O Milênio e a Paz na Terra

Você está aqui

O Milênio e a Paz na Terra

A Bíblia contém muitas profecias sobre o futuro da humanidade e o futuro deste planeta. Nesta lição, teremos um panorama geral desse futuro.

As Escrituras estão cheias de promessas de que um dia haverá paz na Terra. E está repleta de profecias específicas sobre o estado de felicidade e salubridade do mundo durante o reinado de mil anos de Jesus Cristo! O texto a seguir é parte de uma mensagem de um membro da Igreja de Deus Unida no estado de Washington:

“Desde anos atrás, quando comecei a receber literatura da Igreja de Deus, eu aprendi profundamente o que a Bíblia realmente ensina! Na igreja onde eu havia crescido nos ensinaram muitas coisas que não são verdadeiras! Eu estava tão confiante nas informações que eu cria que tudo o que ouvia era verdade!

“Porém, a autêntica verdade é muito mais lógica e inspiradora do que qualquer coisa que eu tinha ouvido antes. Saber que Deus não mudou de ideia sobre qual dia da semana é o Sábado. Que Jesus voltará à Terra e não apenas para visitar, mas para ficar e estabelecer o Seu Reino! E saber como todos terão uma real oportunidade de aprender a verdade de Deus. Eu estou esperando e orando pelo dia em que todos entenderão pelo menos o que eu entendo”.

A verdade de Deus é muito mais surpreendente que qualquer ficção!

Desde o início dos tempos, foram escritas inúmeras histórias, fantasias e contos de fadas por autores que imaginaram algum tipo de paraíso ou utopia. E quase todas as religiões têm conceitos sobre como será a vida após a morte. Mas, uma vez que você realmente entende o que revela a Bíblia, então verá que ninguém jamais imaginou uma vida tão bela, tão alegre e significativa quanto à verdade sobre o plano de Deus para a humanidade!

Nas últimas lições, aprendemos sobre os eventos traumáticos que ocorrerão antes do retorno de Cristo, incluindo a Grande Tribulação, o Dia do Senhor e o Armagedom. Tudo isso é parte necessária do plano de Deus para levar a humanidade ao arrependimento. E isso prepara o caminho para Jesus Cristo estabelecer o Reino de Deus na Terra. Então, durante o milênio, Cristo ensinará a toda à humanidade o caminho para a vida eterna.

Na última lição, também aprendemos que quando Cristo retornar à Terra, Ele glorificará todos os santos (Seus verdadeiros seguidores convertidos desta era) à imortalidade — ressuscitando aqueles que morreram e transformando aqueles que ainda estão vivos (1 Tessalonicenses 4:13-18). É através desta ressurreição e mudança que os santos “herdarão o reino de Deus” (1 Coríntios 15:50-54).

Onde os cristãos viverão durante o vindouro reinado de Cristo?

"Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra" (Mateus 5:5).

“O SENHOR será Rei em toda a Terra. Naquele dia haverá apenas um SENHOR – somente o Seu nome será adorado” (Zacarias 14:9, Bíblia Viva).

Jesus disse que os mansos herdarão a Terra. E também está claro que os santos, finalmente, herdarão todas as coisas, inclusive todo o universo e o reino celestial (Apocalipse 21:7). No entanto, eles reinarão com Cristo na Terra, como veremos mais adiante (Apocalipse 5:9-10). Na verdade, a cidade celestial de Deus enfim descerá para a Terra como nosso lar perpétuo. Contudo, mesmo antes disso, a Terra, durante o reinado de Cristo e Seus santos, será maravilhosa.

O que pode ser mais fascinante do que o planeta Terra, uma vez que todos os seus problemas sejam resolvidos? Pense nessa maravilhosa obra da criação de Deus livre de maldades, de desastres naturais ou provocados pelo homem. Podemos pensar nisso como "o paraíso na Terra"!

Jesus nos orientou a orar assim: “Venha o Teu reino” (Mateus 6:10). Ele queria que orássemos para que o Reino de Deus fosse estabelecido em toda a Terra.

Há muito tempo, um arcanjo decidiu “subir ao céu” para substituir Deus (Isaías 14:13). Com essa rebelião, ele se tornou o diabo, Satanás. Desde então, Satanás é quem “engana o mundo inteiro” (Apocalipse 12:9). Uma de suas mentiras tornou-se parte da maioria das religiões — a mentira de que as pessoas irão viver no céu quando morrerem. Esta ideia é derivada do antigo paganismo, não da Bíblia! (Para saber mais, baixe ou solicite nosso guia de estudo bíblico gratuito O Céu e O Inferno: O Que Realmente Ensina a Bíblia?).

