O Significado do Dia das Trombetas

Estarmos bem firmes no entendimento da sequência profética antes da segunda vinda de Cristo é importante, para não nos sermos iludidos. Deus é paciente esperando que nos arrependamos. Mas é ainda mais importante de sermos santos e segundo Deus em tudo que pensamos, dizemos e fazemos. Por isso precisamos crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. 

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos

Eu tenho uma pergunta para você hoje: você está pronto para estar perante o seu Criador?

Estamos prontos para sermos entre aqueles que são fieis ou são considerados como fieis? Merecemos esta benção?

Está claro a vida eterna é uma dádiva, mas uma vez que Jesus Cristo morreu por nós temos uma responsabilidade de fazer a vontade do Pai.

E por isso que diz que não são só os ouvidores, mas são aqueles que praticam os caminhos de Deus.

Ora, hoje em dia queridos irmãos no mundo o governo humano só produz sofrimento, tudo  nossa volta é sofrimento e devemos de pedir e orar: VENHA O TEU REINO, e rapidamente porque precisamos de paz na Terra e no nosso país; e os líderes das nossas nações não vão trazer paz.

E a grande esperança que temos é o retorno de Jesus Cristo, é a vinda de Jesus Cristo para estabelecer o governo de Deus, O GOVERNO MUNDIAL DE DEUS sobre este planeta para que os seres humanos possam sobreviver.

Irmãos, isso é o grande entendimento do MILÊNIO e essa vinda de Cristo é simbolizada pelo DIA DAS TROMBETAS e as pessoas vem com várias ideias possivelmente usando: olha, já estamos a ver os sinais celestes, ou seja, o que for.

Mas precisamos de entender a sequência de eventos proféticos como descritos na Bíblia e especificamente no livro de AP para entender os eventos que vem a seguir.

E o livro de AP, digamos assim, demonstra uma sequência através de sete selos que são abertos nesse livro onde os primeiros quatro selos são: o cavalo branco, o vermelho, o negro  e o cavalo amarelo que representam respectivamente: a religião falsa ou ideologias falsas que causam guerras e através dessa guerras há fome e há pestes e morte.

Nós hoje em dia estamos a viver nesse período dos quatro cavalos e irmãos estes quatro cavalos continuarão até a vinda de Cristo que continuarão essas falsas ideias, guerras , e sofrimento e morte irão continuar até à segunda vinda de Cristo.

Mas conforme estamos hoje em dia precisamos de estar a observar a vários eventos e quatro desses, digamos assim, são geopolíticos que são: a nação de Israel e sacrifícios, a unificação da Europa e dez reis na Europa, o desenvolvimento do rei do sul que depois irá contra o rei do norte e a perda da honra e respeito dos países de língua inglesa que são profeticamente as outras tribos de Israel além do povo judaico.

E por isso vemos isso, acontecimentos a acontecer e sendo importante entender quem é Israel porque muitos de nós pensamos que é só a nação judaica, os judeus, mas haviam muitas outras tribos das dez nações do norte que foram expulsas da terra prometida antes da nação do sul, Judá, ser expulsa.

E sim, sabemos que uma porção da tribo de Judá voltou para essa região da terra prometida, mas a grande maioria daqueles que foram expulsos durante o período da Assíria e do reino do norte que nunca voltaram.

E por isso precisamos de entender quem é Israel porque se não entendermos não estaremos a entender plenamente as profecias e por isso que mencionamos a perda da honra das nações que são descendentes de Israel entre elas as nações de língua inglesa.

Mas além de situações geopolíticas também temos que observar as situações religiosas particularmente da igreja que se desviou do caminho, a igreja católica, que digamos assim, é a igreja que vai dominar muitas coisas no mundo quando essa unificação europeia de dez reis for estabelecida e essa igreja católica vai montar essa besta como se lê profeticamente, mas também precisamos de analisar os movimentos da igreja de Deus daqueles que são realmente fieis a Jesus Cristo.

