This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.
Goaço Bom dia e bota, springs... A morte não faz discriminação. Todos morrem. Todos morrem. Santos e pecadores. Todas as pessoas morrem. E a Bíblia é muito clara acerca disso. Todos morrem. Mas vejam aqui o que Pedro disse pouco depois de Cristo morrer e ressuscitar, pouco depois do dia de Pentecostes. Vejam aqui o que Pedro disse ao Sinédrio, em Atos 4, versículo 12. Atos 4, versículo 12. Pedro disse assim, e não há salvação em nenhum outro, porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome dado entre os homens pelo qual importa que sejam os salvos. Cris Irmãos, não há nenhum outro nome que possa-me ser salvos, mas pelo nome de Jesus Cristo. Ora, se Deus está tentando salvar o mundo todo hoje em dia, por que que há tantas pessoas que não acreditam e não vivem numa maneira que seja de facto? Limpa uma maneira que seja de facto como um cristão deveria de viver. E, por isso, se Deus de facto está a tentar salvar o mundo todo, então parece que não está a ter muito sucesso.
E, se esta é a única ocasião de salvação, temos que concluir que a missão de Jesus Cristo de salvar o mundo todo, parece que está a ser. Para falhar largamente.
Muitas pessoas têm vivido e têm amarrido. Milhões e milhões e milhões de pessoas têm vivido e têm amarrido, sem ouvirem o nome Jesus Cristo. Sim, mesmo hoje, morrem muitas pessoas à volta do mundo que nunca ouviram o nome Jesus Cristo. Nunca, nunca tiveram a chance, a oportunidade de ouvir o nome Jesus Cristo. Muito menos ouvirem os ensinamentos e entenderem o que precisavam de fazer. Nunca tiveram a chance. Mesmo com o zelo missionário à volta do mundo, muitas pessoas têm perdido. Pessoas que não estão salvas. Está Deus numa batalha com Satanás neste assunto? E se Ele está, se existe esta guerra de salvar ou levar as pessoas à perdição, se existe esta guerra entre Deus e Satanás, quem está a ganhar? São estas pessoas todas perdidas? E, querisso irmãos, no dia a tantas injustiças, pessoas que morreram sem terem tido qualquer chance, sem terem tido uma única oportunidade para a salvação. Então isso é justo? Qual é a sorte dessas pessoas? Vemos tantas crianças que morreram e nunca souberam a verdade. Morreram por doenças, por acidentes, por querimos, criancinhas. Como estamos perturbados por estas crianças que não tiveram uma chance de conhecer o nome de Jesus Cristo? Oh, o que as pessoas dizem, ah não, isso é uma condição especial e, por isso, talvez seja assim acessado. Crescindos, pensem, vocês veem nas notícias aviões que caem e pessoas morrem. Vocês veem nas notícias fogos e incêndios em salas, por exemplo, numa sala de dança no Rio Grande do Sul e muitos morrem. Você vê uma boa bomba nas notícias, uma bomba que estilhaça, por exemplo, um centro comercial e pessoas morrem. Depois veem nas notícias, na televisão, um homem fora da sua mente que não pensa correto. Vai como um traiador ou com uma pistola ou uma pistolas para uma escala e mata indiscriminadamente crianças.
Por quê? Por quê?
Há alguma esperança? Queres irmãos? Este sermão é para vos dar uma esperança. Porque há uma esperança? O plano de salvação de Deus que é descrito pelos dias santos dele. Os dias santos que podem estudar, dar-nos e descreve o plano de salvação de Deus. E há uma grande esperança para todos nós.
Vejam que o Mico se faz favor em Ecclesiastes 9, versículos 11 e 12. Ecclesiastes 9, versículos 11 e 12.
Diz assim, vi ainda debaixo do sol que não é dos ligeiros o prémio. Nem dos valentes a vitória, nem tão pouco dos sábios, o pão nem ainda dos prodentos, a riqueza nem dos inteligentes. O favor nem dos inteligentes o favor.
Porém tudo depende do tempo e do acaso. Pois o homem não sabe a sua hora, como os peixes se apanham com uma rede atrás sua ira, e como os pecerinhos que se prendem com o laço. Assim se enredam também os filhos dos homens, no tempo da calamidade, quando cai de repente sobre eles. Se a calamidade, um avião cai, um fogo numa sala de danças, uma bomba estilhaça, um centro comercial, o homem fora da sua mente vai para uma escola e mata pessoas. Um tempo de calamidade e como diz ao fim do versículo 11, tudo depende do tempo e do acaso. Porque a pessoa simplesmente estava no lado irrado, no sítio irrado, no momento irrado. Mas Deus tem um propósito para a nossa vida? Tem! Mas Deus não nos ama? Ama? Então porque estas? Esta situação, estas coisas do acaso? Como é isto possível? Esta violência, estes crimes, estes acidentes, como é possível? Por que? Deus não vê? Ele não interve... Por que que ele não interveniu e fez com que isso não acontecesse?
Vejam também o que Jesus Cristo disse em Lucas capítulo 13. Lucas capítulo 13. Nesta situação, vejamos aqui que os os Cristo disse em Lucas capítulo 13, versículo 1 e 2. Naquela mesma ocasião, chegando a alguns, falavam a Jesus a respeito dos Galileus, cujo sangue pilatos misturaram com os sacrifícios que os mesmos realizavam. Não sabemos, parece que algumas pessoas tinham sido assassinadas pelos soldados romanos e tinham sido misturados ali com os sacrifícios. Qualquer coisa tinha acontecido que tinha sido partas notícias, tinha vindo como se houvesse nesses dias de televisão, apareceu na televisão, que isto tinha acontecido. Quer dizer, era partas notícias desse período. E as pessoas estavam a falar disso. E depois Jesus diz assim, ele porém lhes disse, pensais que esses Galileus eram mais pecadores do que todos os outros Galileus por terem paticidos nestas coisas. Vocês pensam que as pessoas que morreram na sala de dança ou no clube, no Rio Grande do Sul, eram mais pecadores que as outras pessoas do Rio Grande do Sul? Vocês acham que as pessoas que estavam no avião que caiu e que morreram, eram mais pecadoras que as pessoas que estavam n'outro avião e não caíram?
