O que a Bíblia diz sobre a predestinação

Uma crença Cristã comum é que as pessoas estão pre-destinadas a serem salvas ou a serem perdidas. É esta crença bíblica? O que é que a Bíblia diz acerca da predestinação? Este sermão aborda este assunto em grande detalhe, descrevendo a base desta crença e prova bíblicamente o que a Bíblia diz sobre o predestino. A verdade lhe dará paz, comforto e um melhor entendimento da misericórdia de Deus.

Transcrição

This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.

Bom dia e boa tarde, queridos irmãos, aqui, aos Câmes falando-vos de Cincinnati. Existe uma crença no mundo cristão que diz o seguinte, que algumas pessoas estão predestinadas a ser salvas enquanto que outras estão predestinadas a serem perdidas. É isso o que a Bíblia diz? Se isso é assim, então por que que Deus escolhe algumas pessoas para serem salvas e por que que ele então escolhe outras para serem perdidas?

Isso uma pessoa faz essa pergunta a essas que têm ou que dizem que essa é uma crença, então a resposta que recebem é o seguinte, bem, ninguém deserve ser salvo. E por isso Deus demonstra a misericórdia a quem Ele queira demonstrar essa misericórdia. E por isso se uma pessoa não recebe essa misericórdia, não temos nada a reclamar. Cris irmãos, se Deus sabe o que eu vou decidir, porque está tudo predeterminado, se Ele sabe que eu vou ser perdido, então, porque tentar. E se Deus sabe que eu vou ser salvo, eu poderia decidir que vou tentar, tentará isso no futuro. E por isso não vale a pena preocupar com isso agora. E uma pessoa pode então chegar à conclusão que não há livre habítrio. Até uma pessoa também pode chegar à conclusão que, através desta doutrina, Deus não é justo.

Cris irmãos, o meu tema hoje, neste sermão, é para provar da Bíblia, provar da Bíblia que esta doutrina da predestinação que diz que uma pessoa estão predestinadas para ser salvas ou estão predestinadas para ser perdidas. Provar que essa doutrina da Bíblia não é válida. A verdade vos dará uma grande paz mental. A verdade vos disipará de dores desnecessárias.

A verdade vos dará conforto. E a verdade vos fará gratos, porque temos um Deus tão amoroso e tão cuidadoso para conosco, cheio de sabedoria e cheio de misericórdia. Cris irmãos, este argumento é baseado no ensino falso que o futuro está predeterminado acerca da nossa salvação.

Isso não é bíblico. E esta confusão é originada através das religiões falsas de Satanás. A Satanás tem o povo tão enlaçado com as suas mentiras e destruções que a luz, na verdade, de Deus, não pode brilhar ou iluminar os corações das pessoas. Cris irmãos, Satanás tem enganado o povo, que as pessoas os estão salvas ou estão perdidas. E por isso muitos têm grande tristeza quando veem entes queridos a falecer, porque sabem que eles não vieram a conhecer o verdadeiro Cristo. Não vieram a dar a alma entre aspas a Cristo.

E por isso tem esta grande tristeza. E mas, por exemplo, devemos te perguntar o que é que se passa com os milhões de pessoas, milhões, milhões e milhões de pessoas que estão ignorantes de Cristo. O que é que se pode dizer a passar que é das milhares, milhões de pessoas que morreram, que ainda eram bebés, que eram criancinhas, que não podiam ter feito uma decisão ao descer a Deus.

E o que dizer a cerca daqueles que viveram, digamos assim, entre aspas uma boa vida, que foram boas pessoas, mas que nunca aceitaram a Cristo. Sim, porque ninguém pode ser salvo exceto pelo nome de Cristo. E se o lemos em Atos capítulo 4, versículo 10 a 12, tomar conhecimento.

Atos 4, 10 a 12, tomar conhecimento de vós todos e todo o povo Israel, de que em nomes dos Cristo nas arenas, a quem vós crucificaste e a quem Deus juce todo nos mortes. Sim, em seu nome, é que este está curado para ante vós. Depois continua no versículo 12, e não há salvação em nenhum outro. Não há salvação em nenhum outro. Em nenhum outro profeta, em nenhum outro pessoa, nenhuma outra pessoa, só em Jesus Cristo. Porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, exceto Jesus Cristo. Dado entre os homens, pelo qual importa que sejam os salvos.

Nenhum outro nome, nenhum outro profeta. Outras regiões dizem que um certo homem é um profeta e ele é salvação. Cris irmãos, se vamos manter a verdade da Bíblia. Porque a Bíblia é verdade.

Pode-se provar, se a Bíblia é verdade. A Bíblia é verdade. Vamos manter essa verdade. Vamos ver. De acordo com a Bíblia, que não há nenhum outro nome pelo qual possamos ser salvos, exceto Jesus Cristo. E as pessoas, nem sequer, conheceram Cristo como podem ser salvos. Então essas pessoas, essas crianças que morreram sem conhecer em Cristo, essas pessoas que estavam ignorantes, estão perdidas, estão perdidas, sim, porque ao fim de contas, nunca tiveram uma oportunidade de conhecer a Cristo.

Talvez a pergunta, então, seja diferente. É este o único dia de salvação? É este o único dia de salvação? A resposta, que dizir, irmãos, é simplesmente que esta era este período de tempo em que vivemos. Não é o período de tempo, não é a era em que Deus está a tentar salvar o mundo. Alguns de vós, que são cristãos, vão-se perguntar, o que é que está a dizer? Eu vou provar da Bíblia. Porque assim fosse, Satanás estaria a ganhar esta batalha, porque a maioria do mundo estão no caminho errado. Vocês basta olharem, o mundo está um desastre, está uma confusão, é um desastre, é uma babilônia.