E um outro ponto importante de que precisamos de estar a observar é a decadência moral das nações hoje em dia dessas ideias de LGBT, de aborto e de falta de respeito ao matrimônio e coisas deste gênero, da imoralidade, da pornografia e sei lá do que anda mais por aí.

Claramente é uma decadência enorme dos nossos países e por isso nós vemos que esses quatro cavalos irão cavalgar com mais intensidade e depois menor, e maior e menor e vai a aumentando e desenvolver assim.

Mas o ponto é quando chegam a um clímax, digamos assim? Que será o fim e quanto a isso MT 24:13 descreve que aquele que perseverar até ao fim será salvo, mas quando é o fim?

Mas antes disso, desse MT 24:13, diz que o evangelho do reino e não diz somente o evangelho de Jesus Cristo, não estou a dizer que o evangelho do reino não inclui o evangelho de JC, a boa nova que Ele nos trouxe.

Mas não é só a boa nova acerca da pessoa é acerca daquilo que Ele representa que é o rei dos reis e Senhor dos senhores e que vai estabelecer o reino de Deus na Terra que é o governo mundial de Deus na Terra.

E então essa mensagem do reino de Deus pregada em todo o mundo vai acontecer primeiro e muitas pessoas pensam que é pregada para salvar mais almas, mas a escritura diz claramente que é PARA TESTEMUNHO A TODAS AS PESSOAS E DE TODAS AS NAÇÕES.

E por isso vai ser pregado como testemunho, está claro, haverá pessoas que se arrependam e desses temos que ensinar o caminho e para eles estarem preparados e isso é uma parte da minha mensagem hoje, mas a razão de pregar o evangelho ao mundo é como um testemunho e essa é a razão principal.

E por isso vemos hoje em dia, irmãos, o evangelho do reino de Deus a ser pregado a todo o muno por nós? E há possivelmente outros, não estou a dizer que não, mas nós estamos a pregar o evangelho do reino a todo o mundo e então virá o fim!

E por isso vemos que o fim é, digamos assim, antes do fim o evangelho do reino tem que ser pregado a todo mundo e isso é uma condição que vemos que está a acontecer dia a dia mais fortemente e isso é, digamos assim, que o fim está muito perto.

E depois temos as escrituras como MT 24:36-44 que está a dizer para sermos vigilantes e estarmos alertas porque estas coisas vão acontecer repentinamente como as pessoas estavam todas distraídas, digamos assim, casavam e bebiam como se lê no v.38 e depois repentinamente veio o dilúvio e foram apanhados de surpresa e por isso é que diz que devemos de ter cuidado para vigiar para não sermos apanhados como um ladrão durante a noite.

E depois antes disso em MT 24:15 diz: “quando vires a abominação desoladora”

Então? As pessoas estão distraídas, mas dá um sinal adicional além de pregar o evangelho que é a abominação desoladora do que falou o profeta Daniel e isso precisamos de ler DN e ver o que verifica com a situação de Israel e de sacrifícios e como isso se desenvolverá.

E mais adiante diz no v.21 que depois haverá grande aflição como nunca houve desde o princípio do mundo até agora.

E por isso vemos profeticamente que haverá primeiro que o evangelho é pregado, depois vem o fim, mas o fim é marcado com a abominação desoladora e depois com um período breve como lemos em outra escrituras de OS 5:5 e SL 83 vai haver um período de 30 dias e depois a grande aflição começa.

E por isso irmãos vemos que há esta sequência da abominação da desolação e a grande aflição, sendo muito importante entender esta sequência que vem depois do evangelho acerca do reino estar a ser pregado à volta do mundo.

Então, basicamente cobrimos os quatro selos de AP e como mencionei eles continuam, mas está aqui uma fase nova onde o quinto selo é aberto e que diz em AP 6:9: “e havendo aberto o quinto selo vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e pelo amor do testemunho que deram”

Isto é, que está a se ver um período de sofrimento e de grande aflição; sim, que já houve no passado, mas vai haver de novo.

