O Monte do Templo em Jerusalém: O Centro do Conflito

Você está aqui

O Monte do Templo em Jerusalém: O Centro do Conflito

Nenhum lugar na terra tem sido tão contencioso quanto a terra de Israel. E nenhuma cidade na terra tem sido tão contenciosa quanto a capital de Israel, Jerusalém. E nenhuma parte de Jerusalém tem sido tão controversa quanto o Monte do Templo, há muito tempo um centro de conflito e polêmica.

Por que o Monte do Templo, uma grande colina reformada em uma plataforma de pedra de 15 hectares que domina a paisagem de Jerusalém, tem sido uma fonte de conflito?

A resposta vai depender a quem se dirige a pergunta.

Para os cristãos, o Monte do Templo é um lembrete vívido do ministério de Jesus Cristo e dos muitos incidentes registrados nos Evangelhos que ocorreram no enorme complexo do templo construído por Herodes, o Grande, e seus sucessores.

Para os muçulmanos, o Monte do Templo é al-Haram ash-Sharif, "o Nobre Santuário", local onde o fundador do Islã, Maomé, supostamente atrelou seu cavalo alado, Buraq, durante sua viagem milagrosa de uma noite de Meca a Jerusalém e, acompanhado pelo anjo Gabriel, subiu ao trono celestial de Alá.

Para os judeus, o Monte do Templo abrange o local mais sagrado da Terra — o cume do Monte Moriá, onde Abraão foi poupado de sacrificar Isaque, onde o rei Salomão construiu o maravilhoso primeiro templo (destruído pelos invasores babilônicos por volta de 587 a.C.), local do templo reconstruído por Zorobabel após o retorno dos judeus do exílio na Babilônia, local do magnífico templo de Herodes, o Grande, construído nos anos antes e depois da era comum (destruído pelas legiões romanas em 70 d.C.), e a localização de um futuro templo do qual o Messias reinará sobre toda a Terra.

Três religiões, com três reivindicações concorrentes e sobrepostas — essa é uma receita para séculos de conflitos.

A negação muçulmana da existência de um templo judaico em Jerusalém

Recentemente, o Monte do Templo tem sido notícia devido a alegações muçulmanas sobre sua história. No início deste ano, Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina, dirigiu-se ao Conselho Geral Palestino. Em um chocante discurso antissemita de duas horas, e totalmente ignorado pela mídia ocidental, Abbas condenou Israel como "um empreendimento colonial que nada tem a ver com o judaísmo". E sobre a história de Israel, ele afirmou: "tudo foi inventado".

Essas são declarações curiosas de um homem com PhD em história — até percebermos que seu PhD foi dado por um colégio soviético de Moscou e sua dissertação foi sobre a negação do Holocausto.

Esta não é a primeira vez que Abbas faz esse tipo de declaração. Em discursos anteriores, ele disse que os judeus "afirmam que há dois mil anos eles tinham um templo", mas "eu os desafio a confirmar isso".

Ele também argumentou que os israelenses "tentam mudar os fatos do cenário de Jerusalém em todos os detalhes, e substituí-lo por um cenário diferente, cujo propósito é servir aos mitos delirantes e à arrogância do poder. Eles imaginam isso...eles podem inventar uma história [judaica], estabelecer reivindicações e apagar sólidos fatos históricos e religiosos".

Comentários similares têm sido repetidos por outros líderes políticos, religiosos árabes e personagens da mídia. Em um programa de TV da Autoridade Palestina, em agosto de 2015, um narrador declarou aos telespectadores:

"A história do Templo [de Jerusalém] não é nada além de uma coleção de lendas e mitos por razões políticas. [Os judeus] têm...usado mitos a serviço de seus objetivos declarados de ocupação e imperialismo. No espírito das ilusões e lendas, eles tentam se livrar da Al-Aqsa [a mesquita perto da Cúpula da Rocha] e estabelecer seu chamado 'Templo' — o maior crime e falsificação da história".

Tayseer Tamimi, a principal autoridade religiosa da Autoridade Palestina, fez várias alegações absurdas sobre as supostas tentativas dos judeus de destruir a Mesquita Al-Aqsa e a Cúpula da Rocha. Alguns anos atrás, em resposta às escavações arqueológicas israelenses perto do Monte do Templo, Tamimi, de maneira ridícula, acusava: "O objetivo das escavações é destruir a Mesquita Al-Aqsa. De fato, suas fundações foram removidas. Ácidos químicos foram injetados nas rochas para dissolvê-las. O solo e os pilares foram movidos para que a mesquita ficasse suspensa no ar. Existe um plano israelense para destruir a mesquita de Al-Aqsa e construir o templo”.

