Prepare-se agora para ser um Rei

Muito são chamados às bodas da Cristo, mas poucos são escolhidos para estarem nessas bodas, para reinarem com Cristo. Na parábola das bodas Jesus demonstra que muitos são chamados às bodas do Filho de Deus, mas poucos serão escolhidos. É bem possível quie você esteja sendo chamado. Mas será escolhido? E além disso - manter-se-à fiel até ao fim? Este sermão descreve pontos essencias que nós temos que praticar - isto é, fazer! - Para podermos ser qualificados para reinar com Cristo no milénio (antes do dia do Juízo). Sim a vida eterna é de graça - mas podemos desqualificarmos-nos - e sim podemos afetar o nosso galardão!

Transcrição

This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.

Música Bom dia ou boa tarde, queridos irmãos, aqui em Jorge Campos. Nós, como santos, estamos predestinados, de acordo com o Plano de Deus, para sermos reis e senhoras com Jesus Cristo no mundo da manhã e na verdade, internamente. Vejamos isso brevemente aqui na Bíblia. Em Mateus 5,3, que é parte das bem-aventuranças, Mateus 5,3 diz assim... Mateus 5,3 diz... diz... Porque delas é o reino dos céus. Sim, vamos reinar no rei de Deus.

Vejam, por exemplo, no versículo 5 do mesmo capítulo. Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. Vamos ter herança da terra. Não é herdar o céu, é herdar a terra. E depois diz assim, em Apocalipse capítulo 5, versículo 8 a 10... Vejam comigo, se faz favor aqui... Apocalipse capítulo 5, versículo 8 a 10... Nós vemos aqui estes seres angélicos. Apocalipse 5, versículo 8 a 10, diz assim... E quando tomou o livro, isto é, o cordeiro, Jesus Cristo tomou o livro, os quatro seres viventes e os 24 ansiões, que eram seres espirituais no céu, prostaram-se diante do cordeiro, tendo cada um deles uma arpeitassa de ouro, fechas de incenso, que são as orações dos santos, entoavam novo canto e dizem, digno é-se de tomar o livro e de abrir os céus, os céus, porque foste morto, isto é.

O cordeiro foi morto e com o teu sangue compraste para Deus os que precedem de todo atribo, isto é, os homens de todas as nações, toda a tribo, toda a língua, povo e nação. E para o nosso Deus os constituíste, reino e sacerdotes. Para o nosso Deus, o cordeiro nos constituiu um reino para sermos reis e sacerdotes nesse reino.

E vamos reinar, e dizem, esses seres humanos, vão reinarão sobre a terra, vamos reinar na terra. Vejamos também que, na Apocalipse Capítulo 9, Apocalipse Capítulo 19, vê-se Jesus Cristo vindo para a terra, ao fim desta era, Apocalipse Capítulo 9, começar a ler no versículo 11, diz assim, viu o céu aberto e eja um cavalo branco, o seu cavaleiro se chama fiel e verdadeiro, e julga a peleja com justiça.

Os seus olhos são chama de fogo, na sua cabeça há muitos dias dê-mas, tem o nome escrito que ninguém conhece, se não ele mesmo. Está vestido com o manto tinto de sangue, e o seu nome se chama o verbo de Deus.

Este é Jesus Cristo, o verbo de Deus. E por isso vemos aqui, é Jesus Cristo a voltar para a terra, e depois, um pouco mais adiante, no versículo 16, lê-se, tem no seu manto e na sua coxa um nome escrito, rei dos reis e senhor dos senhores. Jesus Cristo voltando para a terra, que vai estabelecer o rei de Deus na terra, que vai destruir os governos deste mundo, e vai estabelecer o governo de Deus nesta terra. E então, vamos reinar com ele por mil anos, porque, de pouco depois, desta secção da Apocalipse 9, lê-se Apocalipse 20, onde Satanás é imprisionado durante o milenio, e depois diz assim, no versículo 4.

Apocalipse 20, versículo 4. Vi também tronos, e neste sentaram-se aqueles aos quais foi dar autoridade a julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa dos tumores Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tanto quanto não adoraram a besta nem tão pouco a sua imagem, nem receberam a marca na fronte e na mão. E viveram e reinaram com Cristo durante mil anos, durante o milenio, enquanto Satanás está na prisão.

Os restos mortos não reviveram, estes não foram ressuscitados. Quer dizer que os santos vão ser ressuscitados, o que se chama aqui, nesta primeira ressurreição, porque os outros só vão ressuscitados mil anos depois. E por isso os santos são ressuscitados na primeira ressurreição e vão reinar com Cristo, enquanto Satanás está na prisão, vão reinar com Cristo na terra, nesta terra, nesta terra. Depois disso, vemos, depois disso, no versículo 7, onde Satanás será solto da prisão, e vê-se que Satanás vai ser castigado, e depois vejam aqui o que acontece depois disso.

Depois disso, no versículo 11, diz assim, viu o grande trono branco. Depois disso, depois do milânio, vai ser esse dia do juízo.

Entendem? Viu o grande trono branco, aquele que se assenta, de cuja presença, fugiram à terra e o céu, e não se achou lugar para eles. Evitem-me os mortos, os grandes, os pequenos postes de pé, e as terras recicladas. Esta é a segunda recerreção, reciclados diante do trono. Então se abriram os livros, estes livros, 66 livros da Bíblia, ainda o outro livro, o livro da vida, foi aberto. E os mortos reciclados foram julgados, segundo as suas obras, conforme se achava escrito nos livros, na Bíblia. E conforme assim, serão julgados, e conforme se arrependam e mudam a vida, o nome deles é escrito no livro da vida para poderem viver eternamente. Esses são os que são parte do juízo, parte da segunda recerreção.

Perdão. Por isso, vamos aqui, que vamos reinar na Terra. Vamos começar a reinar na Terra, inicialmente na primeira fase, por mil anos, antes do juízo. Depois disso, é que acontece a segunda morte, ver sair no versículo 14, por exemplo, e depois disso, é que vem o novo céu e a nova Terra.