E se de facto Deus está a tentar esforçar-se tudo para salvar o mundo, então Satanás está a ganhar de longe. Queres irmãos, vejam comigo que se faz favor em 2 Coríntios, 2º e Pisto de Coríntios, 1,4, que diz assim, nos quase o Deus deste século, o Deus desta era, desta idade, deste mundo em que vivemos, seguiu o entendimento dos incrédulos, o diabo, que é o Deus desta era. O Deus desta era não é Jesus Cristo, não é o Deus Pai, não é o Senhor. O Deus desta era é Satanás e ele cegou o entendimento dos incrédulos para que eles não resplandeçam a luz do evangelho da glória de Cristo.

O qual é a imagem de Deus? Por isso, o Deus deste século, que é Satanás, cegou o entendimento dos incrédulos. E se Deus está a batalhar, nisto então Ele está a perder a batalha. Ele cegou, Satanás cegou o entendimento dos incrédulos porque Deus o permite cegar o entendimento das pessoas. Ele só faz porque tem autorização de Deus para o fazer.

Tem a permissão, é permitido por Deus. E por isso Ele engana o mundo todo, como lém na Apocalipse 12, versículo 9. Queria dizer, irmãos, o que se passa é que Deus deu a Satanás seis dias da semana milenial para Ele fazer a obra Dele. Vejam comigo, se faz chavôr. Em 2 Pedro 3, versículo 8. Segundo Pedro 3, versículo 8, que diz assim. Há toda a viva uma coisa a Mados que não deveis esquecer que para o Senhor um dia é com mil anos e mil anos como um dia.

E estes seis dias, isto é seis mil anos Satanás tem estado a trabalhar na terra a fazer a Sua obra e Deus o permite de fazer isso. Mas o sétimo dia está breve a vir. O sétimo dia vem breve. Querias irmãos, estamos a viver no tempo do fim? Sim, estamos a viver no tempo do fim.

E o tempo do fim sabemos que o homem já tem vivido aproximadamente quase seis mil anos na terra. O Adonheva, a história, prova, a volta, quase seis mil anos. Não sabemos exatamente quantos anos, mas é quase seis mil anos. E por isso estes seis mil anos, estes seis dias mileniais em que Satanás está a fazer a obra dele, estão quase a terminar. O sétimo dia, que é o sábado, em que não fará nenhum trabalho, é o dia do Senhor.

É o sábado do Senhor em que Jesus Cristo vai reinar na terra por mil anos, que é o sétimo dia milenial que Deus está inclineado. E por esse, cris irmãos, vivemos na era, nesses seis mil anos, vivemos na era em que Deus permite o domínio de Satanás na terra. E Satanás tem governado na terra, debaixo da autorização de Deus-Pai. E por isso não é a era em que Deus está a tentar salvar o mundo.

E por isso nem todos entendem a verdade de Deus durante esta era. Vejam por isso de outra maneira. Por que Jesus Cristo falou em parábolas? Por que? Vejam, por exemplo, um dos exemplos, porque ele falou em parábolas, que pode se ver em outras escrituras, mas vamos dar um exemplo em Marcos capítulo 4. Marcos capítulo 4. Também há escrituras paralelas em Mateus, Treles e em Lucas 8. Mas em Marcos capítulo 4, diz assim no versículo 10. Quando Jesus ficou só, os que estavam junto com ele, junto dele com os 12, o interrogaram a respeito às parábolas.

E o interrogaram a mais por que estás a falar em parábolas e expliquem nestas parábolas. E ele respondeu ao versículo 11. A vos outros, vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus. Vocês, a vocês foi dado. Vocês foram escolhidos, foram chamados agora para entenderem o mistério do rei de Deus.

Mas, aos de fora, aos outros, tudo se ensina para o meio de parábolas. Por que? Para que, versículo 12, vendo, vejam e não percebam, ouvindo, ouçam e não entendem, para que não venham a converter-se, para que não venham a converter-se e haja perdão para eles. E, por isso, para que não sejam perdoados. Por enquanto. Vamos ver isso mais a isso. Por isso, até aquelas pessoas que viram o próprio Cristo, sim, estes viram o próprio Cristo.

A maioria das pessoas, exceto aqueles poucos que Jesus Cristo lhes explicou as parábolas. A maioria deles não entenderam o que os Cristo estava a dizer. Não lhes foi permitido entender a verdade. Cris irmãos, não há injustiça com Deus, mas aqui está uma ajuda para vocês entenderem o que se passa. Estas pessoas que não ouviam, que não entendiam, que não percebiam, não estavam pré-determinados a eles para perceber e entender por enquanto.

Não há injustiça com Deus, não estavam pré-determinados para entenderem por enquanto. Vamos ver que vão entender no futuro. Vamos ver isso mais daqui a pouco. Elas não foram chamados durante esta era, não foram chamados agora. Esta era não é o período de tempo em que Deus está a tentar salvar o mundo todo. E por isso Satanás pode cegar as pessoas e ele quer que você não entenda para que a luz do Evangelho, isto é da Boa Nova, da Glória de Cristo, que a imagem de Deus não entre nos corações das pessoas.

E por isso Satanás não está a vencer uma luta. Ele não está numa luta entre Deus e Satanás. Ele só faz o que Deus lhe dá permissão, autorização de fazer. Ele só faz o que Deus permite. E Deus o permite para fazer isso por causa de um grande propósito, para de acordo com seu plano, as coisas que serão feitas da maneira de Deus, durante o tempo que Deus declara de fazer e de acordo com seu plano.