Essa espécie de teoria de conspiração e raciocínio torcido é muito comum no mundo árabe. Entre as negações de que os judeus viveram em Jerusalém ou que ali construíram um templo, algumas autoridades palestinas argumentaram que o templo no Monte do Templo foi originalmente construído pelos cananeus (que precederam a presença dos israelitas na terra), e em uma ideia romanesca, alguns afirmaram que o templo foi construído pelo primeiro homem, Adão — com a alegação de que, como primeiro muçulmano, ele construiu uma mesquita em vez de um templo.

Antigos escritos muçulmanos confirmam o templo de Jerusalém

Hoje em dia, quando os muçulmanos tentam negar o templo judaico e a presença de judeus em Jerusalém, eles não estão reescrevendo a história — eles estão negando as evidências do reconhecimento desses fatos pelos próprios muçulmanos.

Por exemplo, em 1924, o Conselho Supremo Muçulmano, órgão regulador dos assuntos muçulmanos em Jerusalém, durante o Mandato Britânico da Palestina, publicou um guia turístico em inglês para o Monte do Templo intitulado Um Guia Breve para al-Haram al-Sharif (este era o nome muçulmano comum na época). Este guia, assim como edições posteriores publicadas nos anos 1950, afirmava claramente:

"O local é um dos mais antigos do mundo. Sua santidade data dos primeiros tempos. Sua identidade com o local do Templo de Salomão é indiscutível. Este também é o local, de acordo com a crença universal, em que Davi construiu ali um altar ao Senhor e ofereceu holocaustos e ofertas pacíficas" (grifo nosso).

Atualmente, quando os muçulmanos negam a existência de um templo judeu em Jerusalém, na verdade, eles estão negando até mesmo seu próprio livro sagrado, o Alcorão, que na Sura 17:7 refere-se ao "templo em Jerusalém" (versão Sahih Internacional) para o qual Maomé, milagrosamente, empreendeu sua jornada noturna.

Mais tarde, tradutores e comentaristas muçulmanos afirmaram que o lugar para o qual ele supostamente foi — Al Masjid al-Aqsa, que significa "o templo mais distante" ou "a mesquita mais distante" — refere-se à Mesquita Al-Aqsa em Jerusalém e não ao templo. Mas há um grande problema nessa afirmação: Os árabes só conquistaram Jerusalém e construiriam a mesquita quase um século depois da morte de Maomé! O único "templo em Jerusalém" a que o Alcorão poderia estar se referindo é o Templo Judaico no Monte do Templo!

Os primeiros escritos muçulmanos datam do sétimo e oitavo séculos d.C. e uma inscrição datada de cerca do ano 1000 d.C. referem-se a muçulmanos adorando no Domo da Rocha e em "Bayt al-Maqdis", uma transliteração árabe do termo hebraico bíblico "Beit HaMikdash" — literalmente "Casa do Santuário", um nome hebraico comum para o templo de Jerusalém. Os escritos muçulmanos referem-se a este e ao Domo da Rocha como sendo o mesmo local.

Vimos a partir desses exemplos que, até recentemente, os muçulmanos reconheciam abertamente a existência de um templo judaico no Monte do Templo. Então, por que isso mudou?

A atual controvérsia sobre o Monte do Templo

Enquanto Jerusalém estava sob o domínio muçulmano e não havia Estado de Israel para competir pelo seu controle, o Monte do Templo não era um problema. Os muçulmanos simplesmente mantinham judeus e cristãos longe do Monte do Templo, e isso era tudo.

Mas a situação mudou há setenta anos, com o estabelecimento do Estado de Israel em 1948 e os sangrentos combates em Jerusalém, nos quais áreas judaicas da cidade foram invadidas por tropas jordanianas. Como resultado, as sinagogas judaicas foram destruídas, as propriedades dos judeus foram confiscadas e as sepulturas judaicas foram profanadas. Algumas partes da cidade se tornaram "terra de ninguém", onde os desavisados podiam ser baleados por atiradores de elite.

Esta situação perigosa continuou até 1967, quando, na Guerra dos Seis Dias, as tropas israelenses conquistaram toda a cidade e expulsaram os jordanianos. O prêmio era o Monte do Templo, que ficou sob o controle do povo judeu pela primeira vez desde que o haviam perdido para os romanos na batalha por Jerusalém no ano 70 d.C., há dezenove séculos.