Ainda haverá seres humanos na Terra depois do retorno de Cristo?

“Todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém subirão de ano em ano para adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos, e para celebrar a Festa dos Tabernáculos” (Zacarias 14:16, ARA).

“E multiplicarei homens sobre vós, a toda a casa de Israel, sim, a toda ela; e as cidades serão habitadas, e os lugares devastados serão edificados. E multiplicarei homens e animais sobre vós; e eles se multiplicarão e frutificarão; e vos farei habitar como dantes e farei vosso estado melhor que nos vossos princípios; e sabereis que Eu sou o SENHOR” (Ezequiel 36:10-11).

“Nos dias vindouros Jacó lançará raízes, Israel terá botões e flores e encherá o mundo de frutos” (Isaías 27:6, NVI).

Embora grande parte do mundo vá perecer durante o horror da Grande Tribulação e do Dia do Senhor, muitos milhões de pessoas ainda sobreviverão. “E acontecerá que todos os que restarem de todas as nações...subirão de ano em ano para adorarem o Rei [Cristo] ” (Zacarias 14:16).

Então, sob o domínio pacífico de Jesus Cristo, haverá uma explosão populacional, já que inúmeros bebês nascerão durante grande parte do milênio!

Novamente, Deus escolherá Israel para ser modelo de uma nação obediente a Deus (Deuteronômio 4:5-8), e desta vez Israel viverá de acordo com esse chamado. Mas muitas profecias a respeito de “Israel” durante o milênio se aplicarão, eventualmente, a toda a humanidade, especialmente quando as pessoas se converterem espiritualmente e se tornarem parte do “Israel de Deus” (Gálatas 3:27-29; 6:16).

Qual será o trabalho dos santos depois de ressuscitados?

“Vi tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar. Vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus... Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos”.

“(O restante dos mortos não voltou a viver até se completarem os mil anos). Esta é a primeira ressurreição. Felizes e santos os que participam da primeira ressurreição! A segunda morte não tem poder sobre eles; serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com Ele durante mil anos” (Apocalipse 20:4-6, NVI).

“E eles [seres angélicos] cantavam um cântico novo: 'Tu [Cristo o Cordeiro] és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação” (Apocalipse 5:9-10, NVI).

Em Apocalipse 20, aprendemos que a ressurreição dos santos no retorno de Jesus Cristo é chamada de “a primeira ressurreição”. Eles serão imortais, por isso não haverá possibilidade de eles morrerem novamente (sofrendo uma “segunda morte”). O propósito deles será o de ajudar Cristo a ensinar e governar o mundo. “Serão sacerdotes [professores e intercessores em assuntos espirituais] de Deus e de Cristo, e reinarão com Ele durante mil anos” (Apocalipse 20:6).

A palavra milênio significa mil anos, mas é frequentemente usada especificamente para o reinado de mil anos de Cristo e dos santos. Entretanto, Cristo e os santos viverão para sempre, e não apenas mil anos. Mas depois de mil anos, um novo período será introduzido com a segunda ressurreição (como será explicado na próxima lição).

Em Apocalipse 5:9-10 vemos que os santos reinarão — governarão como reis — com Cristo na Terra. Assim, eles estarão ajudando o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores (ver Apocalipse 19:16).

Qual será o passo mais importante para remover as influências malignas do mundo?

“E vi descer do céu um anjo que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que mais não engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo” (Apocalipse 20:1-3).

“E [outro anjo] clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu! Caiu a grande Babilônia e se tornou morada de demônios, e abrigo de todo espírito imundo, e refúgio de toda ave imunda e aborrecível!” (Apocalipse 18:2).

Satanás estará preso por mil anos — contido para que não tenha influência sobre o mundo. "Abismo" é uma tradução da palavra grega abyssos, que significa "sem fundo", usada para um abismo extremamente profundo. No fim do milênio, Satanás será libertado "por um pouco de tempo”, mas depois será preso para sempre.

Para entender mais sobre o que a Bíblia diz sobre Satanás e os demônios, baixe ou solicite nosso guia de estudo bíblico gratuito Existe Realmente um Diabo?

