Como Criar Filhos Piedosos Em Uma Sociedade Amoral

Você está aqui

Como Criar Filhos Piedosos Em Uma Sociedade Amoral

Download (Baixar)
MP3 Audio (9.21 MB)

Download (Baixar)

Como Criar Filhos Piedosos Em Uma Sociedade Amoral

MP3 Audio (9.21 MB)
×

Em linhas gerais, o cristianismo no mundo desenvolvido está decrescendo. Uma das principais razões é a baixa porcentagem de jovens que não participam nem permanecem nas igrejas para substituir os fiéis que vão falecendo. Enquanto isso, muitas igrejas protestantes tradicionais estão realizando grandes mudanças nos ensinamentos bíblicos fundamentais, tais como os que proíbem a união entre pessoas do mesmo sexo, revelam a identidade divina de Jesus Cristo e a autoridade da Bíblia.

E as pessoas que defendem valores cristãos conservadores e tradicionais têm estado constantemente numa posição defensiva, interna e externamente.

Mas o que um cristão consciente deve fazer? Como um pai que está tentando criar dois filhos para serem seguidores de Cristo e tementes a Deus, eu estou plenamente consciente das tendências erráticas da sociedade. Eu e minha esposa estamos fazendo o possível para neutralizar essas tendências perniciosas.

Como você e sua família podem fazer parte desse movimento reativo que busca reverter essa tendência de declínio do cristianismo em nosso mundo?

No Sermão da Montanha, Jesus disse aos Seus seguidores: “Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte...Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus” (Mateus 5:14, 16).

Como membros da assembleia de fiéis de Deus — o Corpo de Cristo — temos o dever de mostrar um caminho de vida melhor a todos os que nos rodeiam. E Jesus disse que quando retornar e estabelecer Seu Reino, os seguidores dEle terão a responsabilidade de governar com justiça (Mateus 16:19; Apocalipse 20:4).

Essa vida é nosso campo de treinamento, e tudo começa em casa com nossa própria família. Então, a seguir estão três áreas principais em que você deve se concentrar para ajudar seus filhos ou netos a serem luzes e cristãos exemplares neste mundo.

1. Ensine seus filhos a estudar a Bíblia

Muitos daqueles que cresceram numa igreja cristã sabem que, geralmente, os filhos do pastor eram os que tinham o pior comportamento (quando os pais não estavam por perto). As influências negativas sobre os nossos filhos vêm tanto de dentro quanto de fora da igreja. E da mesma forma, além da corrupção da sociedade, os pregadores podem espalhar ensinamentos não-bíblicos a partir do púlpito e desencaminhar uma congregação.

As pessoas que sabem como estudar adequadamente a Bíblia, usando métodos apropriados de interpretação de seu conteúdo, estarão mais bem preparadas para identificar inverdades assim que as escutem. Precisamos de mais do que uma simples declaração como esta: “Se a Bíblia diz, eu acredito, e ponto final”. Embora haja uma atraente simplicidade nesse tipo de declaração, ela pode ser uma brecha para o mau uso das Escrituras.

Afinal de contas, Satanás, o diabo, usou as Escrituras para tentar Jesus no deserto (Mateus 4). Ao usar apenas algumas passagens isoladas, ele distorceu a intenção de cada Escritura, mas Jesus percebeu e combateu corretamente isso usando outras passagens que mostravam um quadro mais completo do que diz a Bíblia.

Nossos filhos merecem uma educação bíblica consistente e baseada em um quadro completo de toda a Bíblia — isso para que as crenças deles não caiam por terra ao primeiro sinal de desafio ou eles sejam desencaminhados por palavras bonitas.

Para obter um ótimo recurso para ajudá-lo a aprender a ler, interagir e compreender corretamente as Escrituras, peça ou baixe nosso guia de estudo bíblico gratuito Como Você Pode Entender a Bíblia.

2. Ensine seus filhos a amar a Deus em qualquer circunstância

Enquanto seus filhos são pequenos, você precisa estabelecer limites em seu comportamento para a própria segurança deles. Às vezes, eles ficam furiosos com isso por não compreenderem plenamente as nossas razões, e até podem achar que estamos sendo injustos.

