Como Será O Reinado de Jesus na Terra?

Você está aqui

Como Será O Reinado de Jesus na Terra?

Durante o julgamento de Jesus Cristo, o governador romano perguntou-Lhe se Ele era um rei, e Ele respondeu: “Você diz corretamente que Eu sou um rei. Para isso nasci e para isso vim ao mundo” (João 18:37, grifo nosso).

Jesus declarou abertamente que nasceu e veio para ser um Rei. E Ele retornará para reinar sobre toda a Terra como Rei dos reis e Senhor dos senhores (Apocalipse 17:14; 19:16).

A Bíblia contém dezenas de escrituras e profecias sobre esses eventos. Elas nos dão uma grande esperança de um mundo muito melhor.

Contudo, ao longo dos séculos, muitas pessoas ficaram tão focadas em quando isso aconteceria — algo não revelado pelo Pai (ver Mateus 24:36) — que se esqueceram do ponto mais importante de entendimento, ou seja, sobre como Cristo reinará e governará. Como será o Seu Reino e governo? Como será o reinado dEle quando for o Rei e Governante de toda a Terra?

O Reino de Deus na Terra

Jesus falou muitas vezes sobre o Reino de Deus, transmitindo a mesma mensagem dos profetas de Deus que vieram antes dEle. Frequentemente, Ele se referia às profecias desses profetas bíblicos sobre Seu retorno à Terra para estabelecer esse reino. Em Sua longa profecia em resposta a esta pergunta de Seus discípulos: “Qual será o sinal da Tua vinda e do fim dos tempos?” (Mateus 24:3, NVI), Ele descreveu a chegada de Seu reino divino na Terra para inaugurar uma nova era e acabar com todos os governos liderados por seres humanos com sua história de abuso, opressão, morte e destruição.

Cristo respondeu especificamente à pergunta dos discípulos em Mateus 24:30: “Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; e todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória”.

Quando Jesus veio à Terra pela primeira vez, Ele proclamou as boas novas do Reino de Deus e como podemos fazer parte dele. E quando retornar em Sua segunda vinda, Ele virá como o Rei todo-poderoso que governará o mundo inteiro ao estabelecer Seu Reino sobre toda a Terra e tornar realidade essas boas novas!

Ele continuou profetizando sobre Seu retorno: “E, quando o Filho do Homem vier em sua glória, e todos os santos anjos, com Ele, então, se assentará no trono da Sua glória; e todas as nações serão reunidas diante dEle, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas. E porá as ovelhas à Sua direita, mas os bodes à esquerda. Então, dirá o Rei aos que estiverem à Sua direita: Vinde, benditos de Meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mateus 25:31-34).

Esse reino a que Jesus se referiu é o mesmo Reino de Deus que Ele frequentemente ensinava. E Ele disse que esse reino foi planejado “desde a fundação do mundo”. E o objetivo do grande plano de Deus para a humanidade é que todos recebam essa bênção — tendo um relacionamento próximo, amoroso e reverente com Deus — e herdem esse reino, que foi preparado para eles. E Jesus será o Rei desse reino. Jesus veio anunciar como podemos fazer parte desse reino — esse era o cerne de Sua mensagem de arrependimento e fé no evangelho (Marcos 1:15).

Um reino de paz perpétua

No livro de Isaías podemos ler uma notável profecia sobre a missão de Jesus Cristo de estabelecer esse reino: “Pois um menino nos nasceu, um filho nos foi dado. O governo estará sobre seus ombros, e ele será chamado de Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno e Príncipe da Paz. Seu governo e sua paz jamais terão fim. Reinará com imparcialidade e justiça no trono de Davi, para todo o sempre” (Isaías 9:6-7, Nova Versão Transformadora).

Essa passagem nos diz que Jesus, o Messias, estabelecerá o governo de Deus e será Rei sobre toda a criação para sempre. E como Ele reinará? Podemos ver isso nestas palavras que descrevem a Jesus Cristo como rei: “Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno e Príncipe da Paz”. A paz não terá fim nesse governo, pois ele será estabelecido e mantido com equidade e justiça para sempre. Esse é o tipo de rei e governante que Jesus Cristo será!

E tem mais profecias sobre esse tempo no livro de Isaías: “Gente de muitas nações virá e dirá: ‘Venham, vamos subir ao monte do SENHOR , à casa do Deus de Jacó. Ali Ele nos ensinará Seus caminhos, e neles andaremos’. Pois a lei do SENHOR sairá de Sião; sua palavra virá de Jerusalém. O SENHOR será mediador entre os povos e resolverá os conflitos das nações. Os povos transformarão suas espadas em arados e suas lanças em podadeiras. As nações deixarão de lutar entre si e já não treinarão para a guerra” (Isaías 2:3-4, Nova Versão Transformadora)

Depois de milhares de anos de história humana marcada por guerras, violência e corrupção, Jesus Cristo liderará um enorme esforço de reeducação para ensinar às pessoas o caminho do amor divino — o caminho do oferecer em vez do caminho egoísta do obter. Este é o único caminho que leva à paz verdadeira e duradoura!

