Ajuda para hoje, esperança para amanhã 

Os Cristãos Podem Pular Carnaval?

Você está aqui

Os Cristãos Podem Pular Carnaval?

Login or Create an Account

With a UCG.org account you will be able to save items to read and study later!

Sign In | Sign Up

×

A ideia do carnaval é que as pessoas se entreguem à diversão e aos excessos durante três dias “gordos”, dizendo “adeus à carne” antes do tempo de penitência e privação, ou seja, a Quaresma, que começa na Quarta-feira de Cinzas. A origem do carnaval precede o cristianismo e vem de uma tradição pagã de exageros e folia antes de um período de jejum. O carnaval também tem semelhança com as danças e cantorias ao redor de fogueiras que ocorriam no Egito.

A Quaresma é um período de quarenta dias, desde Quarta-feira de Cinzas até ao Domingo de Páscoa, observado pela igreja católica e por algumas igrejas protestantes como uma época de abstenção e jejum. Esse tempo de jejum da Quaresma, segundo historiadores, tem origem pagã e, inclusive, se encontra mencionado nas Escrituras, especificamente no livro de Ezequiel, onde é relacionado com o período de choro e aflição pela morte do deus Tamuz, quando os devotos ficavam “chorando a morte do deus Tamuz” (Ezequiel 8:14 Ezequiel 8:14Depois me levou � entrada da porta da casa do Senhor, que olha para o norte; e eis que estavam ali mulheres assentadas chorando por Tamuz.
Almeida Atualizada×
, Bíblia na Linguagem de Hoje). Tamuz era um deus pagão associado à morte e ao renascimento da natureza e esposo da deusa Ishtar. Essa tradição também se espalhou pela Grécia e por Roma entre os séculos VII AEC e VI EC.

A ideia de festejar com indulgências pecaminosas não demonstra que o pecado e as paixões carnais são realmente prejudiciais e que devem ser evitados, e que “combatem contra a alma” (1 Pedro 2:11 1 Pedro 2:11Amados, exorto-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências da carne, as quais combatem contra a alma;
Almeida Atualizada×
), sendo contrários às instruções de Deus (Romanos 13:13-14 Romanos 13:13-14 13 Andemos honestamente, como de dia: não em glutonarias e bebedeiras, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e inveja. 14 Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo; e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.
Almeida Atualizada×
). Além disso, celebrar o carnaval não combina com a crença no justo caminho de Deus e em nosso compromisso incondicional de respeitar a “boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:1-2 Romanos 12:1-2 1 Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Almeida Atualizada×
).   

Deus diz que devemos sempre viver uma vida santa e obedecer às Suas leis porque “são para o nosso bem” (Deuteronômio 10:12-13 Deuteronômio 10:12-13 12 Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus requer de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma, 13 que guardes os mandamentos do Senhor, e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno para o teu bem?
Almeida Atualizada×
). Em contrapartida, Satanás é quem nos instiga a pensar que o caminho pecaminoso é gratificante, alegre e muito prazeroso. Esse conceito satânico tem feito muito sucesso neste mundo e atraído muitos seguidores (Apocalipse 12:9 Apocalipse 12:9E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele.
Almeida Atualizada×
). “Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo” (1 João 2:16 1 João 2:16Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo.
Almeida Atualizada×
).

Portanto, nem o carnaval nem a Quaresma são ordenados na Bíblia. Na verdade, essas festas são costumes pagãos que já existiam desde antes da era cristã. Deus havia ordenado aos israelitas que se afastassem dos costumes e dos deuses das nações vizinhas.

