A Celebração da Festa dos Tabernáculos no Mundo Atual

Essa festa bíblica, que dura sete dias, nos oferece um vislumbre de uma maravilhosa era vindoura.
Você já ouviu falar da Festa dos Tabernáculos? Você sabia que Jesus Cristo celebrou essa festa no primeiro século? Você sabia que, ainda hoje, milhares de cristãos seguem o exemplo dEle e a observa todos os anos?
A Festa dos Tabernáculos tem um grande significado para os cristãos de hoje. Vamos examinar o significado dessa festa e entender por que é tão importante para Deus que você também a observe.
Vamos analisar por que milhares de cristãos ao redor do mundo tiram folga do trabalho e da escola para viver por alguns dias em moradias temporárias e adorar a Deus e a Jesus Cristo. Vamos entender o incrível significado dessa festa bíblica para toda a humanidade!
Uma visão do Reino de Deus
Um relato nos Evangelhos mostra que três discípulos de Jesus passaram por uma experiência que mudou suas vidas. Talvez você já conheça essa história, mas a maioria das pessoas não sabe que ela tem tudo a ver com a Festa dos Tabernáculos.
Vamos refletir sobre os detalhes do acontecimento conhecido como a transfiguração. Em certa ocasião, Jesus se dirigiu aos Seus discípulos e compartilhou algo extraordinário. Ele disse: "Em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte sem que vejam chegado o Reino de Deus com poder" (Marcos 9:1).
Sem dúvida, eles não sabiam em quanto tempo as palavras de Jesus se tornariam realidade! "Seis dias depois tomou Jesus consigo a Pedro, a Tiago, e a João, e os levou à parte sós, a um alto monte; e foi transfigurado diante deles; as Suas vestes tornaram-se resplandecentes, extremamente brancas...E apareceu-lhes Elias com Moisés, e falavam com Jesus. Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Mestre, bom é estarmos aqui; faça-mos, pois, três cabanas" (Marcos 9:1-5, grifo nosso).
Que acontecimento fantástico! Em uma visão, aqueles discípulos foram subitamente transportados para o futuro e puderam ver Jesus Cristo glorificado em Seu Reino!
Preste atenção na reação de Pedro. Ele associou a visão a algo muito real ao dizer que deveriam fazer cabanas.
O que isso tem a ver? Claramente, Pedro relaciona a Festa dos Tabernáculos com a ideia de uma cabana ou uma moradia temporária. Por que isso é importante para os cristãos de hoje?
Para responder a essa pergunta, precisamos entender um pouco do contexto por trás disso.
Uma celebração ordenada
Ao entregar Suas leis a Moisés, Deus disse: "Fala aos filhos de Israel, dizendo: Aos quinze dias deste mês sétimo, será a Festa dos Tabernáculos ao SENHOR, por sete dias. Ao primeiro dia, haverá santa convocação" (Levítico 23:34-35).
Talvez você esteja pensando que isso é uma coisa do Antigo Testamento somente para os judeus. Nada disso. Isso faz parte da vida cristã! Você sabia que o Seu Salvador, Jesus Cristo, deu o exemplo de como celebrar essa festa?
O livro de João registra que Jesus e Seus irmãos foram a Jerusalém para a Festa dos Tabernáculos: “Mas, quando seus irmãos já tinham subido à festa, então, subiu ele também não manifestamente, mas como em oculto. Ora, os judeus procuravam-no na festa e diziam: Onde está ele?...no meio da festa, subiu Jesus ao templo e ensinava" (João 7:10-11, 14).
Você notou que todo mundo esperava que Jesus estivesse na Festa dos Tabernáculos? Porque Ele sempre teve o costume de celebrar as festas de Deus, conforme exigido nas leis divinas. E mesmo quando Sua vida estava em risco, Ele foi celebrar a Festa dos Tabernáculos!
Como vemos, Cristo sabia que essa era uma celebração anual ordenada por Deus e que não se destinava apenas aos judeus. Levítico 23:2 as identifica corretamente como as "festas fixas do SENHOR" (ARA). Elas não eram apenas festas de Israel ou celebrações somente dos judeus. Jesus deu o exemplo, mostrando que elas eram para todos e que continuavam sendo as festas de Deus.