Jesus, então, responde. E diz assim, não eram. Não eram. E eu vou-lo afirmo, se porém não vos arrependeres, todos igualmente morrerez, pareceréis. Temos que nos arrepender, porque todos vamos morrer. Temos que nos arrepender. O que dás que aqueles 18 sobre os quais desabou a torre de Siloé e os matou, eram mais culpados que todos os outros habitantes de Jerusalém? Não eram. E eu vou-lo afirmo, mas se todos não se arrependerem, todos igualmente pareceréis. Queridos irmãos, a vida e a morte será sem propósito, a não ser que nos arrependamos. E Deus quer que todas as pessoas se arrependam. 2 Pedro 3, versículo 9. 2 Pedro 3, versículo 9. Todo aquele... 2 Pedro, perdão, 2 Pedro, versículo 3, 2 Pedro 3, versículo 9. Diz assim, não retarda o Senhor a Sua promessa, como alguns ajugam de morada. Pelo contrário, Ele é longanimo para convocho, não creendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. Entendemos? Deus quer que todas as pessoas cheguem ao arrependimento.
Mas, então, o que é que se passa? Porque as pessoas, muitas pessoas, no mundo, não se estão a arrepender. Está a Deus a perder a batalha com Satanás? Mas este próprio versículo nos dá uma indicação da solução, uma alusão à solução. Diz, Deus, o Senhor é longanimo, é paciente, está esperando. Cris irmãos, às vezes não entendemos isto, e não parece ser certo como é que isto, não como entendemos. Os discípulos também, às vezes, não entendiam, porque Jesus Cristo falava assim de maneira que as pessoas não entendiam, tal como nós não entendemos estas coisas quando vemos assim, à primeira vista.
Também os discípulos não entendiam certas coisas que Jesus Cristo fazia. Por isso, o meu sermão, hoje, Cris irmãos, é para explicar a justiça de Deus, neste assunto, que é revelada pelo plano de salvação de Deus. E, nomeadamente, que é revelada pelo significado da segunda ressurreição e do julgamento no trono branco, que é explicado pelos dias santos de Deus, que é o significado do oitavo dia, o último dia santo do plano de Deus. Estudem este livro e verifiquem na Bíblia para ver se as coisas de facto são assim, porque oitavo dia tem um significado muito encurajador para nós. E, por isso, vamos ver a justiça de Deus acerca deste assunto, para podermos regurgizar, para podermos ter uma esperança e estar contentos e sabermos que Deus tem um plano para estas pessoas que morreram, que aparentemente estão perdidas, mas temos uma boa esperança. Mas, como disse, às vezes as pessoas não entendem o que Jesus disse, não entendem às vezes as coisas na Bíblia. Por que? Porque é que não entendem? Vejam aqui em Mateus 13, que os discípulos perguntaram a Jesus Cristo. Por que as pessoas não entendem as coisas? Por que? Por que? Certas coisas não estão bem entendidas hoje. Vejam aqui em Mateus 13, versículo 10 a 12. Diz assim. Então, se aproximaram os discípulos e perguntaram por que as falas, por parábolas? Por que as pessoas hoje em dia veem certas coisas, mas não entendem o que de facto isto quer dizer? As pessoas veem, as pessoas morrem, acidentes, o acaso. Por outro lado, sabem que Deus é justo, é misericordioso, quero que todas as pessoas se arrependem, mas como é que estas duas coisas se ligam? Porque não parecem ligar. E as pessoas ficam assim, um cado preocupadas e abaladas.
E eles perguntaram por que falas, por parábolas? Por que as coisas acontecem? A maneira que não entendemos bem o significado. Por que? E isto Jesus respondeu, versículo 11. Porque a voz é dado conhecer os mistérios dos reinos dos céus. Vocês são os eleitos, foi dado, foi concebido a benção de entenderem hoje a verdade, estes mistérios. As outras pessoas, as pessoas no resto do mundo, não foi dado conhecer os mistérios dos reinos de Deus. É o que ele disse aqui, mas aqueles não lhes é isso, concedido. Não lhes foi concedido conhecer hoje os mistérios do reino de Deus. Porque isto é um mistério. Mas hoje vou te explicar a vocês da Bíblia, este mistério.
Vejam, continuamos então. Por isso lhes falo por parábolas. Vejam, por exemplo, no versículo 12, que passei por cima aqui. Pois ao que tem se liderá e terá em abundância. Mas ao que não tem, até o que tem será tirado.
Parece isso ser justo? Ao que tem, vai ter mais. E ao que não tem, o mesmo que não tem, vai tirar dele. Parece ser justo isso?
Ele pode explicar. Por isso lhes falo por parábolas. Porque vendo não vem. E ouvindo não houve. Nem entendem. Sim, vem que Deus é mais curioso. Vem que Deus quer que todos se arrependem. Mas não vem, porque as pessoas estão a morrer, a estes acidentes. E parece que nunca souberam a verdade. Como é que isto está ligado? Qual é a conexão disto?
Não entendem.
Pois continua no versículo 14. De sorte que não se compra profecia dizias. Sim? As pessoas no mundo se compram esta profecia dizias. Ouvireis com ouvidos e em nenhum modo entendereis. Vireis com os olhos e em nenhum modo percebereis. Pessoas, vem. Ou vem a palavra de Cristo, vem os miscinares, vem estas pessoas a dar a pregar a Cristo, mas não entendem esta coisa básica. Como é que estas criancinhas, como é que estas pessoas estão a morrer? Porque isto é o acaso? O que se passa?
Por que?
A resposta está aqui no versículo 15. A resposta está aqui no versículo 15. Porque o coração deste povo está endurcido. O coração das pessoas é uma matéria, é um assunto do coração. O coração das pessoas está endurcido.
