Nós estamos sendo chamados para as bodas do Cordeiro - para estarmos sempre com Cristo, como Sua esposa espiritual, reinando com Ele eternamente. É uma vocação muito especial. Infelizmente, muitos não fazem caso e foram, um para seu campo, outro para seu negócio, e outros maltrataram os servos do Senhor. Deus, tendo notícia disto, se encolerizou. Na realidade muitos são chamados, mas poucos são escolhidos. E ainda menos são fieis até ao fim (Mateus 22:2-14; Apocalipse 17:14). Este sermão descreve alguns pontos de como nos podemos preparar, respondendo ao chamado para reinarmos com Cristo.
Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.
Lemos em MT 5 no que se chama o sermão do monte que Jesus Cristo disse que são bem aventurados os pobres de espírito, isto é, aqueles que são humildes porque deles é o reino dos céus, isto é, o reino de Deus.
Também lemos no v.5 que diz: “bem aventurados os mansos, isto é, aqueles que são ensináveis, e que querem aprender e serem educados e moldados por Deus e diz assim: que eles herdarão a Terra”
Irmãos, nós vamos herdar a Terra e vamos reinar com Cristo quando retornar como lemos em AP 19 quando retornar como rei dos reis e Senhor dos senhores governando o mundo com Ele e debaixo da autoridade de Jesus Cristo, o qual está claro que está debaixo da autoridade do Pai celestial.
Em AP 20:4-6 lemos que nós vamos aqueles que vão obedecer a Deus e ressuscitar e que vamos reinar com Cristo por mil anos, isso é a primeira ressurreição, e no v.6 diz: “bem aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição porque sobre estes não tem poder a segunda morte, isto é, vão ter na primeira ressurreição a vida eterna, e serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com Ele por mil anos, no milênio, e sim, reinarão eternamente, depois do milênio”
Também lemos em DN 7:13-16 está aqui a falar que Daniel teve uma visão e viu o filho do homem que é Jesus Cristo e no v.14 diz: “que lhe foi dado domínio, honra e o reino para todos os povos, nações e línguas que o servissem, isto é, servissem a Jesus Cristo e o Seu domínio é eterno que não passará e o seu reino tal que não será destruído”
Também lemos em DN 7:18 que diz: “mas os santos do Altíssimo receberão o reino e o possuirão para todo o sempre de eternidade em eternidade”
E mais adiante no v.27 diz: “e o reino e o domínio e a majestade e todos os reinos debaixo do céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo e o seu reino será um reino eterno e todos os domínios o servirão e obedecerão”
Por isso vemos, irmãos, que JC virá para reinar, isto é, parte do plano de salvação de Deus que JC virá para salvar este mundo e em que país você esteja vemos que o mundo está numa situação muito séria e a nossa única esperança é a vinda de Cristo para reinar e salvar este mundo.
Nós, você e eu não temos nenhuma capacidade de salvar o mundo e você pode dar o seu dinheiro todo a ajudar pessoas é como um pingo de água num terreno seco e não faz nada.
A única solução é a vinda de Cristo e isso é que temos que orar, pedir e temos que dedicar a vinda de Cristo para trazer paz a Terra.
E este plano de Deus nos é revelado pelos dias santos de Deus, as solenidades e festas de Deus que apontam para o plano de salvação de Deus para toda a humanidade.
E por isso irmãos precisamos de entender o plano de salvação de Deus, e infelizmente irmãos, a maioria das pessoas têm desculpas, sim, a dizer que não precisamos de guardar os dias santos de Deus como ah porque isso são coisas do AT.
Não, irmãos! Estes dias santos demonstram ou são memoriais do plano de salvação de Deus, individualmente e como o mundo inteiro.
E as quatro últimas solenidades vindouras, futuras, que são sombras de coisas por vir, essas solenidades são claramente detalhadas nos dias santos de Deus, digamos assim, nos feriados de Deus!
Mas as pessoas não querem obedecer a isso e quando não obedecem o que acontece? Não entendem o plano de salvação de Deus!
Irmãos, para vocês entenderem o plano de salvação de Deus vocês tem que praticar e guardar os dias santos de Deus que são os Sábados anuais, mas as pessoas não querem obedecer a Deus e por isso ficam e continuam enganadas pelo Deus deste mundo, satanás.
