Por Que No NT Jesus Não É Normalmente Chamado Deus?

Se Jesus era Deus, então por que Ele não é chamado Deus por todo o Novo Testamento? Este sermão demonstra que Jesus é identificado por Deus no Novo Testamento e dá sete razões porque o Novo Testamento geralmente usa Deus em referência ao Pai, e Senhor em referência a Jesus. Este sermão é parte da Obra da Igreja de Deus Unida. 

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Quem era Jesus Cristo? É muito importante refletirmos acerca desse assunto.

Sim, um dos pontos que geralmente refletirmos é acerca do Seu sacrifício, de sua agonia morrendo por nós, mas há outra grande parte do seu sacrifício é que Ele deixou de viver ou de estar onde Ele estava no céu ao lado do Pai com a sua glória com uma posição impressionante que tinha e desistiu disso para vir para a terra para nos reconciliar com Deus.

Para abrir o caminho para a nossa salvação, mas aqui também vemos que JC era Deus, era o ser ou um dos seres na família de Deus no reino de Deus.

Então, aqui vemos uma pergunta: então por que Ele não é geralmente chamado Deus no Novo Testamento??

Sim, quando estudamos o NT vemos que e podemos provar e vou provar isso que Ele era Deus, mas por que o NT geralmente usa a palavra Deus em referência ao Pai e não ao filho?? Se Ele também é Deus?

Ora, então vamos começar em JO 1:1 que é uma escritura muito básica deste assunto e que diz: “e no princípio era o Verbo, e o Verbo estava com o Deus”

É importante sublinhar que no original manuscrito grego, o artigo definido o estava presente e aí diz: o Teos que em grego que significa o Deus.

“e o Verbo era Deus”

Por isso vemos aqui neste contexto dois seres: um o Verbo, o Verbo que se fez carne como lemos no v.14 que veio a ser Jesus Cristo, um era o Verbo e o outro era o Deus e os dois estavam um ao lado do outro.

E vemos também em JO 8 a dizer que os judeus não estavam a seguir o exemplo do pai deles, Abraão e se vê então no v.58: “e disse-lhe Jesus: em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, Eu Sou”

Antes de Abraão existir Eu já era, Eu já Sou, já existia e os judeus entenderam muito bem o que JC estava a dizer porque se vê então no v.59: “então pegaram em pedras para lhe atirarem”

Queriam apedrejá-lo! Eles acreditavam que JC estava blasfemando e declarando-se a si mesmo o ser Eu Sou, Aquele que falou com Moisés.

E isso é uma declaração clara  de Jesus acerca de sobre quem Ele era.

E por isso vemos que todos os títulos de Deus poderiam ser aplicados ao Verbo, aquele que veio a ser Jesus Cristo como poderiam ser aplicados ao Pai.

Há várias outras áreas no NT onde JC é identificado como Deus e para dar uma boa base a este sermão vamos então analisar algumas onde uma delas é em JO 20 vemos aqui a situação de que JC aparece aos discípulos e então lemos aqui também como podem ver no v. 24: “Tomé, um dos doze, chamado Dídimo não estava com eles quando veio Jesus”

E por isso eles viram a Jesus, mas Jesus quando apareceu aos discípulos Tomé não estava presente e então se vê aqui no v.25 disseram: “disseram-lhes, pois, os outros discípulos: vimos o Senhor, mas Tomé disse-lhes: “se eu não vir o sinal dos cravos nas suas mãos e não puser o meu dedo no lugar dos cravos e não puser a minha mão no seu lado de maneira nenhuma o crerei, não acredito”

Então, vemos aqui no v.26 que é oito dias depois: “estavam outra vez os discípulos dentro e com eles Tomé”

E por isso vemos aqui que JC não apareceu aos discípulos por mais uma semana e depois vemos nos vs. 27-28: “ que chegou Jesus estando as portas fechadas, apresentou-se no meio dele e disse: shalom, ou, isto é, a paz esteja convosco, que era uma maneira de cumprimentar que se usava nesse dia e os judeus ainda usam essa expressão”

E no v.27: “depois Jesus disse a Tomé: põem aqui o teu dedo e vê as minhas mãos e chega a tua mão e a põem no meu lado e não sejas incrédulo, mas crente”

“e Tomé respondeu e disse-Lhe: Senhor meu e Deus meu”

Ele acreditou, mas algumas pessoas dizem: Tomé estava simplesmente a dizer: ó meu Deus, uma expressão assim desse modo, mas irmãos isso é absurdo.

