Jesus nos ensina muitos princípios para desenvolvermos a plena estatura dEle. Entre esses pontos é a graça de Deus.
Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.
Jesus Cristo através da sua vida nos ensina muito acerca de como vimos a ser uma pessoa de acordo com a sua estatura para podermos crescer no conhecimento Dele.
Sim, Jesus Cristo nos ensina muito acerca Dele para crescermos no conhecimento Dele e assim crescermos na graça que Ele é e precisamos de vir a ser.
Sim, Ele nos ensinou sendo, digamos assim, um padrão e exemplo, um modelo para nós o imitarmos porque Ele é a imagem do Pai e para nós sermos como o Pai é.
Sim, haviam muitos que se opunham e se opuseram a Cristo e não faziam o que eles diziam o que faziam e sim diziam uma coisa e faziam outra, mas nós irmãos para virmos a ser como Cristo é temos que por o nosso foco em Cristo e para virmos a ser como Ele é.
Então a minha pergunta hoje, irmãos, é a seguinte: o que é que Jesus nos ensina?
Sim, o que Ele deixou para nós aprendermos para virmos a ser como Ele é, para vivermos como Ele viveu.
Ora, está claro, Ele nos ensinou muitas coisas e uma delas nos ensinou a como orar e vejam por ex. em MT 6 começando no v.5: “e quando orares não sejas como os hipócritas, isto é, que dizem uma coisa e fazem outra, pois se comprazem a orar em pé nas sinagogas e nas quinas das ruas para serem vistos pelos homens”
Quantas pessoas querem orar para serem vistas por homens? Sim, eu não vou julgar a intenção de pessoas, mas de uma maneira geral o que JC está aqui a dizer é que devemos de orar em particular.
Sim, algumas vezes, orações públicas, por ex., a um início de um culto a pedir a benção do culto, mas as vezes algumas pessoas quando oram ao início do culto ou ao fim é como se estivessem a dar um sermão!
Irmãos, adoramos em público ao início do culto para pedir a Deus abençoar o culto, não é para começar um discurso dando assim um exemplo de como eu sei e sou tão bom orador.
Isso irmãos devemos de fazer em particular.
E por isso Ele disse assim continuando a ler v.5 de MT 6: “em verdade vos digo já receberam o seu galardão”
Sim, se estão a orar em público para ser, digamos assim, uma demonstração de que sabem orar já receberam a sua recompensa.
“mas tu quando orares entra no teu aposento e fechando a tua porta ora a teu Pai que está em secreto”
Oramos em particular em privativo.
“e o teu pai que vê em secreto te recompensará publicamente”
Por isso, irmãos, é importante pensarmos nisto uma vez mais JC não está a dizer aqui por ex. ao fim de um culto ou início de uma reunião pedirmos a Deus a abençoar essa reunião? Sim, tudo bem, mas não é uma exibição de uma grande e longa oração e demonstrando como nós somos grandes oradores.
Não, é simplesmente para pedir a Deus para abençoar esta reunião, ou esta assembleia ou este culto ou ao fim ou ao mesmo abençoar pelos ministradores que eles sejam inspirados a nos falar e para que nós os que estamos a ouvir a palavra que Deus abra a nossa mente para nós entendermos o ministro ou palestrante ou pastor esteja a nos ensinar para aprendermos a palavra de Deus e para sermos melhores pessoas.
Igualmente ao fim do culto agradecer a Deus para abençoar e inspirar a palavra e pedir a Deus para nos ajudar a praticar e viver este caminho.
Ao longo desse modelo mais ou menos, sim, oramos em público, mas em particular então oramos mais profundamente acerca de outros assuntos particulares e com Deus.
E por isso também diz aqui no v.7: “não useis de vãs repetições como os gentios que por muito falarem serão ouvidos”
Ó falam estão a repetir, repetir, olha diz o Pai Nosso vinte vezes e diz isto aquilo não sei quantas vezes e estão sempre a repetir as mesmas orações, não irmãos, o Pai Nosso é um modelo é, digamos assim, uma ideia do que devemos de estar a orar dos assuntos que devemos orar e não é para nós repetirmos isso continuamente.