Mas graças a Deus JC virá e vai aprisionar satanás para não mais enganar o mundo e essa é a nossa esperança, irmãos, essa é a boa nova do reino de Deus, essa é a boa nova que a igreja de Deus Unida está a pregar, para vos avisar e alertar que há uma esperança.
E essa esperança é quando JC vier e reinar na Terra inicialmente no milênio, isto será um período de juízo a Terra e irmãos, você e eu, nós, como verdadeiros cristãos estamos a ser chamados para sermos parte desse governo debaixo de Cristo e estamos a ser chamados para reinar com Cristo.
E isso é o que lemos, por ex. em MT 22 Jesus Cristo descreveu a eles uma parábola, a das bodas, e diz assim no v.2: “o reino dos céus, isto é o reino de Deus, é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho e chamou os servos para chamar os convidados para as bodas e estes não quiseram vir”
Irmãos, vou ser cem por cento direto e claro: a maioria de vocês que estão a ouvir esse sermão não querem vir a chamada de Deus!
Deus está a chamar você para ir as bodas do cordeiro e você está a dar desculpas a dizer: ó, não posso ir porque tenho isto ou aquilo porque não é permitido isto no Brasil, não é aceitável em Angola ou Portugal onde seja que for!
Irmãos, Deus está a chamar a você para simplesmente ouvir esta mensagem que está a chamar a você! E agora você vai responder a esse chamada ou não??
E o que acontece? Não quiseram vir como diz aí no v.3, a maioria de vocês não querem ouvir, e ir e responder à chamada de Deus!!
Que pena, irmãos! Que pena! Vocês estão a desperdiçar uma oportunidade maravilhosa.
“e então ele enviou outros servos e dizei aos convidados: tenho já preparado os meus bois já mortos e tudo está pronto e vinde as bodas”
As bodas do cordeiro que será quando Jesus Cristo retornar essas bodas inicialmente para nos dar posições de autoridade e reinar com Ele.
“mas maltrataram os servos de Deus”
É o que está a acontecer hoje a maltratar os servos de Deus como ó isso não é verdade.
“e então um foi para o seu negócio e outro para outro negócio como diz assim no v.5, ah não vou fazer as minhas coisas, eu vou para a praia, vou fazer o que quero e me apetece, ah em outra altura”
Irmãos, diz assim: “e o rei tendo noticia disso encolerizou-se”
Irmãos, cuidado! Cuidado! Porque se Deus está a chamar a você e você não responde a chamada cuidado!
E depois lemos na conclusão desta seção no v.14 diz: “porque muitos são chamados, para as bodas do cordeiro, mas poucos são escolhidos”
Irmãos, vocês estão a responder a essa chamada?
Porque se você não responde não vai ser escolhido! Simples!
Irmãos, uma vez além disso os escolhidos temos que nos manter fieis até ao fim, AP 17:14 diz que aqueles que estão com Cristo quando Ele retornar são os chamados, eleitos, selecionados, são aqueles que responderam a chamada, foram escolhidos e são fieis até ao fim.
Irmãos, por que? Por que Deus está a treinar você para ser rei no mundo do amanhã, para ser um governante no mundo do amanhã. E Deus não vai ter um governo de pessoas incompetentes, sim, este mundo, hoje, os governantes e muitos deles são incompetentes e incapazes de executar as suas funções!
Ó fazem campanhas a dizerem: olha eu sou uma boa pessoa e escolham a mim! Mas uma vez que estão nessa posição de autoridade são completamente incompetentes.
E não vai ser assim no governo de Deus que virá para a Terra para reinar debaixo de Cristo e aqueles que vão reinar com Cristo não vão ser escolhidos ou eleitos porque ó fizeram uma grande campanha a dizerem: olhe, votem por mim, não!
Quem vai votar por aqueles, ou digamos assim, quem vai escolher aqueles que vão estar a trabalhar no reino de Deus debaixo de Cristo são o Pai e Jesus Cristo porque respondem a chamada e são fieis até ao fim, muito simples, irmãos?
A chamada é para virmos a reinar com Cristo antes da vinda de Cristo!