Porque os judeus de uma maneira geral não eram levianos de usarem o nome de Deus daquela forma, tinham muito mesmo e hoje em da judeus crentes que creem na Bíblia e no AT aqueles mais ortodoxos tem grande respeito a palavra Deus.

E por isso não um judeu e ainda mais os discípulos não iam usar a palavra Deus dessa maneira, digamos assim, leviana e se Tomé tivesse dito isso de uma maneira leviana então por que Jesus Cristo não o corrigiu?

E além disso porque JO registrou isso como se fosse ok se fosse sem problema nenhum falar desse modo se fosse de uma maneira leviana.

Está claro, Tomé não estava simplesmente a dizer: ó meu Deus ou ó Deus meu, e claramente Tomé estava chamando Jesus de Deus meu.

Então, por que Tomé teve esse entendimento? Porque os discípulos ouviram Jesus dizer: Eu Sou, e por isso já tinham um certo entendimento acerca disso e como vimos os judeus sabiam muito bem o que JC estava a dizer e por isso quiseram apedrejá-Lo.

E por isso, está claro, que os seus discípulos sabiam também muito bem o que Jesus Cristo estava a dizer e vejam também a continuação da estória com um bocadinho mais detalhe da situação do que aconteceu na estrada para Emaús.

Em LC 24:13-32 vemos e provando que naquela altura já tinham um certo entendimento acerca de quem era Jesus  e vemos em LC 24 começando no v.13 aqui foi basicamente no dia que Jesus Cristo ressuscitou e depois se lê aqui no v.27: “e começando por Moisés e por todos os profetas explicava-lhes o que deles achava em todas as escrituras”

Então houve esta conversa de Jesus  com aqueles discípulos naquele dia que ele ressuscitou e então está claro, isto, foi falado de uns aos outros e aqui se vê que Jesus Cristo começando de Moisés e por todos os profetas e se vê aqui que mostrou a eles tudo sobre Si mesmo.

Muito provavelmente JC mostrou-lhes que havia um ser chamado Deus, YHWH e outro ser também chamado YHWH desde Moisés que era conhecido como o Anjo do Senhor e que também foi descrito como YHWH o Eterno que era também chamado Deus.

E por isso JC explicou de toda o AT que era a Bíblia nessa altura acerca de Si mesmo e provavelmente como disse Ele explicou a identidade deste JC o Messias e vou o que Ele teve que passar, o sofrimento, isso teria sido um estudo bíblico incrível e imagine você estar nele.

E depois vemos que ele apareceu aos discípulos se vê aí nos vs.36-49 e disse assim: “e falando eles estas coisas o mesmo Jesus se apresentou no meio deles e disse-lhes: a paz esteja convosco”

E depois vemos que Ele começou a explicar e vejam no v.44: “são essas as palavras que vos disse estando ainda convosco que convinha que se cumprisse que tudo de Mim estava escrito na lei de Moisés e nos profetas e nos Salmos e então abri-lhes o entendimento para compreenderem as escrituras”

E então explicou isto no v.46: “e disse-lhes: assim está escrito e assim convinha que o Cristo padecesse e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos”

Nós não sabemos detalhadamente o que está claro o que JC explicou a eles, mas vemos que lendo isto temos uma boa ideia que eles devem ter falado acerca disso a semana inteira.

E Tomé esteve com os discípulos e lhe falaram e tiveram várias conversas e discussões e então Tomé ouviu tudo o que tinham falado, sim, não acreditou, mas ouviu isso tudo, mas recusou aceitar a realidade disso tudo, mas como poderia negar que todos viram Jesus, mas estava duvidando e não crendo.

Então, quando Jesus apareceu Tomé disse: Meu Senhor e Meu Deus que foi uma declaração muito poderosa, e não foi simplesmente ó meu Deus, foi agora acredito! Que é Jesus Cristo, é o Senhor e é Deus!

Ora, isso não significa que tinham o entendimento completo feito, mas esse entendimento e esse conhecimento foi crescendo enquanto o tempo passou e eles ainda não tinham o Espírito Santo neles que só veio no dia de Pentecostes que daria a eles o entendimento mais profundo e havia revelação por isso adicional que eles receberam durante os primeiros anos da igreja apostólica, nas na realidade tinham um entendimento básico sendo importante que nós reconheçamos isso.