E depois isso é, digamos assim, interligado com MT 24:21 onde diz que haverá grande tribulação e este é o quinto selo do livro de AP e temos várias escrituras e só vou mencionar uma que é por ex. em AP 3:10 falando aos irmãos da igreja porque vemos aqui em AP 2 e 3 sete cartas a igreja demonstrando, está claro, a igreja que existia naquele tempo em várias congregações daquela era, mas também demonstrando a igreja através das eras até à vinda de Cristo.

Mas também demonstra um terceiro significado paralelo de quais atitudes existem na igreja e uma dessas é descrita em AP 3:1-6 onde se vê uma atitude de um certo carinho e amor entre a irmandade na igreja tentando se tratar de uma maneira correta e que estão a perseverar na verdade.

E por isso lemos em AP 3:10: “como guardaste a palavra da Minha paciência”

Isto é, quando as coisas estão difíceis e há tribulações, quando há dificuldades na vida de hoje em dia e guardamos a palavra e não nos desviamos da vontade do Pi, de guardar os Seus mandamentos, e leis e princípios e servir e obedecer como Cristo obedeceu, isto é, andando no caminho de Deus.

E por isso diz em AP 3:10: “porque guardaste a palavra da Minha paciência, também te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre o mundo há tentar os que habitam na Terra”

E por isso em AP 3:10 diz que vai haver alguns irmãos na igreja porque vemos que há sete cartas a igreja e esta é só uma dessas atitudes na era corrente e esses de uma maneira geral vão ser protegidos, isto é, vai haver a proteção de alguns dos santos.

Não estou a dizer que aqueles que não serão protegidos só são os infiéis e sim pode haver uns que sejam fieis, mas que não serão protegidos, mas aqui está uma promessa de uma maneira geral ao povo de Deus a dizer como guardastes a palavra da minha paciência eu te guardarei da hora da tentação de que há de vir sobre todo o mundo para tentar os que habitam na Terra, isto é, EU TE PROTEGEREI ANTES DA GRANDE TRIBULAÇÃO.

E quando lemos em AP12 sabemos que esses que serão protegidos para um local físico na Terra aonde satanás não os poderá afetar.

E depois continuando então a ler em MT 24:29 diz assim: “e logo depois da aflição daqueles dias, isto é, que não tenha acabado como mencionei estas coisas todas continuam como os quatro cavalos, a aflição continua, mas depois da aflição daqueles dias”

Vai haver um certo período de aflição, mas esse período vai ser, digamos assim, reduzida a intensidade porque diz: “depois disso o sol se escurecerá e a lua não dará a sua luz e as estrelas cairão do céu e as potências do céu serão abaladas”

Estes, irmãos, é o período dos sinais celestes e este é o período em que lemos em AP 6:12  diz: “e havendo aberto o sexto selo o sol tornou-se negro como saco de silício, a lua tornou-se como sangue e as estrelas do céu caíram sobre a terra”

Por isso é importante entendermos que há uma sequência de eventos importantes que vem depois da grande aflição e ter iniciado e já ter passado por uns anos como vemos por cerca de 2 anos e meio dessa grande aflição ter iniciado.

E por isso vemos, irmãos, que os sinais celestes ainda não estão hoje, há ainda várias coisas a acontecer antes dos sinais celestes.

É importantes entendermos esta sequência para não sermos enganados e a pergunta é: já estamos a ver os sinais celestes? Não, porque isso vai acontecer ainda no futuro .

E precisamos entender o que está a acontecer e a sequência de eventos se não vamos ser iludidos com várias ideias que vão aparecer com várias pessoas e que vão nos enganar e por isso precisamos de ter cuidado para não sermos iludidos.