Sim, podem dizer que é uma chamada para a salvação, mas a chamada é para virmos a ser escolhidos para reinar com Cristo a vinda de Cristo!
E por isso durante este período temos que ter as leis de Deus escritas nas nossas mentes e nos nossos corações.
E por isso é que lemos em HB 8:10 que diz: “que é esta a aliança depois daqueles dias que farei com a casa de Israel diz o Senhor porque porei as minhas leis no seu entendimento e no seu coração as escreverei”
Irmãos, Deus está a escrever as suas leis dentro de você é sua responsabilidade agora de responder a essa chamada e ter as suas leis escritas no seu coração e por isso que você tem que ser humilde e manso e ser ensinável!
Não é ser um crítico a criticar as coisas, mas ser ensinável pelo que Deus diz na palavra Dele, na Bíblia! Temos que ser ensináveis e a nossa mente tem que ser treinada para virmos a ser um rei!
Então a minha pergunta e questão é a seguinte, irmãos: você está a ser treinado agora? Você está a ser maleável para aprender a justiça de Deus, o caminho de Deus com a ajuda do Espírito Santo para você vir ser um discípulo de Jesus Cristo que é fiel?
Isto é, um que faz o que JC diz para você fazer e uma dessas coisas é: guardar os mandamentos de Deus e que inclui os Sábados semanais e anuais e estes que são os dias santos de Deus que apontam profeticamente para a vinda de Cristo e para a salvação através de Jesus Cristo.
Por isso irmãos como lemos em 1 JO 3:22 diz assim: “e qualquer coisa que lhe pedirmos Dele receberemos porque guardamos os Seus mandamentos!!
Irmãos, não é só os Dez Mandamentos, são mais, são a instrução, a vontade do Pai e por isso é que diz continuando no v.22: “fazemos o que é agradável a sua vista, agradável a Deus para além das leis de Deus”
Então qual é esse treino?
Muitas dizem: eu amo a Jesus, eu dei o meu coração a Jesus e então isso é que é treinar para ser um rei? Quando as pessoas dizem: eu amo a Jesus e não fazem o que Jesus Cristo diz para elas fazerem? Isso é treinar para ser um rei? Justo? Não, irmãos!
Isso é uma religiosidade falsa que está a iludir as pessoas.
E por isso o primeiro ponto é que temos estar atentos e abertos para sermos educados no caminho de Deus! no verdadeiro conhecimento de Deus!
E por isso precisamos de aprender as instruções bíblicas e temos que estudar a Bíblia, sim, a palavra de Deus porque a palavra de Deus é viva, é um ensino e por isso que lemos quando Paulo escreveu a TM, o jovem ministro de Deus, num ensino dele a TM diz assim em 2 TM 3 começando no v.16:
“toda a escritura, isto é, a Bíblia é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar”
Irmãos temos que aprender a Bíblia para ensinarmos o caminho de Deus, ver como Cristo viveu e seguirmos o seu caminho.
“para repreender, isto não é castigar, mas é mais uma correção e um realinhamento quando a nossa direção não está cem por cento correta e para aprendermos a seguir e a viver o caminho da justiça”
Isso é muito importante irmãos e também em 2 TM 4:3-4 diz assim: “porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina e tem coceira nos ouvidos e querem ouvir mais coisas, ó mis milagres e profecias, coisas estranhas e amontoarão para si doutores”
“olha esta pessoa disse isso na internet muito interessante e tal acerca disto ou daquilo que acontece no mundo e estão a amontoar doutores conforme as suas concupiscências”
Por que? Porque querem ter desculpas para desobedecer a Deus e continuar a fazer de seguir os seus caminhos pecaminosos.
“e desviarão os ouvidos da verdade bíblica e estão a seguir fábulas, e ideias e teorias que pessoas vão apresentar”
Olha isto aconteceu e agora vai acontecer isto esta luz no céu e aquilo e houve esta coisa e se vê esta profecia e isto quer dizer aquilo e tal estão voltando a fábulas em vez de seguirem a verdade.