Mais adiante no tempo em RM 9:5 diz aqui: “dos quais  são os pais e dos quais é Cristo segundo a carne o qual é sobre todos Deus bendito eternamente” Amém!

Estava aqui falando sobre os israelitas, a incredulidade dos judeus, e está a dizer acerca de Jesus Cristo segundo a carne  a qual sobre todos é Deus bendito eternamente!

Aqui está uma declaração direta que chama JC Deus bendito eternamente; Jesus Cristo é o Deus eterno, é o YHWH, é Aquele que permanente existe, Aquele que eternamente existia, que era, que é, e

 que há de vir, aquele que é auto existente, o eterno tal como o Pai que é eterno.

Lembrem-se também que Paulo tinha sido ensinado pelo próprio JC no deserto depois de Jesus Cristo ter ressuscitado e por isso Paulo entendeu várias coisas que lhe foi ensinado diretamente por Cristo.

E por isso Deus, ou digamos assim, através de Jesus Cristo e através de Paulo queria que Paulo transmitisse esses ensinamentos aos irmãos como um apóstolo.

E por isso vamos agora ler 1 TM 3 quando Paulo estava a instruir Timóteo e isso depois de vários anos depois de Paulo ser um apóstolo, três a quatro anos acerca antes dele morrer, entre 63-65 DC.

Vejamos então 1 TM 3:15-16: “mas se tardar para que saibas como convém a andar na casa de Deus que é a igreja do Deus vivo, a coluna e a firmeza da verdade, e sem dúvida alguma grande é o mistério da piedade”

Sem dúvida alguma, não havia nenhuma controvérsia e todos eles concordavam com isto, o que? DEUS SE MANIFESTOU EM CARNE!

Irmãos estou a ler a ACF, eu sei que algumas versões não dizem exatamente deste modo, mas ACF é traduzida na maioria dos manuscritos gregos que há cerca de cinco mil e tal manuscritos gregos e esta palavra Deus está nos manuscritos originais gregos, sim, alguns manuscritos gregos de Alexandria que não tem isso, mas a maioria dos manuscritos, o texto majoritário diz: Deus manifestou em carne!

“foi justificado no Espírito, visto nos anjos, pregado aos gentios, vindo ao mundo e recebido acima na glória”

Ressuscitou e voltou a sua glória ao lado direito do Pai.

Em FP 2:5-6 lemos: “de sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus que sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus”

Em outras palavras, numa tradução mais precisa ou mais correta seria: “não considerou igualdade com Deus, há algo para se agarrar ou se apegar como se lê na NVT e na NVI”

Não foi nada que Ele não quis largar, deixou de ser da forma de Deus, de ser igualdade a Deus e se esvaziou a Si mesmo como lemos no v. 7, mas fez de Si mesmo nenhuma reputação; ou como leem na NVT ou na NVI: se esvaziou a Si mesmo.

Ele largou, ele deixou saltar do que Ele era, Ele desceu para a carne, Ele veio do mais alto e foi para o mais baixo, não apenas na forma que Ele tinha que era uma certa igualdade com Deus, mas Ele desistiu de ser o mesmo tipo de ser, Eles tinham a mesma natureza e essência, Eles ambos estavam juntos com o reino de Deus, o Pai e Aquele que se tornou Cristo estavam juntos.

E Aquele que se tornou Cristo soltou o que era, não se manteve agarrado, mas saiu, se deixou sair e se esvaziou para vir a ser um ser humano e se tornou Cristo.

Vejam em TT 2:13-14 lemos: “aguardando a bem aventurada esperança e o aparecimento da glória”

Quem é que vai aparecer? Na segunda vinda vai ser Jesus Cristo e por isso aguardamos a vinda de JC, o aparecimento da glória de quem?

“do grande Deus e salvador Jesus Cristo”

Sim, o Pai também é salvador, mas aqui está a se referir a JC, quando Ele vier, o aparecimento da glória está a se referir a JC como disse, sim, o Pai é salvador e JC é salvador, mas tem dois papéis diferentes a desempenhar na nossa salvação.

O Pai planejou e ordenou e o Filho executou! Veio e morreu por nós! E criou-nos! O Pai enviou o Seu único Filho unigênito onde esse ato é um ato de salvação e JC morreu por nós! Que é um ato de salvação!