E como lemos em JL 2:31-32 lemos: “que o sol se converterá em trevas e a lua em sangue antes que venha o grande e terrível dia do Senhor e há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

E aqui vemos que antes do dia do Senhor, isto é, depois dos sinais celestes vai haver um período em que aqueles que estão a invocar e tenham se arrependido durante o período desta grande aflição que vão ser também protegidos.

E por isso vemos que o dia do Senhor vem em primeiro lugar depois dos sinais celestes e também vemos que vai haver um período depois dos sinais celestes que está descrito em AP 6 porque ao fim de AP 6 diz que vai haver este dia do Senhor que seguirá que é o dia que diz aqui da ira do Senhor no v.17

Mas antes dos eventos do sétimo selo vemos em AP 7 que os servos são assinalados, basicamente dois grupos: israelitas com 144 mil e gentios de uma grande multidão.

E por isso vai haver este período de pessoas que saíram da GT e que se arrependeram durante a GT e então seguindo imediatamente a estes sinais celestes vão ser assinalados.

E então vemos em AP 8:1-2 vemos: “e havendo aberto o sétimo selo se fez silêncio no céu quase por meia hora e vi os sete anjos que estavam diante de Deus e foram-lhes dadas sete trombetas.

E por isso vemos agora que o sétimo selo se abre como um leque em sete trombetas e por isso vemos a GT depois dos quatro cavalos, vemos o sexto selo que são os sinais celestes e imediatamente após isso os servos que se arrependeram durante a grande aflição serão assinalados e depois temos o início do dia do Senhor que é o sétimo selo que são as sete trombetas.

E aqui vemos dois períodos de proteção: o primeiro período é a proteção daqueles que são membros do corpo espiritual de Cristo que é a igreja de Deus e depois mais vemos aqueles que se arrependeram durante a grande aflição que são assim assinalados e depois então o dia do Senhor é iniciado que são as sete trombetas.

Ora, as sete trombetas são nada mais nada menos que o simbolismo do Dia das Trombetas e particularmente pela última trombeta e como um dia equivale a um ano em profecia equivale ao ano após os dois anos e meio da GT.

Então em AP 8 vemos essas sete trombetas serem, digamos assim, tocadas e a cada trombeta tocada aparecem os vários eventos.

E as primeiras quatro trombetas representam os problemas ou dificuldades ou grande ira da parte de Deus na Terra: no mar, nos rios e nas fontes de água doce e também no sol, na lua e nas estrelas.

Em parte, isso pode ser consequência de eventos dos homens, mas vemos que é a ira de Deus que permite e possivelmente faz  que as coisas permitam ser piores ou mais graves.

E depois lemos em AP 8:13 e diz: “e olhei e vi um anjo voar pelo meio do céu dizendo com grande voz: Ai! Ai! AI1 dos que habitam sobre a terra, por causa das outras vozes das trombetas, equivalentes as três últimas trombetas dos três anjos que ainda vão tocar”

Em AP 9 a primeira secção descreve a quinta trombeta relativo aos gafanhotos no v.3 e que vão causar doenças terríveis as pessoas e sofrimento, mas também diz no v.4 que aqueles que foram assinalados não vão ser afetados, digamos assim, nesta quinta trombeta por estas manifestações dos gafanhotos.

Depois mais adiante lemos acerca da sexta trombeta que começa no v.13 e isso representa esta, digamos assim, contra reação porque a quinta trombeta é basicamente o poder da besta atacando as nações do norte e leste como podemos verificar isso com outras escrituras de DN 11, mas então vai haver um contra ataque de que são estas nações que se vão reunir num exército militar de duzentos milhões de pessoas e como lemos aí vai causar terríveis danos na Terra onde muitas pessoas vão morrer por causa disso possivelmente estamos a ver aqui uma crise de bombas atômicas ou seja lá o que for!