Continuando no v.9: “portanto, vós oreis assim: Pai Nosso que estás nos céus, santificado seja o Teu nome, está claro, está a dar um modelo, uma maneira de como orar”
Aborda este tema, aborda aquele tema e está aqui este exemplo.
v.10: “venha o teu reino, está a dizer que precisamos de orar para que o reino de Deus, a vontade de Deus seja feita na Terra”
não é repetir as mesmas palavras, mas usar este princípio de orarmos para que o reino de Deus venha para a Terra.
v.11 diz: “o pão nosso de cada dia nos dá hoje”
irmãos, temos que ver que há pão físico para nós por ex. podermos continuar a trabalhar, abençoar no trabalho e podermos falar que aqui tem este problema com o meu patrão ou no meu serviço ou tive um problema com o colega e ajuda a resolver o assunto para podermos trabalhar efetivamente e não perder o emprego por causa de começar um argumento no trabalho; é um ex. a nos dar esse pão físico a cada dia.
Mas há também pão espiritual que é o Espírito Santo de Deus e pedir a Deus que nos dê o Seu Espírito para nos ajudar a viver este caminho.
E depois diz: “perdoa as nossas dívidas”
Sim, perdoa-nos, mas estamos a perdoar aos outros? Temos que nos analisar e por isso JC nos ensinou como orar e por isso devemos falar acerca deste tema, mas abordar em mais detalhes quando oramos em particular com Deus.
v.11: “e não nos conduzas a tentação, mas livra-nos do mal”
isto é, nos ajuda a sair dessa tentação que o mundo e a nossa carne e satanás está a por em nós e ajuda-nos a ir numa posição diferente para não cairmos na tentação, ajuda-nos a evitar a tentação e livra-nos do mal.
“porque Teu é o reino, o poder e a glória para sempre”
E damos glória a Deus como iniciamos a oração que diz: Pai Nosso que estais no céu, santificado seja o Teu nome e iniciamos a oração dando glória a Deus e concluímos a oração uma vez mais dando glória a Deus.
Veja também em MC 6:46 e logo depois Dele subir ao barco foi ao monte depois de se separar dos irmãos e foi orar em privado.
Também em LC 5:16 lemos: “Ele, porém, retirava-se para os desertos e ali orava”
Então, Jesus Cristo nos ensinou a grande parte da nossa oração é em particular, privado, e por isso que ele diz que precisamos de nos separar e deu um modelo, um padrão de orarmos mais ou menos ao longo desta linha.
E você tem sempre que orar seguindo esse padrão? Não! Pode estar a viver ou passar por grande aflição e sua oração vai ser mais focada nos problemas que encontra.
E por isso se vê aqui que há uma maneira de orar em particular e nos deu o modelo, mas nem sempre JC orou em particular e também orou em grupo, e sim, vemos em JO 17 na noite em que foi traído, antes de ser traído, vemos em JO 17 a oração de Jesus que Ele deu a frente dos discípulos e diz assim no v.1:
“e Jesus falou assim e levantou os seus olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora”
Esta oração Jesus fez à frente dos discípulos este capítulo todo de JO 17 que é esta oração.
Oração final à frente dos seus discípulos, sim, ele depois foi orar quando vemos para o monte por três vezes e pedia aos discípulos para esperarem por ele como vocês sabem, mas ensinou assim a como orar.
Outro exemplo também está em LC 11:1 diz assim: “e começando ele a orar em um certo lugar quando acabou lhe disse um dos discípulos: senhor, ensina-nos a orar como também João ensinou a seus discípulos”
Então, Ele deu este exemplo porque disse: ensina-nos e Ele ensinou.
E depois vemos mais adiante em LC 11:9 diz: “e Eu vos digo a vós: pedi e dar se vos-á, buscai e acharei, batei e abrir-se vos-á porque aquele que pede recebe, quem busca acha e quem bate abrir-se-á e qual o pai dentre vós que se o filho pedir pão não dará uma pedra? Ou também se lhe pedir peixe lhe dará por peixe uma serpente? Ou também se lhe pedir um ovo lhe dará um escorpião? Pois, se vós sendo maus sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo aqueles que lhe pedirem?”
E por isso vemos aqui uma parábola a noite um exemplo que ele está a dar de perseverar e vemos aqui no v.5 que está a dar esta parábola e dá este ex. de perseguir e vem o amigo a noite e se lhe disser: amigo me empresta três pães e ele diz: não me aborreças, mas porque ele continuou a bater, a bater, continuou a pedir então Deus deu o pão.