Irmãos, vamos reinar, os santos, vamos reinar na Terra. Antes desse dia do julgamento do trono branco, vamos reinar na Terra por mil anos.

Antes de haver um novo céu e a nova Terra. Sim, depois de haver um novo céu e nova Terra, vamos reinar eternamente. Mas esta primeira fase de mil anos, vai ser, nesta mesma Terra, reinar aqui na Terra. Não é ir para o céu, reinar aqui na Terra. Vejam, por exemplo, em Daniel capítulo 7. Daniel capítulo 7.

Daniel capítulo 7. Versículo 13.

Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e é isso que vinha com as nuvens do céu um como o filho do homem. Por isso foi, antes do verbo, se fazer carne, e por isso era um como o filho do homem, porque era uma visão a ver no futuro Jesus Cristo, que se dirigiu à ancião dos dias, ao Pai. Veste isso aqui, depois que continuará no versículo 14, foi-lhe dado domínio e glória e reino, foi dado ao cordeiro, ao filho do homem, é Cristo, o domínio e a glória e o reino.

Para vir de novo para a terra, como rei dos reis e Senhor dos Senhores, como vimos há pouco, na Apocalipse 19. E vejam que ali mais adianta aqui, no versículo 18 de Daniel 7. Mas aos santos do Altíssimo, mas os santos do Altíssimo receberam o reino, com Cristo, os santos do Altíssimo, aqueles que estão na primeira resolução. Receberam o reino e possuirão para todo sempre de eternidade a eternidade. Como vimos, vai ser numa primeira fase, por mil anos, anos de juízo e depois daí em diante e terremente. Vejam também o que eu disse mais adiante no versículo 27, de Daniel 7. O reino e o domínio amajestados, reinos debaixo de todo o céu, debaixo do céu, na terra. Serão dados ao povo dos santos do Altíssimo, ao povo dos santos, do Pai. E o ser reino será reino interno e todos os domínios os servirão e lhe obtiverão.

Quer dizer, irmãos, isto se encaixa perfeitamente com o que está escrito em 2 Pedro 3. Vejam que o Míngs se faz favor 2 Pedro 3. 2 Pedro 3, versículo 7 a 13. E, senhor ou os céus, que agora existem, e a terra pela mesma palavra tem sido ensurados para o fogo. Para ver o fogo do juízo do fogo de Guiana. Estão reservados para o dia juízo e destruição dos homens ímpios. Sim, essa é a segunda morte. Mas, ainda, há uma coisa a Matos que não devem esquecer que para o Senhor um dia com Milano, e Milano é como um dia. Isto vai demorar tempo, mas para Deus isso é rápido. Não retar-lhe o Senhor a Sua promessa como algum de Júlio do Morado. Pelo contrário, ele é um ganimo para convosco, não querendo que nenhum pareça, senão todos que estêm ao arrependimento. Deus nos dá tempo. Tempo! Porquê? Para nos arrependermos. Deus nos dá tempo para nos arrependermos. Virá, entretanto, como ladrão, o dia do Senhor, o qual os céus passarão com estropitosos trondo, e os elementos se desfarão abrazados, também a terra e as obras que nela existem serão atingidas. Isto é ao fim destino de juízo. Isso acabará. Visto as coisas ao descer assim desfeitas, de vez certais como os que vivem em santo procedimento e piedade, esperando e apressando a vinda de dia de Deus, por causa do qual os céus incendiados serão desfeitos, e os elementos abrazados se derraterão. Nós, porém, segundo a Sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça. Queres irmãos, a visão grande final é que sim, vai haver novos céus e nova terra, mas, como vimos, vamos reinar por mil anos, antes de juízo, antes do fogo de Guiana, como lemos na Apocalypse. Por isso, irmãos, isto é importante em dinermos. E para entendermos isto, precisamos guardar e observar os dias Santos de Deus, porque quando guardamos e observamos os dias Santos de Deus, começamos a entender melhor este plano de salvação. Porque quando os guardamos de ano a ano, entendemos melhor de ano a ano.

Uma das maneiras que o diabo engana o mundo todo é dizendo ao mundo que não precisam guardar os dias Santos de Deus. Então, o que é que o mundo guarda? Guarda dias friados pagãos! Queres irmãos, se vamos guardar dias friados, por que não vamos, pelo menos, guardar os dias de Deus, em vez dos dias de pagãos?

Mas o ponto que eu quero sublinhar aqui, irmãos, é que vamos reinar na terra. Inicialmente, por mil anos, antes de juízo, antes da nova terra vir, vamos reinar nesta terra. Isto quer dizer que não vamos para o céu, vamos para reinar na terra. Queres irmãos, e para isso? Isso vai acontecer na primeira solução, e isso vai ser antes de juízo, ou então, quando é que vamos ser treinados?

Quando é que vamos ser treinados para reinar neste governo que não tem corrupção? Treinados agora? Hoje. Hoje. Para um governo ser eficiente e eficaz, esse governo tem que ter líderes que não são corruptos. E como é que se sabe se os líderes são ou não são corruptos? Porque vemos a experiência deles na vida deles.

E essa é a nossa responsabilidade, hoje como santos, como chamados para obtecermos a Deus e mudarmos a nossa maneira de viver e de ser para sermos treinados para sermos reis. Porque vamos ser escolhidos, irmãos, para ser escolhidos para reinar com Deus. Mas não é como no mundo hoje em dia que, olha, as pessoas escolham e vão votar. Olha, eu vou votar para esta pessoa, porque conheço o nome dele, vou votar para esta não.

Não! Deus vai escolher. Deus vai escolher. E como é que Deus escolhe? Porque Ele vê os corações. E por isso, você, e eu, estamos a ser julgados hoje. Estamos a ser... vamos ser escolhidos por Deus. Não é que eu me vou escolher a mim próprio, não? Olha, eu estou sendo chamado e por isso eu vou reinar. Sim, eu vou reinar, se estou a ser chamado, mas tenho que fazer a minha parte com a ajuda do Espírito Santo de Deus para vencer as fraquezas da carne, para não ser corrupto, para ser limpo, para ser branco, para ser religiosamente uma virgem.