Por isso Satanás rula, governa nestes primeiros seis dias mileniais e depois vem um sábado milenial. Então Cristo e os santos vão reinar neste sábado, neste dia de sábado de milianos. Vejam como isso faz favor em Apocalipse capítulo 20. E diz assim no versículo 1 a 6. E vim no ovo céu e novo a terra. E depois o primeiro céu e a primeira terra, perdão, Apocalipse capítulo 20. Então vinte-se-er do céu, um anjo, e tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente.

E segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo Satanás e o prendeu por mil anos. Ele está livre. Deus permita e ele estar livre nestes milianos para cegar nestes seis mil anos, que estamos agora a chegar ao fim, estamos perto do tempo do fim. Nesses seis mil anos Satanás tem sido permitido enganar, cegar o povo. Ao fim deste tempo, do tempo do fim, um anjo vem e diz assim e tem a chave do abismo e uma grande corrente. Então leva Satanás, o diabo, a antiga serpente, e o prende por mil anos.

Isto é, no sétimo dia milenial do plano de Deus, de sete mil anos, no sétimo, no último, no sábado, milenial, por mil anos, vai aprender. O sétimo 3 lançou no abismo, fechou e pôs-se-lo sobre ele para que não mais engana as nações. Não vai fazer a sua obra durante este sábado milenial de mil anos. Para que não enganasse as nações até se completarem os mil anos, até completarem este sétimo dia, o sábado.

Depois diz-se a nascar e que ele seja solto por pouco tempo. Vi também tronos e nestes sentados aqueles quais foi dado autoridade a julgar, vindo às almas dos decapitados por causa dos destes muitos Jesus, bem como por causa da palavra Deus, tantos quando não adoraram a besta nem tampouca sua imagem, não receberam a marca na frente, nem na mão, e videram, enrenaram com Cristo durante este milenio, durante esses mil anos. Vez aqui as pessoas, os santos que são resucitados e que vivem e reinam com Cristo durante esses mil anos, que é esse sábado milenial, nesta semana de sete dias que Deus deu para esta criação espiritual que estamos a ver aqui.

Os restantes dos mortos, aqui está o ponto, os restantes dos mortos não reviveram e não foram resucitados até que se completassem os mil anos. Vê-se que houve uma primeira recebeção ao início do milenio, ao início deste sete dia milenial, e depois houve uma segunda recebeção ao fim do sétimo dia milenial, ao fim dos mil anos.

Queridos irmãos, o resto, diz aqui, os restantes dos mortos não reveram até se completassem os mil anos, que são os restes dos mortos. São gentios e judeus e israelitas, são os milhares, milhares de pessoas que nunca vieram a conhecer Jesus Cristo. Milhões e milhões, bilhões de pessoas serão resucitados ao mesmo tempo, no dia do juízo a vir. Vejam como isso faz sabor a Mateus capítulo 11. Mateus capítulo 11, vamos ler versículo 20. Mateus 11, versículo 20. Passou então Jesus a encrepar as cidades, nas quais Ele operara numerosos milagros, pelo fato de não se terem arrependido.

Ai de ti, corazim, ai de ti, bete saída, porque se em tiro e em cidão se tivessem operados milagros que em vós se fizeram, isto é em cidades gentias, que, digamos assim, eram vizinhos e que tinham existido nos anos anteriores, porque se em tiro e em cidão se tivessem operados milagros que em vós se fizeram, há muito que elas teriam arrependido com pano, saco e cinza. E contando-vos-tinho, que no dia de juízo haverá menos rigor para tiro e cidão do pervozor, no dia de juízo vão estar vocês e os de tiro e cidão juntos e vai menos rigor, vai haver um julgamento e vai haver menos rigor, não é uma condenação. Continuando então no versículo 23, tu, que afarnar um e levar-te as proventuras até os céus, descerá até ao rei diz, porque se em Sodoma se tivessem operados os milagres que em ti se fizeram, teria ela permanecido até ao dia 2. Então Deus é justo porque Sodoma não teve este conhecimento onde está a justiça de Deus.

Diga-vos porém, aqui está a justiça, que menos rigor haverá no dia de juízo, nas dias de julgamento, para com a terra de Sodoma do que para contigo.

Estão a ver o que está a dizer aqui? Vejam também no capítulo 12, 41 e 42. Mateus 12, 41 e 42, diz assim, nina-vitas se levantarão no juízo, com esta geração, nina-vitas, os de nina-ve se levantarão, estes serão ressuscitados, no dia do juízo. Como lemos, na Apocalipse 20, é depois do milênio, que ao resto serão ressuscitados, no que nós chamamos, digamos, a segunda ressurreição. Diz assim, nina-vitas se levantarão no juízo, com esta geração, e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas, e eles aqui, há quem é maior que Jonas. A rainha do Sul se levantará, será ressuscitada, no juízo, com esta geração, e a condenará, porque veio dos confins da Terra para ouvir a sabedoria do Salomão, e éis que aqui está quem é maior do que Salomão. Este dia do juízo é uma coisa que precisamos entender bem, porque vemos que estas pessoas vão ser todas ressuscitadas ao mesmo tempo. Vamos ver aqui que hoje não é o único dia, esta era não é a única era de salvação, mas vai haver uma era de salvação durante o dia de juízo. O dia de juízo é um dia em que é um período de tempo em que vai haver um julgamento. O processo do julgamento, do juízo, este processo de julgamento envolve uma probação, um período de terem conhecimento, de virem a conhecer, de poderem arrepender, de poderem mudar e de poderem serem batizados e de poderem receber os pires de Santeus e depois de manterem fiéis até poderem ser provados como fiéis ao fim desse período de dia de juízo. E todos estarão ali ao mesmo tempo. Estarão ali as pessoas do tiro e de cidão, estão ali as pessoas de Sodoma, do tempo de Abrão, estão ali as pessoas da rainha do Sul, do tempo de Salomão, estarão aí os ninovitas, do tempo de Jonah, do tempo dos profetas. Todas as gerações vão estar juntas. Vejemos, então, este período descrito na profecia de Ezekiel capítulo 37. Viz aqui. Veio sobre a minha mão do Senhor, 37,1. Ele me levou pelo Espírito do Senhor e me deixou no meio de um vale que estava cheio dosso. E podem ler isto quando estiverem em tempo. Esta história é toda, mas vessa. Então, Ezekiel foi levado, digamos assim, numa visão, em um vale que estava cheio dosso. E viu estas pessoas, digamos assim, pessoas mortas, todas mortas, milhares de pessoas mortas.