Mas para não inflamar ainda mais a ira muçulmana contra o minúsculo e ainda frágil Estado judeu, o que poderia levar a outra guerra, o comandante israelense Moshe Dayan deixou o controle do Monte do Templo para o Waqf, a autoridade religiosa muçulmana jordaniana que administrava o Monte do Templo. Mas com a principal condição de que os fiéis de todas as religiões — muçulmanos, cristãos e judeus — tivessem acesso ao Monte do Templo.

Essa situação precária levou a mais de cinquenta anos de tensão e derramamento de sangue.

Uma pedra pesada para todas as nações

Por que grande parte do mundo muçulmano reagiu com tanta fúria quando Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, anunciou há alguns meses que em breve seu país iria mudar sua embaixada em Israel de Tel Aviv para Jerusalém?

Por que seis Estados árabes, agindo em nome da Autoridade Palestina, convenceram a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) a designar a tumba de Raquel (esposa de Isaque e uma das matriarcas de Israel), perto de Belém, e a Caverna dos patriarcas em Hebrom (sepulturas dos patriarcas e matriarcas hebreus Abraão e Sara, Isaque e Rebeca, Jacó e Lia, e que se encontra sob uma gigantesca estrutura de pedra construída por Herodes, o Grande) como área muçulmana em outubro de 2015?

Por que essa mesma resolução condenou as escavações arqueológicas israelenses em Jerusalém — e, particularmente, em qualquer parte do Monte do Templo — ignorando a atual destruição de evidências islâmicas da presença de judeus e de um templo no Monte do Templo?

Por que as cartas da Organização de Libertação da Palestina e do Hamas, os principais grupos que governam Gaza e Cisjordânia, exigem a extinção do Estado de Israel pela força e a tomada de todas as suas terras pelos árabes?

Por que, como observado anteriormente neste artigo, os líderes e representantes palestinos negam qualquer presença judaica ou o templo judaico no Monte do Templo ou até mesmo em Jerusalém?

Tudo isso está arraigado na visão de mundo dos estudiosos e líderes islâmicos de que o mundo está dividido em duas esferas — dar al-Islam, que significa "o domínio do Islã" (onde o islamismo é dominante) e dar al-harb, que significa "o domínio da guerra". De acordo com essa visão de mundo, é considerada uma abominação para a terra que o dar al-Islam, parte da terra do Islã, conquistada pelo dar al-harb, volte a ficar sob o controle de não muçulmanos ou judeus

Esta é uma das principais razões pelas quais os muçulmanos estão determinados a trazer o território de Israel de volta ao domínio muçulmano. Os leitores experientes devem se lembrar de que a Organização de Libertação da Palestina foi fundada em 1964, três anos antes de Israel conquistar a Cisjordânia, Gaza e Jerusalém na Guerra dos Seis Dias, em 1967 — então, a determinação muçulmana de "libertar" a terra dos israelenses e devolvê-la ao controle árabe vem de muito tempo e antecede a posse dessas áreas por Israel.

Isso também explica por que os líderes muçulmanos durante anos se gabaram abertamente de seu objetivo de libertar a terra de Israel "de mar a mar" — do Mar Morto ao Mar Mediterrâneo, ou seja, toda a Israel.

Considerando essas profundas hostilidades, não é de admirar que Deus profetizasse sobre o tempo do fim: "E acontecerá, naquele dia, que farei de Jerusalém uma pedra pesada para todos os povos; todos os que carregarem com ela certamente serão despedaçados, e ajuntar-se-ão contra ela todas as nações da terra” (Zacarias 12:3).

Jerusalém rodeada de exércitos

Apenas alguns dias antes de Sua morte e ressurreição, Jesus entregou uma notável profecia a Seus discípulos enquanto estava no Monte das Oliveiras, que tem vista para Jerusalém. Além de predizer a destruição do templo com seus vastos e complexos pátios, colunatas, edifícios de armazenamento e outras estruturas, Ele também falou de horríveis eventos que vão se desenrolar no tempo do fim.

Ele advertiu: "Mas, quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, sabei, então, que é chegada a sua desolação...Porque dias de vingança são estes, para que se cumpram todas as coisas que estão escritas" (Lucas 21:20-22). Ele passou a descrever muitos eventos aterrorizantes, incluindo guerra devastadora e desastres de vários tipos que precederiam Sua segunda vinda.