Por isso é que não entendem. De mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos. Para não suceder que vejam com os olhos, hoje são consovidos, entendam com o coração, e por isso se convertam e sejam por mim curados.
O que?
Leia isso outra vez. Leia isso outra vez. Diz assim, o coração deste povo está endurcido, porque se não estivesse endurcido entenderiam e se entenderiam, se se converteriam, se se converteriam, seriam curados, por Jesus Cristo.
Seriam curados.
Venha que Jesus Cristo está a dizer. Está a dizer que Deus endurceu os corações destes pessoas, por isso não entendem, por isso se entendessem, seriam curados. E isto não é no tempo de Deus para serem curados ainda hoje, é o que Jesus Cristo está a dizer. É como faroó, lembram-se da história do faroó no Egito, o coração dele foi endurcido, Deus endurceu o coração dele, as pessoas programam-se. Como é isto? Como pode ser? Isto é o meu propósito hoje neste sermão, queridos irmãos. Muitos cristãos e pessoas com boas intenções. Por isso, muitos cristãos e pessoas com boas intenções pensam que têm que pregar e fazer tudo possível para o Senhor. Por isso, muitos cristãos e pessoas com boas intenções pensam que têm que pregar e fazer tudo possível para o Senhor. Para salvar pessoas. Temos que salvar mais almas. Temos que pregar mais para salvar almas.
Uma boa intenção.
É uma boa intenção.
Mas, queridos irmãos, se Deus não abre os corações, envão. Sim, as pessoas são muito religiosas, se as pessoas são demonstram-se, mas não entendem. Não entendem a verdade, não entendem o mistério do reino de Deus. E por isso, não se converte, não se arrependem, têm que se arrepender. As pessoas fazem sacrifícios, fazem muitas coisas, mas não mudam a maneira de viver para viverem como Cristo quer que vivam. E, por isso, não se serem verdadeiros cristãos, não há um verdadeiro arrependimento. E, por isso, não há um verdadeiro arrependimento, não há uma verdadeira conversão, não há uma verdadeira conversão, não são sarados, não são curados, não são salvos.
E, por isso, diz bem-aventurados porém os vossos olhos. Porque vem os vossos ovinos. Porque, ouvem, se você entende o que eu estou a dizer, se você vê e entende o que eu estou a dizer, bem-aventurado é você. Porque estou a falar a verdade da Bíblia. Não acredite no que eu digo, acredite no que a Bíblia diz.
Queris-me irmãos, de quem é a responsabilidade de salvar o mundo? O mundo. De quem é a responsabilidade de salvar as almas?
Quem é o Salvador? É Jesus Cristo.
Vejam como Jesus ensinou em João capítulo 6. João capítulo 6. Vamos ler versículo 44.
João 6 versículo 44. Diz assim. Ninguém pode vir a mim, ninguém pode vir e seguir a Cristo. Foi que Jesus Cristo disse. Ninguém! Nem eu, nem você, ninguém. Foi que Jesus Cristo disse. A não ser, se o Pai, que me enviou, não trouxer essa pessoa. Isto é o Pai, o Pai.
Fazer o coração dessa pessoa maciço. Em vez de ser duro maciço. E trazer essa pessoa ao entendimento, a não ser que isso aconteça, essa pessoa não pode ser vir a ser um verdadeiro cristão. Embora essa pessoa seja muito sincera.
É o que diz aqui. Então, eu, Jesus Cristo, o ressuscitarei no último dia. Ninguém pode vir a ser um verdadeiro cristão. Embora eles queiram, queiram fazer tudo que queiram. Se o Pai, que me enviou, não trouxer. Vejam, por exemplo, no versículo 48. Eu sou o Pão da vida, diz Jesus Cristo. Os vossos pais comeram o maná, no deserto e morreram. Este é o Pão que desce do céu, para que todo o que deu-lhe comer não presa. Eu sou o Pão vivo, que desceu do céu. Se alguém deu-lhe comer, viverá eternamente. E o Pão que eu darei pela vida do mundo, é a minha carne. Disputavam, pois os judeus entre si dizem, como pode estedar-nos a comer a sua própria carne? Respondeu-lhes, Jesus, em verdade, verdade, vos digo, não comer-os a carne do filho do homem, Jesus Cristo, e não beber-os o seu sangue? Não tens vida em vós mesmos.
Quem comer a minha carne e beber o meu sangue, tem vida eterna, e eu o reciclarei no último dia. As pessoas disseram, impossível, porque estavam a pensar que tinham que ser canibalistas, digamos assim. E não é o que Jesus Cristo estava a falar, estava a falar de um princípio espiritual.
Sofrer como Jesus Cristo sofre. E entender e ter Jesus Cristo viver na nossa vida, comer da carne dele, viver como ele vive. Isto é um arrependimento, e vermos a ser um cristão para que Cristo vive em nós, isto é, para ele poder viver em nós. Ele era santo, ele era sem pecado, e nós por isso temos de viver sem pecado, para ele poder viver com nós, despertar dentro de nós, através do poder do Espírito Santo de Deus.
E depois continuo assim, no versículo 57. Assim como o Pai que vive me aviou igualmente, eu vivo pelo Pai. Também quem da mim se alimenta por mim viverá. Cristo viverá em nós, e nós viveramos em Cristo. Este é o pão que desce do céu, em nada semelhante àquilo que vossos pais comeram, e com tudo morreram. Quem comer este pão viverá eternamente, que é simbolizado pelo pão da Páscoa, no dia da Páscoa, que é um dos outros dias do plano de Deus de salvação, um dos dias de festas do plano de Deus de salvação, e quem comer este pão viverá para sempre.
