Deus Se Importa Com Isso?

Você está aqui

Deus Se Importa Com Isso?

Esta época do ano nos lembra da incrível história de libertação divina dos israelitas da escravidão no Egito. A intenção de Deus era que eles fossem um exemplo para outras nações, mostrando as bênçãos que resultariam da obediência (ver Deuteronômio 4:1-9). Por essa razão, Deus deu instruções específicas a eles sobre como adorá-Lo.

Mas quando Moisés subiu o Monte Sinai para receber mais instruções, em vez de obedecer fielmente a Deus, os israelitas tiveram uma “ideia melhor”! Eles construíram um bezerro de ouro para celebrar uma “festa ao SENHOR” (Êxodo 32:5). Eles trouxeram oferendas, festejaram e “se entregaram à farra” (versículo 6, Nova Versão Transformadora). Eles desobedeceram a Deus e misturaram a adoração pagã, que aprenderam no Egito, com as instruções que receberam de Deus.

E qual foi a reação de Deus quanto a isso? Ele disse a Moisés: “Desça depressa porque o seu povo, o povo que você tirou do Egito, pecou e Me rejeitou. Eles já deixaram o caminho que Eu mandei que seguissem” (versículos 7-8, BLH, grifo nosso).

Isso deixa claro que Deus espera que todos aqueles que afirmam obedecê-Lo tenham um estilo de vida mais nobre. Ele deseja que Seu povo O adore “em espírito e em verdade” (João 4:23-24) — não adotando costumes pagãos e idólatras, dizendo que é para honrar ao verdadeiro Deus.

Será que Deus estava irritado com isso? Seu “furor se acendeu contra eles” e decidiu destruí-los (versículos 9-10). Somente depois de Moisés implorar é que Deus decidiu poupá-los (versículos 11-14).

Então, qual foi o resultado da decisão dos israelitas de misturar práticas pagãs com as instruções de Deus? Como punição por esse “grande pecado” (versículos 30-31), três mil israelitas morreram (versículos 27-28). Essa experiência deles foi um desastre!

O apóstolo Paulo explicou que essas coisas que aconteceram com eles servem de exemplo para nós e “foram escritas como advertência para nós, que vivemos no fim dos tempos” (1 Coríntios 10:1-11, Nova Versão Transformadora).

Sem dúvida, o exemplo deles contém lições importantes para os cristãos de hoje. Aquela geração transigente que adorou o bezerro de ouro nunca aprendeu a obedecer fielmente a Deus. Eles vagariam no deserto por quarenta anos até morrerem (Números 14:33-35), e assim Deus pôde trabalhar com outra geração.

E parte das instruções de Deus continha uma clara advertência contra a inserção de práticas e tradições pagãs na adoração a Ele: “Quando o SENHOR, Teu Deus, desarraigar de diante de ti as nações, aonde vais a possuí-las, e as possuíres e habitares na sua terra, guarda-te que te não enlaces após elas, depois que forem destruídas diante de ti; e que não perguntes acerca dos seus deuses, dizendo: Assim como serviram estas nações os seus deuses, do mesmo modo também farei eu”.

“Assim não farás ao SENHOR, Teu Deus, porque tudo o que é abominável ao SENHOR e que Ele aborrece fizeram eles a seus deuses, pois até seus filhos e suas filhas queimaram com fogo aos seus deuses. Tudo o que Eu te ordeno observarás; nada lhe acrescentarás nem diminuirás” (Deuteronômio 12:29-32).

Tragicamente, eles não deram ouvidos às instruções de Deus. E, reiteradas vezes, eles adotaram costumes pagãos e idólatras. Após diversas advertências de Seus profetas, a paciência de Deus se esgotou. Por fim, a nação se dividiu e foi invadida, e o povo acabou sendo levado ao cativeiro — primeiro pelo Império Assírio e depois pelo Império Babilônico (2 Reis 17:7-20).

Apesar dessa trágica história, hoje em dia milhões de pessoas pensam que essas proibições contra a mistura de práticas pagãs com a adoração ao verdadeiro Deus foram extintas por Jesus Cristo e/ou pela Igreja primitiva. Mas essa é uma mentira perigosa e tóxica! Veja o que o apóstolo Paulo escreveu aos membros da Igreja em Corinto, uma cidade impregnada de paganismo e práticas idólatras, sobre essas coisas entre o povo de Deus:

“Que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial [o diabo]? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos?...Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei...Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus” (2 Coríntios 6:14-18; 7:1).

Então, Deus realmente se importa com isso? Certamente. Esta época do ano traz um lembrete sério de que, assim como os antigos israelitas, temos uma escolha a fazer. Seguiremos a Deus ou a tradição humana? Os artigos desta edição vão lhe proporcionar o conhecimento, a sabedoria e a coragem para adorar a Deus “em espírito e em verdade” (João 4:23-24).