Também anda em 2 TM 2:15 diz assim: “procura apresentar-te a Deus como obreiro que não tem que se envergonhar e que maneja bem a palavra da verdade”
Irmãos, há tantos enganos e desvios com pessoas que fazem da Bíblia, particularmente das palavras de Paulo, desviam coisas de forma continuamente e desviam-se da verdade.
Por isso irmãos precisamos de ter a capacidade com a ajuda de Deus e estudar e a maneira que aprendemos quando de que precisamos de fazer uma coisa é para fazermos e Deus nos dá mais do Seu Espírito para fazer melhor.
O ponto e o problema é que muitas pessoas tem todas estas ideias e falatórios e vejam em 2 TM 2:16 diz: “evita os falatórios profanos porque produzirão maior impiedade”
Ó muitas desses falatórios são de pessoas muito santas, ó eu amo a Jesus, é preciso fazer isto ou aquilo, auto justiça!
Irmãos, precisamos de controlar as nossas palavras como lemos em PV 17:27-28 que diz: “quem controla as suas palavras é sábio e quem mantém a calma demonstra que é inteligente até o tolo pode passar por sábio e inteligente se ficar calado”
E por isso irmãos precisamos de ter cuidado do que sai da boca e precisamos de ser sábios como uma serpente e mansos como uma pomba.
E por isso o primeiro ponto essencial para ser um rei é ter uma educação correta bíblica! Da palavra de Deus! e por isso crescer neste conhecimento.
E o segundo ponto para crescermos e ter a mente de Deus é que precisamos de ter uma perspectiva correta da visão, isto é, do propósito de Deus para a humanidade.
Não é somente conhecer os fatos, mas é entender os princípios das leis básicas, mentais, emocionais, atitudes e princípios espirituais porque quando não temos uma visão? vamos cair e seremos enganados.
Vejam por ex. em PV 29:18 diz: “não havendo profecia, não havendo visão, o povo perece, porém, o que guarda a lei esse é bem aventurado”
Guardar os mandamentos de Deus nos dá um entendimento correto entre o relacionamento dos vários fatos e precisamos de entender o que é a natureza humana, precisamos de entender os fatos corretos da vida e por isso precisamos de discernir atitudes e ações com cuidado, mas o ponto principal é que precisamos de ter essa visão.
Como lemos no SL 111:10 que diz: “o bom entendimento tem todos os que lhe obedecem”
Você está a obedecer a Deus? e por isso vemos um problema que nos afeta e então ficamos chateados e aborrecidos em vez de vermos a grande visão.
Precisamos de entender o plano de Deus para a humanidade como por que você nasceu?? Qual é a razão que Deus trouxe você para a vida?
Ó é ir para o céu e tocar uma harpa? Está contente para olhar para a face de Deus eternamente? Ou Deus tem um propósito para você?
Você nasceu porque Deus lhe deu capacidades criativas para você poder estar a usar essas capacidades criativas para colocar as coisas em prática e a viver de uma maneira que você tenha uma visão e por isso com essa visão, com esse treino mental para você entender para além de hoje, para além do que se passa agora e qual é o plano de Deus para você e para mim então você pode começar a olhar melhor para o verdadeiro resultado final que Deus quer para você e para nós.
E por isso você poderá entender melhor porque temos esses problemas porque muitas vezes estão aqui porque nós os causamos, e talvez não você, mas outras pessoas com seus pecados à sua volta causaram problemas.
Por ex. quantos problemas de saúde é que temos porque vivemos ano após ano e após ano desde a juventude e então quando temos cinquenta anos ou sessenta começamos a ter muitos problemas de saúde por que?
Porque durante os breve quarenta ou cinquenta anos estivemos a estragar o nosso corpo com comidas não bem equilibradas e que não foram saudáveis para nós!
Então temos problemas de saúde, ó então é só ir tomar um produto químico, um medicamento, pum, estamos melhores, sim, ajuda o sintoma, mas não resolve a causa e isso é um ex. de saúde, e quantos problemas é que temos?
Porque as pessoas tratam mal as outras pessoas e então há zangas, e zangas causam estresse, por ex. pessoas não guiam com cuidado nas rodovias, desobedecem as leis do trânsito e o que acontece? Tem acidentes!
