Bom dia e boa tarde queridos irmãos, aqui é Jorge Campos.
Cerca de 500 anos atrás como sabemos na história em Portugal haviam estas caravelas que traziam riquezas da Índia para Portugal e Europa; e esses marinheiros que trabalhavam nestas caravelas tinham que trabalhar muito e fortemente para manter as velas levantadas de acordo com a direção do vento.
Ora, aí vemos nessa analogia desses barcos a vela três pontos importantes:
Primeiro, o próprio barco que representava num ambiente que eles tinham criado e que mostrava uma certa confiança que se manteria flutuando mesmo se as condições não fossem cem por cento boas;
Depois tinham um leme que dava uma direção a esse barco para ir onde queriam ir;
E depois também tinham as velas que os trabalhadores ajustavam, os marinheiros, para dar movimento de andar para a frente e esse esforço de ajustar as velas frequentemente era um grande trabalho e vemos muitas vezes barcos pequenos à vela e percebemos que muitas pessoas trabalham muito duro a manter as velas nas direções corretas para ter o máximo de benefício e velocidade através do vento.
Ora, isto tudo é uma analogia, irmãos, porque vemos no barco esta confiança e como igualmente temos fé e confiança em Deus para nos manter no caminho e a ajuda de que necessitamos para nos mantermos, digamos assim, na analogia do barco, nesta “água” para continuarmos dentro deste mundo na direção correta.
Em segundo lugar o leme nesta analogia que representa a visão da direção que nós devemos de ter e por que? Porque há uma esperança de no futuro e no nosso caso, espiritual, é para entramos no Reino de Deus e essa direção nos dá a esperança desta visão para nos dar a motivação para continuarmos a andar para a frente.
E depois o trabalho dos marinheiros a trabalharem e manterem as velas içadas e trabalhando de maneira individual e em equipe para terem o resultado que queriam para chegar ao objetivo, onde esse trabalho representa muitas vezes um sacrifício e de trabalho de amor e carinho de uns para com os outros.
E por isso vemos nesta analogia que estou a levantar aqui que há fé e confiança, e uma esperança da visão que temos e que precisamos de trabalhar individualmente e coletivamente em amor uns para os outros e amor a Deus. E em 1 CO 13:13 lemos:
“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor”
Simbolizado nesta analogia de trabalho de amor de uns pelos outros para podermos realizar o objetivo e hoje, irmãos, eu quero que vocês entendam a importância deste alinhamento de perto de um com o outro de: fé, esperança e do amor.
Nós precisamos de entender como estes três trabalham em conjunto e nós precisamos, particularmente, de entender as nossas responsabilidades de amor de um para com o outro porque o maior deles como lemos em 1 CO 13:13 é o amor!
E por isso precisamos de trabalhar com carinho uns com os outros para chegarmos ao nosso destino de entrar no Reino de Deus; e a pergunta, em primeiro lugar, é: entendemos bem e claramente qual é a meta e o objetivo final?
O objetivo final, irmãos, é de virmos a ser filhos e filhas de Deus no Reino de Deus para chegarmos à glória para que Deus tenha muitos filhos na glória como lemos em HB 2:20, mas vamos então ver este gol com outra escritura que está em MT 6: 33 lemos:
“Mas buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas”
Aí está a nossa meta, o nosso gol, a nossa visão do que precisamos de entrar no Reino que é buscar o Reino de Deus e a sua justiça, mas alguns até podem perguntar: mas é um ou dois gols? Um é o Reino de Deus e o outro é a sua justiça?
Irmãos, são a mesma coisa porque o Reino de Deus é o objetivo do que precisamos de alcançar e a sua justiça é como podemos alcançar a esse objetivo e por isso a nossa missão, ou isto é, o que nós devemos de fazer é para nós chegarmos a esse destino, isto é, entrar no Reino de Deus, mas a nossa missão é o que precisamos de fazer para entramos no Reino de Deus.
Ora, vamos fazer aqui uma pergunta breve: então a igreja de Deus Unida tem uma missão? E sim, temos, e temos que pensar qual é a nossa missão como membros da Igreja de Deus e você entende essa missão? Deixe-me ler a missão que está, digamos assim, explicada ou declarada pela Igreja de Deus Unida:
É DE PREGAR OU PROCLAMAR O EVANGELHO DE JESUS CRISTO E O VINDOURO REINO DE DEUS À TODO O MUNDO COMO UMA TESTEMUNHA E ENSINAR A TODAS AS NAÇÕES A OBSERVAR O QUE CRISTO ORDENOU FAZENDO DISCÍPULOS E CUIDANDO DESSES DISCÍPULOS EM TODAS AS NAÇÕES”
E isso é extraído de MT 24:14 e MT 28:19-20.