E então perguntou, estes vão viver ou não viver? E ele disse, eu não sei. Eu não sei, mas o Senhor sabe, o Senhor me diz. Então vejam, então, no versículo 6. Diz assim o Senhor. E, versículo 5. Eis que farei entrar o Espírito. Este é o Espírito do homem. Isto é o que faz o homem. O cérebro do homem ficaram a mente. Isso descrevi claramente nos sermãos atrás, uma semana atrás, claramente o que é o Espírito do homem. E por isso assim, assim, diz o Senhor, e estes ossos. Eis que farei entrar o Espírito. É claro, é o Espírito do homem. Isto é a capacidade que faz com que o cérebro se torne uma mente, que o homem seja um homem. Tenham capacidades de pensar como um homem. Em voz e vivereis. Por aí tendões sobre vós. Isto é carne. Está a falar tendões, coisas de carne. Farei crescer carne sobre vós. Sobre vós estenderei a pele. Vou ter pele nova. Estes ossos vão ser ressuscitados fisicamente. Vão ser ressuscitados fisicamente. E porém em voz o Espírito. Isto é o Espírito do homem. A capacidade de poderem pensar. Poder pensar como homem. E vivereis. E vão saber que eu sou o Senhor. Como é que sabem que vou ser o Senhor? Porque vai ser pregado, vão ser ensinados, vai haver um ensinamento, uma pregação. Vejam que isto é o mundo todo que viveu. Milhões e milhões de pessoas. Billhões de pessoas. E vão ser ressuscitadas ao mesmo tempo. Como vimos do tiro de Sidon e da Rainha do Sul e os ninovitas e os tempos que viveram no tempo de Cristo e os milhares de pessoas que foram crianças e que nunca conheceram Cristo, que nunca saberam quem é o Senhor. E sabreis que sou o Senhor. Vão ser educados no caminho de salvação. Então continuem também no versículo 9. Diz assim. Então ele me disse, profetiza ao Espírito, profetiza ao filho do homem, diz. Assim diz o Senhor. Vem dos quatro ventos ao Espírito e assopra sobre estes mortos. Para que vivam. Então descreveu o que vai acontecer e agora até aqui a descrever como acontece. Então profetizei como ele me ordenaram. E o Espírito, este é o Espírito do homem, no homem. Entrou neles. A sopra, como está a falar a sopra, é como quando o primeiro atão e a Eva foram criados, Deus assoprou o Espírito para dentro e então eles ficaram ser viventes.

Ficaram uma alma vivente. Então profetizou como ele me ordenaram e os filho entrou neles e viveram. E se puseram em pé. São os suscitatos estão a viver. Uma vida física. Um exército sobremoto numeroso. Então disse o filho do homem, esses osso são toda a casa de Israel. A profecia aqui está a explicar que é toda a casa de Israel.

Mas como vimos em Mateus 11 e 12, que ao mesmo tempo que a casa de Israel era suscitada, também os gentios, como o Sidon e os Ninavitas e a Rainha do Sul e o Tiro e o Sodoma, foram todos os seres suscitados ao mesmo tempo. E diz assim, esses são os ossos, são toda a casa de Israel e todos os outros gentios, todos ao mesmo tempo. Eis que dizem, os nossos ossos se caram e pareceu, pareceu à nossa esperança.

Essas pessoas suscitadas não a dizer tão... Não temos esperança nenhuma. Não temos esperança nenhuma. Estamos de todo exterminados. Vamos ser... Perdemos se não temos esperança. Portanto, profetizadislis, assim diz o Senhor, Eis que abrirei a vossa sessupultura e vos farei sair dela ao povo meu e vos trarei à terra de Israel. Saberai que eu sou o Senhor. Vão ter conhecimento de quem é o Deus. Vão ser educados, na verdade, a Deus. Quando eu abrir a vossa sessupultura e vos fizer sair dela ao meu povo, vão então ter uma esperança que não tinham. Vão ter uma esperança porque não foram chamados nesta era, não foram predeterminados nesta era a saber a verdade, mas vão saber mais tarde.

Esta é a predeterminação, é a predestinação que Deus predestinou. Há certas pessoas saberem a verdade antes e outras saberem a verdade mais tarde. E diz assim, pois envose-o meus, porém envose o meu espírito. Sim, depois deviam-se conhecer o Senhor, porque disse no versículo 3, Saberais que sou o Senhor, então depois se arrependem, depois têm fé em Cristo, são batizados e então diz Deus, vá pôr em eles o espírito de Deus.

E viverais, e vos estabelecerai na vossa própria terra, então sabrás que eu, o Senhor, disse isto e o fiz, diz o Senhor. Vemos aqui um tempo de juízo, um tempo o dia do juízo, que vai ser um período de um certo número de anos, para eles poderem arrepender, poderem batizar, e poderem vencer as fraquezas da carne e demonstrar que são fiéis até ao fim. Nós, como cristãos verdadeiros, somos chamados agora. Vejam comigo em 1 Coríntios capítulo 1, 1 Coríntios capítulo 1, 1 Coríntios capítulo 1, versículo 24 a 29. Diz assim, mas para os que foram chamados, se nós fomos chamados agora, foi predeterminado por Deus agora para serem chamados agora, os outros vão ser chamados mais tarde.

