transmitidas sexualmente, que são resistentes aos antibióticos. E infelizmente, os adultos estão a dar-me um exemplo. Homens nus no centro de palco em Paris. O canal 4 na Inglaterra a transmitir programas de televisão com sexo ao vivo durante o programa. Cri-se irmãos, é o mundo em que vivemos? É o mundo em que vivemos? E as pessoas dizem, ah, mas a sociedade mudou, vocês têm que se ajustar, porque agora as coisas são diferentes e as pessoas ficam, tu és antiquado, você precisa estar em sintonia com o mundo em que vivemos. Cri-se irmãos, as leis de Deus não mudaram. A natureza humana não mudou desde os dias da Dão e Eva. Desde o Édano a natureza humana não mudou. A palavra Deus é a mesma. Os dois grandes agentes de convicção são a palavra Deus e o Espírito de Santo Deus e não mudaram.

Se você vai ensinar a uma pessoa, ensinar a palavra Deus, e se a palavra Deus e o Espírito de Santo Deus não estiverem presentes, não há convicção, não há maneira de convencer. Você não vai convencer a convencer ninguém. Precisamos depregar a palavra e precisamos de amar a palavra de Deus. Precisamos esconder nos nossos corações as leis de Deus e os princípios de Deus, como dizem Salmos, 119, versículo 11. Irmãos, o que precisamos de fazer? O que precisamos de fazer? Lembram-se da mensagem de Josué, que disse no capítulo 24, versículo 15, que diz assim, porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor. Queris irmãos, esta é a liderança de Elias que Deus busca em você e em mim. Nós temos que ter uma estratégica, um plano de ação para vencer esta maldade do mundo. Precisamos de ser líderes cristãos. Precisamos de ter uma liderança cristã. Precisamos de lembrar de Efi, em fésios cinco, quando diz que os homens servem e dão a vida pelas mulheres. E as mulheres são submissas aos homens no Senhor. Os filhos obedecem aos pais. Os pais amam os filhos. Esta é a liderança de Elias que começa em casa. Como lemos em Malakias ao fim do capítulo, que diz se não convertermos o coração dos pais aos filhos antes da vinda de Cristo e os filhos aos pais. Se não fizermos esta obra, Deus destruirá o mundo. Mas ele não vai destruir, porque alguns de nós estamos a nos preparar para estarmos prontos, para nos aprontiar como a noiva de Cristo, a vinda de Cristo. Irmão, peço que você tenha a convicção, o compromisso e a coragem de praticar as primeiras obras, que são as obras de reconciliação para com Deus e para com os próximo.

O mundo necessita de restauração de todas as coisas. O ponto aonde começar é na qualidade dos líderes.  O mundo precisa da "liderança de Elias".  O que é essa liderança?   Jesus cristo está agora a treinar os líderes para o mundo vindouro. Aonde é que essa liderança começa? Este sermão aborda este assunto.

Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).