Ora, algumas pessoas podem perguntar: mas estamos aqui a falar de pregar dois evangelhos? Sim, porque a nossa missão da igreja de Deus é de pregar ou proclamar o Evangelho de Jesus Cristo e o vindouro reino de Deus e então um é o evangelho de Jesus Cristo e o ouro é p evangelho do Reino de Deus?
Não, não são dois e sim são o mesmo tal qual quando dizemos: buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, pois, é só uma a meta e o gol, mas um É O QUE e o outro é COMO!
Igualmente, pregar o evangelho, o destino é o Reino de Deus e como é que isso se torna possível é pelo que JC faz por nós e fez e continua a fazer enviando o Seu Espírito a ajudar a vencer as fraquezas da carne.
E por isso o Evangelho e a Boa Nova têm assim dois lados como uma moeda também tem, mas é só uma esta moeda que é pregar a Boa Nova do Reino de Deus a todo o mundo como uma testemunha e um ponto importante sobre isto é: porque estamos a pregar não para converter o mundo inteiro porque isso é trabalho de Deus quando Ele abrir a mente das pessoas para poderem entender, mas é para ser uma testemunha no mundo porque Deus está a chamar muitos, mas poucos vão responder e Deus sabe quando chamar, mas isso não é desculpa a continuarem a quebrar as leis de Deus e a desobedecerem, pois o mundo sabe que não se deve matar, ou cometer adultério que são estas coisas básicas.
E por isso estamos a pregar ao mundo esta Boa Nova do Reino de Deus para as pessoas SE ARREPENDEREM e como testemunho para não poderem dizer: ó eu não sabia e nunca me foi dito!
Por isso, um lado desta moeda, um lado deste gol é pregar a Boa Nova do Reino de Deus, e do outro lado da moeda é pregar o que Jesus Cristo fez e faz por nós porque JC é o nosso modelo e nós devemos imitar a JC pois Ele é o caminho, a vida e a porta.
E por isso, irmãos, precisamos de imolar, copiar e imitar Jesus Cristo e assim precisamos de conhecer o que Ele fez, como é o caráter Dele e aprendermos como praticar e crescermos na graça Dele e por isso que diz: na graça e no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. E vejam então 2 PE 3:18 lemos:
“Antes crescei na graça e conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”
Precisamos de entender o Evangelho de Cristo, entender quem é Cristo, entender e crescer em todo o entendimento de JC para o imitar, e ter a mesma graça e boa vontade, a gentileza e o mesmo carinho que Ele tem para conosco e nós temos que por isto em prática também n nossa vida.
E por isso que temos olhar para JC como nosso exemplo e Aquele que devemos imitar e por isso é importante mantermos isso em mente; ora, está aqui um ponto importante: não é só crescer na sabedoria, no conhecimento e então a pessoa dizer: olha eu tenho esta sabedoria, este conhecimento, eu sei estas profecias todas, eu sei quando isto vai acontecer e quando não vai.
E por isso sou muito abençoado, sou muito esperto e quero dizer a vocês que precisamos de ser do mesmo modo, e sim, do mesmo modo, mas precisamos de ter cuidado que esta sabedoria e conhecimento não se torne um intelectualismo ou arrogância de sabedoria porque aí está um ponto importante é como aplicamos isto, e como aplicamos esta sabedoria é a graça que nós temos que crescer na graça de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. E por isso aí está um ponto importante, lembrem-se que vocês não podem mudar a ninguém, muito menos alterar ninguém e você só pode mudar a si próprio; e por isso é muito importante esta frase escrita e eu sei que nós temos que crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo e na aplicação de JC que nos ensina pelo seu exemplo para que possamos fazer com graça, gentileza e bondade.
