Matrimónio - cinco necessidades básicas do homem

Este é o segundo de dois sermões acerca das necessidades básicas do homem e da mulher. Este sermão cobre cinco necessidades do homem. É um tema importante para todos os homens, sejam eles adultos ou adolescentes.

Transcrição

This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.

O que é que é? Bom dia, e boa tarde, queridos irmãos, aqui é Jorge Campos, falando-vos de Cincinnati. Por que que Deus nos fez macho e fêmea? É interessante que os homens querem que as mulheres se comportem, ou sejam, ou tenham, características mais semelhantes ao homem, e, por outro lado, as mulheres querem que os homens tenham, características mais semelhantes às da mulher. Veja-me, então, brevemente uma lição que aprendemos da criação dos animais, da criação que Deus nos deu. É uma história que eu li acerca de um búfalo e de uma burboleta. Imagine um búfalo, representando o homem, que está num campo de flores, flores amarelas bonitas. E, então, também imagine uma burboleta, uma burboleta bonita, que representa uma mulher, no mesmo campo de flores amarelas, que voa à volta de flor a flor, de uma para a outra. Então, fazemos aqui uma pergunta. Será que o búfalo sabe que está realmente esmagando as flores debaixo dele? A resposta está clara que não. Mas será que o búfalo pisa as flores intencionalmente? Não. Se você vai pôr uma pedrinha, que representa, digamos assim, uma ericação, por exemplo, que podia ser como exemplar de uma observação prejudicial a uma pessoa, se você põe uma pedrinha ao lado do búfalo. O que é que ele sente? A resposta é nada.

Quando, por exemplo, há uma tempestade e surge o vento e sopra forte no campo, vai mover o búfalo? Não. Fica ali como se nada tivesse a acontecer. Por outro lado, a borboleta, ao contrário do búfalo, que anda pelo campo, calmamente, esmagando as flores.

Para a borboleta, as flores representam a vida inteira da borboleta. Representam o seu entorno, o seu ambiente, a sua casa. Quanto à pedrinha, que representam uma observação ou um comentário doloroso assim a uma pessoa, se você põe essa pedrinha na asa da borboleta, esta asa, que é muito delicada, vai alejar a borboleta. Ela vai cair ao chão e vai, mais provavelmente, de certeza, a matar.

Quando os ventos fortes sopram uma vida no campo, a borboleta perde todo o controle e é, muitas vezes, verrida pela tempestade.

Então, vamos chamar a isso, digamos assim, um drama na casa. Um desculpem, senhoras, que eu soubesse um grande drama na casa. Vamos analisar isto um pouco mais, por favor. O homem foi criado para ser um fornecedor forte e um protetor. Ele foi construído para ser assim, por dentro e por fora. Foi de maneira que o homem foi construído por Deus. O homem é forte e firme. Ele não parece ser perturbado pelas várias circunstâncias à volta dele. E ele nem sempre se apercebe quando às vezes ele pisa nas emoções da senhora. Ele parece forte, perante uma tempestade. Por outro lado, a mulher é suave, gentil, orientada pelos seus sentidos e emocional. Ela é construída dessa maneira, por dentro e por fora. Ela é a nutridora. As flores, que nem sequer são reparadas para o búfalo, definem exclusivamente a existência da burboleta. Se você mexe com o seu mundo, o mundo de sua esposa, ela fica chateada.

Uma observação sarcástica que é representada por esta pedrinha, por esta pedra pequenina, pode arruinar o dia inteiro da senhora. Por isso, tenha cuidado com o que você diz, pois pode facilmente ferir os sentimentos da sua esposa. Homens, parem de tentar fazer as mulheres como se fossem búfalos, porque não foram feitas dessa maneira. Você, homens, você és, apreciam as suaves emoções da sua esposa, quando essas beneficiem a você. Então também, as apreciam quando não seja um benefício.

Mulheres, por outro lado, parem de tentar fazer os homens burboletas. Eles não foram feitos dessa maneira. As atitudes austeras, sérias, aparentemente indiferentes do búfalo, serão muito apreciadas nos tempos difíceis. Aperciadas pelos senhores nos tempos difíceis, você, como a senhora, vai então apreciar aquela capacidade do seu esposo de ser inabalável. E, por vezes aparentemente um bocado frio, um bocado duro, isso vai apreciar quando vai trabalhar a seu favor. O que estamos a ver aqui, queridos irmãos, é que cada sexo, o macho e a fêmea, foram formados, foram ligados, foram... como se a canalização aqui dentro de nós, dentro da nossa cabeça, foram ligadas de forma diferente. E fomos, digamos assim, feitos por Deus, especificamente para assumirmos um papel específico na nossa vida. Os homens são construídos para serem fortes e inflexíveis, duros por fora, a fim de proteger e sustentar as suas famílias. As mulheres, por outro lado, são feitas para ser mais macias e mais emocionais, pois são os guardiões e os nutrizes da família.

Será que isso significa que as mulheres não são fornecedoras fortes para a família? Não. Será que isso significa que os homens não são capazes de serem emocionais? Não. Sem isso. Mas respeitem um ao outro. Respeite e aprecie o seu esposo ou sua esposa na sua vida. Entendendo como eles foram originalmente, formados, modelados, criados. Então, e somente então, você pode aceitar a austera e aparentemente atitudes diferentes, atitudes que aparentemente parecem indiferentes do púfalo, ou o ser suave e emocional de sua purboleta. Como dizemos, queridos irmãos, às vezes os homens tentam ou pensam que o mundo seria melhor, se todas as mulheres se regissem como eles.

