Desafiando Gigantes Com a Ajuda de Deus

Você está aqui

Desafiando Gigantes Com a Ajuda de Deus

Você já sentiu que suas provações estão ficando cada vez mais pesadas? Você já sentiu que está absolutamente no limite? Eu acredito que sim — tendo a sensação de exaustão de cada fibra de seu ser, perdendo a esperança e querendo desistir. Às vezes, ficamos tão sobrecarregados com as provações que sentimos que não podemos seguir em frente nem mais um dia. Às vezes, até sentimos que não podemos dar mais um passo. Porém, nós podemos e devemos!

Essas provações e desafios às vezes podem nos levar a pensar que Deus não está mais conosco. Mas Deuteronômio 31:8 nos diz o seguinte sobre Deus: “O SENHOR, pois, é Aquele que vai adiante de ti; Ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes.” Note que Ele diz que não nos deixará!

Alguns anos atrás, eu assisti a um filme que ilustra o quanto podemos suportar. Intitulado Desafiando Gigantes, este filme de 2006 conta a história de um treinador de futebol norte-americano que passou por momentos difíceis e então decidiu entregar tudo nas mãos de Deus.

A parte que mais me marcou foi a cena da “prova do capitão”. O time sofrera uma série de derrotas seguidas e concluíram que nada poderia mudar aquela situação. Ao ver a falta de atitude do capitão do time, o treinador resolveu fazer um teste com ele — carregando um outro jogador nas costas ele deveria avançar pelo campo apenas engatinhando. E, mesmo carregando esse jogador nas costas, ele não poderia deixar que seus joelhos tocassem o chão. O treinador resolveu deixar esse teste mais complicado e vendou os olhos do jogador para que ele não visse a distância que tinha avançado para que não se sentisse sobrecarregado e desistisse.

À medida que ele avançava, a carga parecia mais pesada e mais difícil de seguir em frente. O treinador, sentindo que o capitão queria desistir, ajoelhou-se perto dele e gritou sem parar: "Não desista!" "Você consegue!" “Continue!” “Não pare!” “Você vai conseguir!” E o treinador continuou incentivando-o até o fim. Então, quando o jogador não pôde mais continuar, ele desabou com o companheiro de equipe de setenta e três quilos em suas costas! Quando olhou para o treinador, ele lhe disse que ele tinha acabado de cruzar todo o campo – 100 metros! O treinador pediu-lhe para percorrer apenas cinquenta metros, mas sabia que o jogador poderia fazer muito mais do que isso!

Então, o que esse esporte e esse desafio têm a ver com as provações de hoje em dia? Podemos aprender lições cruciais com esse espírito de luta e de tenacidade. Deus sabe que você tem muito mais resistência do que pensa, assim como aquele treinador acreditava no capitão de seu time.

Aqui estão três coisas que nos ajudarão a enfrentar as provações da vida.

1. Nunca desista! Você não pode vencer se desistir. Por mais difícil e desesperador que seja a situação, não devemos desistir! Podemos vencer com a ajuda de Deus. Devemos seguir sempre em frente! (Filipenses 3:12-14).

2. Precisamos de encorajamento quando enfrentamos desafios. Peça força e apoio quando sua carga estiver muito pesada e você não pode ir mais longe. O que fez aquele jogador superar esse desafio foi o incentivo de seu treinador. Todos nós precisamos de alguém para nos encorajar ao longo do caminho. Portanto, peça encorajamento a Deus. Ele é nosso maior apoiador. Ele está ainda mais perto de nós quando estamos abatidos e sofrendo.

Salmos 46:1-2 diz o seguinte: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares.” E Salmos 55:22 nos encoraja assim: “Entregue suas preocupações ao SENHOR, e Ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair” (NVI, comparar 1 Pedro 5:7).

3. Esteja disposto a carregar nas costas seu irmão ou irmã que está passando por provações. Aquele desafio do filme foi um exemplo dramático de quando alguém carrega outro nas costas. Então, da mesma forma, devemos fazer tudo o que pudermos para ajudar aqueles que estão passando por provas! Encoraje-os. Você pode até ter que carregá-los nas costas por um tempo, ouvindo-os, orando por eles e simplesmente estando ao lado deles. Gálatas 6:2 nos incentiva isso: "Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo".

Alerta de spoiler do filme! Pule agora para o próximo parágrafo se você não quiser saber o que acontece no filme. Como você pode imaginar, o time azarão derrotou o outro time porque não desistiram mesmo quando a vitória parecia ser impossível.

Sempre que achar difícil continuar, tenha sempre em mente a maravilhosa afirmação de Isaías 40:28-31: “Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos confins da Terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não há esquadrinhação do Seu entendimento. Dá vigor ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os jovens certamente cairão. Mas os que esperam no SENHOR renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão.”

Deus é muito maior do que qualquer tribulação ou desafio que venhamos a enfrentar! Ele está ali para nos ajudar a ser como águias para lutar contra gigantes e vencer. Com Deus tudo é possível. E assim vamos conseguir avançar e vencer!