Vejam, por exemplo, a parábola das bodas. Em Mateus 22, Mateus 22, temos a parábola das bodas. Agora, o que sabemos à cerca da parábola das bodas? Para das bodas é que o homem foi chamar pessoas de pocasamento, para as bodas, do seu filho. O filho que é o filho? Jesus Cristo. O mestre que é o? É Deus. Está a convidar pessoas para ir para as bodas do seu filho, que é Jesus Cristo.

Mateus 22. De novo, entrou Jesus a falar para a árvores, dizendo-lhes, o rei dos céus é semigante. É um rei que se elaborou as bodas do seu filho, que é Jesus Cristo e o rei é o pai. Então enviou os seus céus a chamar os convidados para as bodas. Mas o que se passa hoje em dia? Muitos são chamados, mas poucos escolhidos. Por que? Leí-se no versículo 14. Muitos são chamados, poucos são escolhidos. Porque não praticam a verdade de Deus. Oh, em suas ideias, são seus doctores, gostam de mandar mensagens a dizer que sabem melhor.

Mas não praticam a verdade de Deus. Os irmãos é Deus que dá o convite. Muitos são chamados, mas poucos são escolhidos. Porque não respondem a esse convite. Esses que respondem a esse convite são escolhidos e têm que se manter fiéis até ao fim, como lém Apocalypse 17, versículo 14. Por que? Porque esse convite para as bodas do filho do Pai celestial. Esse convite é convite para vir a ser um filho de Deus. Isto é para vir a ser da família espiritual real de Deus, para ser um rei nesse governo mundial, por vir. É um convite para governar o mundo com Jesus Cristo. E por isso essas pessoas precisam ter a mente e as suas habilidades, treinadas para ser um rei.

Um rei com a mente e com o coração treinado. Como lembrei, e o capítulo 8, versículo 10, é esta nova aliança que vai escrever as leis de Deus, o nosso coração e nas nossas mentes. Ora, queridos irmãos, há muitas pessoas que sabem as leis de Deus, há muitas pessoas que praticam, mas nessa prática, não são mansos, não são mildos. Olham para outras pessoas criticamente, com perguntas que eles próprios nem entendem, mas essas perguntas são críticas.

Preguntas como se fosse encontrar um erro na outra pessoa. É como se tivessem armadilhas, como se fossem laços para apanhar as outras pessoas e dizer, olha, veja!

Porque estão à busca dos erros nos outros. Queridos irmãos, precisamos ter uma mente treinada para sermos reis. Precisamos de ter uma mente treinada para sermos reis. Você está treinando a sua mente agora, com a ajuda do Espírito Santo de Deus, para ser um rei? Você está treinando a sua mente agora, com a ajuda do Espírito Santo de Deus, para ser um rei? No vindo-o-ro rei de Deus? Se não está? Se não está? Sim, você pode saber as coisas todas. Você pode perder a sábado, pode guardar os dias santos, pode comer somente carnes limpas. Você pode saber todas as coisas. Mas se você não está a ser treinado mentalmente e praticando no meio humilde, carinhosa, cuidadosa, você não vai estar na primeira ressurreição. Sim, às vezes, há uma coisa que se chama amor duro. Às vezes, parte dessa amor envolve-se a uma pessoa, não. Não, para o bem do outro.

Queres dizer, irmãos, precisamos de obter a Deus e fazer o que é agradável a Deus. Primeiro, João 3, versículo 22. Então, qual é esse treino mental e emocional? Primeiro. Primeiro. É preciso ter uma educação. Isto é, preciso aprender. Precisamos de aprender a ter um certo conhecimento. Precisamos de aprender. Leirei a aprender da história. Por que? Porque as pessoas fazem os mesmos erros que os pais e os avogas, anos passados, fizeram. Muitos erros são repetidos. Por isso, precisamos de aprender da história. Precisamos de ter os fatos corretos. Precisamos de ter a informação correta. Precisamos de discernir, de extinguir, de separar o certo do errado. Isto é parte de conhecimento. Parte de conhecimento. Hoje em dia, o conhecimento aumenta muito. Muito. Temos a internet. Você pode ir fazer um motor de busca. O Google ou o Bing ou seja o que for. E pode encontrar quase tudo. Veja aqui em Daniel 12,4. Daniel 12,4. Diz assim. Tô porém Daniel encerra as palavras de Célo livro até o tempo do fim. Muitos os quadrinhos irão e o saber se multiplicará. Ou como traduz na versão da Almeida Corrugir e Fiel, diz muito escuro rão de uma parte para outra. Se hoje em dia a vida é muito apressada, pessoas estão a correr de um lado para o outro. E o conhecimento se multiplicará. E o saber e o conhecimento se multiplicará. Quer dizer, o irmão já tanto conhecimento, tanto, tanto conhecimento, tanto saber. Tanta informação na internet. Sim, isso está multiplicado. E por isso, parte dessa educação e desse conhecimento, precisamos de ler a palavra de Deus. E estudá-la. Precisamos estudar esta palavra. Mas precisamos estudar e entender isto corretamente, de se rendir corretamente. Nós, na Igreja de Deus, temos vários guias de estudos bíblicos para vos ensinar corretamente da Bíblia. Estamos vivendo no tempo do fim.

O que acontece depois da morte?

O sábado de Porto de Sal a Porto de Sal. E há muitos outros. Você basta ir buscar eles no nosso site. www.revistabonova.org ou português.ucg.org para encontrar imagens e estudos bíblicos que são eficazes, aprofundados na Bíblia, para ajudar você a discernir o bem do mal bíblico. Porque o mundo está todo enganado, porque Satanás enganou o mundo inteiro. Apocalipse 12, versículo 9. Precisamos de ler a palavra de Deus e estudar. Vejam, por exemplo, em segundo Timótipo, capítulo 3, versículo 16. Segundo Timótipo, capítulo 3, versículo 16.