Juntou os dois que estão a trabalhar juntos neste plano de salvação e que tem dois papéis diferentes, duas responsabilidades diferentes.

Vejam MT 16:16 diz assim: “e Simão Pedro respondendo disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”

Pedro reconheceu que Cristo era o Filho de Deus e então pessoas dizem: ó é filho de Deus, não é Deus, é filho de Deus! mas quando diz que Jesus era o filho de Deus isso significa que Ele não era Deus??

Ou deixe me pôr de outra maneira: visto que Jesus disse que era o Filho do homem e isso significa que Ele não era um homem?

E vejam aqui que ele era Deus! 

Em JO 10 começando a ler nos vs.29-30: “Eu e o Pai somos um! E os judeus pegaram outra vez em pedras para O apedrejarem e lhes respondeu Jesus: tenho mostrado muitas obras boas procedentes do Meu Pai e por qual destas Me apedrejais?”

“mas os judeus responderam dizendo: não te apedrejamos por alguma boa obra, mas pela blasfêmia e porque sendo Tu homem te fazes Deus a Ti mesmo”

Vemos que pelo fato Dele dizer que era Filho de Deus os judeus entenderam que ele estava a dizer que ele era Deus!

Vejam também no v.36: “Aquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo vós dizeis: blasfemo! Porque eu disse: Sou Filho de Deus!”

E vejam no v.39: “procuraram, pois, prendê-lo outra vez, mas Ele escapou-se de suas mãos”

Se vê que os judeus não gostaram nada do que Ele disse que Ele era Filho de Deus; para eles, os judeus, isso significava que JC estava fazendo-se Deus!

Por isso vemos aqui quando Pedro disse em MT 16:16: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo; entendemos que Pedro tinha um entendimento limitado sobre Cristo, correto, pois, ele ainda não sabia que Cristo ia morrer pelos nossos pecados!

Porque vemos quando ele disse: ah não eu nunca Te deixarei e Jesus diz: olha o galo vai cantar três vezes e vais me negar e ele disse: não, não, isso não vai acontecer e por isso ele ainda não sabia que JC ainda ia morrer pelos nossos pecados, sim, tinha um entendimento muito limitado, mas com o tempo começaram a ter um entendimento maior.

Vejamos então mais tarde Pedro perto do fim da sua vida cerca de 50 anos DC ter morrido em 2 PE 1:1 diz assim: “Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que convosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deu e salvador Jesus Cristo”

Assim como Paulo usou em TT 2:13 que li a pouco do nosso grande Deus e salvador Jesus Cristo e vemos aqui ele usar em 2 PE 1:1 a mesma designação para Cristo.

Também vemos quando Jesus Cristo se tornou um ser humano e vemos em MT 1:23: “eis que a virgem conceberá e dará um filho a luz e chamarão o seu nome Emanuel que traduzido é: Deus conosco”

E por isso vemos aqui muito claramente que o NT declara que JC é Deus e que também vejamos no livro de HB que está a mostrar a superioridade de Cristo sobre o sistema judaico, sim, o sumo sacerdote celestial de acordo com a ordem de Melquisedeque e o sacrifício que Ele fez que são muito melhores que bodes e por isso está mostrando a superioridade e também mostra o seu alto papel acima dos anjos.

E por isso está a mostrar também o glorioso destino da humanidade é para exceder aquela capacidade de ser o reino dos anjos onde os seres humanos iriam de ser de um reino mais alto e mais elevado do que os anjos.

E assim HB demonstra que Jesus está a liderar o caminho para o homem e que não era simplesmente um ser humano, mas era Deus conosco que abriu a mão, veio para a Terra, morreu por nós, agora subiu a glória e está a dar a nós o caminho para nós subirmos a glória à sua segunda vinda.

Então vamos ver HB 1:8-12 diz assim: “mas do filho diz: ó Deus, o teu trono existe pelos séculos dos séculos”

Vemos aqui irmãos que o Pai está aqui a dizer do Filho: ó Deus, o Teu trono subsiste dos séculos e isso é citado de IS 45:6-7 e você pode ler isso depois deste sermão e conferir.