E temos que ser como JC é, como JC foi, como JC fez porque JC abriu caminho, é o caminho! E nós temos que seguir este caminho, nós temos que nos modular, ser um modelo desse caminho que é o que? De RECONCILIAÇÃO e JC é exatamente celebrou ou comemorou o fez, digamos assim, em prática o ápice e o cume desta prática da graça no dia de Páscoa e vejam em 1 CO 5:7 lemos:
“Purificai-vos, pois, do fermento velho, deste pecado velho que temos, para que sejais uma nova massa assim como estais sem fermento porque Cristo, nossa Páscoa, foi sacrificado por nós”
Jesus Cristo demonstrou o exemplo de sofrer por outros e Ele não fez nada de errado, JC podia ter dito: isso é injusto e não fiz nada errado! Nunc pequei! Mas através deste desafio Dele e que confiou no Pai e teve esperança do resultado final; e por isso nós devemos de imitar a Ele e ter esta fé Nele e precisamos de mudar através d poder do Espírito Santo.
Então, isso é parte da história da Boa Nova do Evangelho de Jesus Cristo e a nossa primeira parte é que nós temos que seguir o Seu exemplo e por isso imediatamente após a Páscoa temos a Festa dos Pães Asmos que como lemos em 1 CO 5:7-8 vimos que está a falar aqui de tirar o fermento no v. 7 e no v. 8 diz: por isso fazemos a festa; que festa? A festa dos Pães Asmos não com fermento velho do pecado e da maldade e malícia, mas com os asmos, isto é, o pão sem fermento com verdade e sinceridade.
E por isso os dias santos de Deus, as festas de Deus e não as mundanas nos dão, digamos assim, uma estrada ou um mapa para podermos seguir o caminho para o Reino de Deus e então por isso nós temos que imitar a JC sendo um sacrifício vivo como Ele foi onde Ele teve que morrer e nós temos que viver uma vida em que há sofrimento e em RM 12:1-2 lemos:
“Rogo-vos, pois, irmãos pela compaixão de Deus e peça, irmãos por misericórdia pelo amor de Deus, que apresentai vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus”
Irmãos, muitos na igreja estão a passar por dificuldades muito grandes e físicas, doenças mentais e financeiras e muitas vezes podemos ajudar e outras vezes não podemos ajudar completamente, e simplesmente, as vezes, não temos recursos suficientes para ajudar aos outros embora queiramos!
Mas tentamos ajudar conforme podemos, mas aí está o ponto: a mensagem diz que vamos passar por sacrifícios e precisamos de nos apresentar com estes sacrifícios santos e agradáveis a Deus que é o nosso culto racional e por isso não podemos estar conformados e aceitar o mundão e diz aqui:
“Não sedes conformados com este mundo”
Não aceitem este mundão e dizer: olha vou fazer como as outras pessoas, olha é muito difícil não guardar o natal por pressão da família que quer e então eu vou ceder e tchu!!! Não!
“Não sejam conformados com este mundo, mas transformados pela renovação do vosso entendimento”
Porque nós entendemos que estes princípios e coisas mundanas são pagãs e nós precisamos de mudar a nossa maneira de viver! E Para que?
“Para que experimentais o que seja a boa e agradável e perfeita vontade de Deus”
Por isso, não estou a dizer que é fácil, irmãos, mas temos que fazer um sacrifício e vejam em AT 2:36-38 lemos:
“Saiba, pois, com certeza toda a casa de Israel que este Jesus a quem vós O crucificastes que Deu fez Senhor e Cristo”
Jesus é o Senhor e também o Messias! E por isso precisamos de entender isto e bem, ora no v. 37:
“Ouvindo eles isto acreditaram e ainda diz: compungiram-se em seu coração; sim acreditaram e ó o que fizemos? Matamos o Senhor Deus? Matamos o Messias! O Senhor Deus que era um dos dois seres que estavam envolvidos na criação”
O Pai delegou ao Verbo que se tornou carne como JC para criar tudo e Ele foi o Senhor, o Deus, que falou com os israelitas e com Abraão e falou com Moisés e os setenta anciãos ao pé da nuvem ao lado do monte Sião como l, mas também lemos se me lembro corretamente em EX 24 onde setenta pessoas viram Deus e também lemos em JO 1 que ninguém viu ao Pai e por isso esse ser, Deus, da família de Deus, foi o Verbo que se tornou carne que é conhecido hoje por nós como Jesus Cristo.