E, sem dúvida, Jerusalém e Israel serão afetados poderosamente por esses eventos. As mentiras, o ódio e o engano espiritual acumulado ao longo dos séculos chegarão a um ápice no tempo do fim, trazendo morte e destruição, será algo diferente de tudo que o mundo já viu — chegando ao ponto da quase extinção humana se não houvesse a intervenção direta de Deus (Mateus 24:21-22).

Mas Jesus terminou Sua profecia com palavras de esperança: “E, então, verão vir o Filho do Homem numa nuvem, com poder e grande glória. Ora, quando essas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai a vossa cabeça, porque a vossa redenção está próxima” (Lucas 21:27-28).

O mundo resgatado por uma fonte inesperada

O livro bíblico de Zacarias contém uma impressionante profecia sobre o que acontece a seguir: "Eis que vem o dia do SENHOR...Porque Eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém...E o SENHOR sairá e pelejará contra estas nações, como pelejou no dia da batalha. E, naquele dia, estarão os Seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente" (Zacarias 14:1-4).

Séculos atrás, os muçulmanos tomaram conhecimento dessa profecia e esta outra correspondente em Malaquias 3:1, que diz: "Virá ao seu templo o SENHOR”. Determinados a não deixar isso acontecer, eles bloquearam o portão do muro da cidade, ao lado do Monte das Oliveiras, e abriram um enorme cemitério muçulmano ao longo de todo o muro da cidade. Sabendo que o Messias também seria um sacerdote, eles tornariam impossível que Ele entrasse na cidade, porque caminhar por um cemitério faria com que ficasse impuro e incapaz de servir como sacerdote.

Aparentemente, eles O subestimaram, pois Zacarias continua e nos diz: “O SENHOR será Rei em toda a Terra. Naquele dia haverá apenas um SENHOR — somente o Seu nome será adorado" (Zacarias 14:9, Bíblia Viva).

Uma vez que Ele acabe com toda rebelião e oposição (versículos 12-14), "acontecerá que, todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano para adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos, e para celebrarem a festa dos tabernáculos" (versículo 16, ACF).

Miquéias 4:2-3 prossegue explicando como Jerusalém cumprirá seu destino como capital de um mundo transformado sob o justo governo do Rei dos Reis, Jesus Cristo:

"E irão muitas nações, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do SENHOR, e casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do SENHOR. E julgará entre muitos povos, e castigará nações poderosas e longínquas, e converterão as suas espadas em pás, e as suas lanças em foices; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra”.

Isaías 11:9 predisse como essa cidade conturbada, apesar de seu nome denotar paz, finalmente alcançará a paz tão ansiada e desejada: "Não se fará mal nem dano algum em todo o monte da Minha santidade, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar".

Em um mundo que, enfim, vai conhecer o verdadeiro Deus e entender seu caminho de vida e experimentar as bênçãos trazidas por ele, a paz se tornará algo novo e normal. As bênçãos fluirão para o mundo inteiro! (Para saber mais, baixe ou solicite nosso guia de estudo bíblico gratuito O Evangelho do Reino e Estamos Vivendo No Tempo do Fim?.)

Orar pela paz de Jerusalém

Você gostaria de fazer parte deste incrível futuro? Você gostaria de compartilhar esse magnífico futuro do mundo de amanhã? Você pode! Deus está chamando-lhe agora para que entregue sua vida a Ele — por meio do arrependimento bíblico. Isso significa abandonar o seu jeito de fazer as coisas e voltar-se para Deus e para Seus caminhos. Também significa buscar primeiro o Seu Reino e a Sua justiça em sua vida (Mateus 6:33).

Você pode começar a fazer isso agora com o que está aprendendo nas páginas de A Boa Nova!

Em Salmos 122:6, o rei Davi de Israel nos diz: “Orai pela paz de Jerusalém". Todas as vezes que visitei Jerusalém, eu levei essas palavras de Davi no coração. Eu passava pelo meio da multidão, indo em direção ao Muro das Lamentações, e parava diante daquele muro que testemunhou tanto tempo de lágrimas, esperança e tristeza, inclinava minha cabeça e pedia a Deus para enviar logo o Seu Reino para que Sua amada cidade pudesse finalmente experimentar a paz duradoura que ainda não viu.

“Orai pela paz de Jerusalém”. Lembre-se das palavras de Davi. Espero que possamos orar pela paz de Jerusalém, que ocorrerá com a vinda do Reino de Deus, e orar para que isso aconteça logo!