Ora, depois disso vemos que vai haver o último AI, mas antes vemos em AP 10 que vai haver um aviso nos vs.5-7 que diz: que o anjo que vi que estava sobre a terra e o mar levantou a mão ao céu e jurou por Aquele que vive para todo o tempo o qual criou o céu que nele há e a terra e o que nela há e o mar e o que nele há que não haveria mais demora, mas os dias do sétimo anjo da sétima trombeta vai agora tocar”

Não há mais demora, acabou! E depois diz: “e se cumprirá o segredo de Deus” qual é esse segredo? É que os seres humanos vão ser transformados em seres espirituais à sétima trombeta como lemos em 1 CO 15:50-52.

E por isso esse segredo de Deus, esse milagre da transformação dos seres humanos em seres espirituais que é a nossa primeira ressurreição então isso vai acontecer!

Tal como foi anunciado ou profetizado aos profetas e aos seus servos de Deus e por isso lembrem-se também de um ponto importante é que para nós que vivemos nesses dias difíceis precisamos de entender que esta glória vai ser dada a nós não tem comparação como lemos em RM 8:18-19 com o que vai ser revelado a nós com esta glória que vamos ter e por isso diz: “ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus”

Irmãos, isto é, quando nasceremos de novo à sétima e última trombeta à vinda de Cristo então essa é a revelação do segredo de Deus.

E depois lemos no v.23: “e não só ela, mas nós mesmos, temos as primícias do Espírito, nós que somos os primeiros que recebemos o Espírito Santo no simbolismo de Pentecostes, também gememos em nós mesmos esperando este momento a adoção ou mais corretamente realmente virmos a ser filhos, a filiação, a saber, a redenção do nosso corpo”

Quando o nosso corpo físico vai ser redimido finalmente num corpo espiritual e aqueles mortos vão ressuscitar num corpo espiritual e aqueles de nós que ainda estaremos vivos e somos realmente fieis ao caminho de Deus então nós receberemos a redenção do nosso corpo.

Ora, irmãos, vemos então aqui em AP 11:15 que o sétimo anjo toca a sua trombeta, e irmãos estas são trombetas proféticas e então vemos aqui que os reinos do mundo vieram a ser de Nosso Senhor e do Seu Cristo.

Os reinos e governos deste mundo vieram agora a pertencer ao governo mundial de Jesus Cristo e sim agora Ele vai reinar e as coisas vão acontecer conforme Ele vai tomando posse deste governo.

Inicialmente vemos que as nações se vão irar e vão querer lutar contra Cristo e vão pensar que é um invasor extra terrestre e vão querer lutar com Ele.

E por isso vemos então três acontecimentos importantes aqui mencionados que acontecem neste período da última trombeta: o primeiro é a ressurreição dos mortos e por isso que diz: o tempo dos mortos que serão julgados onde alguns serão ressuscitados imediatamente e outros mortos são julgados para continuarem na sepultura até mil anos depois.

Também é o tempo de dar o galardão os profetas, sim, aqueles que serão ressuscitados então receberão de acordo com as suas obras esse galardão.

Uns reinarão sobre dez cidades, outros sobre cinco, outros sobre duas e etc e visto que as nações estão iradas e que querem destruir Cristo vai ter um breve período que elas vão se reunir em Armagedon para lutarem contra Cristo e esse vai ser o tempo em que Cristo vai destruir os que destroem a Terra.

E depois disso lemos em AP 15 e 16 temos o período das sete últimas pragas, este período breve e que deve ser muito rápido a intensidade dessas pragas são tão grandes que não sobreviveria ninguém!

Essa é, digamos assim, o ápice e o ponto final da ira de Deus finalmente completada com estas sete últimas pragas.

Depois vemos em AP 19:19-20 aqueles que destroem a Terra vão ser destruídos e depois disso vemos que satanás vai ser preso e isso é simbólico o dia da expiação, isto é, depois do dia das trombetas.