E eles então vieram a entender que tinham crucificado ao Senhor e:
“Então ouvindo eles compungiram-se o seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais: o que vamos fazer agora? Que vamos fazer, irmãos? ”
E por isso o primeiro passo aqui foi: ter fé, acreditar de que JC é o Senhor e que JC é o Messias e no lugar se arrependeram e foi o que Pedro disse: ”
Arrependam-se e depois façam um compromisso para viverem uma vida diferente e obedecendo as leis de Deus e guardando os Sábados, os Dez Mandamentos e tem que se arrependerem e não criem desculpas como: ah o natal tão bonitinho, e o domingo de páscoa com seus ovinhos e coelhinhos são tão bonitinhos e olha fazemos isto para as crianças está claro.
E olha estamos a mentir! Porque papai Noel não existe e não vem pela chaminé, mas não existe e é uma mentira! Então? Isso é maneira de sermos cristãos? É uma maneira de demonstramos aos nossos filhos esse nosso exemplo? De que somos cristãos e mentindo? E sabendo que estamos a mentir?
Queridos irmãos, precisa que se arrependam cada um de vós e façam um compromisso de ter uma vida diferente, ora muitas pessoas diem: olha, eu aceito JC, mas não vou mudar vou continuar a ir à igreja nos domingos e onde é que na Bíblia diz para mudar o Sábado pelo domingo? NUNCA!!
Ó fabricam desculpas de diversos versículos, mas se lê claramente que Deus santificou o Sábado e depois nos Dez Mandamentos diz: LEMBRA-TE DO DIA DO SÁBADO, não diz lembrem-se do domingo e Deus não muda, pois, é o mesmo ontem, hoje e amanhã!
Ó, mas vamos fabricar uma desculpa de que isto mudou com JC e então se a lei Ele alterou com JC porque Deus não alterou a lei antes de JC ter que morrer? Por que Ele teve que sofrer? Podia ter alterado a lei e irmãos isso é uma mentira diabólica.
E por isso, irmãos, o mundo hoje em dia não se arrependeu e se a maioria de vocês que está vindo a mim e estão a dizer: olha que o Jorge está a dizer e estou a dizer a verdade, irmãos.
E não acreditem em mim, mas na Bíblia, estudem a Bíblia porque está na Bíblia que precisamos de guardar o Sábado, e também está que devemos guardar os Dias Santos de Deus e não os dias pagãos!! Mas as pessoas não se arrependem! Por isso que aqui em AT 2 está a dizer: precisamos de acreditar, fé, e precisamos de ter a visão da esperança de podermos entrar no Reino de Deus e sermos como Deus é para sermos filhos e filhas Dele.
Precisamos de ter essa esperança de que iremos ser perdoados e vamos receber a ajuda do Espírito Santo para vencermos as fraquezas da carne para podermos entrar no Reino de Deus porque vamos mudar a nossa maneira de como somos; e em 1 JO 2:3-6 e lemos:
“E nisto sabemos que o que conhecemos se guardamos os Seus mandamentos”
Ó eu guardo os que eu quero e que me apetecem, mas vou alterar o quarto e vou dizer: olha não tenho que guardar o quarto e vou guardar o domingo ao em vez disso; ou posso guardar qualquer dia e se podes guardar qualquer DIA ENTÃO POR QUE ESTÁS A GUARDAR O DOMINGO??
E ao fim de contas Deus é que O santificou e você não pode o modificar, pois, Deus santificou o Sábado. E você guarda os mandamentos de Deus? Guarda as leis de Deus, os Dez Mandamentos e:
“Aquele que diz: eu o conheço e guarda os Seus Mandamentos é mentiroso, e sabemos que os mentirosos não vão entrar no Reino de Deus; e nele não está a verdade, mas aquele que guarda a sua palavra, seus mandamentos e instruções o amor de Deus está Nele verdadeiramente abençoado e nisto reconhecemos.
Por isto, irmãos, esta união entre a fé, a esperança desta visão, e nós temos que colocar em prática o amor que é o amor de Deus, estes três também trabalham em conjunto e vejam em 1 JO 4:16:
“E nós conhecemos e cremos que no amor que Deus nos tem; Deus é amor e quem está no amor está em Deus e Deus nele; Deus é amor e os mandamentos da lei de Deus são amor, não são um peso, e esse conhecimento não é uma sabedoria intelectual, mas é uma sabedoria aplicada com carinho e amor.