Mas para os que foram chamados, para os que foi predeterminado para serem chamados agora, tanto os deus como greus, pregamos a Cristo o poder de Deus e sabedoria de Deus. E continua no verículo 26. Irmãos, reparar depois a Vossa vocação. Isto é, o Vosso convite a que vocês foram convocados, foram convidados. Reparar depois a Vossa vocação, o Vosso convite, a Vossa chamada. Viz que não foram chamados muitos sábios, segunda carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento. Pelo contrário, Deus escolheu, predeterminou, predestinou alguns a serem chamados agora. Os escolheu aquelas que para o mundo não vale nada, porque dizem que são loucos para o mundo para envergonhar os sábados, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes.

E Deus escolheu as coisas humildes do mundo e as depresadas, e aquelas que não são para reduzir a narração, a fim de que ninguém se vangloria na presença de Deus. Deus decidiu chamar certas pessoas que o mundo pensa que não vale nada. Mas Deus viu nessas pessoas uma grande capacidade. Querido irmãos, isto é parte do plano de salvação de Deus. E isso é o que os dias santos de Deus nos ensinam. E temos este guia de estudo que vocês podem comendar ou pedir ou baixar da internet, para entender e melhor o significado do plano de salvação de Deus, porque os dias santos de Deus que o mundo não observa, porque Satanás está a cegar as pessoas, por isso não observam os dias santos de Deus ou observam dias santos pagãos.

E por isso não entende a verdade. Mas no milênio e no dia de juízo vão observar estes dias santos, porque têm o significado de ensino do plano de salvação de Deus. E nós que fomos chamados agora, somos os que somos predestinados a ser chamados primeiro. Os outros serão chamados mais tarde, no dia de juízo. Vejam, por exemplo, em 1 Pedro 4, versículo 17.

Diz assim, porque a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada. Entende o que está a dizer? A ocasião de que o dia de juízo chegou aos membros da Igreja de Deus. Os membros da Igreja de Deus estão no dia de juízo agora. Para eles, já receberam o Espírito Santo, estão agora a ser chamados de igreja de Deus.

Os membros do Espírito Santo estão agora a ter uma oportunidade de exercer arbítrio livre e de vencer. Tem esta oportunidade de escolha, de vencer e tem o arbítrio livre. De vencer. Nós temos arbítrio livre, irmãos. Mas nós estamos a ser julgados hoje porque somos membros da Igreja.

O nosso julgamento não vai ser no dia de juízo. Os outros, de fora que não foram enlashamados, vão ser chamados no dia de juízo e o julgamento deles vai ser no dia de juízo. Durante esse período que vivem no dia de juízo, como nós, o julgamento é neste período que vivemos agora, nesta era. Nós somos poucos, são poucos, os que Deus determinou para serem julgados agora.

Queridos irmãos, algumas pessoas são chamadas agora. Diz-me, muitos são chamados, mas poucos são escolhidos. Encomparando com o mundo inteiro, esses muitos que são chamados relativamente são poucos, mas entre os que são escolhidos são muitos. Muitas pessoas começam a entender esta verdade, mas não respondem. E não são escolhidas. Mas alguns foram predestinados a serem chamados agora. Primeiro, para serem julgados primeiro, para qualificarem-se, para se reinar com Cristo primeiro. E por isso nós temos que agora exercer o arbítrio livre para observos, para sermos fiéis até ao fim, para perseverarmos para que possamos viver a vida eterna. Isto é, para que possamos vir a ser salvos. O ponto é que, seguinte, queridos irmãos, é que o Evangelho é pregado hoje em dia, não para salvar o mundo inteiro. O Evangelho é pregado hoje em dia como um testemunho ao mundo. Não é para salvar o mundo. Ele vai ser pregado para salvar o mundo quando Jesus Cristo fiera. Mas hoje é pregado como um testemunho ao mundo. Vejam? É Mateus 24, 14. Mateus 24, 14. Mateus 24, 14.

Que diz assim?

E será pregado este Evangelho do Reino, do Reino de Deus, até a boa nova, do Reino de Deus? Isto é o que nós estamos a fazer. A nossa missão na Igreja de Deus. Na Igreja de Deus Unida, a nossa missão é de pregar o Evangelho do Reino de Deus a todo mundo para testemunho a todas as nações. Isto é a nossa missão, queris irmãos, para testemunho a todas as nações. E depois, como diz aqui, então virá o fim. Então virá o fim desta era e então começa a nova era do Reino de Cristo. Depois, disse, do Evangelho do Reino de Deus ser pregado a volta do mundo como um testemunho. Depois vem o Reino de Cristo. Perdão, então chamar a humanidade inteira para julgar o mundo todo. Queris irmãos, todo Israel tem sido cegado. Não tem tido os olhos abertos para entender a verdade.

Um capítulo que explica isto em grande detalhe, que vocês podem estudar em mais detalhe depois, é em Romanos capítulo 11. Romanos capítulo 11. Romanos capítulo 11, versículo 1, diz assim, pergunto, pois, terá a Deus por ventura rejeitado o seu povo? Terá a Deus por ventura rejeitado os israelitas? Na modo nenhum, porque também sou israelita, a descendência de Abrão, da tribo de Benjamin.