E por isso diz: bate a porta, pedistes, e aqui está o ex. do pão que é o Espírito Santo, não desistas, pede, procura, bate, pede o Espírito Santo e por que o Espírito Santo é tão importante irmãos?
Porque o Espírito Santo de Deus é o poder de Deus que nos ajuda a vencer as nossas fraquezas da carne e por isso JC ensinou os irmãos a orar.
E outro ponto que também JC ensinou os irmãos a ter fé, sim, Ele foi um exemplo de fé, Ele veio para nós e morreu por nós com fé do pai que o Pai o ressuscitaria e com fé de que este ato que Ele fazia que era enorme e que Ele fez conduzisse muitas pessoas, você e eu, ao arrependimento.
Porque se Ele pensasse que isto não teria valor nenhum ou não ia fazer nada então por que fazer isto? Ele teve confiança, teve fé, primeiro no Pai que o Pai o ressuscitaria e segundo que ele teve fé que esta obra e este sacrifício que Ele fez de vir para a Terra e morrer por nós que o Verbo se tornar um ser humano, Jesus Cristo, e morrer por nós, realmente como uma pessoa diferente do Pai, e Ele realmente morreu! Esteve morto e era uma pessoa diferente.
E esta pessoa diferente morreu! É por isso que se diz: Jesus Cristo veio na carne! E aquele que diz que Cristo não veio na carne é um anticristo.
Porque Cristo veio na carne, não é uma trindade, nem dois, e que JC é uma pessoa completamente diferente, veio na carne, morreu e esteve morto!
Sabemos que a morte é como o dormir e esteve morto como nós morremos, uma pessoa diferente e separada, e não há pensamento quando estamos mortos.
E o Pai então o ressuscitou sendo uma pessoa diferente e isso demonstra a fé de Cristo, fé no Pai e nesta obra de sacrifício resultasse em milhões de pessoas se arrependerem no futuro, hoje poucos, mas no futuro muitos mais se arrependerão.
E por isso JC deu um exemplo a cerca de fé e vejam em MT 17 e aqui vemos uma situação em que ele corrigiu os discípulos acerca da fé e vejam no v.14: “e quando chegaram a multidão aproximou-se um homem pondo-se de joelhos diante Dele e dizendo: Senhor, tem misericórdia de meu filho que é lunático e sofre muito por muitas vezes cai no fogo e as vezes na água e trouxe aos seus discípulos e não puderam curá-lo”
“e Jesus respondendo disse: ó geração incrédula e perversa, sem fé, até quando estarei Eu convosco e até quando vos sofrereis e trazei-me aqui e repreendeu Jesus o demônio que saiu dele e desde aquela hora o menino sarou”
“então os discípulos aproximando-se de Jesus em particular disseram: por que nós não pudemos expulsá-lo? E Jesus disse: por causa da vossa incredulidade, da vossa falta de fé”
“porque em verdade vos digo se tiveres fé como um grão de mostarda direis a este monte: passa daqui para acolá e há de passar e nada vos será impossível”
Quando encontramos desafios e dificuldades muito grandes é um monte espiritual e temos que pedir a Deus para nos ajudar a vencer esse monte.
“mas esta casta, este tipo de demônio não se expulsa se não por oração e jejum.
Irmãos, Ele nos ensinou a orar, Ele nos ensinou a ter fé, Ele nos ensinou a necessidade de jejuar de vez em quando e precisamos de estar perto de Deus.
Então vejam também em MT 16:8 diz assim: “e Jesus percebendo isto disse: por que arrazoais vós homens de pequena fé sobre o não teres trazido o pão? Não compreendeis ainda nem vos lembrais dos cinco pães para cinco mil homens e de quantos cestos levantastes? Nem dos sete pães e quatro mil e quantos cestos levantastes?”
“como não compreendestes não falei acerca do pão, mas que vos guardásseis do fermento dos fariseus e saduceus”
E por isso vemos que JC aqui estava a ensinar a eles para termos cuidado com as doutrinas falsas e para acreditarmos em Deus e termos fé Nele.
Irmãos, vemos aqui que JC ensinou várias coisas, muitas coisas, mas talvez o ponto principal que JC nos ensinou e que lemos em 2 PE 3 ao fim desta epístola que precisamos de crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo.
Talvez o ponto mais importante, o ensino mais importante que JC nos deu é o ensino de crescermos na graça Dele e pormos isso em prática na nossa vida.