E depois se vê no v.9 diz: “amaste a justiça e odiastes a iniquidade por isso Deus, o Teu Deus, Te ungiu com óleo de alegria mais que teus companheiros”

E tem algumas pessoas que dizem: ah por isso o Deus Pai que é o Teu Deus te ungiu, mas não é aqui neste contexto em que diz que o Pai no v.9 ó Deus, o Teu Deus, está a falar de Jesus Cristo e que o Deus que é o Pai de Jesus Cristo e lemos no v.10: “e Tu, Senhor, no princípio fundastes a Terra e os céus são obras das Tuas mãos, eles perecerão, mas Tu subsistirás e todos eles como roupa envelhecerão”

Irmãos, isto é citado de SL 102, primeiro no v.12 em que diz: Senhor em letras maiúsculas que significa YHWH ou Yahwé ou O Eterno.

E depois citando ainda em SL 102:25-27 que diz: “no princípio fundastes a Terra e os céus são obras das tuas mãos”

E por isso aqui vemos um ponto importante e vamos então perguntar por que esta passagem está aqui no meio desta seção?

Porque está se referindo a Jesus Cristo, no v.10 se refere a Ele, JC, porque diz que Ele, JC, é Deus, e que é o YHWH, isto é, O Eterno, Ele é o criador, sim, vocês podem ler em JO 1:3, em CL 1;16-17 QUE Jesus Cristo criou tudo.

Então temos aqui, irmãos, o testemunho de MT, e temos o testemunho de JO, temos o testemunho de Tomé, temos o testemunho de PE, temos o testemunho de Paulo e temos o testemunho do próprio JC de que JC era Deus!

E está, como vemos, em várias escrituras e citações no NT, mas como disse em muitas vezes JC não é mencionado ou chamado Deus no NT e por que??

Então, vamos olhar algumas razões porque o NT usa Deus para designar o Pai em vez de Cristo, sim, vimos pelos diversos testemunhos que vimos agora acima que Jesus era Deus.

Mas então por que muitas vezes no NT não está a designar Jesus Cristo como Deus, mas está a designar o Pai como Deus e chama então a JC o Senhor.

Então por isso é bom entender alguns pontos básicos:

  1. Primeiro Jesus Cristo veio além de redimir a nossa vida e nos salvar, Ele veio revelar o Pai e Ele queria que fizéssemos do Pai o ponto focal da nossa adoração.

Jesus Cristo veio para revelar o Pai e Ele queria que todos nós fizéssemos do Pai o ponto focal da nossa adoração.

Sim, vemos que JC veio para revelar o Pai e vou citar algumas escrituras e que vocês podem conferir mais tarde: JO 1:18 que diz: “Deus nunca foi visto por alguém, o filho unigênito que está no seio do Pai, Este O fez conhecer”

MT 11:27: “e todas as coisas me foram entregues por Meu Pai, isto tudo foi delegado a Jesus Cristo pelo Pai para Ele executar” e ninguém, conhece o Filho se não o Pai e ninguém conhece o Pai se não o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar”

Por isso vemos aqui que tudo foi entregue a JC pelo Pai, isto é, um ponto de delegação e que ninguém conhece o Pai se não quem JC o quiser revelar.

Em LC 10:22 diz a mesma coisa: “tudo por Meu Pai Me foi entregue e ninguém conhece o Filho se não o Pai, nem quem é o Pai se não o Filho aquele a quem o filho o quiser revelar”

Então, se vê assim que o Filho quis revelar o Pai e isto significa que no AT não tinham este entendimento, digamos assim, plenamente.

Sim, haviam dicas no AT que haviam duas pessoas, dois seres através das escrituras se vê isso, por ex.: um era O Eterno e o outro era o mensageiro do Eterno que também era O Eterno.

Oram só pode ser assim se são dois seres que eram eternos, isto é, YHWH e um agindo como mensageiro para o outro, e uma vez mais um ponto de delegação que um deu as instruções ao outro e delegou ao outro uma responsabilidade.

Ora, isso não era completamente entendido, mas os patriarcas e os profetas de Deus entenderam isso de um certo modo, sim, não era geralmente entendido no AT, mas mesmo quando era entendido era um bocado de mistério que não entendiam bem.

E por isso JC veio para revelar o Pai e JC queria que nós fizéssemos do Pai o ponto focal da nossa adoração, onde por ex. em JO 17:3 diz: “ e a vida eterna é esta que conheçam a Ti só por um único Deus verdadeiro e Jesus Cristo a quem enviastes”

Ó isto é um ponto chave porque este é o jeito que Jesus Cristo queria que os seus discípulos pensassem que tem que olhar para o Pai o ponto focal da adoração é o Pai.