E temos o inocente que sofre por causa de outra pessoa como que estava a dormir quando estava a guiar o carro ou porque estava debaixo de influência de álcool? E causou um acidente! E a outra pessoa vai sofrer! E o resto da vida toda dele com dores! Por causa do pecado que traz o sofrimento.
E por isso precisamos de ter um coração compreensivo e discernir prudentemente e vejam 1 RS 3:9-12 diz assim: “até o servo, pois, tem um coração entendido para julgar o teu povo para que prudentemente discirna entre o bem e o mal”
Está aqui a orar Salomão quando ele, digamos assim, construiu a sua casa e depois diz assim: “dá-me um coração para poder julgar o povo porque quem poderia julgar este teu grande povo? E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor de que Salomão pedisse isso e disse-lhe Deus: porque pediste isto e não para muitos dias nem pedistes riquezas nem vida de teus inimigos, mas pedistes para ti entendimento para discernir o que é justo”
Irmãos, você está a fazer o mesmo como pedir a Deus discernimento? Você está a pedir a Deus que lhe ensine que lhe dê um coração de entendimento?
Então conforme você vai aprendendo vai vivendo e praticando e então Deus pelo poder do seu Espírito vai ajudar a você cada vez mais a crescer no conhecimento de Jesus Cristo assim como vai ajudar você na graça e na aplicação da mesma graça que Deus Pai e Jesus Cristo tem para conosco para nós termos esta mesma graça para com os outros.
Irmãos, o segundo ponto essencial para termos a mente de um rei que estamos a ser treinados e precisamos de ver o grande propósito da humanidade e entendermos porque que crescemos e então pedirmos a Deus para nos dar este discernimento não só como dissemos de entender a verdade, de educação e conhecimento, mas também vermos a grande visão, o plano de tudo se encaixar direitinho.
E depois o terceiro ponto para podermos reinar com sabedoria é exatamente isso: sabedoria que devemos de pedir a Deus, pedirmos a Deus para fazermos as decisões corretas!
Com este conhecimento, com esta visão então precisamos de pedir a Deus sabedoria, e o temor de Deus é o início dessa sabedoria.
Irmãos temos temor e respeito a Deus? estamos a ouvir o que Ele diz? Obedecer as leis Dele? Para então termos esta sabedoria de Deus?
O que é essa sabedoria? É a capacidade de usar a informação, os fatos das coisas que vemos e conhecemos com o conhecimento correto e o discernimento desses fatos e das várias atitudes e emoções do grande plano de Deus para nós fazermos a decisão correta nesta situação específica; então isso é sabedoria.
Precisamos por isso, irmãos, ver TG 1:5 que diz: “se algum de vós tem falta de sabedoria peça a Deus que a todos dá liberalmente e o não lança em rosto e ser-lhe-á dada”
Irmão, se você quer ter sabedoria de Deus então ore e peça a Deus, para Ele lhe dar a sabedoria de você entender porque está a passar por problemas e dificuldades na vida porque isto é parte de ser sábio de entender o porquê?
Para que você quando passa por essas dificuldades diz assim: você então vai estar alegre, mas quando pede por esta sabedoria peça com fé, nada duvidando como se lê no v.6: “porque o que duvida é semelhante a onda do mar que é levada pelo vento lançada de uma parte para outra”
E não pense que Deus vai dar a você se tens dúvidas, pois, você vai estar andando de um lado para o outro duvidando.
E por isso tenha força e esta capacidade de manter a sabedoria de Deus!
Vejam também em TG 3:13 que diz: “quem dentre vós é sábio e entendido, mostre o seu bom trato, as suas obras em mansidão de sabedoria”
A sabedoria tem uma certa mansidão, uma certa gentileza, não é ir a uma coisa e quebrar a louça toda, não, a sabedoria é ter cuidado com esta louça, digamos assim, a louça da china como chamamos assim aquelas, por ex., pires e tacinhas de beber chá que são muito delicadas sendo preciso sabedoria para ter cuidado com as coisas de Deus e isso é uma mansidão de sabedoria.