“Quando o SENHOR, Teu Deus, desarraigar de diante de ti as nações, aonde vais a possuí-las… não perguntes acerca dos seus deuses, dizendo: Assim como serviram estas nações os seus deuses, do mesmo modo também farei eu. Assim não farás ao SENHOR, Teu Deus, porque tudo o que é abominável ao SENHOR e que Ele aborrece fizeram eles a seus deuses… Tudo o que Eu te ordeno observarás; nada lhe acrescentarás nem diminuirás” (Deuteronômio 12:29-32 Deuteronômio 12:29-32 29 Quando o Senhor teu Deus exterminar de diante de ti as nações aonde estás entrando para as possuir, e as desapossares e habitares na sua terra, 30 guarda-te para que não te enlaces para as seguires, depois que elas forem destruídas diante de ti; e que não perguntes acerca dos seus deuses, dizendo: De que modo serviam estas nações os seus deuses? pois do mesmo modo também farei eu. 31 Não farás assim para com o Senhor teu Deus; porque tudo o que é abominável ao Senhor, e que ele detesta, fizeram elas para com os seus deuses; pois até seus filhos e suas filhas queimam no fogo aos seus deuses. 32 Tudo o que eu te ordeno, observarás; nada lhe acrescentarás nem diminuirás.
Almeida Atualizada×
).

O Novo Testamento também aborda esse tema. O apóstolo Paulo falou acerca desse assunto, ao descrever esses costumes e práticas dessas religiões pagãs, orientando os cristãos quanto a essas celebrações:

“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e Eu serei o Seu Deus, e eles serão o Meu povo”.

“Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o SENHOR; e não toqueis nada imundo, e Eu vos receberei; e Eu serei para vós Pai, e vós sereis para Mim filhos e filhas, diz o SENHOR Todo-Poderoso. Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus” (2 Coríntios 6:14-7 2 Coríntios 6:14-7
Almeida Atualizada×
:1).

Assim, ao invés de cristianizar alguns desses costumes pagãos ou permitir que os recém-convertidos à fé cristã continuassem a celebrar suas antigas práticas, Paulo lhes disse para abandonarem todas essas práticas de idolatria e de concupiscência carnal.

Portanto, a celebração do carnaval não têm nada a ver com os Dias Santos de Deus, que foram ordenados na Bíblia. Ao contrário, o carnaval faz parte do sistema deste mundo libertino e maligno, do qual devemos nos afastar. Para mais informação acerca dos Dias Santos de Deus, leia o nosso guia de estudo bíblico gratuito “ O Plano dos Dias Santos de Deus ”.  BN


Qual é o Destino dos que se Recusarem a Arrepender-se

Conquanto, abundantemente, Deus venha a conceder a oportunidade da salvação a todos os que nunca conheceram Deus, alguns recusar-se-ão a submeter-se a Deus e receber o Seu dom de vida eterna.

Qual é o seu destino? A Bíblia revela que, em vez de sofrerem para sempre num fogo eterno, eles simplesmente deixarão de existir. Será como se nunca tivessem existido.

Apocalipse 20:15 Apocalipse 20:15E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo.
Almeida Atualizada×
diz-nos que, depois do julgamento final representado pelo Último Grande Dia, “aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.”

Apocalipse 21:8 Apocalipse 21:8Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.
Almeida Atualizada×
corrobora, “Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte.”

Repare-se que a sua sorte é claramente a morte, não vida eterna em contínua punição.

Também Paulo compreendeu que a morte é a punição dos maus “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 6:23 Romanos 6:23Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.
Almeida Atualizada×
).

Ele contrasta a morte, que é o que se obtém por causa dos nossos pecados, com a vida, a qual é o presente que Deus nos dá pelo sacrifício de Jesus Cristo em vez de nós.

O profeta Malaquias esclarece a sorte dos incorrigivelmente maus: “Porque eis que aquele dia vem ardendo como forno; todos os soberbos e todos os que cometem impiedade serão como palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo.

“Mas para vós que temeis o meu nome nascerá o Sol da Justiça e salvação trará debaixo das suas asas; e saireis e crescereis como os bezerros do cevadouro. E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que farei, diz o Senhor dos Exércitos” (Malaquias 4:1-3 Malaquias 4:1-3 1 Pois eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como restolho; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo. 2 Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo curas nas suas asas; e vós saireis e saltareis como bezerros da estrebaria. 3 E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés naquele dia que prepararei, diz o Senhor dos exércitos.
Almeida Atualizada×
).  BN