Ora, isso não é uma prova de que JC não era Deus, e as pessoas dizem: ó Deus, o Pai, é o único Deus verdadeiro e por isso falam: então JC não pode ser parte do Deus verdadeiro.

Mas aqui JC não está a descrever a natureza de Deus, ou não está a descrever quem compunha a divindade, e JC estava simplesmente apontando para o Pai como supremo e como ponto focal supremo da nossa adoração, como aquele a quem direcionamos a nossa vida assim como JC o fez.

Quando Ele, JC, era um homem Ele direcionou a sua vida ao Pai, Ele orou ao Pai e nós devemos imitar JC em tudo o que fazemos.

E por isso não significa que JC não era Deus ou parte do Deus verdadeiro porque JC é uma parte intrínseca, isto é, que pertence naturalmente ao que Deus é.

Jesus diz: que Deus enviou o Seu Espírito e também diz: que JC enviará a nós um Espírito,

Ora, como pode ser? É Deus, o Pai,  que envio o Espírito? Ou é JC  que envia o Espírito?

Ora, isso significa que Ele é Deus! que procede do Pai, mas eles, os dois, trabalham em conjunto, o Pai dá a responsabilidade, dá ordens e instruções de dar a JC esta ordem e esta autoridade e então JC dá o Espírito Santo que procede do Pai a nós pelo batismo e imposição das mãos.

Por isso JC quer que nós vejamos como representante do Pai, JC quer que nós entendamos que ele, JC, é o representante ao Pai, Ele é o único caminho de nós para o Pai!

JO 14:6 diz: “Eu Sou o caminho, a verdade e avida, e ninguém vem ao Pai se não por Mim”

Ele queria que o víssemos como o caminho para Deus e isso não significa que ele não era Deus! mas, Ele é o caminho para nós termos um relacionamento com o Pai, com Deus.

Por isso, como estou a mencionar o NT geralmente ou regularmente chama o Pai, Deus,  e chama JC, o Senhor.

Vejamos algumas razões por que estas duas designações Deus e Senhor?

  1. Para evitar confusão sobre quem está a se referir, se ambos fossem nomeados pelo nome Deus então haveria sempre uma necessidade de distinguir: olha é Deus, o Pai, e neste caso é Deus, o Filho ou neste caso estou a falar de ambos e você teria que especificar continuamente o NT de quem estava falando com Deus fez isto ou aquilo qual ser da família Deus estaria falando o Pai ou o Filho.

  2. Para ter uma distinção pessoal entre o Pai e o Filho vemos por ex. em EF 1:17: que o Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento um espírito de sabedoria e revelação”

Está a dar aqui uma distinção pessoal entre JC e o Pai.

E também em AP 1:6 diz assim: “nos fez reis e sacerdotes para Deus e Seu Pai”

Está claramente a falar do Pai em JO 20:17 diz: “Jesus Cristo disse a Maria: não me detenhas porque ainda não subi para Meu Pai, mas vai para os meus irmãos e diz que eu subo para o Meu pai, o vosso Pai,  Meu Deus e Vosso Deus”

Uma vez mais uma distinção pessoal entre o Pai e o Filho.

Em AP 3:2 diz: “Jesus falando diz: “sê vigilante e confirme os restantes que estavam para morrer porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus”

Então, está a falar de Deus Pai ou de Deus filho? E pois então n v.12 explica isso bem distinto: “ a quem vencer Eu farei coluna no templo do Meu Deus e ele nunca sairá e escrevei sobre ele o nome do Meu Deus e o nome da cidade do Meu Deus”; isto é, JC a falar e está a descrever muito claramente e diz assim: “a nova Jerusalém que desce do céu do Meu Deus”

E por isso está a descrever claramente está a falar aqui que é o Pai.

Então Jesus Cristo quando desceu para vir a ser um ser humano Ele veio abrir um caminho para liderar, para Ele ser o caminho e nos liderar e por isso Ele assumiu o papel de homem, se tornando um homem, de liderar todos nós em glória para podermos ir para a glória!

E ao fazer isso, o ponto focal de JC, é que Deus é o ponto focal e Ele está nos direcionando e liderando para esse relacionamento com o Pai para nós sermos capazes de comungar com o Pai

  1. A terceira razão claro é que JC é subordinado a autoridade do Pai, JO 5:30 diz: “eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma como ouço assim julgo, e o meu juízo é justo porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que Me enviou”

Se vê aqui que ele está subordinado a autoridade do Pai.