A prisão de Satanás tem algo a ver com o significado profético do Dia da Expiação?

“Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: Mas, aos dez deste mês sétimo, será o Dia da Expiação; tereis santa convocação, e afligireis a vossa alma [referindo-se ao jejum]...Sábado de descanso vos será” (Levítico 23:26-27, 32).

“Havendo [o sumo sacerdote de Arão], pois, acabado de expiar o santuário, e a tenda da congregação, e o altar, então, fará chegar o bode vivo [em contraste com o outro bode, que foi morto em representação do sacrifício de Cristo]. E Arão porá ambas as mãos sobre a cabeça do bode vivo e sobre ele confessará todas as iniquidades dos filhos de Israel e todas as suas transgressões, segundo todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode e enviá-lo-á ao deserto, pela mão de um homem designado para isso.

“Assim, aquele bode levará sobre si todas as iniquidades deles à terra solitária...E isto vos será por estatuto perpétuo: no sétimo mês, aos dez do mês, afligireis a vossa alma e nenhuma obra fareis” (Levítico 16:20-22, 29).

Os Dias Santos de Deus refletem etapas no plano de salvação de Deus. Como vimos na última lição, a Festa das Trombetas retrata o retorno de Jesus Cristo ao soar da última trombeta. Em seguida, o significado simbólico do Dia da Expiação baseia-se no significado da Páscoa. Como a Páscoa retrata nossa reconciliação individual com Deus, sendo possível pelo sacrifício expiatório de Jesus Cristo, o Dia da Expiação representa o tempo em que o convite para ser reconciliado com Deus será estendido a toda a humanidade.

Além disso, este Dia Santo retrata um tempo de transição entre a segunda vinda de Cristo e o início da paz mundial. Portanto, a prisão de Satanás e dos demônios será uma parte crítica do cumprimento do Dia da Expiação. Isso é mostrado em detalhes no simbolismo de Levítico 16, conforme explicado em nosso guia de estudo bíblico gratuito As Festas Santas de Deus: O Plano de Deus Para a Humanidade.

Qual é o significado profético da Festa dos Tabernáculos?

“E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, dizendo: Aos quinze dias deste mês sétimo, será a Festa dos Tabernáculos ao SENHOR, por sete dias. Ao primeiro dia, haverá santa convocação; nenhuma obra servil fareis. Sete dias oferecereis ofertas queimadas ao SENHOR; ao dia oitavo, tereis santa convocação e oferecereis ofertas queimadas ao SENHOR; dia solene é, e nenhuma obra servil fareis.

“Sete dias habitareis debaixo de tendas; todos os naturais em Israel habitarão em tendas; para que saibam as vossas gerações que eu fiz habitar os filhos de Israel em tendas, quando os tirei da terra do Egito. Eu sou o SENHOR, vosso Deus” (Levítico 23:33-36, 42-43).

A princípio, a Festa dos Tabernáculos, também chamada de Festa da Colheita (Êxodo 23:16; 34:22), celebrava a conclusão da última colheita na Terra Santa. Esta época final de colheita e a ordem para os israelitas habitarem temporariamente em tendas, como os israelitas fizeram depois de deixar o Egito a caminho da Terra Prometida, nos ajudam a entender o significado profético dessa festa.

As profecias posteriores explicam o cronograma do plano de Deus, tornando evidente que essa festa retrata o vindouro Reino de Deus, do qual a Terra Prometida era um tipo. Simboliza também a futura morada de Jesus Cristo com o Seu povo na Terra por mil anos, época em que uma colheita muito maior de seres humanos terá lugar para que sejam trazidos para a família de Deus.

Para os cristãos de hoje, isso retrata deixar este mundo e seus caminhos para ficar com Deus, preparando-se para viver num lar permanente com Ele — aguardando o cumprimento disso no milênio, um período de morada com Deus enquanto se espera um novo céu e uma nova terra definitivos (como aprenderemos mais adiante).

Em toda a Bíblia, muitas profecias descrevem como toda a Terra será restaurada e embelezada durante esse período. E, descrevendo esse período, chamado milênio por causa de sua duração de mil anos, o profeta Isaías disse: “E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão, e a nédia ovelha viverão juntos, e um menino pequeno os guiará” (Isaías 11:6).