Entretanto, eles ainda nos amam e confiam em nós, visto que nos importamos com eles, cuidamos deles e damos muito amor a eles.

Assim também vemos o cuidado e o amor de Deus por nós. Então, somos gratos todos os dias pelas bênçãos de ter boa saúde, comida suficiente e um lar feliz, pois tudo isso vem direta ou indiretamente de Deus. Ele é o doador de toda boa dádiva e todo dom perfeito (Tiago 1:17). Todavia, tentamos não considerar nenhuma dessas coisas como garantidas.

Mas também sabemos que pode haver momentos na vida em que ficaremos desapontados ou aborrecidos com Deus. Talvez não compreendamos Suas razões de permitir que aconteçam algumas coisas terríveis. Aprendemos essa lição enquanto ensinamos nossos filhos a amar a Deus. Mas essa relação bidimensional nem sempre é alegre e constante. Ensinar seus filhos a amar a Deus significa, mesmo quando se sentem distantes dEle, fazê-los entender que sempre podem alcançá-Lo e lançar sobre Ele suas preocupações.

3. Encontre uma igreja com base bíblica

Nossa família vem suportando as pressões sociais deste mundo por meio da participação ativa na igreja, e isso tem trazido muito conforto e estabilidade para nós. Embora seja um processo de crescimento, pois nenhum de nós ainda é perfeito, tem sido muito importante para nós termos outras famílias como nossos “irmãos e irmãs de armas”, que criam seus filhos com os princípios semelhantes aos nossos.

Muitas igrejas alegam seguir Jesus, mas é preciso saber se realmente elas seguem Seus verdadeiros ensinamentos e instruções das Escrituras. Então, você precisa avaliar suas crenças em relação à Bíblia. Saber estudar corretamente a Bíblia (dica 1) é fundamental para poder avaliar qualquer igreja e seus ensinamentos. (E para ajudar ainda mais nessa avaliação, leia nosso guia de estudo bíblico gratuito A Igreja que Jesus Edificou).

Também é preciso estar em uma irmandade calorosa. Jesus disse aos Seus discípulos: “Nisto todos conhecerão que sois Meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (João 13:35). A palavra traduzida como “igreja” no Novo Testamento é um termo grego para reunião ou assembleia convocada. Em sua essência, denota um grupo de pessoas. O apóstolo Pedro descreveu-a como uma fraternidade (1 Pedro 2:17; 5:9). A igreja é um grupo de pessoas que passa a amar uns aos outros como uma família espiritual, onde os membros edificam e encorajam uns aos outros para as boas obras (Hebreus 10:24-25).

Mas, como acontece com qualquer grupo de seres humanos, mesmo aqueles que se esforçam para viver de acordo com cada palavra de Deus, às vezes haverá dificuldades de relacionamento. Fazer parte de um grupo de pessoas significa que você poderá se decepcionar e também testemunhar hipocrisias — e seus filhos também. Portanto, procure ensinar a eles o mesmo tipo de graça que Jesus praticou.

Siga a orientação que Jesus entregou em Mateus 18:15-20 para solucionar conflitos, além da sabedoria dos Provérbios e da exortação de Escrituras como Colossenses 3:12-14, que diz: “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição” (ARA).

Pelo fato de estarmos enfrentando os desafios de um mundo que está se afastando de Deus e deixando ser envolvido pelo diabo, cuja influência às vezes é sutil e outras vezes evidente, as nossas famílias podem ser um bastião de justiça. Fomos chamados para ser luzes nas trevas. Vamos nos animar com essas promessas e mostrar aos nossos filhos que eles também podem aprender a se defender das trevas e serem luzes para o mundo (Mateus 5:14). Devemos estar o tempo todo orando fervorosamente com estas palavras de Apocalipse 22:21 em mente: “Ora, vem, Senhor Jesus!”

Saiba mais

A Bíblia tem muito a dizer sobre a criação dos filhos. Nosso guia de estudo Casamento e Família: A Dimensão Perdida contém um capítulo útil sobre “Educação Moral Para Os Filhos” que ensina mais profundamente sobre o incrível propósito do casamento e da família. Peça ou baixe seu exemplar gratuito hoje mesmo!