O Poder Esmagador

Você está aqui

O Poder Esmagador

Na história moderna, o conceito de "força esmagadora" tem sido aplicado à guerra. Por exemplo, durante a Segunda Guerra Mundial, a palavra alemã blitzkrieg, que significa "guerra relâmpago", foi um ataque rápido e concentrado coordenado por tanques, infantaria, artilharia e aeronaves, que gerou uma superioridade militar esmagadora.

E mais recentemente, a “Doutrina Powell”, um termo criado pela mídia em homenagem ao general norte-americano Colin Powell, enfatizou a “esmagadora capacidade de ataque” através do emprego de grande número de blindados, aeronaves e forças terrestres contra as tropas iraquianas no Kuwait durante a Guerra do Golfo na década de 1990. Da mesma forma, em um futuro e possível conflito com a organização terrorista libanesa Hezbollah, os militares israelenses planejam contra-atacar lançando o que chama de uma força "massiva e esmagadora”.

Um conceito paralelo à força avassaladora de uma perspectiva defensiva é ilustrado pela frase “a paz pela força”. Isso significa que para uma nação manter a paz e desencorajar um ataque militar, ela deve ser mais forte do que qualquer adversário em potencial. Para ilustrar isso, durante um discurso em 23 de março de 1983, o presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, disse: “Nós mantemos a paz através de nossa força; a fraqueza é apenas um convite à agressão”.

Embora essas estratégias se apliquem a um potencial ou real conflito físico entre as nações, elas também são relevantes em um sentido divino para cada cristão, já que as Escrituras explicam que estamos envoltos numa guerra espiritual (2 Coríntios 10:4). E existe uma "força esmagadora" disponível para ajudá-lo a lidar com todas as provações e problemas que você enfrenta. Além disso, há uma maneira de você sempre experimentar a “paz pela força” espiritual!

"Vocês receberão poder"

A festa bíblica de Pentecostes comemora o dia espetacular em que Deus enviou pela primeira vez o Seu Espírito Santo para viver dentro de um grupo de pessoas no período do Novo Testamento. Este grande evento está registrado em Atos 2, onde cento e vinte discípulos estavam reunidos em Jerusalém para observar esse dia sagrado anual. Pouco tempo depois, devido à pregação inspirada dos apóstolos, mais de três mil pessoas foram convertidas, batizadas e receberam o Espírito Santo (versículo 41). Atos 4:33 exclama: “E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça” (grifo nosso).

Esse “grande poder” — denotando o dom do Espírito Santo de Deus — infundiu nos apóstolos e outros discípulos um tremendo dinamismo espiritual e coragem (Atos 1:8). A palavra "poder", que é traduzida da palavra grega dunamis (origem também da palavra "dinamite" e "dínamo", que indica grande poder), significa "força e poder milagrosos". Ela é sinônima da palavra “força", que o dicionário descreve como "energia, poder e intensidade".

Assim, o “grande poder” recebido pelos discípulos, depois que Deus lhes deu Seu Espírito, provou ser convincente, vigoroso e, sim, esmagador. De fato, este Espírito é a essência da própria natureza sagrada, incontestável, vibrante e poderosa de Deus!

A supremacia de Deus e Sua força absoluta são claras em toda a Bíblia. O apóstolo Paulo descreveu Jesus Cristo como Alguém “acima de todo principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro” (Efésios 1:21).

Além disso, o profeta Jeremias escreveu sobre a fantástica autoridade e força de Deus afirmando: “Não há absolutamente ninguém comparável a Ti, ó SENHOR; Tu és grande, e grande é o poder do Teu nome” (Jeremias 10:6, NVI). Da mesma forma, o autor do Salmo 147 disse: “Grande é o nosso SENHOR e de grande poder; o Seu entendimento é infinito” (versículo 5).

A personificação do amor de Deus

Além de ser, inquestionavelmente, a força esmagadora de Deus, o Espírito Santo ainda tem um significado muitíssimo maior. Ele é a perfeita e definitiva personificação de Seu amor, integridade, caráter e. De fato, o Criador Eterno é inteiramente puro, completamente virtuoso, plenamente conhecedor de tudo, absolutamente sábio e ilimitado em inteligência. Para ser preciso, inequivocamente, Ele é perfeito em todos os sentidos (Salmos 18:30).

Ao observar mais atentamente as Escrituras, vemos como Deus, através de Seu Espírito Santo, manifestou o Seu poder esmagador, assim como a Sua natureza pessoal e carinhosa — especialmente para aqueles que O amam e honram profundamente e Lhe obedecem. Por exemplo, Maria, a mãe de Jesus Cristo, disse: “Porque me fez grandes coisas o Poderoso; e Santo é o Seu nome" (Lucas 1:49).

Além disso, observe como o profeta Jeremias descreveu o surpreendente escudo de proteção e encorajamento que Deus lhe deu pessoalmente: “Mas o SENHOR está comigo como um valente terrível; por isso, tropeçarão os meus perseguidores e não prevalecerão” (Jeremias 20:11).