E por isto esta fé e esta confiança em Deus e esta visão da esperança de virmos a ser filhos e filhas de Deus no Reino de Deus e trabalhando em conjunto nos dão uma motivação para trabalharmos em amor como uma equipe e individual.
Tal como os marinheiros tinham que trabalhar para manterem as velas em cuidado de um para com outro, e irmãos, vejamos aqui em EF 4:13:
“Até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, para o podermos imitar, para virmos a ser homem perfeito à medida da estatura completa de Cristo”
Ele é nosso padrão e não nos comparamos uns com os outros e sim com Cristo, não se comprem a mim, mas a Cristo, olhem para Cristo! Eu sou apenas um mensageiro da Palavra de Deus para apontar a você para seres como Cristo e no v. 14:
“Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina; irmãos, há muitas falsas doutrinas por aí, pelo engano dos homens que com astúcia andam fraudulosamente “
Irmãos, muitos falsos cristãos, muitos ministros que se chamam ministros de Cristo, muitos pastores que se chamam pastores estão a enganar de forma fraudulenta!
E o primeiro ponto a verificar é:
Queridos irmãos, se não estão a fazer estas coisas que são básicas como é que vocês podem a estar a ouvi-los e acreditar no que estão a dizer? Estão a vos enganar de forma fraudulenta e se enganam nestas que são coisas básicas quanta mis nas outras? E no v. 15:
“Antes, seguindo a verdade e tendo o verdadeiro conhecimento de Jesus Cristo e da verdade da Bíblia, mas não de uma forma intelectual e por isso temos que ter amor e assim crescemos em tudo Naquele que é o cabeça Cristo! “ E em 1 CO 13:4 lemos:
“O amor é sofredor, o amor é benigno, o amor não é invejoso, o amor não trata com leviandade, o amor não se ensoberbece, não é arrogante, o amor não se porta com indecência, o amor não se irrita e você está irritado? O amor não suspeita o mal, o amor não folga com a injustiça mas cobra com a verdade; o amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta e o amor nunca falha.
Queridos irmãos temos ainda um grande caminho a percorrer e o amor, irmãos: é paciente, gentil, humilde, o amor suporta acusações falsas, o amor não vai injuriar ou insultar outras pessoas, não vai bater de volta e em JO 13:34:
“O novo mandamento Vos dou: que ameis uns aos outros como Eu amei vós e que também uns aos outros vos ameis”
Jesus Cristo deu-nos um exemplo perfeito de como aplicar o amor, sim, é trabalho duro e difícil tal como os marinheiros estavam a ajustar as velas dessas caravelas, sim, e tinham que ajustar de acordo com que o vento soprava e era trabalho duro.
E a nossa vida cristã e ver que estamos a navegar a pôr as velas neste mundo para andar na direção de Deus e temos que produzir frutos em JO 15:1-15 diz que precisamos de produzir frutos e nós devemos, então, pedir a Deus por Seu Espírito porque por nós próprios não conseguimos e então Deus nos dá o Seu Espírito como lemos em AT 2 de que façam um compromisso e que Deus vai dar do Seu Espírito.
O Espírito que vai nos guiar como lemos em JO 16:13 que diz assim:
“Mas quando vier Aquele com o Espírito da Verdade de Deus esse vos guiará em toda a verdade”
Nos vai guiar na verdade e vai nos consolar e dar uma ajuda na nossa consciência a ajudar-nos a perseverarmos até o fim e irmãos o propósito da lei não é para ser um fardo e nem ser um peso, o propósito da lei é o amor e isso lemos em 1 TM 5:1 que diz:
“Ora, o fim do mandamento é o amor”
O propósito das instruções das leis de Deus é o amor de coração puro com uma boa consciência e não fingida; e queridos irmãos, nós temos que ser uma luz e em MT 5:14-16 diz: precisamos de ser uma luz e um exemplo, a nossa responsabilidade, o que nós temos que fazer individualmente é sermos um exemplo.
Como é que você pode ajudar a pregar o evangelho SE você é má pessoa, SE você está a tratar mal as outras pessoas; isso é mau exemplo e queridos irmãos com a ajuda do Espírito Santo vai nos ajudar a seguir o caminho de Deus na direção correta.
