Cartas de Leitores
Cartas de nossos leitores da Boa Nova.
“Os Ventos da Mudança na Europa”
Em nossa edição de maio-junho de 2025, mostramos como a mudança de postura diplomática da Europa em meio à guerra na Ucrânia e o novo governo dos Estados Unidos refletem o cenário político global que a Bíblia profetiza para o retorno de Jesus Cristo.
Acho que é preciso questionar a afirmação de Paul Kieffer de que os europeus estão desapontados com o “abandono” dos compromissos dos Estados Unidos em defender a Europa. Como a Segunda Guerra Mundial terminou há 80 anos e a Europa se recuperou e reconstruiu seus sistemas industrial e econômico, então já passou da hora de deixarem de depender de outros para se proteger. Os Estados Unidos financiaram o Plano Marshall e, desde 1945, oferecem a proteção militar que permitiu à Europa prosperar. Quase nenhuma nação europeia pagou o valor combinado para sustentar a OTAN e, ao longo dos últimos 80 anos, aplicaram tarifas elevadas sobre produtos estadunidenses. Afirmar que os Estados Unidos estão 'abandonando' seus compromissos é ignorar a realidade. A Europa é que está deixando de cumprir suas responsabilidades. Ademais, a Europa precisa eliminar essas tarifas sobre produtos estadunidenses, já que elas não têm mais justificativa.
—Comentário em nosso site
Resposta do autor, Paul Kieffer: Obrigado por seus comentários. Na verdade, meu artigo diz: “O sentimento de muitos europeus é que agora os Estados Unidos abandonaram sua reconhecida posição de líder do mundo livre”. Entretanto, ele não aborda os desequilíbrios nos gastos da OTAN. Líderes europeus, como o presidente francês Macron e o ex-chanceler alemão Scholz, reconheceram a necessidade de a Europa aumentar seus gastos com defesa. Em nenhum momento o artigo afirma que os europeus estão “desapontados” com a falta de compromisso dos Estados Unidos com a OTAN. O texto observa que a Ucrânia não é membro da OTAN, então qualquer força de manutenção da paz europeia não teria proteção da aliança, um fato que reforça o desejo da Europa por autonomia em defesa.
Eu mantenho a avaliação de que a atitude do atual governo dos Estados Unidos fez com a Europa intensificasse sua busca por unidade e autossuficiência mais do que qualquer outra situação desde a Segunda Guerra Mundial (segundo minha perspectiva como estadunidense vivendo na Europa desde 1971). Diante dessa crescente tendência, meu artigo aborda nossas crenças sobre a profecia a respeito do futuro das relações entre os Estados Unidos e a Europa.
“As Festas Falsas Que Suplantaram As Verdadeiras Festas de Deus”
Esse artigo afirma: “Na verdade, o domingo nunca é mencionado nas Escrituras como um dia santo semanal ou uma das festas de Deus”. E quanto ao Pentecostes, que sempre cai no domingo? Além disso, ele também diz: “A Festa dos Tabernáculos, que ocorre no fim do outono, antecipa o tempo em que Cristo, juntamente com Seus seguidores ressuscitados, governará...”. A Festa dos Tabernáculos ocorre sempre no começo do outono, nunca no final.
—Comentário em nosso site
O Dia de Pentecostes sempre cai no primeiro dia da semana, do pôr do sol de sábado ao pôr do sol de domingo. No entanto, isso ocorre apenas uma vez por ano. Não se trata de “um dia santo semanal”. É a Festa de Pentecostes que é santa, não o dia da semana nesse caso. O ponto é que Deus não ordenou que o domingo fosse observado como um sábado semanal ou como dia de festa. Deus nos manda guardar todo sétimo dia da semana, do pôr do sol de sexta-feira ao pôr do sol de sábado, como Seu sábado (Êxodo 20:8-11; Levítico 23:1-3), e nos ordena observar sete festas anuais (Levítico 23:4-37). O domingo não faz parte dos dias que devem ser observados e santificados.
Sobre a Festa dos Tabernáculos ser no final do outono, isso foi um engano. A intenção era apenas indicar que ela ocorre no fim da temporada de festas outonais — incluindo o Último Grande Dia ou Oitavo Dia, que encerra o ciclo anual de festas. Na verdade, a Festa dos Tabernáculos acontece na primeira metade do outono no Hemisfério Norte. Geralmente ela ocorre em outubro, que aqui é considerado o meio do outono, mas ainda antes da metade de novembro. Em 2027, por exemplo, a Festa terminará em 22 de outubro.
—Comentários de leitores sobre nossa revista, literaturas e vídeos
Em 68 anos de vida, nunca tinha recebido tantas informações valiosas sobre o cristianismo e a verdade bíblica como tenho recebido das literaturas da Igreja de Deus Unida e da revista A Boa Nova! Sem dúvida, essa organização é um anjo enviado por Deus para disponibilizar essas literaturas e informações para tantas pessoas. Agradeço de coração por essa fé sincera que vocês têm passado adiante.
—Comentário em nosso site
Enviei a vocês uma doação. Somos um pequeno grupo que se reúne mensalmente para estudar e debater o conteúdo das literaturas de vocês. Nosso grupo cristão está motivado a espalhar a mensagem do evangelho, e isso tem nos fortalecido nestes tempos difíceis. Mais uma vez, obrigado por enviar a revista. Que Deus abençoe o trabalho de vocês.
—Assinante da Austrália Ocidental
Gostaria de deixar esse comentário para agradecer pela revista e os programas televisivos de vocês. Por favor, continuem fazendo isso. Estamos enviando uma pequena doação para apoiar esse importante trabalho que vocês fazem para o nosso Deus Criador nestes últimos dias. O valor é para ser usado na distribuição de suas revistas. Muito obrigado! É uma alegria saber que estamos cada vez mais próximos da volta de Jesus Cristo.
—Assinante da Austrália
Gostaria de expressar minha gratidão pelo trabalho e literaturas de vocês. Durante muitos anos, esses materiais têm estado comigo nos momentos bons e ruins, tornando-se uma fonte preciosa de apoio que sempre compartilho com outras pessoas após a leitura.
—Assinante da Alemanha
Agradeço imensamente pelo programa Beyond Today e por todas as literaturas que vocês me enviam. Eu leio todas e tenho aprendido muito sobre a Bíblia, e sempre quero aprender mais.
—Telespectador da Austrália