A mesma coisa às mulheres também, sentem da mesma maneira, acerca dos homens. Mas lembrem-se que os atributos de Deus são distribuídos entre os homens e as mulheres. Ambos têm certos atributos de Deus. Comecemos, então, a ler, por favor, queridos irmãos, em Génacias 2, versículo 20 a 24. Génacias 2, versículo 20 a 24, diz assim, Deus nome o homem a todos os animais domésticos, às árvores dos céus e a todos os animais selváticos. Para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idónea. Então, o Senhor Deus fez cair pesado o sono sobre o homem, e esta dormeceu.

Tomou uma das suas costelas e fechou os lugares com carne. E a costela que o Senhor tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lhe trouxe, e disse ao homem, esta final é osso dos meus ossos e carne da minha carne, chamar-se a avaroa. Por quanto do varão foi tomada, por isso deixa o homem pai e mãe, e se une a sua mulher, tornando-se os dois, uma só carne.

Nenhum dos sexos está completo sem o outro. É como duas metades que formam um todo. E por quê? Porque Deus quer que nós aprendamos a cooperação, um com o outro. E esta cooperação necessita de regras, regras de governo, por isso torna-se uma organização física pequenina, a nossa família. Através da nossa família, Deus nos ensina princípios de governância, sim primeiro dentro da família. Mas esses são os mesmos princípios que aprendemos dentro de uma organização física maior, como, por exemplo, a Igreja. E esses, ao fim de contas, são os mesmos princípios de governância do corpo espiritual de Cristo, que é a Igreja de Deus.

Aprendemos e praticamos em casa, nesta organização física pequenina. Aprendemos e praticamos as mesmas coisas, nas congregações físicas da Igreja. Aprendemos e praticamos as mesmas coisas, os mesmos princípios, as mesmas regras, no organismo espiritual, que é a Igreja de Deus. E, por isso, aprendemos, com a operação, para sermos, trabalharmos um com o outro, para que venhamos a ser uma só carne. Venhamos a ser uma só unidade. Venhamos a ser um só corpo espiritual de Cristo, que é a Igreja de Deus. Todos nós somos membros de um só corpo. Por que? Porque devemos devido a ser um, como o Pai Jesus Cristo. São um. É o que nos une.

O que nos une, está claro, é o Espírito de Deus, que, ao fim de contas, é o amor, o amor de Deus, o poder de Deus. E a mente-sã, isto é, a mente de Deus, que é mudarada e temperada. Como lemos em segundo Timótio, capítulo 1, versículo 7. Então, como lemos aqui em Génesis, versículo 20, disse assim, Dê-o nome-o-ome a todos os animais domésticos, as aves dos céus e todos os animais selváticos para o homem.

Para o homem, ainda não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idónea. Na Bíblia da Linguagem 2, diz assim, Ele pôs nomes nas aves e em todos os animais domésticos e selvagens, mas para o homem não se achava uma ajudadora que fosse como a sua outra metade. Deus quer que venhamos a ser um, uma carne. O homem e mulheres juntos para serem uma carne. Continuando a ler, então, no versículo 20 e 21, então, o Senhor fez cair pesado só no sobre o homem, e este drumoceu, tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne.

E a costela que o Senhor tomara ao homem, transformou-a numa mulher e a trouxe, transformou-a, formou-a desse. A palavra raiz e braca aí, quer dizer, fez como uma casa, uma palavra que vem semelhante a fazer uma casa, a fazer uma família. Assim, Deus, lembrem-se que podia ter criado a Eva como criou o Adão. Como é que Deus criou o Adão? Criou o Adão do pó da terra. Mas não criou a Eva do pó da terra.

Por que que Deus teve esse trabalho de pôr um pesado sono sobre o homem? Isso é um povo completamente de dormir, como se fosse fazer uma operação, completamente de dormir como fosse, e adormeceu. E tomou uma das costelas, abriu a carne, tirou uma das costelas do Adão, não é de mim, não é de você, foi do Adão. Tomou uma das costelas dele, e dele formou dessa costela e dessa carne formou a Eva. Por que que ele teve esse trabalho todo de tirar de uma costela de fazer uma operação? Por que que não criou a Eva do pó da terra? O que Deus fez, Cris irmãos, foi um tipo do que o casamento, do que o matrimónio deve ser. É importante realçar que vieram de uma carne. Como diz assim, por isso deixou o homem, o pai, e mãe, e se une, a sua mulher, tornando-os dois, uma só carne. Vieram de uma carne para serem uma carne. Dois seres para serem uma carne. A mulher veio do homem, saiu do homem, e o homem e a mulher devem se tornar uma só carne. Vejam também aqui, que diz assim, deixa o homem, o pai e o mãe. Esta palavra, deixar, quer dizer, afastar-se, deixar para trás, deixar só, deixar livre, separar. Até, em certos casos, pode ser usada para abandonar, quer dizer, afastar-se do pai e da mãe. E se une a sua mulher, esta palavra de unir, tem o significado a pegar, agarrar, colar, ficar perto, manter perto, acompanhar de perto. É como uma supercola, uma superbónder, é colar, colar, para virem a ser uma carne. Deus quer que venhamos a ser uma carne. Por que? Porque isso tem a ver com o plano de salvação, com o nosso destino. Leiam, por exemplo, a última oração de Jesus Cristo à frente dos discípulos, que Ele deu e que foi gravar aqui a oração sacerdotal de Jesus, em João capítulo 17, versículos 20 a 23 diz assim, não rogo somente por estes, mas também por aqueles que verem a crerem em mim, por intermedias da pessoa palavra, a fim de que todos sejam um, Jesus Cristo a orar por nós, a pedir para que nós sejam uns, para que nós semos um, como és tu, o Pai em mim e eu em ti. Também sejam eles um, como dizem em certas tradições, que eles sejam um, em nós, para que o mundo creia que tu enviaste. Vê-se aqui, para sermos um, como o Pai e o Filho são um. Somos muitos membros, somos mais que uma pessoa, mas por devemos vir a ser um.