JO 8.38 diz: “eu falo do que vi junto de Meu Pai e vós fazeis e também vistes junto do vosso pai” 

JO 10:29 diz: “meu Pai que vos me deu é maior do que todos e ninguém pode arrebata-las da mão do Meu Pai”

Ou seja, Meu Pai nos deu os irmãos, os membros da igreja e o Pai é maior que todos, e uma vez mais, JC está subordinado a autoridade do Pai.

JO 14:28 diz: “porque Meu Pai é maior que Eu”

Uma vez mais sujeito a autoridade do Pai.

JO 15:10 diz: “se guardares os Meus mandamentos permanecereis no Meu amor, do mesmo modo que Eu tenho guardado os mandamento do Meu Pai”

Mais uma vez subordinado ao Pai e permaneço no seu amor.

E por isso, JC está reconhecendo que o Pai é o supremo, é o maior e isso sempre será.

Em 1 CO 15 capítulo da ressurreição no v.27 diz: “por todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés, mas quando diz todas as coisas estão sujeitas, claro está, que excetua Aquele o Pai que Lhe sujeitou todas as coisas”

E por isso, uma vez mais, está sujeito a autoridade do Pai e que o Pai colocou tudo debaixo da autoridade de Jesus Cristo, mas exceto, o Pai que está acima de Cristo, tufo foi posto em cima de Cristo exceto o Pai.

E também no v.28 diz: “e quantas coisas estiverem sujeitas então o mesmo Filho se sujeitará aquele que todas as coisas lhe sujeitou para que Deus, o Pai, seja tudo em todos”

E por isso JC está reconhecendo como disse o Pai é supremo e isso sempre será”

É assim que Deus estruturou a família, Deus, o Pai, e todos nós sobre Cristo como nosso irmão mais velho.

E por isso está a enfatizar a autoridade e que o Filho é subordinado ao Pai e em JO 5:23: “para que todos honrem o Filho como honrem o Pai, quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou”

Temos que demonstrar respeito, adoração, honrar o Filho como devemos adorar o Pai e esse é, digamos assim, o terceiro ponto.

  1. É para evitar a aparência do politeísmo, isto é, de que os cristão adoram a deuses múltiplos, nós não abraçamos um segundo Deus.

Em 1 CO 8:6 diz: “todavia para nós há um só Deus, o Pai de quem é tudo e para quem nós vivemos e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas e nós por eles”

Nós temos um guia de estudo bíblico intitulado: DEUS É UMA TRINDADE? Que podem baixar do nosso site e na pag. 48 deste guia de estudo tem uma seção que diz: HÁ UM SÓ DEUS, O PAI, E UM SÓ SENHOR, JESUS CRISTO.

Aqui está uma explicação muito boa deste v.: Deus e Senhor são dois termos diferentes para a divindade; são dois papéis diferentes e a Bíblia ensina que há só um Deus, mas há dois seres nessa família.

Em TG 2:19 lemos: “tu crês que há um só Deus? Fazes bem”

Mas aquele um Deus são dois seres, um presente, uma só família Deus, e o único Deus é a família de Deus, é o reino de Deus e há uma perfeita unidade de mente e de propósito entre esses dois e essa unidade é descrita em singulares no AT quando usa a palavra hebraica Elohim .

Elohim é um substantivo, digamos assim, plural, mas por isso se aplica a uma pluralidade, mas é traduzido com singular porque é pareado com verbos singulares.

É entendido como uma singularidade mesmo que haja uma pluralidade de seres e isto é o que vemos no Pai e no Filho, são dois seres, mas é um só Deus.

E por isso num sentido, digamos assim, há uma família Deus de dois seres, mas noutro sentido há um ser Deus, o Pai,  o Deus, e isso é no sentido do ponto focal de suprema adoração e o ser supremo é o Pai.

Mas isso não diminui Cristo como um dos seres dessa divindade, da família de Deus, no reino de Deus! em total e perfeita união com o Pai, ambos eternos, ambos YHWH.]

Eles existiam juntos desde a eternidade, ambos dignos da nossa adoração como lemos em JO 5:23 honrar o Filho como honramos ao Pai, ambos seres deuses no reino  e na família de Deus e essa é a vontade de Deus que consideremos Cristo deste modo.