O mandamento de Deus para que observemos Suas festas anuais é um fator essencial que nos ajuda a entender e lembrar Seu plano de salvação para toda a humanidade. E essas são épocas de muita alegria à medida que crescemos em compreensão e apreciação do maravilhoso futuro que Deus planejou para toda a humanidade. Para mais explicações, consulte nosso guia de estudo bíblico gratuito As Festas Santas de Deus: O Plano de Deus Para a Humanidade.

Será que haverá paz na Terra nessa era vindoura?

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Do incremento deste principado e da paz, não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar em juízo e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto” (Isaías 9:6-7).

“E julgará entre muitos povos e castigará poderosas nações até mui longe; e converterão as suas espadas em enxadas e as suas lanças em foices; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra. Mas assentar-se-á cada um debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira, e não haverá quem os espante, porque a boca do SENHOR dos Exércitos o disse” (Miquéias 4:3-4).

“Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Ainda nas praças de Jerusalém habitarão velhos e velhas, levando cada um na mão o seu bordão, por causa da sua muita idade. E as ruas da cidade se encherão de meninos e meninas, que nelas brincarão” (Zacarias 8:4-5).

Essas profecias inspiradoras mostram Jesus Cristo, o "Príncipe da Paz", tornando realidade esse incrível sonho. Não somente haverá paz entre as nações, como também as cidades serão seguras e pacíficas, até mesmo Jerusalém!

Nessa época, qual cidade será a capital do mundo?

“Naquele tempo, chamarão Jerusalém de trono do SENHOR, e todas as nações se ajuntarão a ela, ao nome do SENHOR, a Jerusalém; e nunca mais andarão segundo o propósito do seu coração maligno” (Jeremias 3:17).

“E virão muitos povos e dirão: Vinde, subamos ao monte do SENHOR, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine o que concerne aos seus caminhos, e andemos nas Suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém, a palavra do SENHOR” (Isaías 2:3).

Sião era o nome do cume da montanha onde Jerusalém foi construída e, frequentemente, é usado como sinônimo de Jerusalém. Enfim, Jerusalém será verdadeiramente "a cidade santa" e seu nome realmente fará jus ao significado de "posse da paz".

Quais personalidades famosas governarão as doze tribos de Israel?

“Ah! Porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante! E é tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será salvo dela. Porque será naquele dia, diz o SENHOR dos Exércitos, que Eu quebrarei o seu jugo de sobre o teu pescoço e quebrarei as tuas ataduras; e nunca mais se servirão dele os estranhos, mas servirão ao SENHOR, Seu Deus, como também a Davi, seu rei, que lhes levantarei” (Jeremias 30:7-9).

“E Meu servo Davi reinará sobre eles, e todos eles terão um pastor; e andarão nos Meus juízos, e guardarão os Meus estatutos, e os observarão. E habitarão na terra que dei a Meu servo Jacó, na qual habitaram vossos pais; e habitarão nela, eles, e seus filhos, e os filhos de seus filhos, para sempre; e Davi, Meu servo, será seu príncipe eternamente” (Ezequiel 37:24-25).

“E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que Me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do Homem se assentar no trono da Sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel” (Mateus 19:28).

Deus levantará — ressuscitará — Davi. Deus diz que reunirá Israel numa só nação e “Meu servo Davi reinará sobre eles”. Lembre-se de que Jesus Cristo será o Rei sobre todo o mundo. Davi governará Israel sob a autoridade de Cristo. E sob o comando de Davi estarão os doze apóstolos, reinando sobre as tribos de Israel.

Então, será um tempo de sanidade, cura, abundância, prosperidade e alegria?

“O deserto e os lugares secos se alegrarão com isso; e o ermo exultará e florescerá como a rosa. Abundantemente florescerá e também regurgitará de alegria e exultará; a glória do Líbano se lhe deu, bem como a excelência do Carmelo e de Sarom; eles verão a glória do SENHOR, a excelência do Nosso Deus”.

“Confortai as mãos fracas e fortalecei os joelhos trementes. Dizei aos turbados de coração: Esforçai-vos e não temais; eis que o Vosso Deus virá com vingança, com recompensa de Deus; Ele virá, e vos salvará”.

“Então, os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão. Então, os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará, porque águas arrebentarão no deserto, e ribeiros, no ermo. E a terra seca se transformará em tanques, e a terra sedenta, em mananciais de águas; e nas habitações em que jaziam os chacais haverá erva com canas e juncos” (Isaías 35:1-7).