Vejam também, no versículo 60, muitos dos seus discípulos, tendo ouvido-te as palavras, disseram, duro este discurso, quem pode ouvir? Isto é duro, é duro, não entende o que ele está a dizer, não entende. Ele é. Não está bem na cabeça, isto é duro. Mas os sabendo por si mesmo, que eles murmuravam o respeito de suas palavras, entrepelou-os. Isso os escandaliza? Vocês estão escandalizados pelo que eu estou a dizer? O que será, pois, se vir-te o filho do homem? O que vai ser, se vocês virem Jesus Cristo? Subir para o lugar onde o primeiro estava? Sim, as pessoas viram Jesus Cristo, subirem para o céu. Que é o lugar onde ele estava. Ele veio do céu, estava lá com o pai, e foi para o mesmo lugar onde ele estava com o pai.
Pessoas não entendem isto. Ele está aqui escrito tão claro, mas é preciso ter a mente aberta por Deus para entender. E depois diz assim, no versículo 65, E prosseguiu, por causa disso é que vos tenho dito, ninguém poderá vir a mim. Ninguém pode vir a mim, ninguém pode ser um verdadeiro cristão.
Se pelo pai não lhe for concedido. As pessoas hoje não entendem isto, não entendem isto. E muitos cristãos e missionários e pastores com boas intenções e sinceros estão a tentar salvar almas.
E não entendem que, a não ser que o pai chame as pessoas, Ninguém pode ser salvo, não podem vir a Cristo.
Versículo 66. Havia-se disto, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele. E muitos dos que houvem o que estou a dizer aqui, abandonam.
E não continuam, por não acreditaram. Que Cristo é o messias, que esta é as palavras da salvação.
Que os irmãos inicialmente a nação de Israel.
Foi chamada. Deus deu a eles um acordo, a aliança, a antiga aliança. E eles continuamente violaram esse acordo. Continuamente violaram a antiga aliança. E até chegaram a este ponto, rejeitaram o messias.
Os judeus, a maioria do povo, quando ouviu Cristo, rejeitou o messias. Os irmãos, muitas pessoas hoje, acreditam em Cristo. Mas rejeitam o que Ele diz. Acreditam na pessoa de Cristo. Olha, eu sou o Cristão. Mas não aceitam estas palavras. E dizem a mesma coisa. Isto é duro.
Jesus Cristo disse. Isto teve o se escandaliza.
Querias irmãos. Querias irmãos, Deus é muito misericordioso. Mas precisamos entender que Deus tem um plano e faz as coisas de acordo com esse plano. Uma no seu tempo.
E o plano é dele. O plano de salvação é dele. E as coisas estão andando exatamente de acordo com o seu plano.
Então vejam como Paulo descreveu isto aos romanos. Nos romanos, capítulo 11. Romanos, capítulo 11.
Diz assim.
Pergunte depois. Terá a Deus porventura rejeitado o seu povo? O povo de Israel, a nação de Israel? Deus rejeitou a nação de Israel? No mundo nenhum.
Porque eu também sou Israelita, da cedência da braão, da tribo de Benjamin.
Deus não rejeitou os israelitas.
Mas vejam no versículo 7. Que dizemos pois. O que Israel busca, isso não conseguiu.
É como hoje as pessoas buscam Cristo, mas não conseguem seguir e obtecer e entender as verdadeiras palavras de Cristo. Sim, aceitam Cristo, mas não obtecem ao que Cristo diz.
Diz assim, o que Israel busca, isso não conseguiu. As pessoas não conseguem, de facto.
Receber verdadeiro Cristo. Sim, buscam Cristo, mas não conseguem receber o verdadeiro Cristo. Mas a eleição alcançou. Os que foram eleitos por Deus, os que foram chamados por Deus, aqueles que Deus amaciou os corações e que os chama, como lemos em João 6, 44, essa alcançam.
Esses conseguem vir a ser verdadeiros cristãos. E são poucos.
E os mais foram endurecidos e o resto dos corações estão endurecidos. O resto do mundo, os corações estão endurecidos. Dos israelitas e do resto dos gentigos.
Como está escrito, versículo 8, Deus lhe deu o Espírito de entorpecimento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir até ao dia 2.
Os outros estão séculos. Vejam comigo em Efezius 4, Efezius 4, versículo 17.
Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andéis, como também anda os gentios na vantade dos seus próprios pensamentos. Os gentios também estão séculos, obscursidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância que vivem pela dureza do seu coração.
Os israelitas têm o coração endurecido, os gentios têm o coração endurecido.
Portugueses, brasileiros, espanhóis, italianos têm o coração endurecido. Embora sim, aparecem muito religiosos, mas têm o coração endurecido e por isso não se convertem e por isso não são sarados, como Jesus Cristo disse.
Esta segueira é praticamente universal. Esta segueira espiritual é praticamente universal.
Vijemos, então, de volta a Romanos capítulo 11. Romanos capítulo 11, onde estávamos há pouco. Vejamos, então, agora, o versículo 5 e 6. Assim, pois, também agora. No tempo 2, sobrevive um remanescente. No tempo 2, existe um remanescente, um rebanho pequeno, segundo a eleição da graça. Só poucos entendem. Segundo a eleição, a seleção, os que foram poucos, que foram selecionados por Deus para receberem a graça hoje.
E se é pela graça, já não é pelas obras. Não é nada que você feja o que eu fiz, é pela graça, pela escolha de Deus, que Deus escolheu a você ou a mim para entendermos a verdade hoje. Que diremos pois. Dizem, se é pela graça, não é pelos obras. Do contrário, a graça já não é graça. Por que se fosse por obras, a graça já não era graça. No contrário, a graça já não era graça. Querias irmãos, existe um vestígio remanescente, uma pequena, pequeniníssima parte da humanidade que entende.
Querias irmãos, precisamos entender que nesta era Deus só chama alguns um remanescente pequeno para a salvação. Por isso, Jesus Cristo disse em Mateus 7, versículo 13 a 14. Mateus 7, 13 a 14.
Diz assim.
Mateus 7, 13 a 14.
Entra em pela porta estreita. Larga a porta e espaçou-se o caminho que conduz para a predição. E são muitos os que entram por ela. Porque estreita é a porta e apretado o caminho que conduz para a vida. E são poucos os que acertam com ela. São poucos a que encontrem o caminho da verdade, o caminho estreito, a porta estreita.