Eu estou transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos. Sim, são dois pessoas diferentes, são dois seres diferentes, mas são um. Deus é um, e o Supremo é o Pai. Ele é o Altíssimo, é mais alto que o Outro, por isso é que ele é o Altíssimo.

Para que sejam um, como nós o somos, nós também devemos ser um. Somos seres diferentes, pessoas, um eu sou mais, digamos assim, mais altas que outros, em posição, em capacidade, seja que for, mas devemos ser um.

Mas na união matrimonial, também devemos ser um. O homem e a mulher são um, mas um é acima do outro. Um é cabeça e o outro não é. Versículo 23. Eu, Neles e tu, em mim, aminda que sejam aperfeiçoados na unidade.

Este é o golo do matrimônio, para sermos aperfeiçoados na unidade. Que esta aprendizagem vai para a igreja, vai para nós entendermos o plano de salvação, o nosso destino para sermos um.

Para que eles sejam um em nós, foi Jesus Cristo, para que nós venhamos a ser um no Pai e no Filho e para sermos dessa parte, dessa mesma unidade, da divindade, da família de Deus.

É um significado muito importante. Por isso, é que o adultério é um bocado tão grande. Vejam em 1 Coríntios capítulo 6. 1 Coríntios capítulo 6, versículo 13 a 17. Os alimentos são para o estômago e os alimentos, mas Deus destruirá tanto estes como aqueles. Também o corpo não é para a impureza, mas para o Senhor e o Senhor para o corpo.

Deus recitou o Senhor e também nos recitará a nós pelo Senhor, para poder de Espírito Santo. Não sabéis que os vossos corpos são membros de Cristo?

Os nossos corpos físicos são parte dos membros do corpo de Cristo.

Os nossos corpos físicos são parte dos membros do corpo de Cristo. Os nossos corpos físicos são parte dos membros do corpo de Cristo.

Somos membros, somos... Digamos assim, por exemplo, o nosso corpo tem vários órgãos, vários membros, temos o fígado, temos rins, temos as mãos, temos os dedos, temos os pés, temos os olhos, temos a língua. São todos membros, são todos órgãos, são todos, digamos assim, corpos que fazem parte do corpo total que é o corpo humano. E, digamos assim, vos sabéis que os vossos corpos são membros de Cristo. E eu, porventura, tomaria os membros de Cristo e os faria membros de meretriz, de uma prostituta? Absolutamente não!

Ou não sabéis que o homem, que se une à prostituta, forma um só corpo com ela? Porque, como se diz, serão os dois, uma são só carne, se tornam uma só carne através do ato do sexo.

Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com Ele, é um corpo espiritual, em igreja de Deus. Por isso, não precisamos ter muito cuidado, como nos conduzimos, porque o adultério, como se vê, como fala aqui, é um grande pecado de impureza.

Veja que estamos aqui em 1 Corintus. Vejam em 1 Corintus capítulo 11, umas páginas adiante, 1 Corintus capítulo 11, versículo 3, e diz assim, quer o entretanto que saibais, ser Cristo a cabeça de todo o homem. E o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o Pai, o cabeça de Cristo. Vemos esta união de um, em que Deus o Pai, Deus Cristo está debaixo de Ele, o Senhor, e debaixo de Ele estamos nós, como os homens e as nossas esposas, depois, debaixo de nós. Nesse ensino que nos dá, que aprendemos através da união do matrimónio, que somos um, o homem é mulher. Somos um, somos iguais, não é que um seja melhor que outro, somos iguais, mas é uma questão de governância na família, em que o homem é cabeça. Deus fez o homem para ser a cabeça, e por isso Deus deu certas qualidades ao homem para cumprir essa função. E, por outro lado, Deus deu à mulher certas capacidades para ajudar o homem a cumprir essa função. Ou, em outras palavras, Deus criou o homem incompleto, com certas necessidades. Essas necessidades são preenchidas pela mulher, para ele poder cumprir a sua função. Então, vejemos hoje, queridos irmãos, cinco necessidades básicas dos homens, necessidades internas que os homens têm. A primeira é que o homem precisa do apoio da mulher. A cabeça precisa do apoio do resto do corpo. Vejam aqui também, Efésios capítulo 5, Efésios capítulo 5, versículo 22 a 23. Diz assim, as mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor. Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo este mesmo o Salvador do corpo. Quando uma mulher se casa, ela se coloca sob a autoridade de seu marido. Mas ela é uma pessoa intelectualmente tão capaz como você. E por isso podem entender que isso é um grande, digamos assim, um grande salto, um grande passo de fé e de esperança da parte da mulher. Entenda isso? É um grande salto de fé e esperança da parte da mulher. Ela pergunta a si mesmo se o marido vai ser amoroso, vai ser gentil, vai ser amável, porque ela se submeta a ele. Porque ela é tão inteligente e tão capaz como ele, mentalmente e talvez não fisicamente, digamos assim, mas... porque vimos que há estas diferenças físicas, mas mentalmente tem certas capacidades de fazer e pensar com boas ideias. E por isso ela tem esta fé, esta esperança que você ou marido vai ser amoroso para com ela, porque ela se faz submeter a si. É a promessa que fez, numa trimónia. Por isso tem esta esperança que você vai ser gentil a ela, que você vai ser amável a ela. E que tristeza é se você se torna duro e exigente. Sim, como lembramos aqui, porque o marido versículo 23 é a cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja sendo este mesmo o Salvador do corpo. Cristo é o Salvador do corpo, que é da igreja de Deus. E o homem deve ser, representar o mesmo exemplo, ser, digamos assim, um Salvador desta uma só carne, desta união entre o marido e a mulher. Deve ser esta pessoa que representa Cristo, perante a mulher, uma grande responsabilidade.