Depois continua. Meca díem, mais tarde, vejam comigo, no versículo 7, que diremos, pois, o que Israel busca e isso não conseguiu, mas a eleição alcançou. Aqueles que foram chamados, aqueles que foram eleitos para ser chamados, aqueles que foram predeterminados e predestinados para serem chamados agora, esses alcançaram e os mais, o resto, os outros que não foram predestinados a serem chamados agora, foram endurecidos. Por isso, queridos irmãos, os outros vão aprender mais tarde. Foram endurecidos.

Queridos irmãos, vejamos também, no versículo 25 e 26. Viz assim, Por não quero, irmãos, que ignoreis este mistério, para que não sejeis presumidos em vós mesmos, que veem o endurcimento em parte a Israel até que haja entrado a plenitude dos gentios. E assim, todo o Israel será salvo. Vem, queridos irmãos, que o Israel foi endurcido, foi permitido a ser cegado por Satanás. Para a plenitude dos gentios entrar, não só as relitas, mas gentios, entrarem para serem chamados, até ao fim desta era. Depois, quando os Cristo vier a reinar, quando houver este período de ter completado, o período de gentios ter sido completado, todo o Israel será salvo. Isto é, não só Israel, Deus não é discriminatório a uns e nós outros, todo o Israel e imediamente diz também. Por isso, por consequência, que é, todo mundo será salvo. Todo mundo será salvo. Nosso irmãos vemos aqui a grande misericórdia de Deus, que hoje alguns são chamados, os outros serão chamados quando for o tempo delas, a era delas, os que viveram, que morreram, serão ressuscitados na segunda ressurreição, no dia do juízo e então vão-lhes, se vale, ser dado a oportunidade para ser salvos. Vale-lhes ser dado a única chance que tiveram, porque não tiveram nenhuma chance hoje, porque os corações deles está endurrecido. Então, será oportunidade a delas fazerem a escolha de obtecerem e de viverem na maneira correta. Então, por que que Deus fez isto? Por que que Deus chama a nós hoje? Por que? Somos melhores que os outros? Não. Não é que somos melhores. Duas razões. Uma é por que é que nós e a segunda é para qual propósito? Primeiro, por que é que nós? Ele chamou a nós porque ele conhece-nos e sabe que nós teremos a força suficiente para crescermos debaixo destes estressas, destas dificuldades e por isso ele sabe que nós temos a possibilidade de vencer. Ele sabe o que é melhor para você. Ele sabe o que é melhor para os outros. E para os outros, ele decidiu que não será para o melhor, para o bem delas, para o melhor delas, os chamar agora. E por isso decidiu é ele chamá-los mais tarde, porque vai ser melhor para eles mais tarde. Isso é o que Deus vê. Deus vê os corações, sabe as pessoas, sabe a fibra de cada pessoa, sabe a fortaleza de cada um e ele assim decide. Vejam em 1 Coríntios capítulo 10, 1 Coríntios capítulo 10 versículo 13.

Diz assim, não vos sobrevém o tentação que não fosse humana, mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças. E por isso Deus sabe quem é que pode ser posto de baixo de certas expressões agora e quem não pode e que tem que ser posto de baixo dos seus testes mais tarde, das suas provações mais tarde. Não permitirás que sejais tentados além das vossas forças.

Pelo contrário, juntamente com esta provação, vos provará livreamento de sorte que a possas suportar. E por isso, Deus nos dá esta oportunidade de chamar alguns agora. Não é porque somos melhores, mas porque Ele viu que é melhor para nós sermos chamados agora e é melhor para os outros serem chamados depois. Ele é a decisão dele. Ele sabe o que é melhor para cada um. Por isso, porque é que nós é porque Deus, no Seu grande sabedoria, vê que é melhor para nós agora e é melhor para os outros depois.

Segunda razão é para qual propósito? Para qual propósito? Bem, qual é o propósito da humanidade? Qual é o nosso destino? O propósito da humanidade é para virmos sermos filhos e filhas de Deus no reino de Deus. Esse é o propósito porque estamos a ser chamados. Temos este guieste de tudo. Qual é o seu destino? Que vos explique é maior detalhe, este princípio. E por isso, queris irmãos, alguns foram predestinados para governar sobre os outros.

Vejam na Apocalypse capítulo 2, Apocalypse capítulo 2, Apocalypse capítulo 2, versículo 26 e 27. E diz assim, ao vencedor que guardar até o fim as suas obras, isto é perseverar e manter-se fiel até o fim a vencer, eu olherei autoridades sobre as nações. Vai governar com Cristo, como lemos em Apocalypse capítulo 20, versículo 25. Há um pouco atrás, vai governar com Cristo durante mil anos, primeiro durante mil anos e depois, internamente, como vamos ver daqui a pouco.

Diz assim, ao vencedor que guardar até o fim as minhas obras, eu olherei autoridades sobre as nações. E, com sempre de férrebros, regerar e reduzirá a pedaços, como se fossem objetos de barro. Alguns foram predestinados para governar. Outros não foram predestinados para essa responsabilidade. E os que foram predestinados para governar no reino de Deus no futuro estão a ser chamados agora. Os outros vão governar em outras coisas debaixo desses no futuro, quando forem ser chamados. Mas o nosso propósito é sermos filhos e filhas de Deus. Mas alguns vão ser os sacerdotes e os reis debaixo do rei dos reis e o Senhor dos senhores.

Vejam também em Daniel 7, que é profecia aqui de Daniel, que descreve exatamente a mesma coisa. Daniel 7, vamos ver versículo 18. 1, 8, 18. Daniel 7, 18. Diz assim, mas os santos do Altíssimo recebarão o reino e o possuirão para todo ou sempre. Sim, vorão a com Cristo, como lembramos, no Apocalipse 20, versículo 5, inicialmente para o Milano, mas depois continuará esse reino e vão reinar para sempre, de eternidade em eternidade.