Em LC 6:27-31 então vamos ver o que é graça que consiste de várias coisas, por ex. consiste do amor e carinho de um para com o outro, consiste de perdoar o próximo, o irmão e consiste de capacidade e de ser misericordioso.
A graça consiste da capacidade do desejo de dar se receber porque ao fim de contas perdoar é dar e que pode ser sem receber e por isso essa é a graça de Deus.
Vejamos então em LC 6:27;31 que diz: “,as a vós que isto ouvistes amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam”
Irmãos isto é a graça de Deus amar os inimigos.
“bendizei os que vos maldizem, dai pelos que vos caluniam, ao que te ferir uma face oferece a outra e ao que houver tirado a capa nem a túnica recuses , e dá ao que qualquer te pedir e dar o que é teu e não lhe tornes a pedir”
Isto é quando tomar o que é teu não queiras recompensa.
“e como vós quereis que os homens vos façam da mesma maneira vos fazei vós também”
Irmãos, sim, há certas coisas as vezes que não temos capacidade de resolvê-los, por ex., há tanto problemas no mundo , pessoas a sofrer de fome que eu não tenho capacidade de dar de comer a todo o mundo, não tenho, e a única esperança é a vinda do reino de Deus.
E por isso embora todos nós façamos um bocado de ajuda aqui e acolá a certas pessoas conforme podemos, mas a maior ajuda que podemos fazer é ajudar que esta boa nova do reino de Deus seja pregada ao mundo porque a única esperança que a humanidade inteira tem é que JC venha, a boa nova do reino de Deus é Ele vir para a Terra!
E por isso é importante que nós darmos os dízimos a Deus para Deus fazer esta obra, sim, muitas pessoas dão dízimos ou ofertas ou outras organizações para ajudar a missão desses e que beleza graças a Deus estão a ajudar um pouco, mas praticamente muito poucas pessoas no mundo estão a ajudar para o verdadeiro Evangelho do reino a ser pregado.
Infelizmente muitas organizações abusam e usam o dinheiro que recebem para poderem colocar o dinheiro em seu próprio bolso, sim, até governos dizem deem o dinheiro ao governo e nós vamos cuidar das pessoas, como um a ideia social, vamos ter cuidado das pessoas, e infelizmente muito desse dinheiro é desviado para bolsos de outras pessoas porque há muita corrupção no governo.
E por isso, irmãos, a única esperança que temos é a vinda do reino de Deus onde os reis debaixo de Cristo não serão corruptos, isto é, os governantes a governarem com Cristo no mundo de amanhã não serão corruptos e vão usar e vão fazer o que é melhor para o mundo e que esse dia venha, irmãos.
E por isso é importante de nós pregarmos a boa nova do reino para as pessoas terem uma esperança porque, infelizmente, muitos poucos estão a pregar esta esperança, nós na igreja de Deus Unida nos esforçamos para fazer isso e se usássemos o dinheiro para dar a pessoas que precisam e tenham fome, e damos um pouco aqueles que podemos, mas temos que fazer a missão que Deus nos deu de pregar a boa nova do reino de Deus como testemunho ao mundo, MT 24:14, sendo essa a nossa responsabilidade e se nós a fazemos quem é que o fará?
E se nós não estivermos e não dar o coração dos pais para os filhos e dos filhos para os pais Deus então como lemos ao fim de MQ trará uma maldição ao mundo inteiro, o último v. De MQ do AT na sua Bíblia.
E por isso irmãos nós temos uma responsabilidade importante de amar até os nossos inimigos e por isso diz no v.32 de LC 16 e se amares os que vos amam que recompensas tens? Também os pecadores amam os que os amam.
E por isso irmãos amar os inimigos é quando pessoas fazem mal a nós e se nós somos capazes de orar e pedir a Deus para perdoar essas pessoas e está claro que Deus perdoa essas pessoas se arrependerem, mas não é minha responsabilidade se arrependerem a mim, é pedir a Deus para essas pessoas se arrependerem para poderem ser perdoadas.
E por isso JC ensinou este grande mandamento e vejamos esse grande mandamento em JO 15:9 diz: “como o Pai me amou Eu também vos amei, permanecei no meu amor”
Como é que JC nos amou? Deu a sua vida por nós enquanto éramos pecadores e não nos tínhamos arrependido e por isso este é um grande mandamento.