A Igreja primitiva continuou celebrando as festas, seguindo o exemplo de Jesus. Ele celebrou a Festa dos Tabernáculos todos os anos e ensinou sobre seu grande significado. As Escrituras nos ensinam que, como Seus seguidores, devemos andar como Ele andou — e viver como Ele viveu (Isaías 25:6-7).
Quando Deus ordena que celebremos as festas, Ele emprega uma palavra hebraica que significa “tempos determinados” ou “compromissos". Você entende que Deus estabeleceu vários compromissos para você cumprir? Essas festas também são chamadas de “santas convocações” ou "assembleias sagradas". Jesus sabia que podemos aprender lições valiosas ao nos reunir, convivermos uns com os outros e celebrarmos essa festa juntos.
A Palavra de Deus nos diz que temos um compromisso especial com Ele na Festa dos Tabernáculos. Agora imagine isso! Todos nós recebemos de Deus um convite exclusivo para um encontro pessoal com Ele!
Por que celebrar a Festa dos Tabernáculos?
Ao ordenar a celebração da Festa dos Tabernáculos, Deus disse aos israelitas para fazerem algo que pode parecer estranho para nós. Eles deveriam usar "cabanas" durante essa festa. O que isso significa?
A "cabana", que também pode ser chamada de "tenda", é um abrigo temporário, como uma barraca ou uma moradia provisória. Então, a festa era para ser observada saindo de casa e ficando nesse tipo de moradia.
Por que isso faz parte da celebração dessa festa?
Deus disse que é "para que saibam as vossas gerações que Eu fiz habitar os filhos de Israel em tendas, quando os tirei da terra do Egito" (Levítico 23:42-43).
Atualmente, os cristãos celebram essa festa ficando em modernas moradias temporárias e se reúnem para adorar a Deus e ouvir a pregação e o ensinamento da Bíblia.
Essas moradias temporárias nos lembram do significado espiritual dessa festa, ou seja, que a vida é transitória. Somos estrangeiros e peregrinos nesta Terra. Esse é o seu poderoso simbolismo! Ela nos recorda que este mundo não é nosso verdadeiro lar, pois, na verdade, somos cidadãos do Reino de Deus.
Pedro usou essa analogia, ao lembrar-se da visão que teve de Jesus Cristo em Sua glória espiritual no Reino de Deus durante a transfiguração: "Considero importante, enquanto estiver no tabernáculo deste corpo, despertar a memória de vocês" (2 Pedro 1:13, NVI).
Pedro fez uma conexão entre o Reino de Deus e as moradias temporárias! A Festa dos Tabernáculos nos lembra do caráter transitório de nossa vida física, e isso os ajuda a manter o foco no que é permanente, ou seja, nosso objetivo de alcançar a vida eterna no Reino de Deus.
Uma celebração do cuidado de Deus para conosco
Outra lição dessa festa é "para que saibam as vossas gerações que Eu fiz habitar os filhos de Israel em tendas, quando os tirei da terra do Egito" (Levítico 23:43).
Isso nos remete ao tempo em que Israel vagava pelo deserto árido, saindo do mundo presente para viver com Deus e ser protegido por Ele. Naquelas condições adversas, Israel teve de depender totalmente de Deus. Então, o que Deus fez? Ele foi fiel, suprindo todas as necessidades deles. Ele matou a sede deles com água limpa, alimentou-os com maná do céu e até mesmo deu-lhes codornizes para comer. Tudo isso mostrou o amor e o carinho dEle pelo Seu povo, exatamente quando mais precisavam.
O grande cuidado de Deus para com Israel serve para nos lembrar de que Ele tem o mesmo cuidado para conosco. O Criador, Sustentador de todo o universo, está disposto a suprir as nossas necessidades diárias. Ele realmente se interessa pelas nossas vidas. Além disso, Ele providenciou o que mais precisávamos: um Salvador que pode nos dar a vida eterna. Sem dúvida, os cristãos devem celebrar e honrar nosso Deus fiel, que providencia tudo que precisamos.
A Festa dos Tabernáculos é uma dádiva espiritual entregue por que Deus a nós. Deus diz que devemos nos reunir para adorá-Lo — tudo o que Deus nos ordena é para o nosso próprio bem. Deus nos assegura que todas as celebrações que instituiu são importantes para Ele. E Ele diz que essas são "as festas fixas do SENHOR, que proclamareis, serão santas convocações; são estas as Minhas festas” (Levítico 23:2, ARA).