Então precisamos agora de por tudo isto junto num gráfico que é para entendermos esse simbolismo do dia das trombetas e entender isto tudo dentro do seu panorama profético.

Vemos aqui os quatro cavalos, depois a abominação desoladora, vemos a grande tribulação ou a grande aflição que é a ira de satanás por um período que ocorrerá por três anos e meio até a vinda de Cristo, mas vai ser abreviada por um ano antes da vinda do Senhor aproximadamente com os sinais celestes e os servos de Deus assinalados como abordamos.

Depois temos o sétimo selo com as sete trombetas que é a ira do Senhor que é o dia do Senhor e à última trombeta é a vinda de Cristo que virá como um relâmpago que é a segunda vinda de Cristo que é a última trombeta e a primeira ressurreição.

Depois como mencionei há as sete últimas pragas e depois profeticamente lemos acerca da ceia ou das bodas do cordeiro e depois se vemos também o dia de expiação quando satanás é aprisionado.

E daí em diante depois vemos o simbolismo da festa dos tabernáculos que é o reino de Deus a governar na Terra que seguirá por mil anos.

Por isso irmãos este breve sumário descreve bem esta sequência de eventos, mas irmãos o conhecimento técnico disto tudo não é o ponto importante onde você pode saber tudo, pode se tornar arrogante porque a sabedoria levanta a arrogância.

Mas o importante é o nosso coração, irmãos, como é que tratamos as pessoas, como pomos em prática o verdadeiro amor de Deus, ou em outras palavras, como é que somos justos, como é que apresentamos misericórdia e como é que andamos na fé confiando em Deus enquanto passamos por esse período de dificuldades, mas andando em fé, e isso é que se torna o ponto crítico, as partes mais importantes da lei.

E por isso, irmãos, vimos que Jesus Cristo enviará os seus anjos com o clangor da trombeta e então vão reunir os seus escolhidos e isso é o que lemos em MT 24:32

Pondo tudo isto junto, Cristo depois de dizer isso, que é um sumário breve de MT 24:31, destes acontecimentos todos que abordamos onde Cristo dá quatro parábolas importantes em sequência: o primeiro é a parábola da figueira em MT 24:32-35 que simboliza entendermos a importância de que o tempo está perto.

Quando vemos as primeiras flores das árvores precisamos de entender que o verão está aqui.

Depois tem a parábola dos dois servos onde um pensa que Cristo está a demorar, óh isto ainda demora tempo e precisamos de ter cuidado para não sermos apanhados como um ladrão à noite.

E depois temos a parábola das dez virgens onde cinco estavam prontas e outras cinco não estavam.

E depois temos a parábola dos talentos que é a recompensa onde uns receberão uma recompensa maior do que outros porque fizeram mais obras.

Sim, não somos salvos por obras, mas o uso desses talentos vão dar, digamos assim, uma recompensa e um galardão maior ou menor.

Ora, então estamos a ver que esse vai ser o período de que vamos reinar no reino de Deus, sendo esse o período do milênio como lemos em MT 25:31-46 onde vemos depois das dez virgens o julgamento das nações durante o milênio e também durante o futuro do trono branco que será ao fim do milênio.

Por isso, irmãos, a boa nova é que pregamos o evangelho que é esta boa nova do reino de Deus porque há uma esperança que é que Jesus Cristo virá e vai trazer paz à Terra.

Temos que nos agarrar a essa esperança e por isso que o evangelho é pregado para termos esta esperança e segurança de que isto vai acontecer e em segundo lugar nós precisamos de nos estar a preparar agora espiritualmente para termos o coração certo e estarmos entre aqueles que vão reinar com Cristo.

E vemos em OB 1:21 embora esteja falando de Saul que simbolicamente podemos de uma foram simbólica representam as nações gentias e vemos então que salvadores subirão ao monte Sião, ou seja, aqueles que estão com Cristo e vão ressuscitar à vinda de Cristo no monte Sião onde estará o governo de Deus e para julgarem o monte, isto é, as nações gentias e o reino será do Senhor!