Por que que Deus faz isto assim? É para excluir a humanidade?
Não, pois Ele quer que todos se arrependem. Então, por que? Porque é porque Deus tem um plano de fazer as coisas no seu próprio tempo.
Voltemos, então, a Romanos capítulo 11, versículo 32. Romanos capítulo 11, onde estávamos há pouco.
Romanos capítulo 11, versículo 32. 11, 32. Porque Deus a todos encerrou na desobediência. Deus pôs todas as coisas, todas as pessoas na desobediência, pôs todas as pessoas com o coração endorcido.
Porque Deus a todos! Isto é a vasta maioria de todos no mundo. Até mesmo nós estamos encerrados nesta desobediência. Temos que ter a misericórdia, receber a misericórdia de Deus, é graça de Deus. A fim de nos usar de misericórdia para com todos. E é decisão dele, quando é que a luz a misericórdia.
Misericórdia para com todos. E é decisão dele, quando é que a luz a misericórdia.
Cri-se irmãos, Deus criou a vida.
Deus criou você.
É lindo ver um bebê nas ceres e uma mãe ter um bebê, e a mãe sair do hospital, com o bebê nas mãos, é uma beleza. Deus criou a vida, é uma ilagra.
E Deus tem a autoridade de atirar e tem a autoridade de arrestar quando Ele assim o cidir. Ele tem o poder de dar a salvação à maioria da humanidade, numa era que ainda está a vir.
Ele tem o poder, tem a autoridade de decidir de dar a salvação ao resto do mundo, à maioria da humanidade, quando Ele decidir que vai ser numa era ainda a vir. Vejam então, Apocalypse capítulo 20. Apocalypse capítulo 20.
Apocalypse capítulo 20.
Vejam no versículo 4 e 5. Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles os quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa dos tumões de Jesus, bem como por causa da palavra Deus, tantos quanto não adoraram a besta, nem tão pouco a sua imagem, e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. Isto é, of a primeira ressurreição? A vinda de Cristo, aqueles que são de Cristo, foram ressuscitados? A vinda de Cristo é a primeira ressurreição, são os santos, os poucos que estão nesta era. Aprender, a preparar-se, a preparar-se para virem a ser reis e sacerdotes com Cristo, com filhos e filhas de Ele, no reino de Deus. Esses vão reinar com Cristo durante mil anos, inicialmente, durante mil anos. Como vimos em Daniel 2, vai ser eternamente, mas o primeiro fase deste plano é para o mil anos, para reinar por mil anos, e fazer da Terra. Um para isso, um para isso, como vimos num sermão que dêi há umas semanas atrás. Fazer da Terra, um verdadeiro paraíso. E por isso o reinarão, mas o resto dos mortos, o resto da humanidade, não necessitou, não reviveram até ao fim dos mil anos. Sim, os que resucitaram ao início do milênio é a primeira ressurreição. Os outros tiveram que esperar até ao fim do milênio, então essa será a segunda ressurreição da maioria da humanidade. Não reviveram até ao fim dos mil anos. Os que resucitaram ao início do milênio é a primeira ressurreição. O resto será resucitado ao fim do milênio. Ao fim do milênio. Vejam então, no versículo 11, do capítulo 20 da Apocalipse, vemos esta segunda ressurreição. Ao fim do milênio. Quando a Terra já é um paraíso, já foi feita a Terra um paraíso para estes milhares, milhões, bilhões de pessoas seram resucitadas para a Terra, que agora têm capacidade de sustentar estes bilhões de pessoas todos ao mesmo tempo. Vim um grande trono branco, versículo 11, e aquele que, nela 60, de cuja presença, fugiram o céu e a Terra não se achou lugar para eles. Vim também os mortos, os grandes e os pequenos, os importantes e os que não eram importantes, postos em pé estaram resucitados. Diante do trono, então se abriram os livros. Estes são os livros que se abriram. A Bíblia tem 66 livros hoje em dia. Se abriram os livros. Ainda o outro livro, o livro da vida. E depois foram julgados de acordo com a Bíblia. E depois se arrependem. E conforme se arrependem, o nome deles é escrito no livro da vida. Isto é para terem a vida eterna.
O outro livro da vida foi reberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme os que se achavam escritos nos livros. Deu amar os mortos que não estavam a morte e o além, entregaram os mortos que não havia e foram julgados um por um, segundo as suas obras. Um por um, segundo as suas obras.
Queres irmãos? Vai haver um julgamento futuro. Jesus falou de um julgamento futuro, quando todos entenderiam os seus ensinamentos. Vejam em Mateus capítulo 11. Mateus capítulo 11. Mateus capítulo 11 versículo 20 a 24. Liz assim. Mateus 11 versículo 20 a 24. Passou então Jesus a encrepar as cidades nos quais ele operara numerosos milagres. Ai de ti, corazinho. Ai de ti, bate-se aí-da. Porque se a entíria e a ansidão se estivessem operados os milagros, quem é vos, se fizeram. Há muito que elas se teriam arrependido com pano de saco e cinza. Tínham-se arrependido. E, com tudo, vos digo no dia do juízo, neste dia do juízo do Trono Branco, haverá menos rigor para tiro e cidondo para vós, vocês, nações judacas, que estão aqui a ter o testemunho de Jesus Cristo a viver com eles.
A tu, Cafernaum, e levar-te às, porventura até o céu, de Serás até o inferno, porque isto é até a AIDS, até a morte, porque, se em Saudoma, se tivessem operados os milagros, quem tis se fizeram, triela permanecido até o dia 2, Saudoma, que é, digamos assim, um pico, um cúmulo de iniquidade.
Mas se esse Saudoma tivessem recebido o mesmo conhecimento que estas pessoas têm aqui, tiveram aqui, durante o tempo de Cristo, Saudoma se tinha arrependido e existiria ainda hoje. Versículo 24. Diga-vos porém que menos rigor haverá no dia de juízo para a terra do Saudoma do que para contigo.