A cabeça, metafóricamente, quer dizer que é algo supremo, que é chefe, que é de destaque. No caso de pessoas, ou digamos assim, no caso do marido em relação à esposa, quer dizer que o cabeça significa que ele é o mestre, é o Senhor da esposa.

Quando falamos acerca de cabeça, e estamos a falar não de pessoas, mas estamos a falar de Cristo, ele é então o Senhor da esposa. Isto é da igreja. Quando nós nos baptizamos, estamos na igreja, submetê-nos à autoridade Jesus Cristo.

Jesus Cristo é a cabeça da igreja, e por isso, apoiamos a igreja que é o corpo de Cristo. Sim, devemos apoiar a igreja que é o corpo de Cristo. Todos os membros trabalham para a saúde do corpo. Todos os membros trabalham para a saúde do corpo. Por exemplo, o fígado trabalha para a saúde do corpo. Se o fígado não tiver a trabalhar, o corpo vai ficar doente. Se o estômago não funciona bem, o corpo vai ficar doente. Se os brinhos não fazem-se uma função corretamente, o corpo vai ficar doente. Se os dentes não mastigam a comida bem, vai ter problemas novos partes do corpo. Todos cooperam com a sua responsabilidade. Todos se submetem à cabeça e apõem a cabeça. A cabeça pensa, olha, eu quero comer isto, quero fazer isto, e então apõem a cabeça. Apoio, apoiar, significa que a mulher está do seu lado, submetendo-se assim e apoiando-o. Por isso, as mulheres precisam de apoiar o milido, o que está claro é uma lição para a igreja. Mas isso representa o ato de submissão. Como lemos há pouco em Génerses capítulo 2, versículo 20, disse para o homem não se achava uma ajudadora que fosse como a sua outra metade. Lembrem-se, na Bíblia, na linguagem 2. Cresse irmãos, o homem não tinha uma ajudadora até quando Deus criou a Eva. Mas, uma vez que criou a Eva, o Adão tinha uma ajudadora, uma pessoa para o apoiar. O Adão estava sozinho, e isso não era bom? Sim, porque lembrem-se, tudo era bom durante a criação. Por exemplo, no Génerses capítulo 1, versículo 4, diz a luz, era boa. No versículo 10, disse a terra e os maras, tudo isso era bom. No versículo 12, do capítulo 1 de Génerses, disse que as hervas com os sucementes, segundo o subspecie, era bom. Depois, falou acerca do sol e da lua, da lua e da terra, que era bom. Depois, falou acerca dos animais marinhos e das aves para o criar, segundo o subspecie. E disse que isso era bom. E depois, também falou, no versículo 25, que os animais terrestres, a procriarem, segundo o subspecie, também era bom. Mas disse, depois disse, disse no versículo 20, de Génerses capítulo 2, para o homem não se achava uma ajudadora, que fosse como a sua outra metade. Os animais tinham ajudadores. As plantas tinham. O sol e a lua tinham. O sol tinha uma ajudadora. A terra e os mares.

Mas vês aqui que o homem estava sozinho. E por isso, quando o homem começou a funcionar como um representante de Deus, isto é, começou a dar nomes aos animais, como vêm Génerses capítulo 2, 19 e 20, começou assim a representar o seu domínio pelos animais, como foi dado a ele, domínio sobre os animais, por isso deu nomes aos animais. Então, o homem tornou-se consciente da sua solidão. E Deus, portanto, o pôs a dormir, como lemos em Génerses capítulo 2, versículo 21, e criou a Eva a partir da sua carne e do seu osso, da sua costela. E assim Deus decidiu fazer uma auxiliadora idónea.

Literalmente, um auxiliar que lhe corresponde a isso.