E por isso precisamos de ter este leme bem fixado no gol, em fé, nas nossas mentes focadas no Reino de Deus e temos esta visão de esperança do gol e precisamos de usar o poder e o Espírito Santo de Deus para mudarmos e em IS 55:11 lemos:
“Assim será a Minha palavra que sair da Minha boca e ela não voltará para Mim vazia e antes fará o que Me apraz e prosperará naquilo a que enviei”
A palavra de Deus que é descrita aqui na Bíblia tal como o Espírito Santo de Deus que sai e vem para nós não volta a Deus vazia, ou seja, vai produzir frutos e por isso nós também devemos de produzir frutos, irmãos. E vejam em 2 TM 1:6-7 lemos:
“Por cujo motivo te lembro que despertes o dom de Deus, isto é, o Espírito Santo, que existe em ti pela imposição das mãos e porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, amor e moderação”
O Espírito de Deus que recebemos pela imposição do ministério após o batismo é como recebemos o Espírito Santo de Deus pela imposição das mãos e Deus não nos deu um espírito de temor, mas de amor!
E por isso estamos a negligenciar esse dom? E vejam em 1 TM 4:14 lemos:
“Não desprezes o dom que há em ti o qual te foi dado por profecia com a imposição das mãos do presbitério, dos ministros de Deus”
E por isso não desprezes a guia, a ajuda do Espírito Santo de Deus e não trates a isso sem valor porque vivemos num mundo em que o amor se vai esfriar e vemos isto em MT 24:12-13:
“E por se multiplicar a iniquidade, que é o que está acontecer hoje em dia, irmão, o amor de muitos se esfriará, mas aquele que perseverar até ao fim será salvo”
E perseverando com amor sem esfriar;
“E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo EM TESTEMUNHO a todas as nações”
A Boa Nova do Reino de Deus é pregada diz aqui Em testemunho e não diz: para salvar mais almas; hoje em dia a Boa Nova do Reino de Deus é pregada em testemunho a todas as nações e então virá o fim!
Quando Jesus Cristo vier então muitas pessoas serão salvas, sim, mas hoje em dia só aqueles que estão a atender a chamada de Deus e a se arrepender e estão a seguir o caminho.
Querido irmão se você e eu olharmos para o mundo à nossa volta QUANTAS PESSOAS QUE REALMENTE tem o amor que não está a se esfriar? Que estão a perseverar? Poucos, muito poucos!
E por isso precisamos de seguir as instruções de JC que Ele deu na noite que foi traído na oração que Ele deu e lemos essa oração em JO 17:20-23 que diz:
“E não rogo somente por estes que estão aqui, ao meu lado, os apóstolos, mas também por aqueles que na Tua Palavra hão de crer Mim. E para que todos sejam um como Tu ó Pai és em Mim e Eu Sou em Ti e que eles também sejam um em nós para que o mundo creia que Tu Me enviastes”
Nós precisamos de ser um! Como Deus e o Pai são um! Temos que ser um e unidos, trabalhando unidos ombro ao lado de ombro e trabalhando para esta obra;
“Eu neles e Tu em Mim para que eles sejam perfeitos em unidade, a oração de Jesus Cristo é que viéssemos a ser um como Eles, o Pai e Jesus Cristo, são um. Essa é a motivação e o desejo de JC e a única possibilidade de sermos um é com amor! Em CL 3:12 lemos:
“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, chamados e eleitos, a responder a chamada de Deus, santos e amados, quer dizer estamos a responder a chamada e somos eleitos, estamos a observar os mandamentos de Deus, estamos a obedecer, estamos a colocar em prática o amor de Deus, de santos e amados cheios de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão “
“E temos que nos revestir de mansidão, de misericórdia, e de benignidade, assim como humildade, da longanimidade e suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros”
Você está a perdoar? Ah não estou a perdoar porque não estão a perdoar a mim! Não, não é assim, você tem que perdoar, perdoem ou não a você, mas você tem que perdoar!