Sim, devemos estar adorando junto com o Pai, mas isso é relativo a nossa adoração ao Pai que é o ponto focal.

  1. Porque no NT  a palavra para Jesus é comumente usada para Senhor e não para Deus e isso é para resguardar contra ideias gnósticas que diziam que JC, ou digamos assim, que Jesus ou que Cristo não tinha sido realmente um ser humano.

Essa ideia gnóstica era conhecida como docetismo e dizia que Cristo vinha para dentro do homem Jesus quando Ele foi batizado e saiu do homem Jesus pouco antes da sua morte.

E então por isso essa doutrina dizia que Cristo não era realmente um ser humano, simplesmente entrou no homem Jesus e a Bíblia menciona esse ensino como a doutrina do anticristo, essa doutrina de que Jesus  não veio na carne.

Em 2 JO 1:7 diz: “porque já muitos enganadores entraram no mundo os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne, esse tal é o enganador e o anticristo”

Em JO 4:2-3 diz: “nisto conhecemos o Espírito de Deus, todo Espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus e todo Espírito que não confessa que Jesus não veio em carne não é de Deus, mas esse é o espírito do anticristo do qual já ouvistes que há de vir e eis que já está no mundo”

Os discípulos, por isso, queriam deixar bem claro que JC foi um homem e, 1 TM 2:5 diz: “porque há um só Deus e um mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem”

Jesus Cristo era um homem que foi glorificado, foi levantado para a divindade, Ele é o representante da humanidade perante Deus Pai.

  1. O NT enfatiza o que JC faz em vez de quem Ele exatamente é, o NT faz enfatizar o que Jesus Cristo fez como o amor de deus, como JC expressou como lemos em EF que ele deu a sua vida, Ele é a cabeça, deu a vida pela igreja e morreu por nós e a sua morte e ressurreição nos reconciliam com Deu Pai.

Ele foi o criador e sem Ele nada seria feito o que foi feito.

E por isso, sim, JC disse quem Ele era quando disse: antes de Abraão existir, Eu Sou, mas o foco no NT é o que Ele fez por nós quando foi um ser humano para nos dar o padrão de nós O seguirmos, imitá-lo a Ele para virmos ao conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo para crescermos na graça Dele.

  1. Este último ponto são que algumas referências a Deus incluem o Pai e Jesus juntos como um, sim, em JO 17:20-23 diz: “e não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em Mim para que todos sejam um como Tu ó Pai O és Mim e eu em Ti e que também eles sejam um em Nós”

Por isso este UM  será como n´s que seremos um com o Pai e com o Filho deveremos ser um, mas nós continuamos a ser pessoas individuais”

“e isto é para que o mundo cria que Tu me enviastes e Eu dei-lhes a glória que a Mim me destes para que sejam um como nós somos um e neles Tu em Mim para que sejam perfeitos em unidade”

E assim vemos a unidade da família Deus.

E por isso irmãos vemos no AT e NT que há uma unidade: o Pai é o arquiteto, é o planejador, é o supremo, é o dono; já o Filho, Jesus Cristo é aquele que fez. Que executou com o poder de Deus, isto é,  com o Espírito Santo de Deus.

Em 1 CO 8:6 que mencionei a pouco diz assim: “todavia para nós há um só Deus, o Pai, de QUEM É TUDO, tomem atenção nestas palavras em maiúsculas, procede do Pai e para quem nós vivíamos e um só Senhor, PELO QUAL são todas as coisas e nós por ele”

Isto é, procede do Pai, mas é através de Jesus Cristo, o Pai é o dono, Jesus Cristo é o agente, o executor, uma vez mais um ponto de delegação.

E vemos também por ex. em RM 11:36 que está a falar de um e do outro e ao mesmo tempo também Deus como uma unidade dizendo: “porque Dele, pode se referir a Deus, o Pai,  e por Ele, pode se referia a Deus, o Filho, e para ele são todas as coisas, glória, pois, a Ele eternamente”

Por isso nesse caso está se referindo a ambos, juntos.

Irmãos, no NT o termo Deus é normalmente referido ao Pai e vimos sete razões por que? Mas também no NT é bem claro que Jesus Cristo também é um ser da família Deus no reino de Deus.

Irmãos, este entendimento e conhecimento é um tesouro maravilhoso que obtemos da sua palavra.

Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).