Por isso temos uma grande responsabilidade para reinar com Cristo para ajudar Cristo a salvar o mundo, mas isso é depois da vinda de Cristo.

Não é hoje salvar mais almas, sim, se alguns se arrependem precisamos de ensinar o caminho e os ajudar a eles porque estamos a pregar o evangelho para eles potencialmente se arrependerem, mas a razão principal de estarmos a pregar o evangelho é para ser um testemunho para dar uma esperança, mas aqueles que se arrependem tudo bem!

Vamos os ajudar a eles estarem preparados, mas o período de salvar pessoas no mundão inteiro é no mundo de amanhã! Debaixo da regra e do governo de Jesus Cristo.

Então a pergunta é irmãos: ESTAMOS PRONTOS PARA ESTARMOS PERANTE O NOSSO CRIADOR?

Isto é, estar pronto para reinar com Jesus Cristo?? Você está?

Está a se preparar? Porque lembrem-se que embora as coisas pareçam que estão a demorar Deus é longânime como lemos em 2 PE 3:9 porque quer que todos venham a se arrepender!

Deus nos dá tempo e espaço, mas irmãos temos que chegar a um ponto de nos arrependermos e por isso diz: “o Dia do Senhor virá como o ladrão da noite o qual os céus passarão com grande estrondo e os elementos ardendo se desfarão e a Terra e as obras que nela há se queimarão”

Aqui então está a descrever o Dia do Senhor que começa neste período de um ano antes da vinda de Cristo, mas daí adiante continua a ser o Dia Do Senhor a governar e será o Dia da segunda ressurreição e Ele continua a governar e ao fim desse período vai haver o fogo de geena da segunda morte e então depois vemos como diz aqui que nesse período todas as coisas físicas e elementos vão queimar na Terra.

E por isso, irmãos, nós quando entendemos isso onde o ponto principal, irmãos, uma vez mais não é sabermos esta coisa toda técnica, mas o ponto principal, irmãos, é como precisamos de ter cuidado de tratar o próximo e viver uma vida piedosa.

Por isso diz: “que nos convém ser santo trato e piedade, e precisamos de ter cuidado”

Cuidado de como falamos com os outros, como reagimos com outros porque infelizmente, irmãos, hão muitos irmãos que dizem coisas que magoam!

Sim, é com boa intenção e grande parte pode ser verdade, mas a maneira como dizem magoa! E precisamos de nos arrepender disso, irmãos.

Geralmente quando digo coisas desse gênero, aqueles que de fato precisam ouvir isto dizem: ah, não afeta a mim, não é meu caso, infelizmente, precisamos de falar disso até para mim mesmo!

Por favor, irmãos, tomem atenção e analisem-se a vós mesmos!

E por isso que diz nos vs.17-18: “amados, estamos a ser prevenidos e avisados? este é o grande significado do dia das trombetas, Cristo virá, vai haver paz na Terra e estes eventos vão acontecer e por isso não sejam iludidos”

“e por isso não sejam arrastados por ideias falsas, por insubordinados e não descaiam da vossa firmeza, manter-se firme na verdade”

“mas antes precisamos de crescer na graça e no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”

Irmãos estamos a crescer no conhecimento de Jesus Cristo? Estamos a crescer como viveu Jesus Cristo e como Ele é? Como Ele foi carinhoso? Embora fosse direto com os hipócritas, mas como Ele demonstrou e demonstra muita graça para conosco e vindo e morrendo por nós?

Então como é que nós tratamos os outros? Tratamos com graça? Estamos a aprender de como Cristo é? Isto é, demonstrar graça para com os irmãos e como tratamos os irmãos??

Por isso crescei na graça e no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e a Ele seja dada a glória assim agora como no dia da eternidade.

Amém!!

Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).