Ou um ajudante correspondente. E ser um auxiliar ou ser um ajudante não é um termo degradante, pois é muitas vezes usado nas escrituras para descrever o Deus Todo-Poderoso. Por exemplo, em Salmos 33-20 diz, A nossa alma espera no Senhor, Ele é o nosso auxílio e o nosso escudo. No Salmo 70, versículo 5, Eu sou pobre incitado, O Deus apressa-te a envelerme, Pois tu és o meu amparo, O meu auxílio, como dizem certas tradições. No Salmo 115, versículo 9, Diz, Os relítas confiem no Deus interno. Ele é a ajuda e o escudo de vocês, Como diz na Bíblia da Linguagem 2. Por isso Deus é a nossa ajuda, É o nosso amparo, É o nosso auxílio, É o nosso ajudante. Por isso termo de ser ajudante, A mulher ser a nossa ajudante, Ou auxiliar que nos corresponde, Ou a nossa auxiliadora idónea, Não é um termo, digamos assim, degradante.

Nós, os homens, precisamos da ajuda.

As mulheres, São a nossa ajuda. O nosso auxílio, O nosso apoio, E por isso mulheres, Precisam de apoiar o vosso marido, O vosso esposo. Nós, como homens, É como se tivéssemos a dizer, Mulheres, senhoras, Minha esposa, por gentileza, Por favor, ajude-me.

Os membros da igreja, A igreja que é representado, Na bíblia como uma mulher, Apoiam, apoiam, Dão auxílio ao corpo da Cristo. Jesus Cristo, como a cabeça, Guia a igreja. E, enquanto apoiamos a igreja, E quando apoiamos a igreja, Estamos a nos submeter a Cristo. Jesus Cristo nos guia, E nós o apoiamos. Nós o ajudamos.

Só há uma ocasião, Uma ocasião, Em que a mulher não deve apoiar o marido.

Em Ato 5, versículo 29.

Então, peros e demais aportos afrimaram antes, E importa obedecer a Deus, Do que aos homens.

Quando o marido diz a você, Para desobedecer a Deus, Então você não pode apoiar o marido nisso.

Mas, como esposa, Você apoia o seu marido, Você apoia o seu marido a treinar os filhos, Você apoia o seu marido a manter as finanças direitinhas, Para não usar dinheiro demais, Quando ele pede para não usar. Você apoia o seu marido no emprego dele, O encoraja com isso, Apoia ele.

Homens, por outro lado, Isso significa, Que você deve estar guiando as esposas, Liderando. Se você quer que ela apoia, Você tem que dar uma direção, uma liderança. Você deve estar a fornecer Esta orientação e direção para a família. Você tem que fazer isso. E a mulher, então, o apoia.

Você compartilha com o sonho De vida do marido. Você apoia, como mulher, Apoia as decisões do seu marido, Ajudam para que as decisões dêem certo, Por exemplo, querem comprar um carro, Ou querem comprar uma mota, Ou querem comprar uma casa, Ou mudar de casa, Ou mudar de emprego. Homens, É preciso falar com as esposas, Discutir estes assuntos, Estes decisões com as esposas. É pressão de decisões para impor a vida, Essas são decisões importantes, Precisam de discutir isso com as esposas.

Não façam isso, professãozinho, sem discutir com as esposas? E devem de chegar a uma conclusão de acordo mutuo. Sim, há ocasiões em que o marido precisa de fazer O que ele acha que é o melhor para a família. Mas tenha cuidado e certifique-se, De que o faz por amor a sua família, E após de vida, consideração das necessidades de sua esposa. Certifique-se de que está a fazer por amor pela sua família, Se você está a fazer uma decisão unilateral, digamos assim, E que seja após de vida, consideração das necessidades da sua esposa.

Noutras palavras, não tome decisões só porque você tem autoridade. Não tome decisões só porque você tem autoridade. Falo com as suas esposas. Oi, sua opinião nas suas esposas. Às vezes a opinião dela dá umas alterações à decisão, Que sejam muito valiosas para o bem da família. Senhoras, depois de terem feito essa decisão de acordo mutuo, Apõem o seu marido à frente dos filhos. Assim, os filhos aprendem este princípio de governo e respeito. De quem é a cabeça e quem está a se meter, porque os estão a se meter tão a apoiar. Se não, se você não fizer isso, isso vai ser como um boomerang contra você. Vai, tira e depois volta e bate-lhe de volta.

Por isso, é importante apoiar o seu marido à frente dos filhos. Apoie o seu marido à frente dos sóguros e à frente dos amigos. Lembrem-se que um homem sente o apoio de sua esposa. Em Proverbios 31, versículo 11 a 12. 31, versículo 11 a 12. E o coração do seu marido confia nela. Se o coração de seu esposo confia em você.

E não haverá falta de engano. Sim, é uma mulher virtuosa. Mas, por outro lado, ela lhe faz bem e não mal. Ela, por outro lado, confia, não lhe faz mal. Por que? Porque está a apoiar o marido. Vê-se esta cooperação. Vejam também em Primeiro Pedro.

Primeiro Pedro, capítulo 2. Primeiro Pedro, capítulo 2, versículo 13 a 15. Sujeitá-vos a toda a instituição humana por causa do Senhor. Quer seja ao rei, como se o burano, quer às autoridades, como enviadas por ele, tanto para castigo dos malfeitores, como para a louvor dos que praticam o bem. Suportar as autoridades. Porque assim é a vontade de Deus, que pela prática do bem faceis e mudeceis. Queridos irmãos, todos nós devemos ser submissos às autoridades. E aprendemos isto na família, mas temos que praticar isto fora da família.