As festas de Deus são uma forma de como Ele cuida de nós, providenciando-nos um tempo especial para passarmos com Ele. Jesus sabia que podemos aprender lições valiosas através do cumprimento, da comunhão e da celebração dessas festas juntos. E isso não se trata apenas de uma boa ideia, nem de uma escolha, nem de um conselho qualquer. A verdade é que Deus nos ordena observar a Sua festa para o nosso próprio bem!
Você não acha que é uma bênção Deus nos dar uma celebração espiritual maravilhosa que O agrada e que nos permite honrá-Lo?
Comemorando um futuro mundo melhor
Cobrimos alguns dos conceitos práticos e espirituais sobre o que nos ensina a observância da Festa dos Tabernáculos, como o foco em nosso verdadeiro lar no Reino de Deus e o cuidado de Deus para conosco nesta vida. Mas há mais uma lição que podemos aprender com essa festa — e essa é a mais importante de todas.
Para os israelitas, a Festa dos Tabernáculos era uma comemoração da grande colheita de outono na terra de Israel. Deus os abençoou com colheitas abundantes. Mas por trás dessa celebração da colheita há uma incrível lição espiritual, que prenuncia uma grande colheita espiritual. Deus nos dá lições físicas para ensinar verdades espirituais.
Essa lição aponta para o motivo de as festas do Senhor serem para toda a humanidade, não apenas para os judeus.
A Festa dos Tabernáculos é uma época de muito júbilo que simboliza um tempo de alegria após o retorno de Jesus Cristo. Você não fica animado pensando no dia em que este mundo cheio de problemas e tragédias será substituído pelo Reino de Deus?
Jesus ensinou bastante sobre o Reino de Deus durante o Seu ministério na Terra. Quando Ele voltar, haverá uma grande colheita espiritual de todas as partes do mundo, pois Ele trará as nações e os povos da Terra para viver no Reino de Deus sob Seu governo justo. A Festa dos Tabernáculos simboliza esse tempo em que Jesus governará diretamente o mundo por mil anos. Será um tempo de paz e harmonia incomparável. É, de fato, um motivo incrível para festejar!
A profecia bíblica nos diz que “todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém subirão de ano em ano para adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos, e para celebrar a Festa dos Tabernáculos" (Zacarias 14:16, ARA).
Já pensou nisso? Deus está dizendo que está próximo o tempo em que o mundo inteiro vai celebrar essa festa!
Quando Cristo voltar, tudo estará preparado para a restauração de todas as coisas em paz e harmonia com Deus. A Festa dos Tabernáculos antecipa um mundo transformado, quando as pessoas dirão: "Vinde, subamos ao monte do SENHOR, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine o que concerne aos Seus caminhos, e andemos nas suas veredas...e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças, em foices; não levantará espada nação contra nação, nem aprenderão mais a guerrear" (Isaías 2:3-4).
Nesse tempo, o povo de todas as nações vai se juntar nesse encontro festivo anual. Todo mundo vai conhecer o caminho de amor de Deus. Depois de receberem o Espírito Santo de Deus, eles vão conseguir entender esse perfeito caminho de Deus. Finalmente, a humanidade voltará a ter um bom relacionamento com o Criador.
Vamos celebrar a Festa!
A Festa dos Tabernáculos retrata de um tempo incrível. O simbolismo dessa festa cristã singular é impressionante, e as lições dela vão transformar a sua visão sobre o plano de Deus para a sua vida. E celebrar essa festa nos dá um vislumbre do mundo de amanhã — uma fantástica visão dessa era futura. Tire um tempo para se aprofundar nesse assunto. Aproveite essa oportunidade maravilhosa para crescer espiritualmente. Celebre a Festa dos Tabernáculos como um grande testemunho de sua fé.
Não subestime a importância dessa festa em sua vida. Comece hoje mesmo a viver o propósito de Deus para você. Aproveite essa oportunidade para ser fortalecido pela Palavra de Deus e para usufruir desse tempo especial reservado para a Festa dos Tabernáculos. Esse é um passo importante para começar a viver de acordo com o caminho de Deus, enquanto se prepara para a vida eterna.