Segundo Timótipo, capítulo 3, versículo 16.

Diz assim, toda a escritura, toda a Bíblia, é inspirada por Deus e útil para o ensino. Queria dizer, irmãos, precisamos de estudar a Bíblia para aprender, para sermos ensinados, para recebermos essa educação e esse conhecimento da verdade, para a repreensão quando as coisas não estão assim, sem corretas, olha, não é assim, mas é assado. Para a repreensão e para a correção, quando fazemos as coisas erradas, olha, não era essa maneira, é desta maneira. E para a educação, na justiça, isto é, para praticarmos e vivermos de uma maneira que demonstra que estamos educados na justiça de Deus. Vejamos, em capítulo 4, versículo 3 a 4, capítulo 4, segundo Timótese, versículo 3 a 4, pois haverá tempo em que não suportão a sã doutrina. As pessoas não vão suportar, não vão aceitar esta doutrina sã da Bíblia. Pelo contrário, cerca-se-ão de mestres, segundo as suas próprias cubissas. Segundo as suas próprias cubissas. Por quê? Porque as pessoas têm cubissa para serem importantes, ou têm cubissa, olha, eu quero ser um mestre, porque não foram chamados por Deus para serem mestres. Cris e mãos, uma pessoa precisa ser chamada por Deus e dar-se a posição de professor verdadeiro da verdade por Deus. Mas eu não se põe nessa posição por si próprio. Como, por exemplo, eu não posso ir no meio da estrada e fazer, olha, sou um gerente ou um instrutor de Microsoft, ou da IBM, ou seja, que for, não posso. Tenho que ser acompanhante dessa empresa, que me tem que apontar a essa posição da autoridade. A mesma coisa no governo da Deus, tem que ser Deus que nos aponta, que nos seleciona, que nos põe nessa posição da autoridade.

Pois haverá em que as pessoas vão se acercar de mestres, segundo as suas próprias cubissas, ou em que querem ser importantes, ou eu quero ser um empregador, ou quero ser um empregador, eu fui chamado para ser um empregador.

Ou pessoas, por outro lado, querem, por exemplo, acreditar na evolução. Por quê? Porque se não há Deus, se não acredita no Criador, então acredita na evolução. E se por isso se acreditar na evolução, não há Deus. E se não há Deus, não há padrão do certo e do errado. E por isso podem fazer o que querem e lhe apitassem. Não há leis. Por isso é que acredita na evolução. E este mestre segundo as suas próprias cubistas, como que, sentindo que o seu nos ouvidos, querem ouvir estas asneias.

E se recusarão a dar ouvidos à verdade, à verdade, entregando-se as histórias, a fábulas. Por isso irmãos sejam sobres. Estudem de ser, nem isso. Precisam de estar a ser educados e a conhecer a verdade. Vejam, por exemplo, em segundo, Timóteo capítulo 2, versículo 15. 2 versículo 15 diz assim, procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem, de que sem vergonhar, como um trabalhador. Não sem vergonha, que maneja bem a palavra da verdade, que maneja bem a Bíblia, as doutrinas sãs bíbliacas. Maneja bem o que é isso manejar bem? O que é isso manejar bem? É que fazem uma divisão, uma separação, sabem distinguir, discernir, dividir as coisas com razão, com senso. Por isso estão a discernir a verdade, a mentira. Estão a discernir as atitudes. Estão a ver, sim, algumas pessoas até podem estar a dizer a verdade, mas têm as atitudes superiores. Atitudes superiores. Percebem cuidado com essas atitudes. O problema é que essas pessoas nem veem em eles próprios que têm essas atitudes, porque o coração é enganoso. O coração é enganoso. Não se veem em eles próprios que têm essas atitudes. Olhem, julgam que estão muito justos, julgam que estão a apontar os outros à verdade. Mas falam, falam, falam, falam, falam. Cuidado! Leia aqui versículo 16. Evita igualmente os faletórios, inúteis e profanos. Por que? Porque uma pessoa começa a falar, a falar, a falar. Chegam a ponto de ser capaz de dizer as neiras. Cuidado! Cuidado! Quanto mais se abre a boca, mais possibilidades há de sair as neiras. Proverbios 17. Se faça a boa. Leia comigo. Proverbios 17. Versículo 27.

Proverbios 17. Versículo 27. Proverbios 17.

Proverbios 17. Versículo 27. Quem retém as palavras? Vem cuidado com esta boca. Possui o conhecimento. E o sereno de espírito é o homem de inteligência. Até o estulto. Até o estulto. Até aquele que não é lá assim muito esperto. Até o estulto. Quando se cala, é tido por sábio. E o que serra os lábios, por sábio.

Quem mantém a calma, mostra que é inteligente, como diz na Bíblia de Linguagem 2. E depois diz, até um tolo pode passar por sábio e inteligente se ficar calado.

Por isso, quer dizer, o primeiro ponto essencial para ter o momento de um rei. É de ter esta educação, aprender a verdade, obter este conhecimento. E ter este mente, saber de se reunir o que é certo e real e ter cuidado com a boca. Depois, o segundo ponto é entender a implicação, isto é ver o grande plano, a grande perspectiva, ver a visão. Isto é ter uma perspectiva correta destes fatos todos. Isto é, não é somente conhecer este fato, este fato, aquele fato, mas é entender o relacionamento destes fatos todos, deste conhecimento todo, o relacionamento de um com os outros. E o seu significado. Isto é, entender as leis e princípios básicos deste autodomínio, deste conhecimento, onde isto tudo corretamente. Deste autodomínio, deste conhecimento mental, emocional, destas atitudes e deste conhecimento espiritual. E gostamos aqui em Proverbes. Vejam, Proverbes 29, versículo 18. Não havendo profecia, o povo se corrompe. Mas o que guarda a lei, este é feliz. Não havendo profecia. Isto é, sem uma visão, sem um entendimento do relacionamento dos vários fatos, como isto tudo, que por isso vê a visão final, vê o ponto final, vê este resultado final, sem esta profecia, sem este entendimento, sem esta implicação de ver as coisas de todos, sem este entendimento, sem esta visão. O povo parece, se corrompe, se parece, morre. Mas a lei de Deus, que nos ajuda a entender os princípios básicos de como estas coisas estão interligadas e conectadas, esta lei nos mantém com entendimento correto. Por isso que o primeiro passo é o conhecimento. Mas o segundo passo é o entendimento de como pôr este conhecimento todo junto, de acordo com as leis de Deus.