Estas pessoas vão estar todas juntas ao mesmo tempo. Vejam no capítulo 12 de Mateus, versículo 41 e 42.
Diz assim, Ninavitas se levantarão no juízo, serão ressuscitadas no dia de juízo. Com esta geração, que vai ser ressuscitada também no dia de juízo, e a condenarão. Por que se arrependeram com a pregação de Jonas? E eles aqui está quem é maior do que Jonas. A rainha do Sul se levantará no juízo, com esta geração. E a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria do Salomão, e acho que está quem é maior do que Salomão aqui.
Vemos aqui que vai haver uma ressurreição. E estas nações, pessoas vão estar todas ressuscitadas ao mesmo tempo. Vai haver uma grande ressurreição depois do milênio, como lemos na Apocalypse, capítulo 20, versículo 5. Será de 4 e 5, depois do milênio. Por isso, vejamos então esta grande ressurreição, que é descrita em Ezekiel 37. Ezekiel 37. Diz assim, Veio sobre a minha mão no Senhor, Ele me levou pelo Espírito, o Senhor me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos. E isto é, muitas pessoas mortas. E me fez andar ao redor deles, eram muito numerosos na superfície de vale, estavam sequíssemos, eram milhões de pessoas, estavam sequíssemos, tinham morrido há muito tempo. Então, perguntou, filho do homem, a casa poderão rever as ossos? Ele diz, Senhor Deus, tu sabes, eu não sei. Diz, profetiza as ossos e dizes, ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. Hoje são a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor Deus a estes ossos, Eis que farei entrar o Espírito em vós e vivereis, isto é, farei entrar o Espírito o homem, no homem, de volta nestas pessoas e vão ser recicladas, voltar a viver uma vida física. Purei tendões sobre vós, farei crescer carne sobre vós, veja que é carne física, sobre vós estenderei pele, isto é, carne física, e porém a vós o Espírito, o Espírito o homem, de volta para vocês voltarem a viver. E viveréis, e sabréis que sou o Senhor. Vão ser educados no caminho da salvação e vão saber que Deus é Deus, e que Jesus Cristo é Jesus Cristo. Não vão ter, neste período, o coração endorcido. Neste caso, nesta casa, neste Rio Grande Sul, neste clube, as pessoas que morreram no avião vão ser todas recicladas ao mesmo tempo e vão saber que Deus é Deus. Vão ter a única chance que não tiveram. Vão ter a primeira chance que não tiveram. Então, perfeitizem, segundo-me for ordenado. Enquanto eu perfeitizava, houve um ruído, um brulho de ossos que metiam contra ossos e se juntaram cada osso a seu osso. Olhei e esquevi atendões sobre eles e desceram as carmes, e se tenderam a pele sobre eles, mas ainda não havia um rio de ossos. E se juntaram cada osso a seu osso, olhei e esquevi atendões sobre eles e desceram as carmes, e se tenderam a pele sobre eles, mas ainda não havia um rio de ossos. Mas ainda não havia o espírito do homem no homem deles. Ainda eram só corpos, mas não estavam a viver. Então ele me disse, profetiza ao espírito, profetiza ao filho do homem. E disse-me, sim, diz o Senhor, vem dos quatro ventos ao espírito do homem, e a sopra! O fólogo da vida, a sopra, sobre estes mortos para que vivam.
São pessoas físicas, um ossopro da vida. É um físico, são físicas. Profetizei com ele, me ordinaram. O espírito, o espírito, o homem no homem entrou neles e viveram e posaram-se em pé um exército sobre modo numeroso, milhões e milhões de pessoas.
Vivem agora neste mundo que foi preparado para mil anos durante o milênio, que agora é um paríso, tinha casas suficientes para eles, tinha roupas suficientes para eles, tinha comida suficienta para eles, perdão, tinha estudo suficiento para eles, tinha roupas, tinha comida, tinha casas, tinha possibilidades para estas pessoas viveram em bilhões de pessoas, todas ao mesmo tempo. Todas as pessoas que morreram nesta era, hoje, e nunca tiveram uma chance, nunca tiveram a primeira chance, vão ter a primeira chance que nunca tiveram, vão ter a primeira oportunidade que nunca tiveram. Como vemos, há uma ressurreição física. E a condição que essas pessoas vão estar quando vão acordar, vão dizer, uuuuh, eu fiz isto de errado, o que que eu vou fazer? E dizem assim, no versículo 11, na segunda parte do versículo 11, os nossos ossos secaram e pareceu a nossa esperança. Estamos de todos terminados, não temos esperança, estamos aqui para o julgamento, vamos estar em grande problema.
Vejam então, no versículo 12, portanto, profetiz e disto, assim, diz o Senhor Deus, eu que abrirai a vossa espultura e vos farei ser dela ao povo meu e vos trarei a terra de Israel, se estésseis realitas, mas será a todo mundo, como vimos em Mateus 11 e 12, sabrez que eu sou o Senhor, vão ter conhecimento, vão aprender a verdade, vão ter amêntia, aberta Deus, os chama, abre o coração, abre a mente, vão entender as parábolas, vão entender o significado das coisas e vão entender a verdade e vão saber quem é o verdadeiro Deus e o verdadeiro Jesus Cristo.
Diz assim, sabrez que sou o Senhor, versículo 13, quando eu abrir a vossa espultura e vos fazer ser dela ao povo meu e quando vão aprender a verdade, vão se arrepender e quando se arrependerem vão ser batizados, quando furem batizados vão ter as mãos impostas sobre eles e a oração para receber um Espírito de Santo Deus e diz assim, purei em vós o meu Espírito, o Espírito de Deus e vivereis e vos estabelecerei na vossa própria terra. Então sabrez que eu, o Senhor, disse isto e o Fich, disse o Senhor.