“Se alguém tiver queixa contra o outro assim como Cristo vos perdoou também fazei vós e sobretudo isto: revesti-vos de amor que é o vínculo da perfeição”
Amor, digamos assim, é a cola da perfeição, sermos perfeitos e sermos um e em 1 CO 12:13 lemos:
“Pois todos nós fomos batizados em um espírito, para dentro de um corpo que é o corpo de Cristo e sejam judeus, quer gregos, quer servos, quer livres e todos temos recebido o mesmo espírito porque também o corpo não é somente um membro, mas muitos membros”
Sim, o seu corpo físico não é só um dedo, tem uma mão com cinco dedos, a outra mão da mesma forma, tem ombros, cotovelos, joelhos, dois olhos, nariz, uma boca, ou seja, tem vários membros!! E no v. 15:
“Se o pé disser: porque não sou mão não sou do corpo”
Se uma pessoa disser: olha, não sou um ministro, não estou a pregar, não sou parte do corpo; ridículo!
“E se a orelha disser: não sou olho, não sou do corpo, não será por isso do corpo? Se todo o corpo fosse olho onde estaria o ouvido? E se tudo fosse ouvido onde estaria o olfato? Mas agora Deus colocou membros no corpo e cada um deles como Deus quis”
Não foi você que escolheu, não foi a boca que disse: olha, eu vou ser um cotovelo, não, Deus preparou isto através do código de DNA e fez esta coisa maravilhosa e que não começou a crescer diversas bocas aqui nos ombros e nos cotovelos ou três bocas, não, a boca só aparece aqui no rosto.
Deus decidiu isso e igualmente espiritualmente na Igreja de Deus alguns são boca, os outros são ouvidos, olhos, cotovelos, estômagos, costelas, ou ossos, rins, a bexiga, seja lá o que mais; e Deus pôs você no corpo espiritual de Cristo que é a igreja de Deus como diz aqui: onde Deus quis!
E você não pode dizer: olha! Eu sou uma mulher e não sei o porquê e devia ter sido homem, ou não sei o que mais, não, Deus decidiu e você é uma mulher e Deus decidiu fazer a outra pessoa um homem, ponto final!
Não é inferior, não é que os ombros ou os braços não tenham valor, todos os membros trabalham em conjunto para o corpo ser eficaz e irmãos, Deus põem cada um no corpo como Ele quer.
E por isso irmão se você está um pouco desencorajado, hoje, então fique encorajado, pode se encorajar porque Deus, de certeza, está a trabalhar com você e Deus prometeu que vai haver sofrimentos e que temos que trabalhar e a por essa vela na direção correta e temos que trabalhar a fazer o que Deus quer e individual e coletivamente.
E para você trabalhar efetiva e coletivamente você deve fazer a sua parte e por isso é uma obra de amor incondicional, o amor que vai esforçar para haver união e este esforço de equipe vai ajudar o barco a navegar para a frente.
E por isso, sim, esse esforço de equipe espiritual a igreja de Deus vai ajudar a você a fazer a sua parte e a ser salvo, isto é, entrar no Reino de Deus e assim entre dentro deste barco, isto é, entre com fé e venha focar na esperança da visão do Reino de Deus para manter você motivado e comece a trabalhar de forma individual nesse esforço de amor e também como membro da equipe.
E deve ser humilde e se esforçar para ser parte da equipe e não esteja a dizer: olha, os outros não querem que eu seja parte da equipe, não, você tem que ser humilde e falar sempre de forma respeitosa.
Queridos irmãos, nós precisamos de estar bem alinhados, e comprometidos nesta confiança em Deus, nesta esperança da visão do Reino de Deus para podermos entrar no Reino e precisamos de entender as nossas responsabilidades individuais e coletivas para trabalharmos neste esforço de praticarmos o amor de acordo como Deus quer e esse foi o desejo de Jesus Cristo antes de morrer como lemos em JO 17:24 e diz:
Aqueles que Me destes onde Eu estiver também que eles estejam Comigo para que vejam a minha glória que Me destes porque Me amastes antes da fundação do mundo”
DEUS QUER QUE VOCÊ ESTEJA NO REINO DE DEUS PARA PODER VER A GLÓRIA DE DEUS E PARA VOCÊ SER PARTE E COERDEIRO DESSA GLÓRIA COMO FILHOS E FILHAS DE DEUS NA GLÓRIA.
E essa glória que Ele planejou e Ele morreu por você para trazer muitos filhos à glória e Ele é o autor da salvação de trazer muitos filhos à glória.
Ele quer que você seja glorioso e esse foi o desejo Dele antes de morrer, esse foi o Seu último desejo, o Seu último voto.
E agora vou fazer a você uma pergunta: VOCÊ VAI DECEPCIONAR JESUS CRISTO OU NÃO???
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).