Um Sumo-sacerdote Interessado em nos Ajudar
Ele é o nosso misericordioso Sumo-sacerdote que está no céu (Hebreus 2:17-18; 8:1-2; 9:11-14; 10:19-23), intercedendo por nós perante o Pai (Romanos 8:34).
Como João explicou: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” (1 João 1:9).
Jesus está sempre pronto para nos ajudar a alcançar a vitória sobre o pecado: “E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?” (1 João 5:4-5).
O apóstolo João, enquanto reconhece nossas fraquezas humanas, nos encoraja a não ceder diante do pecado: “Estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo” (1 João 2:1-2).
Isso nos dá todos os motivos para criar coragem na nossa luta diária contra o pecado. Afinal, Cristo sofreu as mesmas tentações e compreende a nossa situação. “Porque não temos um sumo-sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno” (Hebreus 4:15-16).
Como recebemos essa ajuda? Jesus responde: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, se abre” (Mateus 7:7-8).