Vejam também no versículo 22. Até que veio o ancião de dias e fez justiça aos santos do Altíssimo e veio o tempo em que os santos possuíram o reino. E vejam também no versículo 27. O reino e o domínio, a majestade, os reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos Altíssimos, ao povo dos santos do Altíssimo. O seu reino será reino interno e todos os domínios o servirão e lhe optecerão. Inicialmente, vai ser só para o Milano, mas de futuro será eternamente. Vemos aqui e por isso que vão governar para sempre.

Por isso é que são os chamados para sermos filhos e filhas de Deus e para reinar. Quando são os chamados e quando forem ressuscitados sobre quem é que vão reinar. Vejam primeiro em Isaías 11. Naquele dia, recorrerão as nações à raiz de Jesse, e isto é Jesus Cristo, que está aposta por estandar-te dos povos. A glória lhe será amorada. Naquele dia o Senhor tornará a estender a mão para resgatar o restante do Seu povo, que por debaixo que for deixado da CIA, do Egito, de patrós da Etiópia, da Altão, de Sinal, vai trazer esse povo todo e vai reinar sobre todo o povo. Vê-se aqui que vão todos, vão reinar sobre todas as nações, não só nas nações israelitas, mas também nas nações de gentios.

Vejam também em Isaías capítulo 66, Isaías capítulo 66, ver no versículo 15, que diz isso, porque acho que o Senhor virá em fogo e os Seus carros, como um trovelinho, para tornar a Sua ira em furor e a Sua repreensão em chamas de fogo. Isto é a ira do Senhor, isto é ao fim das sete celos, das sete trombeltas, as sete últimas pragas e aí ve-se que é a ira do Senhor quando Ele virá, Jesus Cristo então virá, e então é a segunda vina de Cristo e Ele vai reinar depois disso, sobre o mundo inteiro.

Vejam também em 1º Coríntios capítulo 15, 1º Coríntios capítulo 15, que é o capítulo da ressurreição, digamos assim, vamos ler então no versículo 50, diz assim. Isto afirme, bem-vãos, que a carne e o sangue não podem herdar o rei de Deus. Nem a corrupção é herdar em corrupção, é isso que vos digo, um mistério, nem todos derrubiremos, mas transformados seremos, no momento, no abrir e fechar de olhos, arreçoar da última trombeta. A trombeta se hará, os mortos arrecessitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. 53. Porque é necessário que este corpo corruptivo, serviço de incorruptabilidade e o corpo mortal, serviço de imortalidade, veste então que vão ser os suscitados quando Jesus Cristo vier, antes de Jesus Cristo pôr os pés na terra e vão viver com Cristo a governar na terra por mil anos.

Depois vão julgar, Cristo vai julgar, as pessoas que estão na terra, como leem em Mateus 25, Mateus 25, 31 a 34. Mateus 25, 31 a 34. Quando vier o filho do homem na sua ministra de todos anjos com ele, então se sentará no tronco da sua glória, na terra, vai sentar. E todas as sessonações serão reunidas em sua presença. E ele então separará um dos outros. Vai começar este dia de juízo, o julgamento. Primeiro no milério, nos esquinas estão a viver. E depois na segunda ressurreição, no dia de juízo, dos que já estavam mortos, que são os suscitados, vai ver este dia de juízo, este dia de julgamento, que vai, então, separar uns dos outros, como o pastor separa os cabritos dos cabritos ou veleis. Vai ver este período de julgamento, que é um período de tempo.

Um período de virem conhecer a verdade, serem arrependerem-se, serem batizados, receberem o Espírito de Santo Deus, vencerem as suas fraquezas da carne e serem fiéis até ao fim. Para demonstrar esta finalidade, esta lialbáre, isto vai ser este grande julgamento, durante o milério e também no dia de juízo. Então, vemos que as pessoas vão ser julgadas, vão ser todas, digamos assim, este julgamento. Isto não é uma segunda chance. Se a pessoa diz, ah não, estás a falar que vão ter uma segunda chance. Não, não vão ter nenhuma segunda chance. Nunca tiveram uma chance porque estavam endurcidos, porque estavam cegados e não viram. Como provamos, nunca tiveram uma chance. Vejam, em Hebreus 10. Hebreus 10 é muito claro, também, que não há segunda chance. Hebreus 10, versículo 26 e 27. Que diz assim, porque se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, estas pessoas que estavam cegados não tiveram o pleno conhecimento da verdade. As crianças que borreram não tiveram o pleno conhecimento da verdade. Não tiveram o conhecimento do nome de Jesus Cristo pelo único que podem ser salvos, como lemos em Atos 4. Mas quando depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados, pelo contrário, certa expectação ao rival de juízo e fogo. Vim adoro prestes a consumir os adversários. Não há segunda chance.

O ponto é que essas pessoas estavam cegos, estavam os corações endurosídios, nunca tiveram uma chance. E agora vão ter uma oportunidade de escolher, de obter, de serem liais até ao fim e assim de poderem viver. Isto é eternamente, poderem ser salvos. Isto é o Livro da Vida, vai ser aberto e eles vão ter a possibilidade de ter o nome deles escrito no Livro da Vida, da Vida eterna. Eles vão ter que fazer uma escolha, vão ter que provar que são fiéis até ao fim, quando forem chamados, quando Deus determinar, de lhes dar o pleno conhecimento. Por isso existe Livro Arpítrio. A predestinação não é uma decisão de ser salvo ou ser perdido que já tenha sido feita. Não. Não. Não há nenhum texto na Bíblia que diz que as pessoas estão predestinadas a ser perdidas. Então vejam-os o que a Bíblia diz acerca da predestinação. Romanos capítulo 8. Romanos capítulo 8, versículo 28 a 30. Diz assim, sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados. As outras pessoas ainda não foram chamadas, mas daqueles que foram chamados segundo o seu propósito, porque acho que ante-mão, ante-mão isto é, foram predeterminados, foi antes, ante-mão conheceu. Também os predestinou para en serem conformes à imagem do seu filho, a fim de que seja o primogênico entre muitos irmãos, e os predestinou, e a esses também chamou.