“Se andardes nos Meus estatutos, e guardardes os Meus mandamentos, e os fizerdes, então, Eu vos darei as vossas chuvas a seu tempo; e a terra dará a sua novidade, e a árvore do campo dará o seu fruto. E a debulha se vos chegará à vindima, e a vindima se chegará à sementeira; e comereis o vosso pão a fartar e habitareis seguros na vossa terra”.

“Também darei paz na terra; e dormireis seguros, e não haverá quem vos espante; e farei cessar os animais nocivos da terra, e pela vossa terra não passará espada” (Levítico 26:3-6).

Existem muitas profecias bíblicas sobre as condições no mundo de amanhã. As pessoas serão curadas de suas doenças, ferimentos e deficiências! Todos aprenderão bons hábitos de saúde e como prevenir problemas de saúde. As pessoas terão filhos saudáveis e criarão rebanhos de animais saudáveis. Não haverá fome, falta de alimentos ou epidemias!

Haverá muito mais terra para o cultivo e a agricultura será altamente produtiva. Haverá chuva na medida certa e no tempo certo. Haverá abundância e prosperidade. Todo aquele que se submete às leis do Nosso amoroso Deus será grandemente abençoado! “A alegria e a felicidade os acompanharão, e não haverá mais tristeza nem choro" (Isaías 35:10, BLH).

Será que pessoas de todo o mundo vão aprender a verdade da Bíblia?

“E acontecerá, nos últimos dias, que se firmará o monte da Casa do SENHOR no cume dos montes e se exalçará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações. E virão muitos povos e dirão: Vinde, subamos ao monte do SENHOR, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine o que concerne aos Seus caminhos, e andemos nas Suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém, a palavra do SENHOR” (Isaías 2:2-3).

“Bem vos dará o Senhor pão de angústia e água de aperto, mas os teus instruidores nunca mais fugirão de ti, como voando com asas; antes, os teus olhos verão a todos os teus mestres. E os teus ouvidos ouvirão a palavra que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho; andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda" (Isaías 30:20-21).

Como lemos anteriormente, os santos imortais sob o comando de Jesus Cristo serão sacerdotes e mestres, e se espalharão pelo mundo para dirigir todo o sistema de educação. Isaías 30:20-21 fala desses “mestres”. Além disso, povos de todo o mundo virão a Jerusalém para aprender os “caminhos”, “as veredas”, “a lei” e “a palavra” de Deus, então eles levarão esse conhecimento de volta a suas nações (Isaías 2:1-3).

Em pouco tempo, todos que tiverem a responsabilidade de educar, incluindo pais, vão ensinar a verdade. Sobre essa época, Deus diz: “E não ensinará alguém mais a seu próximo, nem alguém, a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos Me conhecerão, desde o menor deles até ao maior” (Jeremias 31:34). Depois de algum tempo, “a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar” (Isaías 11:9).

Sem dúvida, Deus deseja “que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade” (1 Timóteo 2:4).

Nesta lição, você deve ter notado muitas referências ao livro de Isaías. Ele tem mais profecias messiânicas e sobre o milênio do que qualquer outro livro da Bíblia. Entretanto, muitas outras profecias do milênio podem ser encontradas em toda a Bíblia.

Deus nos abençoou com uma visão clara do fabuloso futuro que Ele tem reservado para todos nós! Precisamos manter o foco, a dedicação e a determinação para andar em Seus caminhos. Precisamos nos tornar verdadeiros discípulos de Cristo agora, assim, quando Ele voltar, nós estaremos prontos para ajudá-Lo a ensinar ao resto do mundo esses caminhos!

Praticando a fé

Pense como será diferente o milênio em comparação ao mundo hoje. Anote três males do mundo hoje que você está especialmente ansioso para ver Jesus Cristo pôr fim. Em seguida, anote três das condições maravilhosas profetizadas sobre o milênio que você está particularmente ansioso para ver acontecer. Então, durante a próxima semana, quando você estiver orando “venha o Teu reino”, pense nessas seis razões pelas quais você anseia fervorosamente que aconteça logo! Isso dará um sentido mais sincero e trará mais fervor a sua oração.

E para saber mais sobre a promessa desse Reino vindouro e sobre como você pode fazer parte dele, baixe ou solicite nosso guia de estudo bíblico gratuito O Evangelho do Reino de Deus.