Versículo 18. Serve-os ser de submissos com todo o tamor ao vosso Senhor, ao vosso patrão. Não somente se for bom e cordado, mas também ao perverso. Devemos ser submissos às várias autoridades. Vejam então, no capítulo 3, versículo 1 a 5. Mulheres, ser depois igualmente, igualmente. Da mesma maneira, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento da sua esposa. Ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor, não seja o adorno da esposa, o que é exterior, como o frisado de cabelos, adereços de ouro, a trato de festeioário.

Não está azer que as senhores agora devem-se de vestir mal, mas o adorno importante, principal, a prioridade do adorno, tem que ser interno. Se a senhora não se descer, não se descer. Mas que está a falar que o adorno importante, principal, a prioridade do adorno, tem que ser interno. Sim, se estamos bem vestidas internamente, isso vai refletir por fora. Mas o importante é o interior. Versílio 4, seja porém, o homem interior, isto é a pessoa interna, esta senhora aqui por dentro de nós, dessa senhora, do coração, unido à incorruptível traje de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus, este apoio como a mansidão e uma tranquilidade apoiar o marido.

Que isso é de grande valor diante de Deus. Pois foi assim também que, assim mesmo, se aviaram, outra a santa-as-mulheres que esperavam em Deus, estando-se-me-issas a seu próprio marido. Os homens têm a responsabilidade de ser uma cabeça, uma boa cabeça, para a mulher e para a família.

Mas não devemos abusar ou desrespeitar os outros membros do corpo. Como cabeça, precisamos de usar todo o respeito. E por isso, é importante, digamos, então, ao segundo ponto, que é o homem, a segunda necessidade do homem, é de ser admirado e respeitado. Será que uma mulher, de facto, tem que respeitar o marido? Vejam continuando, então, no versículo 6, de onde, desta secção que estamos a ler, primeiro Pedro capítulo 3, como fazia Sarah, copo de seu abrão, chamando-lhe Senhor, da qual vos vos tronaste as filhas, praticando-o bem e não temendo perturbação alguma.

A atitude Sarah respeitou a abrão. A igreja respeita a Jesus Cristo. Sim, ele é perfeito. Ele é perfeito. Mas se o seu marido não é perfeito, isso é bem possível que não seja, porque nenhum de nós somos.

E por isso, não isso não é uma desculpa para não ser respeitado. Mas quando você respeita e admira o seu marido, e significa que você está interessada nele, esse respeito significa que você tem um sentimento de grande respeito, honra e estima, e você precisa manter esse respeito, mesmo quando ele está desencurejado, quando ele está abaixo. Vejam também em Efezius capítulo 5, versículo 33. Efezius 5, versículo 33 diz assim, não obstante vós, cada um de perci, também ame a sua própria esposa como assim mesmo.

E a esposa respeite ao marido. A esposa respeite ao marido. A esposa, como diz em certas versões bíblicas, diz a mulher reverenciar o marido, reverenciar, quer dizer, venerar, tratar com deferência, ou uma obdiência reverencial. Então você diz ao seu marido, eu admiro você, você é importante para mim, eu preciso de você, como é que eu posso ajudar? Isto é parte deste admiração e respeito pelo marido, que assim está ligado ao apoio.

Queridos irmãos, há sempre áreas do homem que você pode admirar, apreciar. Algumas vezes você pode dizer que seria mais fácil admirar se eu morasse ou vivesse com este homem ou com aquele outro homem. Não é verdade, porque você não conhece essa pessoa, você não está realmente vivendo com essa pessoa. Deus quer que nós aprendamos dentro da situação em que nós nos encontramos. Mas há uma palavra de calção. Lembrem-se que eu disse, Deus quer que nós aprendamos dentro da situação em que nós estamos.

Mas há uma palavra de calção aqui. Deixe-me dizer que Deus não espera que uma mulher se mantenha numa situação abusiva, porque isso não é do Senhor. E por isso, é cheque no caso acima, no caso de abusos. Deus quer que nós aprendamos dentro da situação em que nós estamos. Um homem precisa de um herói. Precisa ser herói de alguém. O homem, uma vida, ser o herói da sua esposa. Você, como esposa, precisa demonstrar respeito, apoiar as suas decisões, respeitar o seu esposo como líder e o cabeça da família.

O seu tom de voz demonstra esse respeito. E também, é importante, haver perdão. Perdão é importante quando ele comete erros. Discuta quando haja divergências. Discuta, falo com ele. Faça uma discussão dessas, das divergências. Mas faça isso em privativo, isto é em particular. Não é à frente de outras pessoas. A terceira característica que tenho aqui, quero falar, de necessidade, que o homem precisa é a feção. O homem precisa da feção, de amor e carinho. Vejam como se faz favor em Tito.

Tito. Capítulo 2. Tito de Capítulo 2. Versículo 3 a 5. Quanto às mulheres idosas, semelhantemente que sejam sérias em seu proceder não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho, sejam mestres do bem. A fim de instruírem as jovens versém casadas a amar em ao marido e aos seus filhos. Precisam de amar, aprender a amar o marido. A serem sensáticos, honestos, boas-dornos de casas, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada.

Precisamos de ensinar as mulheres mais idosas, ensinar as mais jovens, as mulheres precisam de amar o marido. Sim, aqui há uma instrução, mulheres amem o marido. Precisamos aprender lições da igreja. Sim, porque estas lições que estamos a aprender são lições que vão para a igreja também. Quando amamos o marido aprendemos a amar melhor a Jesus Cristo, a cabeça da igreja. E não devemos amar Jesus Cristo? Está claro que sim.

