Escolha Ser Feliz E Encorajar Os Outros

Você está aqui

Escolha Ser Feliz E Encorajar Os Outros

Uma noite, enquanto assistia a um episódio da série estadunidense America’s Got Talent durante o outono de 2021, a última participante me levou às lágrimas. A cantora Jane Marczewski de Zanesville, Ohio, não foi apenas incrível, mas também inspiradora. Quando questionada por um dos jurados sobre o que ela faz para viver, a competidora, que tem trinta anos de idade, revelou sua luta pessoal.

Ela explicou: “Eu não trabalho já faz alguns anos. Estou lutando contra um câncer”.

Antes de começar a cantar a música de sua própria autoria, "It's Ok" (Está Tudo Bem), ela explicou: "Essa é a história do último ano da minha vida".

E acrescentou: “É importante que todos saibam que sou muito mais do que todas as coisas ruins que acontecem comigo”.

Os juízes se sentiram inspirados por ela e, depois de sua apresentação, um deles lhe deu o prêmio desejado por todos os competidores — o Golden Buzzer, que automaticamente a fez avançar no concurso mesmo sem o voto do restante dos jurados.

Ela explicou que essa atitude a manteve viva: "Você não deve esperar surgir dificuldades  na vida para se decidir ser feliz".

Se alguém tinha o direito de ser infeliz, era ela — já que há muitos anos ela vem lutando contra um câncer que tem 2% de taxa de sobrevivência.

“Você nos surpreendeu”, disse o apresentador do programa. “Você é a voz que todos nós precisávamos ouvir este ano”.

Encorajamento em tempos difíceis

Sem dúvida, eles têm razão. Principalmente depois de tudo que passamos nos últimos tempos e com tantos desafios nos atingindo de diferentes maneiras.

Passamos por muitas coisas no ano passado por causa da pandemia da Covid-19. Isso nos trouxe isolamento, medo, ansiedade e raiva. Essa pandemia dividiu pessoas, inclusive famílias. Então, a música dessa jovem trouxe o encorajamento que todos precisam hoje em dia. E é por isso que os juízes do America’s Got Talent e aqueles que estavam assistindo ficaram emocionados. Se essa jovem pôde continuar com apenas dois por cento de chance de se recuperar do câncer e decidir ser feliz, nós também podemos. Este é um excelente conselho, não é? Porém, é mais fácil falar do que fazer. Então, como podemos fazer isso?

Um dia depois de assistir a esse episódio do America’s Got Talent, uma convidada especial conversou conosco no escritório sobre como lidar com o estresse. O momento foi perfeito depois da inspiração daquela jovem cantora na noite anterior.

O nome da apresentadora é Andi Chapman. Ela apresentou alguns pontos incríveis sobre como lidar com o estresse. (Você pode encontrar várias entrevistas gravadas com ela pesquisando por “Andi Chapman” em nosso site em inglês ucg.org).

Um ponto que se destacou em minha mente foi o poder do encorajamento. É incrível como encorajar outras pessoas pode nos ajudar a esquecer de nossos próprios problemas. Todo mundo precisa de encorajamento. Cada pessoa que você encontra no seu dia-a-dia precisa ser encorajada. Toda pessoa passa por algum problema na vida.

Reflita novamente sobre aquela jovem no America’s Got Talent. Ela tinha motivos suficientes para ficar em casa e desistir, mas, em vez disso, ela decidiu estender a mão e encorajar os outros com sua voz, exemplo e mensagens incríveis encapsulada em sua música "It’s Ok".

Duas maneiras de auxiliar na superação

Quando estamos passando por provações, a primeira coisa que devemos fazer é voltarmos para Deus e nos aproximar dEle. Então, não importa o que você esteja passando, existem maneiras de ajudá-lo a lidar melhor com isso. Aqui estão duas coisas para se lembrar.

Primeiramente, peça a Deus para ajudá-lo a escolher ser feliz, não importa o que você esteja passando. Em Isaías 41:10, Deus nos diz: “Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o Seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a Minha mão direita vitoriosa” (NVI).

Deus está sempre disposto a ajudar, independente do que você esteja passando. Em Êxodo 33:14, Deus diz o seguinte: “Eu mesmo o acompanharei, e lhe darei descanso” (NVI). Peça a Deus para ajudá-lo a escolher ser positivo e feliz.

Em segundo lugar, estenda a mão e encoraje outras pessoas. Provérbios 12:25 nos diz: " A preocupação deprime a pessoa, mas uma palavra de incentivo a anima" (Nova Versão Transformadora). E o ato de oferecer uma palavra de encorajamento a outra pessoa também pode lhe deixar feliz. Assim como aconteceu com aquela jovem cantora — quando terminou o show, ela saiu com o coração muito alegre por ter encorajado outras pessoas.

Veja o que diz Provérbios 10:11: “A boca do justo é fonte de vida” (NVI).

Lembre-se do que aquela jovem disse antes de começar a cantar: “É importante que todos saibam que sou muito mais do que as coisas ruins que acontecem comigo”. Ela estava determinada a superar sua situação, escolhendo ser feliz enquanto encorajava os outros.

O apóstolo Paulo escreveu em Romanos 14:19: “Portanto, tenhamos como alvo a harmonia e procuremos edificar uns aos outros” (Nova Versão Transformadora). Vamos escolher ser felizes e, ao mesmo tempo, encorajar os outros a serem felizes também. Seja uma fonte de vida para os outros!