E esse esforço mundial de reeducação terá este resultado: “Não se fará mal nem dano algum em todo o monte da Minha santidade, porque a Terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar” (Isaías 11:9).

Assim como as águas preenchem cada fenda das bacias oceânicas, assim o conhecimento de Deus preencherá toda a Terra. E pessoas que nunca conheceram o verdadeiro Deus — porque foram espiritualmente cegadas pelo ateísmo e pelas religiões falsas que ensinam mentiras em vez da verdade de Deus — finalmente terão seus olhos e mentes abertos para aprender sobre o único e verdadeiro Deus e Seu Filho, Jesus Cristo. E, como acabamos de ler, pessoas de todo o mundo irão para Jerusalém para aprender sobre a verdade de Deus e Seu caminho de vida! (E para saber de outras profecias maravilhosas dessa época, não deixe de ler “Como Será o Milênio?”).

Um Governante diferente de qualquer governante humano

Mas o que tornará o governo de Deus na Terra diferente de todos os governos, reinos e impérios anteriores? Jesus descreveu esse contraste em uma gentil repreensão a Seus discípulos que, mesmo sabendo que Ele estava destinado a ser rei, estavam disputando egoisticamente posições de poder e prestígio. E o que Jesus disse a eles?

“Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios [as nações do mundo] são estes dominados e que os grandes exercem autoridade sobre eles. Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser, entre vós, fazer-se grande, que seja vosso serviçal; e qualquer que, entre vós, quiser ser o primeiro, que seja vosso servo, bem como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e para dar a Sua vida em resgate de muitos” (Mateus 20:25-28).

Jesus foi cirúrgico nesse momento de ensinamento. Os discípulos dEle sabiam muito bem como os governantes romanos e seus lacaios eram abusivos e corruptos. Assim como muitos funcionários do governo hoje em dia, pois muitos deles usaram seus cargos para enriquecer-se enquanto “serviam” ao povo.

Jesus deixou claro que Ele e aqueles que O seguem — e que governarão com Ele quando o Reino de Deus for estabelecido na Terra (Apocalipse 1:6) — devem seguir um modelo de liderança muito diferente. Pois, Ele disse- lhes: “Não será assim entre vós”. Em vez disso, “todo aquele que quiser, entre vós, fazer-se grande, que seja vosso serviçal; e qualquer que, entre vós, quiser ser o primeiro, que seja vosso servo, bem como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e para dar a Sua vida em resgate de muitos”.

O modelo de governo no Reino de Deus tem a ver com o dar em vez do obter, ou seja, servir aos outros ao invés de ser servido. E será fundamentado no genuíno caráter de amor de Deus, que diz respeito à preocupação com os outros, em vez do egocentrismo.

Jesus modelou esse tipo de atitude de dar e servir em todo o Seu ministério terreno. Ele alimentou os famintos. Ele curou os enfermos. Ele levantou os oprimidos. Ele deu esperança aos desesperados. Ele assumiu o papel de escravo e lavou os pés de Seus discípulos. Ele também tornou-se uma oferta sacrificial definitiva, morrendo em nosso lugar e trazendo para Si o castigo que merecíamos por nossos pecados (João 13:12-15; Romanos 5: 6-8).

E no livro de Isaías também tem esta outra profecia do reino vindouro de Jesus Cristo na Terra: “Eis que o SENHOR Deus virá com poder...apascentará o Seu rebanho; entre os Seus braços recolherá os cordeirinhos e os levará no seio; as que amamentam Ele guiará mansamente” (Isaías 40:10-11, ARA).

O governo de Jesus será marcado pela benevolência e pela compaixão, tendo o amor como fundamento do caminho de vida de Deus e todas as Suas leis (Mateus 22:37-40). Isso não quer dizer que Jesus, e aqueles que governam com Ele, vão deixar de usar firmemente o poder quando necessário. Às vezes é necessário evitar que as pessoas prejudiquem umas às outras. Mas a principal diferença será que todas as decisões serão baseadas em leis justas e perfeitas em prol de todos os envolvidos (Salmos 119:172; Deuteronômio 6:24-25; Tiago 1:25). E, sem dúvida, será um governo voltado para o bem dos governados.

Então, muito além do horror e das dificuldades do governo humano de hoje, esse é o maravilhoso futuro que a humanidade deve esperar — um mundo de paz, propósito e abundância sob o amoroso governo de Deus Pai através de Jesus Cristo. Junte-se a nós em oração para pedir que o Reino de Deus venha logo e se esforce para viver sua vida de acordo com essas virtudes agora para poder fazer parte desse Reino!

Saiba mais

O âmago da mensagem de Jesus Cristo era o evangelho — as boas novas — do Reino de Deus e sobre como podemos nos tornar parte dele (Marcos 1:14-15). E realmente é uma notícia maravilhosa! Para saber mais, peça ou baixe nosso guia de estudo bíblico O Evangelho do Reino de Deus. Um exemplar gratuito está esperando por você!