E aprendemos esse amor quando amamos os nossos maridos. Aprendemos isto em casa. Várias especialistas dizem que a sede das emoções no cérebro do homem estão ligadas de uma maneira diferente no cérebro deles, do homem, do que no cérebro da mulher. Por isso a mulher tende a ser um pouco mais sensível e com mais sentimentos, para maneira que foram criadas por Deus. O homem, geralmente, não é tão sensível como a mulher. Mas isso não quer dizer que ela é uma besta, porque ele também tem sentimentos, também é sensível.

O homem, por isso, precisa sentir que é especial para a sua esposa, precisa sentir essa afeção. O homem gosta que a esposa seja carinhosa. Deus fez o homem como um agressor, digamos assim, mais agressivo. Mas, por outro lado, ele não quer que a sua esposa esteja sempre a tomar iniciativa no seu relacionamento, porque ele é que é o agressivo. Mas, por outro lado, aprecia que, ocasionalmente, a esposa toma uma certa iniciativa no romance. Isso mostra ao esposo que você tem interesse no seu marido.

Isso também mostra ao seu marido que você deseja o seu marido. Vejam, então, em 1 Coríntios capítulo 7. O marido conceda à esposa o que lhe é devido e, também, similhante à esposa, ao seu marido. Está a falar aqui do ato sexual. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido. E, também, similhante a mento, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher.

Não vos privéis um ao outro. Salvo, talvez, por muito consentimento. Por algum tempo, para vos dedicar à oração e, novamente, vos ajuntares. Com um marido e mulher, sendo um corpo, no ato sexual, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência. Há muitas tentações no mundo hoje, queridos irmãos e mulheres, esposas. Entendem que os homens, normalmente, têm exeges mais fortes neste sentido que as mulheres.

E, por isso, como uma esposa, seja sábia e entenda isso. Porque os homens querem e precisam do romance da esposa. Por isso, seja uma boa companheira dele. Tenha interesse, também, no que ele faz. Tenham interesse comum. Outro necessidade do homem, é que os homens têm uma necessidade de ser reconhecidos por seus feitos e por seus sucessos. O mundo do homem gira, em grande medida, à volta do seu emprego, do seu trabalho. Por isso, demonstre a apreciação pelo trabalho que o seu esposo faz. Ele luta contra o mundo, contra várias atitudes no mundo, contra vários mal-dizeros e contra várias influências sexuais no mundo. Ele trabalha para sustentar a família sua e a esposa.

Sim, ele não sempre terá o melhor emprego, mas, ao menos, está a trabalhar. Por isso, então, você está a ajudá-lo, está a ajudar a adicionar à estatura do seu marido? Veja, por exemplo, em Proverbo, capítulo 12. Proverbo, capítulo 12, versículo 4.

As mulheres precisam-se aprender por causa disso, que precisam dar o reconhecimento aos feitos e sucessos do marido. E também precisam aprender quando é a melhor altura para se aproximar do seu marido com os seus problemas. Pode haver uma boa altura, pode haver uma má altura. É uma boa altura, imediatamente, após o emprego, quando ele chegar à casa.

É, talvez, uma melhor altura, muito tarde, muito à noite, muito à noite. Ou, de facto, a melhor altura, no meio de um excitante jogo de futebol. As mulheres precisam de ser sensíveis. Precisam de aprender quando é a melhor altura de aproximar os homens com o problema que tenham. Por outro lado, os homens estão prontos a ouvir, a perguntar às mulheres, não tem o que se passa, alguma coisa que preocupa. O homem quer um feedback honesto.

Isto é, um homem quer uma opinião sincera. A sério de como ele está a fazer. Ele precisa desta opinião sincera, deste feedback honesto da esposa. Como um homem se sente, é muito afetado como as coisas vão no trabalho, no emprego dele. Se as coisas não andam bem no trabalho e você não mostrar apreciação e encorujamento ao homem, ele então vai sentir um fracasse. Ou ele vai dizer, não vale a pena.

E então vai sentir vontade de se sentir. Por isso, ele precisa do seu aprecimento, do seu reconhecimento pelos seus feitos e sucesso. Precisa da sua apreciação, do seu agradecimento pelo apoio financeiro dele. Pelos trabalhos que ele faz à volta da casa, quando ele ajuda a você na cozinha, quando ele ajuda a limpar os pratos, seja que for que ele esteja a ajudar na casa, ou reparar certas coisas, ou se ele está a dar um salto, ou se ele está a dar um salto, ou se ele está a limpar os pratos, ou seja que for que ele esteja a ajudar na casa, ou reparar certas coisas que estão a variadas.

Você aprecia e dê as graças dele o agradecimento, para o encorajar também. Não esteja constantemente a derrubar o marido em contendas e brigas e guerrinhas, por exemplo, por verbos 17, 1. Dizem-se, melhor é um bocado seco e tranquilidade, do que a casa fata de carne, se esteja cheio de comida, de luzes luxuosas e luxos etc. e contendas. Vá mais ter pouco e tranquilidade do que ter muito e contendas e brigas.

Por isso, não esteja constantemente em brigas com ele, em contendas. Vejam também, no proverbos 19, por ciclo 13. Diz assim, o filho insensato é desgraça do pai. E um gotejar contínuo as contenções da esposa. Você como a esposa, você está continuamente a resmungar, a dar contenções com o marido, como se fosse um gotejar contínuo. Bem, bem, bem! Um gotejar umas gotas a cair no teto continuamente. Um gotejar contínuo. As contenções da esposa. Você precisa ter cuidado, que não esteja constantemente a derrubar o marido, em contendas e em brigas. As mulheres precisam, por outro lado, em vez disso, de reconecer os seus feitos e sucessos dos maridos.