Por exemplo, quando você tem este entendimento correto, como as coisas estão interrelacionadas, você então entende a natureza humana. Então entende os princípios corretos da vida. E por isso, presente, antes de outras pessoas que não entendem a natureza humana, presente o resultado final. Presente o resultado problemático de várias atitudes e ações. Vejam como isso faz favor em Salmos 111, versículo 10. Salmos 111, versículo 10.

Salmos 111, versículo 10. Diz assim...

O tumor do Senhor é o princípio da sabedoria. Revelam prudência todos os que o praticam. O Seu Lavor permanece para sempre. Como está traduzido na versão corrigida e fial, ou na almeida revista e corrigida, diz assim... Revelam prudência todos os que o praticam. Isto é... Bom entendimento tem em todos os que lhe obtecem. Bom entendimento tem em todos os que lhe obtecem. Quando você usa as leis de Deus com o conhecimento para pôr o correto entendimento que as coisas todas juntas. Então você começa a ver que não pode ficar chateado ou envolvido com algum problema imediato, mas tem que por isso em perspectiva com resultado final para a sua vida inteira e para o futuro. Tem que por isso na perspectiva do longo termo. Não é só do termo curto. Não é só hoje, mas é o longo termo. Isto é a profecia, a visão do futuro, a grande visão, a grande gravura. Por isso você precisa de pensar em termos do grande propósito de Deus, em termos mundiais, do grande propósito de Deus para toda a humanidade. Você precisa ver a grande visão. Você tem que ter uma visão a qual vem deste treino mental de pensar para além de hoje, para pensar para além do que se passa agora. Você precisa treinar e olhar para o verdadeiro resultado final desta situação ou deste problema. Você precisa treinar a sua mente para ver esta visão final, o entendimento, a visão. E por isso, precisa adorar profundamente que o Senhor Deus Eterno dê a você este entendimento. Veja aqui, em 1º Reis, capítulo 3, versículo 9 a 12. 1º Reis, capítulo 3, versículo 9 a 12. Dá pois ao teu servo, coração compreensivo, para julgar a teu povo, para que prudentemente e que o Senhor Deus e o Senhor Deus nos ajude a sermos. Dá pois ao teu servo, coração compreensivo, para julgar a teu povo, para que prudentemente e que se ir na entre o bem e o mal.

Pois quem poderia julgar este grande povo? Se foi podido saluma ao Deus. Pediu a Deus para dar a Ele um coração compreensivo, um entendimento para discernir prudentemente as atitudes, ver as coisas corretamente, ter uma visão correta, ter uma profecia correta, ter um quadro correto. Quer dizer, irmãos, esse é o segundo ponto essencial para ter uma mente de um rei. Precisamos nos treinar agora para ter estas características e, por isso, precisamos de pedir a Deus e orar a Deus. Porque quando o Salomão disse isso, essas palavras agradaram ao Senhor. E, por isso, Deus disse, porque pediste isso em vez de pedir a longa vida, em vez de pedir riquezas, em vez de pedir a morte dos Teus inimigos, mas porque pediste entendimento, pediste entendimento para discernir o que é justo.

E Deus ficou contente. E o recompensou grandemente, como vocês sabem. Nós, crises irmãos, precisamos de pedir e orar a Deus para Ele nos dar entendimento dos fatos, das atitudes, das coisas para podermos discernir o bem do mal. Esse é o ponto essencial para ter a mente de um rei. Por ser lugar, outro ponto essencial para ter a mente de um rei, para podermos ser reis no rei de Deus, antes do juízo, para podermos julgar os anjos, precisamos de ter ou fazer as decisões corretas. Precisamos de fazer as decisões corretas. Ou, em outras palavras, precisamos de sabedoria. Não é só o conhecimento e entendimento, mas é sabedoria também. A capacidade a usar esses fatos, isto é, este conhecimento. E com entendimento correto, que vem de Deus, com este serenimento, que vem de Deus, de vem das leis de Deus, dos princípios de Deus, para conectar estes conhecimentos todos, de maneira correta, para termos o entendimento correto, termos o correto discernimento de atitudes, de atitudes de coração e, disso tudo, dessas emoções. Então, depois, precisamos de fazer a decisão correta nessa situação. E às vezes, se essa decisão correta, pode ser uma decisão que as pessoas não aceitem, que as pessoas não gostam, que as pessoas vão dizer mal de você por causa disso, mas tem que fazer a decisão correta. É que hoje em dia chamam-o um amor duro. Às vezes, é preciso dizer não.

Essa decisão correta tem que ser uma decisão, que seja prática e que funcione, e isso é sabedoria. Vou dar a vocês seis passos simples para decisões sábias. Primeiro, busca sabedoria de Deus. Tiago capítulo 1, versículo 5. Tiago capítulo 1, versículo 5.

Tiago capítulo 1, versículo 5. Diz assim, se algum de vós necessita sabedoria, busca sabedoria, peça a Deus. Peça a Deus. Peça a Deus em dinimento e peça a Deus sabedoria. Que a todos dá-lhe liberalmente e nada lhes impropera e ser-lhe à conceitita. Busque sabedoria de Deus. Vejam Tiago capítulo 3, versículo 13. Diz assim, que entre vós já sabe inteligente. Mostrem mansidão de sabedoria. Mansidão, calma, carinho, cuidado de sabedoria.

De maneira correta. Vejam no versículo 17. A sabedoria porém lá do alto, é primeiramente pura, depois pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos imparciales em fingimento. Às vezes sim, é difícil, porque temos que dizer não.