Veja também no v.17: “mas a sabedoria, que vem lá do alto, que vem de Deus, é primeiramente pura”
Você tem que ser sincero e puro, genuíno, é o que é, cara-cara, pão-pão, queijo-queijo, é o que é, depois pacífica e você quer fazer paz com as outras pessoas? Não é falar palavras para machucar ou magoar, não! Mas ser pacificador, moderado, equilibrado e tratável, não é ser duro, ser delicado e cheio de misericórdia e de bons frutos,
Sem parcialidade, não é tratar uma pessoa de uma maneira e a outra pessoa de outra maneira e sem hipocrisia tem que ser sincero.
Irmãos, precisamos de meditar acerca disso e vejam também em TG 4:6 e diz assim: “ele dá maior graça, portanto, diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”
Começa com a humildade e lembram-se que eu comecei este sermão mencionando MT 5:3? Precisamos de ser humildes, pobres de espírito?
“sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós”
Irmãos, precisamos de buscar a sabedoria de Deus, precisamos de obter a informação toda, precisamos de obter o conselho de outras pessoas e então precisamos de fazer uma decisão! Sem dúvidas! Precisamos de ter fé na decisão! Não sejam covardes e vejam por ex. em FP 4:8 que diz: “quanto amis irmãos tendo tudo o que é verdadeiro, tudo que é honesto, tudo que é justo, tudo que é puro, tudo que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude, se algum valor nisso, pensai?”
Pensem no positivo, precisamos de ter fé! Na decisão! Precisamos de ver o positivo e Deus nos vai ajudar porque estamos a pedir a Deus sabedoria e então fazemos uma decisão com sabedoria porque estamos a fazer de acordo com os princípios de Deus.
E então você precisa de trabalhar efetivamente com todos os seus recursos, com toda a sua força para obter o resultado de que deseja, Paulo trabalhou vejam em 2 TS 3:6-10 que diz: “mandamos vós irmãos em nome de Nosso Senhor Jesus que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente”
Isto é, que não está a trabalhar!
“e não segundo a tradição de que nós recebeu porque vós mesmos sabeis como convém imitar-nos, pois, que não nos portamos desordenadamente entre vós, nem de graça comemos o pão de algum homem, mas com trabalho noite e dia para não sermos pesados de nenhum de vós não porque não tivéssemos autoridade, mas para vos dar em nós mesmos exemplo para vos imitar-nos porque quando ainda estávamos convosco vos mandamos isto: QUE SE ALGUÉM NÃO QUISER TRABALHAR, NÃO COMA TAMBÉM!”
Irmãos temos que trabalhar efetivamente como diz em GL 6:7: “colhemos o que plantamos”
Precisamos, irmãos de termos estas decisões sábias porque o Espírito de Deus nos dá uma mente sã e moderada e vejam em 2 TM 1:7 que diz: “porque Deus não nos deu espírito de temor, mas de fortaleza, de amor e de moderação”
Esta é uma mente sã e moderada e por isso, irmãos, isso é o que precisamos de ter, isso é o terceiro ponto essencial de termos a mente de um rei que é pedir sabedoria a Deus, ter o discernimento espiritual de uma mente sã com o Espírito Santo de Deus.
E por isso como disse precisamos da educação, do conhecimento, precisamos de entender o grande plano de Deus e ver a meta e o que Deus quer para nós, precisamos da sabedoria com o Espírito Santo.
E o quarto ponto que eu quero mencionar é que precisamos de ter persistência mental, o auto domínio de fazer o que sabemos que devemos fazer!
Não é só sabedoria, mas ter o domínio e a persistência mental, isto é, ter o caráter de Deus! de fazer o que devemos ou temos de fazer!
Em GL 5 começando no v.22 diz: “o fruto do espírito é amor, gozo, paz mental, longanimidade, benignidade, bondade, , fé, mansidão e temperança”
Temperança é o domínio próprio de fazer o que devemos de fazer.
Em PV 16:32 diz assim: “melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade “
Irmãos, isto é uma característica importante de treino para podermos vir a ser um rei, isto é, tem cuidado, n]ao fique zangado, calma, calma, não te zangues, não te ires, não estejas a “explodir”, tem calma, tarda em irar-se e isso é melhor que ser poderoso e isso é um treino para vir a ser um rei.