Uma Breve História do Monte do Templo de Jerusalém

Cerca dos anos 1005-1004 a.C.: Davi, o  rei de Israel, conquista a cidade dos jebuseus, Jebus, também conhecida como Salem desde a época de Abraão, e a torna a capital do seu reino unificado de Israel e Judá (1 Crônicas 11:4-8). Então, ela passa a ser conhecida por vários nomes, inclusive Jerusalém, Sião e a cidade de Davi. Por conseguinte, Davi deseja construir um templo para Deus, mas isso não lhe foi permitido por ele ser um homem de guerras, mas que Salomão o construiria. No fim de sua vida, Davi começa a reunir os materiais necessários para a construção desse templo (1 Crônicas 22:1-16).

Através de um anjo e um profeta, Deus mostrou a Davi onde erigir o altar para o templo — na eira de Araúna ou Ornã, o jebuseu, no topo do Monte Moriá, aparentemente o mesmo lugar que Deus entregou um cordeiro a Abraão para sacrificar em lugar de Isaque (ver 2 Samuel 24:16-24; 2 Crônicas 3:1; Gênesis 22).

Cerca do ano 967 a.C.: Salomão, filho e sucessor de Davi, começa a construção do templo, utilizando operários e materiais de Tiro, cujo rei, Hirão, também construiu o palácio de Davi em Jerusalém (2 Crônicas 2:3-3:1).

Cerca do ano 960 a.C.: Salomão dedica o templo, que é então preenchido com a gloriosa presença de Deus (2 Crônicas 5:1-14). Mas o próprio Salomão, eventualmente, se volta para a adoração de deuses estrangeiros, e, após sua morte, cerca do ano 931-930 a.C., seu reino se divide em dois reinos, Judá (com território ao redor e ao sul de Jerusalém) e Israel (ao norte de Jerusalém).

Nos séculos seguintes, o templo seria usado para o propósito de honrar a Deus, mas depois seria negligenciado, e, ocasionalmente, reparado e restaurado, mas logo acabou sendo transformado em um lugar de adoração às divindades pagãs — isso dependia, em grande parte, se o rei de Judá, que estava governando em Jerusalém, era justo ou iníquo.

Ano 701 a.C.: Cerca de 20 anos após o reino do norte ser levado cativo para a Assíria, o rei assírio Senaqueribe invade Judá e sitia Jerusalém, mas a cidade e o rei Ezequias são livrados de forma milagrosa. Quando se preparava para a invasão assíria, Ezequias ordenou a construção de um túnel para desviar a água e fornecer um abastecimento de água seguro para a cidade — uma impressionante prova arqueológica desse registro histórico bíblico pode ser visto hoje pelos visitantes de Jerusalém.

Cerca do ano 700 a.C.: Embora não seja atestado em registros históricos existentes, as evidências arqueológicas mostram que o Monte do Templo foi ampliado durante vários períodos — provavelmente, mais ainda nos tempos de renascimento religioso judaico no reinado do rei Ezequias (cerca de 729-686 a.C.) e novamente durante um breve período de independência judaica depois de 165-164 a.C.

Cerca do ano 587 a.C.: O rei babilônico, Nabucodonosor, invade o reino de Judá pela terceira vez, sitia e queima a cidade e destrói completamente o templo construído por Salomão quatro séculos antes. A Arca da Aliança, dentro do templo no Santo dos Santos, desaparece da história. Jerusalém ficou em ruínas por anos até que os exilados judeus começaram a retornar, como descrito nos livros bíblicos de Esdras e Neemias. Os vestígios arqueológicos confirmam a destruição da cidade pelos babilônios e a posterior reconstrução dos muros, conforme registrado em Neemias 2:11-4:23.

Cerca dos anos 536-535 a.C.: A obra começa com a reconstrução do templo, como descrito em Esdras 3:8-13. E cessa, depois dessa restauração ou reconstrução, com a dedicação do templo no ano 515 a.C., conforme descrito em Esdras 5:1-6:22.

Anos 168-167 a.C.: O invasor sírio Antíoco Epifânio tenta eliminar a religião judaica e ergue uma estátua pagã (provavelmente de si mesmo) no templo, e também profana o altar do templo, sacrificando porcos nele. E isso é um fato precursor da "abominação da desolação" do tempo do fim, predito por Jesus Cristo em Mateus 24:15.

Anos 165-164 a.C.: Os judeus purificam e dedicam novamente o templo e o altar. O feriado judaico do Hanukkah comemora as circunstâncias que cercaram esses eventos. Em algum momento nos anos seguintes, a plataforma do templo é ampliada a partir da antiga construção de Salomão e Ezequias.