A predestinação é uma questão de serem chamados agora ou serem chamados depois. Foram predestinados a serem chamados agora. E por isso, esse que os predestinou, predestinou a serem chamados agora, a esses também chamou, e aos que chamou também justificou, quem está claro livre a pícrio para serem justificados ou não se decidirem seguir e optecer ou não. E por isso, deu a eles também a oportunidade de serem glorificados, e os glorificou. Desse que a predestinação é aqueles que foram chamados primeiros. Predestinação quer dizer quando é que são chamados. Vejam também em Efezius capítulo 1. Efezius capítulo 1, versículo 4 e 5, diz assim, assim como os nos conheceu, nel antes da fundação do mundo. Ele sabia que antes da fundação do mundo, que haveriam certas pessoas que poderiam ser chamadas primeiro.

Para sermos santos e irreprensíveis para antelhé amor, nos predestinou para serem chamados primeiro. Para vir a ser filhos de Deus, para a doação de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o benaplácio da sua vontade. Segundo o benaplácio da sua vontade. Nos predestinou para sermos filhos. Não nos predestinou para serem perdidos. Nos predestinou para sermos filhos e filhas de Deus. Esse é o nosso destino. Esse é o que nós somos predestinados.

A decisão é nossa se vamos manter fiéis ou não. Mas nos predestinou para este grande destino. E por isso continuando assim. Segundo o benaplácio da sua vontade. Para a louvor da glória de sua graça. Para darmos louvor, para darmos graça a Deus. Que Ele nos concedeu gratuitamente no amado. No qual temos a redenção, pelo Sua sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça.

E vejam também no versículo 11. Néo digo. No qual fomos também feitos herdeiros. Fomos feitos heranças. Predestinados segundo o propósito Ele. Daquilo que faz todas as coisas conforme conselha Sua vontade. Conforme a Sua vontade. Predestinados fomos predestinados. Por que? Para sermos chamados primeiro. A fim de se louvor, os que de antemão esperamos em Cristo. Os que primeiro esperamos em Cristo. Os outros que serão chamados depois. Mas os que de antemão são chamados primeiro. A predestinação, queridos irmãos, tem a ver com quando é que somos chamados.

Ou somos chamados agora, ou somos chamados mais tarde depois. Esse é o que Deus nos predestinou. Ele nos chamou antes da fundação do mundo. Antes da fundação do mundo, já tinha isto planejado desta maneira.

A predestinação tem a ver com quando é que somos chamados para o nosso bem. Outras pessoas vão ser chamadas depois para o bem deles, que vai ser melhor para eles, conforme as capacidades e as características que eles têm. E por isso Deus faz esta decisão baseada no que é melhor para cada pessoa. Queridos irmãos, Deus decidiu em avanço quem é que Ele chamaria primeiro, para serem reis e senhores no reino de Deus debaixo de Jesus Cristo, o rei dos reis e o Senhor de Jesus de Senhores.

Ele decidiu quem é que havia de chamar primeiro para se ter uma parte em ajudar Cristo a salvar os outros, no futuro mundo da manhã, no futuro dia juízo. Por isso irmãos, procurar com diligência cada vez maior, confirmar a Vossa vocação e a eleição, a Vossa chamada. Por isso, queridos irmãos, não devemos estar tristes sobre aqueles que já partiram, que já faleceram, pensando que estão perdidos.

Sim, estamos tristes porque eles não estão conosco e sentimos a falta da companhia deles, mas não estamos tristes porque estão perdidos, não não estão perdidos. Elas serão necessitados no julgamento do grande trono branco e o livro da vida será aberto para eles poderem vir a ter a vida eterna, se eles vencerem a fraqueza da carne, se eles então usarem o epítero livre para responderem a essa chamada de Deus. Cristo, nesta era, neste período em que vivemos agora, não está desesperadamente a tentar salvar o mundo todo.

Não está numa batalha desesperada com Satanás para tentar salvar o mundo todo, porque Satanás não é mais forte que Deus. Nós estamos ao fim deste tempo de fim, ao fim deste sexto dia milenial, deste seis mil anos, que é o fim do reino de Satanás. O sábado milenial, o sábado do Senhor, o milênio, está à porta breve. Jesus Cristo vai reinar durante o milênio com os santos. Ele vai pregar e salvar o mundo então durante o milênio, porque Ele é o Salvador.

A verdade bíblica, acerca da predestinação, não é que estamos predestinados a ser salvos ou a ser perdidos. A predestinação bíblica é que estamos alguns predestinados a serem chamados agora e outros vão ser chamados mais tarde, depois. Esta verdade, queres irmãos, dá-nos grande paz mental. Esta verdade, queres irmãos, dissipa qualquer dor desnecessária que tenham-nos. Esta verdade espiritual dá a você e a mim grande conforto. E ao mesmo tempo nos faz responsáveis pelas nossas próprias decisões, porque temos arbitro livre e temos que fazer a decisão correta quando somos chamados.

E isto nos faz muito grátis, queres irmãos, porque temos um Deus muito amoroso e carinhoso para conosco que tem um grande plano e tem grande sabedoria. A sabedoria e a misericórdia, a justiça, o juízo, o louvor, a glória é do Senhor Jesus Cristo e de Deus Pai.

Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).