Mas esse não é para o bem dos outros. É para o bem de Deus. Precisamos ter esta visão do longo termo.

Vejam no capítulo 4, de Tiago, versículo 6 e 7. Diz assim, antes, ele dá a maior graça pelo que diz, Deus resista aos subérbios, mas dá graças humildes, sujeitáveis, portanto, a Deus, mas resiste ao diabo e a rugirá de voz. Sujeitar a Deus é parte desta sabedoria. Muito importante. Estes pontos que mencionei aqui em Tiago, são tão profundos, que espero que vocês usem tempo para meditar neles profundamente. A mansidão de sabedoria é tão, ponto tão profundo. Pensem nisso, meditem nisso. Depois, buscar a sabedoria de Deus, obter todos os fatos. Segundo, terceiro lugar, talvez seja necessário obter conselho de outras pessoas, conselho de sabedores, outros. Quarto, você tem que fazer a decisão. Tem que fazer a decisão. E quinto, tem que ter a fé. É o que você tem que fazer. Tem que fazer a decisão. E quinto, tem que ter fé na decisão.

Não seja um cubar de imunciinal, pense nas coisas positivas, filipensos 4,8, se isto é bom, tudo que é bom, pense nisso. Tenha fé nessa decisão. E depois, num 6, trabalhe efetivamente com todos os recursos. Às vezes, como uma pessoa nem pensa, pensa que não tem recursos, olha, há certos recursos que vocês nem têm que perguntar a Deus, onde estão esses recursos? Trabalhe e fiquem efetivamente com esses recursos, que às vezes nem temos, ou pensamos que nem temos. Para ter o resultado que deseja.

Paulo trabalhou quando não precisava ter trabalhado. Quando havia pessoas desordinadas, isto é, pessoas que viviam sem trabalhar, como Lenh, em segundo o Trabalho de Sons de Céu, capítulo 3, versículo 6 a 10, ele trabalhou. Pregou! Mas estava a trabalhar de dia. E depois pregou à noite.

Nós, vamos escolher o que plantamos. Gártas 6, versículo 7. Que os irmãos precisamos trabalhar. Trabalhar efetivamente com os recursos que temos para ter o resultado que desejamos. Isso é parte das decisões sábias. Me ensinei seis pontos simples aqui. Vou repeti-los. Busque a sabedoria de Deus. Obtenha todos os fatos. Obtenha conselhos de outras pessoas. Faça essa decisão. Tenha fé na decisão. E trabalhe efetivamente para o resultado final. Parte da sabedoria, que, irmãos, esta sabedoria e ter a coragem de fazer a decisão em sabedoria é ponto essencial para ter amêndo de um rei. E, finalmente, e, finalmente, o quarto ponto que eu quero mencionar hoje acerca de ter amêndo de um rei. O primeiro foi ter o conhecimento, a educação e o conhecimento. O segundo ponto foi entender a implicação desses fatos todos. Ver o plano grande, ver a visão através da lei de Deus que eu ponho tudo direitinho. O terceiro é sabedoria. Ter a sabedoria, ter a coragem de fazer a decisão, fazer a decisão, ter a sabedoria de fazer a decisão. E o quarto, que eu quero mencionar agora, é precisamos de ter a persistência mental e autodomínio de fazer o que sabemos que devemos de fazer. Vou repetir. Precisamos de ter a persistência mental e o autodomínio de fazer o que sabemos o que sabemos que devemos fazer. Ou, em outras palavras, a caráter. Precisamos ter o caráter de Deus. Mesmo quando há pressões, dificuldades de não querer fazer, precisamos de fazer. Galatas 5, verse 5, 23. O autodomínio é uma das atributos do fruto do Espírito Santo de Deus. Amor, vejam aqui. Galatas 5, verse 5, 23. Comece com amor. Galatas 5, verse 5, 23. O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longa unidade, benignidade, bondade, ferididade, mansão, mansidão e domínio próprio. Dei-me um sermão como estas coisas constroem, ou se desenvolvem uma na outra, começando com o domínio próprio, em questões de controle do próprio, na interação com outras pessoas e como se apresenta para outros. Demonstrei como isto é parte mental e parte de coração e que parte do ser inteiro. Dei-me um sermão acerca disso, que está na internet. Uma vez mais, começa com o domínio próprio e acaba no amor para com os outros. A base do domínio próprio. Esta persistência mental e alta domínio de fazer o que sabemos que devemos fazer, é tão importante. Veja, por exemplo, em Proverbios capítulo 16. Proverbios capítulo 16. Proverbios capítulo 16. Versículo 32. Proverbios 16. Versículo 32.

Melhor é o longanimo do que o herói da guerra. Melhor é aquela pessoa que se tarda em irar-se. Longanimo, que tem paciência do que o herói da guerra. Melhor o que domina o seu espírito, o que tem o alto domínio, o que tem esta persistência mental e alto domínio de fazer o que deve fazer e faz o que deve fazer. Isso é melhor, o que tem esse domínio de seu espírito, do que aquele que toma uma cidade. Por isso, isto é tão importante para ser um rei. Há uma característica importante, uma característica essencial para ser escolhida de Deus, que é uma pessoa que faz o que deve fazer mesmo que seja difícil de fazer e mesmo que não lhe pudesse fazer mas faz o que deve fazer. É uma pessoa que tem a coragem de dizer não, não a nós próprios. Quando isso é para o melhor do futuro. É uma pessoa que é o mestre dos seus próprios pensamentos e emoções. Tem outro domínio. Cris e mãos. A única liberdade é a liberdade de ter domínio próprio. A única liberdade. Liberdade. Ninguém pode tirar isto de você. É a liberdade de ter domínio próprio e você tenha sua liberdade. Por isso, você precisa ter a disciplina, o autodomínio, a disciplina de se levantar a hora que deve de levantar de manhã. Você precisa ter a disciplina de ir para o trabalho e a hora que deve de ir. Antes da hora. Você precisa ter a disciplina, o autodomínio de trabalhar duro e crescer no seu emprego e na sua profissão. Porque Deus olha para isso. Isso é importante para Deus crescer na sua profissão. Deus vê o seu coração e o seu autodomínio nisso, na sua profissão, no seu trabalho. Você precisa ter a disciplina de controlar os seus pensamentos e para guiar os seus pensamentos nas direções de coisas construtivas e positivas. De guiar os seus pensamentos em coisas construtivas e positivas em vez de ser pobre de mim, vamos ler. Desencorajado. Não. Você precisa ter a disciplina de controlar os seus pensamentos em coisas positivas. Isso é de guardar os seus pensamentos para serem positivos. Você precisa ter a disciplina de evitar de estar desencorajado. Você precisa ter a disciplina de completar o que iniciou. Você precisa da disciplina de existir no caminho de Deus até ao fim. Não seja um que desiste. Estamos aqui em Proverbos, Proverbos 24, Capítulo 10. Proverbos 24, Capítulo 10.

Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena. Você desiste quando tens aflições. A tua força é pequena. Você precisa ter auto-domínio. Por isso, não se dê assim ao luxo de estar sentado e dizer, olha, tenho pouca sorte, isto aconteceu comigo, estou triste, estou pobre de mim, vou desistir. Não. Não se dê ao luxo de fazer isso. Venha a autodisciplina de dirigir a sua mente em direções produtivas e criativas. De fazer e realizar e criar porque um filho de Deus é um filho do Criador, e Deus é Criador. É positivo. Anda para frente. Deus trabalha. Jesus Cristo disse, meu pai trabalha e eu trabalho. Jesus Cristo disse, meu pai trabalha e eu trabalho.

Pense nos outros. Pense-se em cuidado pelos outros. E não pense, olha, não cuidam de mim. Não são cristãos porque não estão a cuidar de mim. Mas quando você pensa nos outros e às vezes sim tem que dizer não. E às vezes sim é um morduro. Mas quando você pensa nos outros então você será realmente feliz. Então você está a ser treinado para ser um rei no mundo da manhã. Agora que os irmãos dependem de você. E não de outra pessoa. E não de mais outra pessoa ou de alguém. Não, depende de você. Você precisa se educar e ter o conhecimento particularmente da Bíblia para discernir o bom e mal intelectual e emocional cuidado com as atitudes incorretas, discernir essas atitudes incorretas. Você precisa depois de entender a implicação destas coisas, ver o grande plano, ver a perspectiva correta, ter a visão grande. Pois você precisa fazer as decisões corretas, precisa ter a sabedoria para fazer as decisões corretas, embora seja difícil. Difícil. E depois você precisa da persistência mental e autodomínio de fazer o que deve fazer. Isto é caráter. E, Cristo irmãos, use este momento de sua hoje para ser treinado desta maneira a servir a outros. Isto é usamente para somente ser um momento produtiva, criativa, como um filho de Deus que é um Criador.

Como verdadeiros Cristãos somos pre-destinados a seremos Reis e Senhores para reinar com Cristo, eternamente no Reino de Deus. Inicialmente será por 1000 anos - no milénio - antes do Dia do Juízo, e sim antes do novo Céu e nova Terra.

Para reinarmos no mundo de amanhã - precisamos de ser treinados AGORA para sermos Reis sem corrupção e capazes de trabalharmos efetivamente - sem sermos desencorajados perantes muitas dificuldades - e isso é provado nesta nossa vida AGORA!

Mat 5:3 – deles é o Reino de Deus

           V5 – Herdarão a Terra

Apoc 5:8-10 – reis e reinarão na Terra

Apoc 19:11 – 13 – Jesus Cristo retornando à Terra

           V16 – Rei dos Reis

Apoc 20:4-6 – Reinaram por 1000 anos – 1ª fase

Apoc 20:7-12 – Depois: o Juízo

Apoc 21:1 – Antes do novo Céu e da Nova Terra 

Dan 7:13-14, 18, 27 – O reino de Deus na Terra – inicialmente por 1000 anos

2 Pedro 3:7-13 – Juízo, e depois o novo Céu e Nova terra

Importância de guardar os Dias Santos de Deus – para entendermos este Plano de salvação de Deus - estude a sua Bíblia com a ajuda dos nossos guias de estudo bíblicos no nosso site.

Uma das maneiras que o Diabo engana o mundo todo é dizendo que não precisamos guardar os dias Santos de Deus. Ora se não é necessário guardar os Dias santos de Deus... então por que é necessário guardar dias PAGÃOS???

Mas o ponto a sublinhar e recordado pelos Dias Santos de Deus é que vamos Reinar na Terra por 1000 anos ANTES do Juízo - e esse é o ponto que desejo mencionar neste sermão: Precisamos de ser treinados agora.

Para um governo ser eficiente: É necessário ter líderes bem preparados e sem qualquer corrupção - e líderes que não tenham medo de trabalhar duro!

Esses líderes não serão escolhidos pelo povo – não é uma democracia! São escolhidos por Deus!

Não são auto-escolhidos!!! “Eu estou sendo chamado” – "Eu quero ser chamado" - "Eu estou salvo e rinarei com Cristo": CUIDADO!  "Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia" 1 Cor 10:12.
É Deus que os escolhe

Mat 22:1-14 – Parábola das bodas: O convidados às bodas do Seu Filho Jesus Cristo. É Deus que dá o convite.

– Mas muitos não respondem à chamada, e por isso poucos são escolhidos (por Deus)!

Apoc 17:14 – E além disso precisam de ser fiéis – têm que vencer (corrupção, falta de atitude positiva perante dificuldades... etc.) – pois é um convite a governar o mundo com Jesus Cristo!

Esses precisam de ter a Mente treinada a ser um Rei e o coração bem treinado

Heb 8:10 – escrever as Leis de Deus – não é só um itelectualismo (ser crítico de outros)

           É uma atitude humilde, mansa – não é crítica! – nem é que está sempre a olhar a outros e ver os erros nos outros.