Cerca dos anos 20-18 a.C.: Herodes, o Grande, rei de Jerusalém e da Judéia, começa uma grande obra de expansão do Monte do Templo e a construção de um novo templo, depois de demolir completamente aquele construído por Zorobabel. Seu enorme complexo de templos é mencionado muitas vezes nos Evangelhos e, após quarenta e seis anos, essa obra ainda estava em andamento, como observado em João 2:20.

Ano 67 d.C.: Por volta da época em que Herodes, o Grande, iniciou e terminou a construção do complexo do templo, a antiga hostilidade judaica contra o domínio romano irrompeu em rebelião aberta e começou a varrer a Judéia e a Galileia, com resultados devastadores para a nação judaica.

Ano 70 d.C.: Legiões romanas cercam Jerusalém e sitiam a cidade, depois rompem suas defesas, demolindo a fortaleza Antônia adjacente, ao lado norte do complexo do templo. O próprio Monte do Templo se torna um campo de batalha e, por conta disso, o templo é queimado e completamente destruído. Os romanos destroem todos os vestígios do complexo do templo no topo da plataforma de fundação, cumprindo a profecia de Jesus Cristo de que não restaria nenhuma pedra dos edifícios do templo (Mateus 24:1-2). A enorme plataforma de fundação, construída por Herodes, permanece desolada.

Anos 132-135 d.C.: Uma segunda guerra judaica contra o domínio romano, conhecida como a revolta de Bar Kokhba, acaba sendo devastadora para os judeus da região. Novamente, Jerusalém é destruída e os judeus expulsos, porém, a cidade torna a ser reconstruída pelo imperador romano Adriano como a cidade romana Aelia Capitolina. Durante esse período, Adriano constrói um templo para Júpiter no abandonado Monte do Templo.

Cerca do ano 325 d.C.: O imperador romano Constantino, o Grande, que veio apoiar e comprometer-se à forma dominante de religião cristã, demoliu o templo de Júpiter no Monte do Templo. Evidências arqueológicas da forma dos mosaicos nos pisos e outros detalhes arquitetônicos mostram que em algum momento da história uma igreja bizantina foi construída no Monte do Templo.

Cerca do ano 692 d.C.: Após a vitória muçulmana na Terra Santa e a conquista de Jerusalém, o Domo da Rocha é construído no Monte do Templo. Essa estrutura, modelada das igrejas bizantinas e perto da Igreja do Santo Sepulcro, é mais um santuário do que uma mesquita — construída sobre a pedra em que os muçulmanos acreditam que Maomé subiu ao céu, mas que vários arqueólogos e outros estudiosos acreditam ser o lugar do Santo dos santos dos templos de Jerusalém.

Cerca do ano 705 d.C.: A primeira mesquita de Al-Aqsa, ao sul do Domo da Rocha, é construída no Monte do Templo (e depois destruída por terremotos e reconstruída nos anos 754, 780 e 1035 d.C.).

Anos 1099 d.C.: Jerusalém é retomada pelos cruzados, que transformaram a Mesquita Al-Aqsa em um palácio e o Domo da Rocha em uma igreja.

Ano 1187 d.C.: Saladino, o conquistador muçulmano, reconquista Jerusalém e restaura a Mesquita Al-Aqsa e o Domo da Rocha às suas antigas funções. Jerusalém permaneceria sob o controle muçulmano pelos próximos setecentos e trinta anos até ser conquistada pelos britânicos na Primeira Guerra Mundial. Durante esse tempo, raramente, judeus ou cristãos eram permitidos no Monte do Templo.

Anos 1948-1949 d.C.: Depois que Israel declara independência em 15 de maio de 1948, ocorrem meses de guerra, durante os quais o exército jordaniano conquista grande parte de Jerusalém. A cidade é dividida em setores de judeus e árabes. Nenhum judeu é permitido no Monte do Templo.

Ano 1967 d.C.: Durante a Guerra dos Seis Dias, as forças israelenses conquistam Jerusalém totalmente, incluindo o Monte do Templo — mas por causa da preocupação de inflamar ainda mais o mundo muçulmano, eles permitem a continuidade do controle religioso jordaniano do Monte do Templo — embora agora seja permitida a entrada de judeus e cristãos no Monte do Templo, e Israel promete livre acesso a todos os lugares sagrados de Jerusalém. Então, as escavações arqueológicas começam nos lados sul e oeste do Monte do Templo e, nas próximas décadas, revelariam a rica história dessa cidade, incluindo sua presença e caráter judaicos incontestáveis.