Mas que beleza, Deus oferece a esperança de vida eterna estas pessoas, abre o livro da vida, como lemos em Apocalipse, e tem a possibilidade de ter o nome deles escrito no livro da vida. Os livros são abertos, aprendem a verdade da Bíblia e têm um livro da vida aberto em que podem ter o nome deles escrito e podem ter a vida eterna daí adiante. E por isso diz, 9º-26 e 27, farei com eles a aliança de paz, será a aliança perpétua para a vida eterna. Estabelecer-losei e os multipliquerei e poroei o meu santuário numa e deles para sempre. Meu tabronáculo estará com eles, eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Mas que beleza, queridos irmãos! Deus promete, esses milhões que morreram, milhões de pessoas que nunca ouviram o nome de Cristo, vão ter agora a primeira chance que nunca antes tiveram. Aqueles que estavam nessa vião que caiu, vão ter a primeira chance. Aqueles que morreram no fogo da sala ou no clube, no Rio Grande do Sul, vão ter a primeira chance. Aqueles que morreram na bomba num centro comercial, vão ter a primeira chance. Os jovens estudantes na escola que morreram como jovens e crianças, com doenças e acidentes, vão ter a primeira chance, a qual nunca tinham tido. Não é uma segunda chance? Não. Não? É a primeira, que nunca tiveram, nunca tiveram. Por isso Paulo diz em Romanos capítulo 11. Romanos capítulo 11.
Diz assim, no versículo 1, como lemos, pergunto-po, estará Deus porventura rejeitado ao seu povo? De modo nenhum. Porém eu também sou esraelita, dissedência de Abraão, da tribo da Benjamín. Deus não rejeitou o seu povo, Deus não rejeitou a humanidade, não rejeitou ao você, seja um português, seja um brasileiro, seja um espanhói, seja que for. Não vos rejeitou? Aquele entomão conheceu?
Não. Deus não rejeitou. Vejam no versículo 26. Vejam no versículo 26. E assim, todo o Israel será salvo, como está escrito. Virá a decião Libertador e ele apartará a Jacó, as impiedades. Todos serão salvos. De acordo com o plano de Deus, que é descrito, explicado pelos dias santos de Deus.
E vocês entendem isto melhor conforme vocês vão observando os dias santos de dia a dia, de ano a ano. Então entendem isto de ano a ano, cada vez melhor. Porque há uma repetição e vão aprendendo e vão entendendo melhor. Queres irmãos, todo Israel, toda a humanidade será salva quando Deus decidir de o fazer. Como vê no versículo 12 de Romanos 11, diz assim, ora se a transgressão destas pessoas redondou em riqueza para o mundo, sim, porque as pessoas pecaram, por causa disso recebem Cristo em Cristo, e a salvação é oferecida aos gentios também.
E por isso é riqueza para o mundo. Isso se obatimenta em riqueza para os gentios, porque a salvação agora é dada aos gentios, quanto mais a sua plenitude, quando a nação de Israel for abençoada e for uma benção para o mundo todo, todo mundo vai ser abençoada através deles. Mas que grande benção! Que Deus, que grande plano Deus tem para todos. Vejam também em Romanos 11, versículo 20. Começar da última parte aqui de versículo 20, diz assim, não te em sobrepeças, mas tema. Não fiques com uma cabeça grande e penses que és grande pessoa, mas tema, porque se Deus não popou os ramos naturais, não te popará tu que é gentil e que fostes posto na árvore de Israel, espiritualmente.
Considera, depois, a bondade e a severidade, a bondade e a severidade de Deus, para com os que caíram severidade, mas para contiga a bondade de Deus. Se, nela, permaneceres de outra sorte, também tu serás cortado. Se não te mantiverses lial, aos mandamentos e aos princípios de Deus, estes também, se não permaneceres na incredilidade, serão enxertados, pois Deus é poderoso para os enxertar do novo. Isto é, os Israelitas, se não permaneceres na incredilidade, se, como uma vez que forem necessitados e aprenderem a verdade, serão enxertados na oliveira. Isto é, no Israel espiritual, pois Deus é poderoso para enxertar de novo.
Dá uma oportunidade a todos, até estes Israelitas que foram cortados. Vai os re-enxertar, vai os re-enxertar de novo. Cris irmãos, depois disto, depois das pessoas aprenderem isto tudo, vai então haver o Lago do Fogo, na Apocalipse Capítulo 20. Apocalipse Capítulo 20. Depois de aprenderem, depois de terem tido tempo, de aprenderem, de se arrependerem. Então, vemos o que está escrito na Apocalipse Capítulo 20, versículos 13 a 15.
Deu-me aos mortes que não estavam a morte e ao além, entregaram aos mortes que não os haviam, foram julgados um por um, segundo os seus obras. Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do Lago do Fogo. Esta é a segunda morte, o Lago do Fogo. E se alguém não for achado escrito no livro da vida, este foi lançado para dentro do Lago do Fogo, a segunda morte, a morte eterna. Não é um sofrimento eterno, é a morte para sempre, nunca mais seros suscitados.
Então, vejam como Pedro descreveu isto. Vejam como Pedro descreveu isto em segundo Pedro, segundo Pedro, segundo Pedro, capítulo 3, versículo 8. Segundo Pedro, capítulo 3, versículo 8. Há, todavia, uma coisa amados, que não deveis esquecer que para o Senhor um dia é com mil anos e mil anos como um dia. Seis mil anos na humanidade passaram. É como um dia. É como seis dias. Seis mil anos é como seis dias. Agora, estamos a aproximar do milênio, que é o sábado. Ao fim do sábado, ao fim do milênio, as pessoas vão ser suscitadas.
Ao início do oitavo dia, digamos assim, as pessoas à humanidade vão ser suscitadas. Por isso, depois da festa de Tabernáculos, onde levamos o oitavo dia, as pessoas vão ser suscitadas. Vai haver o juízo do Trono Branco. Querido irmãos, versículo 9. Não retarda o Senhor a sua promessa como alguns ajudam de morada. Doutor contrário, ele é um ganho para convosco.