E controlar o seu ânimo, ter domínio próprio é melhor que tomar uma cidade, o seu treino para reinar como rei é controlar as suas emoções para não “EXPLODIR ou IRAR-SE”, controlar e ter domínio próprio.
Isto é: fazer o que você sabe que tem que fazer e fazer isso mesmo que tenha tentações, dificuldades para não fazer, você tem que o fazer e ter o domínio próprio para o fazer o que sabe o que tem que fazer!
Isto é, aprender a dizer NÃO assim mesmo as suas paixões carnais, a ser um mestre dos seus próprios pensamentos, das suas próprias emoções e de não se irar rapidamente.
Irmãos, a verdadeira liberdade é a liberdade de ter domínio próprio, isto é, por ex., a disciplina de levantar a hora que deve de manhã, a disciplina de estar no trabalho a hora que deve de estar no trabalho, sim, antes da hora! Não é chegar lá tarde, antes da hora.
Disciplina de trabalhar duro e crescer e aprender a ser o melhor funcionário no seu emprego, a disciplina de controlar os seus pensamentos e pensar em coisas positivas e construtivas.
A disciplina de guardar essas emoções para não ficar desencorajado, nem super ansioso e perder a esperança, a disciplina de completar o que inicia, o que vai iniciar? Completa! Ter a disciplina, o caráter de fazer o que disse que ia fazer!
A disciplina de persistir no caminho de Deus até o fim! Isso é caráter!
Veja em PV 24:10 diz: “se te mostrares fraco no dia da angústia é que a tua força é pequena, quando te mostrares fraco com tuas dificuldades a tua força é pequena, tem que seres forte”
Ó não se deu ao luxo de dizer: ó, eu tenho pouca sorte, ou estou triste porque isto me aconteceu ou então vou desistir, NÃO! NÃO! Não desista!
Dirija a sua mente na direção de ser positivo, de ter caráter e de fazer e completar o que disse que ia fazer até ao fim!
Pense nos outros.
E não esteja a pensar: os outros não cuidam de mim! Não, irmãs, não são os outros a cuidar de mim, é nós cuidarmos dos outros e isso é ser um líder! Isso é treinamento para ser um rei!
Então, quando você vai servir os outros ser um líder servidor então você vai ser feliz, ou então, está a ser uma pessoa que está a ser treinada hoje para ser um rei debaixo de Cristo no reino milenar.
E por isso irmãos dependem de vocês e não depende de mais ninguém! E não esteja a dizer: olha a culpa é dos outros, foi aquela pessoa que fez mal ou isto ou aquilo, não estou a tratar bem, e não tenho nada a ver com isso.
Tem a ver com a sua educação e seu conhecimento e tem a ver com que você entende o propósito de Deus para você e tem a ver que você está a pedir a Deus sabedoria e ter a ver que você tenha a persistência mental e auto domínio do que tem que fazer e que sabe que tem que fazer!
Isto é ter o caráter de Deus.
O livro de EC 12 conclui deste modo nos vs.13-14: “de tudo o que se tem ouvido o fim é este: teme a Deus e guarda os seus mandamentos, tem respeito com Deus e obedece ao que Ele diz para você fazer”
Porque o que Deus diz para você fazer é amor, é o caráter de Deus porque Deus é amor e porque isto é o dever de todo o homem.
Essa é a nossa responsabilidade, a sua e a minha, e lembrem-se vai haver um juízo.
E se você sabe disto então estás a ser julgado agora, os outros no milênio serão julgados no milênio, e os outros que nunca souberam isto vão então ressuscitar na segunda ressurreição e vão compreender a verdade e vão então ser julgados.
Irmãos, há um juízo para todos e esse juízo envolve um período de provação, um período de educação, de entendimento, de sabedoria e de desenvolver o caráter de Deus sabendo que temo e devemos de fazer e isso é parte do processo de juízo e depois ao fim disso tudo como diz: Deus há de trazer ao juízo final toda a obra, até tudo que seja encoberto, seja bom ou quer seja mau.
Irmãos, use a sua mente, a sua capacidade física, mental e espiritual para crescer e para ser um servidor, usa sua mente para ter a mentalidade de Cristo e para ser como Cristo é para crescer na graça e no conhecimento do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Amém!
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).