Mas tem essa mente treinada para ser um Rei.

Você está treinando sua mente agora, com a ajuda do Espírito Santo de Deus, para ser Rei? 

Se não – não estará lá – não estará na 1ª resurreição!

Não é só saber e guardar os mandamentos – É mais que isso!

1 João 3:22 - É fazer o que é agradável a Deus

Então qual é esse treino mental e emocional?

  1. Educação e Conhecimento

Ler a aprender da história – muitos erros são repetidos

Ter os fatos e informação correta – saber distinguir (discernir) o certo do errado

Hoje em dia o conhecimento aumentou muito – ex.: internet – motores de busca (google, bing, etc.)

Dan 12:4 (ACF) “E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará.”

Ler a Palavra de Deus e estudar – com a ajuda dos nossos guias de estudo bíblicos que são corretos doutrinalmente (www.revistaboanova.org)

2 Tim 3:16; 4:3-4; 2 Tim 2:15 – (divida com razão)

– precisa não ser levado por enganadores

– discernir a Verdade e discernir atitudes – Sim... discernir atitudes:

cuidado podem saber tudo mas as atitudes são ‘superiores’ (arrogantes - querem demonstrar que sabem mais)(e não vêm esse problema em mesmo eles!!!)

2 Tim 2:16 – falatórios

--- quando mais se abre a boca – mais possibilidade de sair asneira!

Prov 17:27-28 (BLH) - “Quem controla as suas palavras é sábio, e quem mantém a calma mostra que é inteligente. Até um tolo pode passar por sábio e inteligente se ficar calado.”

Esse é o 1º ponto essencial para ter a mente dum Rei

  1. Entender a implicação – ver o grande Plano – ter uma perspectiva correta – Visão

Não é somente saber e conhecer os factos

– mas é entender o seu relacionamento entre os factos e seu significado

– É entender leis e princípios básicos de auto-domínio, leis mentais, emocionais, atitudes, espirituais etc

Prov 29:18 – Sem uma visão – entendimento do relacionamento dos factos... perecem

           Mas a Lei de Deus nos mantêm com o entendimento correto do relacionamento dos factos

Ex: Se não entende a natureza humana – não entende os princípios corretos de vida...

Mas se entende a natureza humana, pressente antes dos outros o resultado problemático de várias atitudes, palavras, ações, etc.

Salmos 111:10 (ACF, ARC) – “bom entendimento têm todos os que lhe obedecem”

Não fique tão chateado ou envolvido com o problema imediato. Antes ponha o problema imediato em perspectiva com a sua vida inteira e seu futuro.

Pense em termos mundiais e do grande propósito de Deus para a humanidade. Veja a grande VISÃO

Visão vem do treino mental de pensar para além do hoje (do que se passa agora)

Treine-se a olhar para o verdadeirto resultado final da situação ou problema

Ore profundamente ao Senhor Deus Eterno e peça o verdadeiro entendimento!

1 Reis 3:9-12 – coração compreensivo – discernir prudentemente

Esse é o 2º ponto essencial para ter a mente dum Rei

  1. Fazer as decisões corretas – Sabedoria

A capabilidade de usar esses factos (conhecimento), e com o entendimento e correcto discernimento (de factos, atitudes, emoções)... Fazer a decisão correta nessa situação!

Uma decisão que seja prática e que funcione... – isso é sabedoria!

Seis passos para decisões sábias:

Tiago 1:5 - ①Busque a sabedoria de Deus

           Tiago 3:13, 17; 4:6-7 – Tanto nestes versículos para meditarem profundamente. Pensem nisto!

           ②Obtenha todos os factos

           ③Obtenha conselho sabedor doutros

           ④Faça a decisão

           ⑤Tenha fé na decisão – Filipenses 4:8 (não seja um covarde emocional)

           ⑥Trabalhe efetivamente (com todos os recursos) para ter o resultado que deseja.

                      2 Tes  3:6-10 – Paulo trabalhou

– não foi desordenado (BLH- vivem sem trabalhar)

Gal 6:7 – Colhemos o que plantamos.

Esse é o 3º ponto essencial para ter a mente dum Rei

  1. A persistência mental e auto-domínio de fazer o que sabe que deve fazer (Carácter)

Gal 5:23 - Aprenda a grande importância de ter domínio próprio

Prov 16:32 – característica importante – essencial – para ser escolhido de Deus

           Aprender a dizer NÃO – a nós próprios.

Aprender a ser um MESTRE dos nossos pensamentos e emoções - antes de ser um Rei sobre outros.

A única LIBERDADE é a liberdade de ter domínio próprio!

Disciplina de levantar à hora que deve de manhã

Disciplina de estar no trabalho à hora – sim ANTES da hora.

Disciplina de trabalhar duro e crescer no seu emprego

Disciplina de controlar os seus pensamentos em coisas construtivas

Disciplina de guardar os seus pensamentos para serem sempre positivos

Disciplina de evitar estar desencorajado

Disciplina de completar o que inicia

Disciplina de persistir no Caminho de Deus até ao FIM!

Não seja um que desiste: Prov 24:10

Não dê a si o luxo de estar sentado e dizer "como tenho pouca sorte", para "sentir triste por mim próprio", ou de desistir.

Dirija a sua mente na direção de ser produtivo – de fazer e realizar.

Pense nos outros – Penso em cuidado pelos outros

E não em "por quê que os outros não cuidam de mim"!

Então será realmente feliz!

Será uma pessoa treinada para ser um Rei no mundo de amanhã

O agora depende de você – e não em mais de nimguém

Em sumário:

  1. Educação e Conhecimento
  1. Entender a implicação – ver o grande Plano – ter uma perspectiva correta – Visão
  1. Fazer as decisões corretas – Sabedoria 
  2. ​​​​​​A persistência mental e auto-domínio de fazer o que sabe que deve fazer (Carácter)

E use esta mente de Rei para servir a outros! Uma mente de Criador! De Filho de Deus!

Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).