É muito fácil, às mulheres, às vezes, estar então envolvidas com a família, com várias coisas, e que se cresce, esquecem de mostrar apresso aos maridos. Quando você faz isso, você é capaz de colocar os seus filhos antes do seu marido. E o seu marido deve ser antes dos filhos. Todos nós precisamos a apresciação e louvor, e o seu esposo precisa também.

E, finalmente, a quinta necessidade que eu quero mencionar hoje é que o seu marido precisa de ser entendido. Veja o que o Mico se faz favor em 1 Pedro 3, 1 Pedro 3, versículo 7. Maridos, vós, igualmente vivei a vida como um do lar com discernimento. Os maridos precisam ter discernimento das mulheres, tendo consideração, como mencinei no sermão prévio acerca das necessidades das mulheres. Mas dizem que, e maridos, igualmente, vivem com discernimento. É, os mulheres também precisam de discernimento. Se lerem esta secção um bocadinho antes, como acabamos de ler, há pouco, a seca de serem submissas e do respeito, como do exemplo da Sara, que deu a Abraão e isso tudo, evatá-se a ir aos maridos, igualmente, tenham este discernimento.

Quer dizer que as mulheres também precisam ter discernimento. As mulheres precisam de ter um entendimento do que os maridos precisam.

Os casais podem viver juntos, por muitos anos, e não se entendem. Já viram tantas pessoas que vivem e não se entendem. Vão às lojas, ao mercado, o marido e a mulher, assim, mais idosos, não se entendem, estão às almas, ainda, um com o outro. São palavras sem crença mesmo, muitos encurridores.

Quer dizer que nós precisamos de entender uns aos outros, encurrige-nos aos outros, apoiar e a mulher precisa apoiar o marido. E por isso a mulher precisa de entender os interesses do seu marido, precisa de entender as ambições do seu marido, a mulher precisa de entender o que é que motiva o seu marido. Se os homens precisam de certos desafios, os homens estão interessados em certas coisas, com desafios, como uma certa challenge, digamos assim, uma certa concorrência, uma certa coisa para vencer.

Às vezes, mulheres perguntam por que os homens estão interessados no esporte. Às vezes, mulheres pensam que o marido não cresceu, porque ele quer jogar futebol, básquete. Está claro, deve haver um certo equilíbrio. Mas você tem interesse no que ele gosta, no que ele faz. Se ele gosta, por exemplo, da campar, você demonstra interesse nisso. Se ele seja o que for, se ele tenha um hobby, tenha um certo interesse dele, você está interessado no hobby dele, você conversa com ele acerca do seu emprego, do que ele faz. O homem normalmente é mais agressivo, é mais alusado, mais aventureiro. Ele está pronto para entrar em situações que sejam assim um bocado desconhecidas, digamos assim, e está assim mais, tem mais coragem de experimentar com coisas novas. O homem está interessado na sua carreira, no seu emprego, no seu trabalho. Está interessado em fornecer as necessidades para a família.

Você precisa estar interessado. Você, como esposa, precisa estar interessado. No que o marido está interessado.

Espera a Deus que você esteja interessado, no que Deus está interessado. O que é que Deus está interessado? Deus está interessado no plano de Ele. Eu estou interessado na Igreja de Ele. Deus está interessado nas atividades que Ele tem planeadas para o futuro. E você está interessado nisso também? Está interessado no plano de Deus? Você está interessado na Igreja de Deus, nas atividades de Deus, no trabalho, na obra de Deus?

Sim, devemos estar envolvidos na obra de Deus. Isso demonstra um certo interesse. Demonstra, digamos assim, um entendimento, porque estamos interessados no que Ele está interessado. Devemos ter uma coisa para com os nossos maridos, esposas. Querias irmãos, lembrem-se. Lembrem-se que os homens e as mulheres são diferentes. Todos nós temos necessidades básicas. Muitas vezes, essas necessidades básicas se sobrepõem uma como outra, que isto é, estão ligadas uma, dá automaticamente a ligada a outra.

Nós dois, o homem e a mulher, temos necessidades físicas, temos necessidades psicológicas, temos necessidades emocionais, temos necessidades espirituais.

O homem precisa da sua esposa, precisa que ela o apoia, o apoia, precisa da admiração e respeito da esposa, precisa da afeção da esposa, precisa do corredicimento da esposa de seus feitos e sucessos e precisa de entendimento da sua esposa.

Querias irmãos, sim precisamos entender um ao outro.

Lembre-se que, para chegar ao coração da borboleta, você começa com flores na parte da manhã, ou digamos, talvez simplesmente um telefonema. Mas para chegar ao coração de um búfalo, preciso lidar com a liderança, o apoio e o reconhecimento, o entendimento e a feção. Deus deu-nos os nossos casamentos, os nossos matrimónios como um grande campo de aprendizagem para nós. Se os dois, se o homem e a mulher, tentam agradar um ao outro, se os tentam entender e satisfazer as necessidades do outro, e tratam o matrimónio como Cristo trata a igreja, então o nosso matrimónio vai continuar a florocer e a crescer.

Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).