E o v.13 de JO 15 diz: “ninguém tem maior amor do que este de dar a alguém por sua vida aos amigos”
Irmãos, JC não só deu a sua vida física, mas deixou a sua vida eterna de ser um ser espiritual, deixou isso, abriu a mão, veio a ser um ser humano e morreu por nós e irmãos isto é um grande ato de amor por nós e isto é o exemplo que ele nos deu.
Veja em RM 5:6 diz: “porque Cristo estando nós ainda fracos morreu a seu tempo pelos ímpios, pelos pecadores, porque apenas alguém que morrerá por um justo, pois, poderá ser pelo bom alguém morrer, mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós sendo nós ainda pecadores”
Não é que Deus disse só palavras, mas Deus o nosso criador, aquele ser que era da forma de Deus, do reino de Deus que era Deus, não era O Deus, só temos um Deus, o Pai, mas Ele era Deus, do gênero de Deus e, Ele deu a sua vida e nos criou debaixo do comando da instrução do Pai, Ele obedeceu ao Pai tudo que Ele disse para fazer e ele então, JC, debaixo da instrução e do comando do Pai criou os seres humanos e veio para a Terra como um ser humano e deu a sua vida por nós e deu esse amor e não com palavras, mas vivendo, pondo em prática esse amor até ao fim, até morrer na cruz.
E por isso JC sabia que nós precisávamos de um redentor e de alguém que pague pelos nossos pecados e fraquezas, Ele fez isso sem esperar nada em retorno, sim, Ele quer que nos arrependamos também.
Ele não queria que pagássemos alguma coisa a Ele, não, simplesmente quis que nós nos arrependêssemos para o nosso bem.
E por isso este é o novo mandamento que ele nos deu, esse mandamento está descrito em JO 13:34 que diz: um novo mandamento vos dou: que ameis uns aos outros como Eu vos amei e também vós, uns aos outros, vos ameis”
Esse é o mandamento novo porque o velho era amas o próximo como a ti mesmo, mas JC levantou este mandamento e esta instrução a um padrão mais alto, isto é, como Eu vos amei, eu vos dei a minha vida eterna não só a vida física mais do que isso, a minha eternidade para vocês, e porque ele nunca pecou e teve a fé que o Pai o ressuscitaria porque nunca pecaria.
Mas deu, se humilhou, deixou a vida eterna para vir a ser um ser físico e para morrer por nós e isto é um grande ato de amor e por que? Para nos perdoar.
E veja em MT 6:14-15 que diz: “porque se perdoares aos homens as suas ofensas também o vosso Pai celestial vos perdoará a vós, se, porém, não perdoares aos homens as suas ofensas também o vosso Pai não perdoará as vossas ofensas”
Não perdoará as vossas ofensas, e irmãos, perdoar é dar perdão para os outros e por isso, irmãos, não é fácil perdoar porque as pessoas não se arrependem, mas temos que perdoar e porque perdoar é limpar e tirar esta coisa do nosso coração e deixar passar e sim a pessoa vai ter que se arrepender com Deus, mas isso é Deus, mas entre eu e aquela pessoa temos que perdoar, deixar isso passar, não guardar o ressentimento com essa pessoa.
Vejam em 1 CO 2:8 diz: “a qual nenhum príncipes deste mundo O conheceu porque se O conhecessem nunca crucificariam ao Senhor da glória”
Vê-se que JC veio completamente humilde, sem dizer: EU SOU o Filho de Deus Eu Sou ou era o Verbo antes de me tornar carne, Eu Sou uma pessoa debaixo do comando de Deus, Eu Sou a pessoa que criou os anjos, não digam que sou filho de Deus e tenham isso em segredo, e por que?
Porque se soubessem que ele era não o teriam matado e se não o tivessem matado, e nós também somos parte disso, mas se não o tivéssemos matado não teríamos um Salvador ou Redentor e por isso ele veio, o filho de Deus, sem as pessoas saberem.
Até os discípulos sabiam, pois Jesus Cristo, tinha dito aos discípulos de que eles vão me matar e quando os romanos vieram e foi traído e quiseram o matar e que fizeram este caso de tribunal ilegal para o matarem os discípulos fugirem até Pedro disse: eu nunca te vou deixar, mas deixou.
Todos nós pecamos
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).