Não querendo que nenhum presta, se não todo, chegue em um arrependimento. Por isso, ele vai chamar as pessoas para todos chegarem ao arrependimento no dia do juízo. Vão ter a única chance que não tiveram. Virá, então, como o ladrão, o dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrono. Isto é tudo. Parte o dia do Senhor. Parte o dia do Senhor. O dia do Senhor é o dia do julgamento, em que começa com a segunda vinda de Cristo.
Ele vai julgar a humanidade durante o milênio e, ao fim, no milênio, vai julgar o resto da humanidade que vai ser suscitada na segunda resolvição, vão ser julgados. E, ao fim desse julgamento, os que não se arrependerem vão ser atirados para o Lago do Fogo, como lemos há pouco, em Apocalipse 20, versículo 13 a 15. Virá, de tanto como o ladrão, o dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrono. Isto é o tempo do Lago do Fogo, ao fim deste período do dia do Senhor.
Lembrem-se que um dia é com mil anos, este dia vai ser o prazo de mil anos, ao fim deste dia, no qual os céus passarão com estrepitoso estrono e os elementos se descerão abrazados. Também a Terra e as obras canela existem e serão atingidas. Viz que todas estas coisas vão de ser assim desfeitas. O Lago do Fogo vai abrangir e destruir tudo à volta da Terra, ao fim deste período, porque então as outras pessoas serão espirituais e por isso não vão ser destruídas pelo Lago do Fogo, que vai ser uma coisa física.
Os que estão escritos no livro da vida vão então ser transformados para ser espirituais e não serão destruídos. Viz todas as coisas vão de ser assim desfeitas, físicas. Deverei ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, esperando e aperçando a vida de Deus, do dia de Deus, por causa do qual os céus e sem diados serão desfeitos e os elementos abrazados se derrão.
Temos que esperar a vinda do dia de Deus, o dia do Senhor, este dia de juízo, que combina, que se acaba com o julgamento do trono branco e depois vem o dia de Deus. O dia de Deus em que Deus o Pai vem para a Terra, que são o novo céu e a nova Terra. Vejam, por causa do qual os céus e sem diados serão desfeitos e os elementos abrazados se derrão.
Nós, porém, segundo a promessa esperamos novos céus e nova Terra nos quais habita, justiça, é será o dia de Deus, o oitavo dia, a eternidade inteira. Então vejemos, então, no Apocalipse capítulo 21. Vi novo céu e nova Terra, pois o primeiro céu e a primeira Terra passaram e o mar já não existo.
Vi também a Terra Santa, a nova Jerusalma, que adesia do céu da parte de Deus, ataviada como noiva adorada para o seu esposo. Então, havia grande voz vinda do trono dizendo, eijo, tabronáculo de Deus com os homens, o Pai vem para a Terra. Deus habitará com eles, eles serão povos de Deus e Deus mesmo estará com eles. E eles enxugará dos olhos toda lágrima e a morte já não existirá e não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.
Não haverá mais luto, nem pranto, nem dor. Cris irmãos, vai ser um período lindo, uma eternidade de felicidade, com muito a fazer à nossa frente. Muito a fazer à nossa frente. O que é que há depois disso? Depois disso, cris irmãos, não foi revelado. A Bíblia não diz. Mas dá-a uma indicação que podemos ver aqui em Romanos 8, 20 a 21. Romanos 8, 20 a 21.
Que diz assim. Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquilo que a sujeitou. A criação física está sujeita à vaidade, isto é, as coisas que não são permanentes, que se vão desfazer. Não voluntariamente, mas por causa daquilo que a sujeitou. Na esperança de que a própria criação será redimida do que tiveram da corrupção. Para a liberdade da glória dos Filhos de Deus. A própria criação, o código genético, o código do DNA, o código das coisas, a indicação que vai ser mudada.
Para as coisas viventes, não se corroirem. Do Cativeiro da Corrupção. Isso representa um novo céu, uma nova terra, com leis físicas, talvez diferentes. Mas aí vamos ter a oportunidade de fazer grandes obras de construção e de criação no universo e no cosmos todo. As planetas e cosmos e sóis que há aí para desenvolver e beautificar um plano que Deus tem para nós, como Filhos e Filhas Deus, para fazermos pela eternidade inteira.
Não sabemos o que Ele tem em mente. Ele nos revelará, então. Mas temos um grande plano. Então, em conclusão, quero que leiam comigo, se faz favor em 2 Pedro 3, 2 Pedro 3, versículo 17 a 18, que diz assim, Vós pois amados, prevenidos como estáis da antemão. Acauta-láivos.
Não suceda que, arrastados pelo erro destes insibordinados, e há muitas insibordinados neste mundo, cuidado, não se sejam arrastados com os males deste mundo. Descaias da Vossa própria firmeza. Então, cresçam, Cris Irmãos, cresçam na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador, que é o único Salvador que é Jesus Cristo. A Ele seja a glória, tanto agora, como no dia eterno. Amém.
Todos morrem.
Muitos, por exemplo, crianças e pessoas que numca ouviram Cristo, numca tiveram uma chance de conhecer a Verdade, de se arrepender, de se converter, e de vencer a luta contra o pecado e contra a natureza humana.
Numca foram chamados, nem escolhidos, e nem muito menos tiveram uma oportunidade de demonstrarem fidelidade até ao fim.
Quantos pessoas estão muito tristes por terem perdido filhinhos e não têm uma esperança sólida que estão salvas!
Sim, esperam que sim, mas como?
A pura verdade é que estes, e muitos outros, morreram sem uma única chance.
Sim, não tiveram nem sequer a primeira e única chance!
O que é que o Plano de Salvação de Deus diz acerca desta situação?
O julgamento do Trono Branco que é simbolizado pelo Dia Santo do Oitavo Dia (também conhecido como o Último Grande Dia) traz grande esperança e alegria a nós e nos ajuda a entender este dilema.
Este sermão descreve como Jesus é o único nome pelo qual podemos ser salvos, como Jesus é o Salvador, e como o Plano de Deus é tão encorajador neste assunto.
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).