Além disso, o escritor do Salmo 94, atribuído na Septuaginta grega ao rei Davi, expressou como Deus não era apenas sólido como rocha, mas também totalmente: “Mas o SENHOR é a Minha torre segura; o Meu Deus é a rocha em que encontro refúgio” (versículo 22, NVI).

Assim como sustentou e amparou estes e outros servos através da força esmagadora de Seu Espírito, Deus promete fazer o mesmo por você, se realmente você O ama e está se esforçando para fazer a Sua vontade! O cuidado e a generosa garantia da ajuda que Deus lhe oferece se encontra resumida nesta tranquilizadora escritura: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8:31). Particularmente, você pode ter esse grande consolo de saber que, quando Deus está do Seu lado, nenhum poder na Terra — mesmo aquele que parece esmagador — pode subjugá-lo ou destruí-lo espiritualmente.

Mesmo assim, por causa dos problemas e das pressões que enfrentamos nesta vida diária, às vezes, pode parecer que Deus não esteja presente para você. O salmista Davi, como outros, às vezes se sentia assim ao enfrentar muito estresse e perseguição. O Salmo 94 pergunta: “Até quando deixarás os maus sem castigo? Até quando os perversos se alegrarão de suas maldades?” (versículo 3, Bíblia Viva). E o mesmo salmo responde alguns versículos depois, afirmando: “Pois o SENHOR nunca abandonará o Seu povo nem deixará os Seus escolhidos à própria sorte porque são a Sua herança” (versículo 14, Bíblia Viva).

O apóstolo Paulo fez uma declaração semelhante ao dizer: “Quem, então, pode jamais ocultar de nós o amor de Cristo? Quando estamos em aflição ou em desventura, quando somos perseguidos de morte ou destruídos, será que isso acontece por que Ele não mais nos ama? E se tivermos fome, ou ficarmos, sem dinheiro, ou passarmos por perigos, ou formos ameaçados de morte, será, pois que Deus nos desamparou? Não, pois as Escrituras nos dizem que por sua causa precisamos estar prontos a enfrentar a morte a qualquer momento do dia — somos como ovelhas, prontas a ser abatidas no matadouro. Mas apesar de tudo isso, temos uma vitória esmagadora por meio de Cristo, que nos amou a ponto de morrer por nós” (Romanos 8:35-37, Bíblia Viva).

A ansiedade desnecessária

O que essa excelente passagem significa para você? Isso mostra que você não precisa estar sobrecarregado de pensamentos e sentimentos negativos ou dominado por qualquer dificuldade ou problema. Isso é absolutamente verdade porque você tem ao seu lado o incontestável poder de Deus e o Seu profundo amor. Você pode contar plenamente com o Seu compromisso inabalável de estar sempre contigo, auxiliando-o em cada momento de angústia ou de dificuldades, para que você possa, finalmente, alcançar a vida eterna em Sua divina família. Como escreveu Davi: “Eu posso andar pelo vale escuro, onde a morte está bem perto; mas continuo tranquilo e não sinto medo. Tu, SENHOR, me guias e proteges constantemente!” (Salmos 23:4, Bíblia Viva).

Ao refletir nessa garantia magnífica, será que você conseguiria ver por que todos nós devemos nos esforçar para superar nossas ansiedades e preocupações? (Ver Lucas 12:29 e Filipenses 4:6.) Sem dúvida, você pode depender incondicionalmente de Deus, que disse: “Não te deixarei, nem te desampararei” (Hebreus 13:5). Ao saber disso, o apóstolo Paulo manteve-se persistente e enfaticamente otimista, mesmo quando enfrentava árduas provações e dificuldades. E você pode fazer o mesmo!

Além disso, como Paulo, você pode ser um fiel e zeloso discípulo de Jesus Cristo, concentrando sua mente e esforços em amar e obedecer a Deus enquanto busca Seu Reino e justiça (Mateus 6:33). Paulo resumiu essa convicção vital quando escreveu: “Porque nEle vivemos, e nos movemos, e existimos” (Atos 17:28). Ele realizou isso pessoalmente, confiando não em Sua própria e insignificante força, mas na força esmagadora e na perfeita orientação de Seu Criador.

Paulo também escreveu: “Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, sou forte” (2 Coríntios 12:10).

Paulo e o apóstolo Pedro sabiam, no entanto, que a paciência e a perseverança eram requisitos absolutos quando submetidos a provações. Pedro escreveu: “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte" (1 Pedro 5:6). Então, isso não é por sua obra e nem em seu tempo, mas pela Obra e tempo de Deus.

Enfim, as promessas e recompensas que Deus lhe oferece são surpreendentes! Você pode ter a força esmagadora do Espírito de Deus com você em todos os momentos de sua vida e desfrutar de paz através dessa força, porque você sabe que Deus vai ajudá-lo em todas as batalhas que você enfrentar (Filipenses 4:6-7). Além disso, Jesus identificou claramente o que está reservado para você, como um de Seus discípulos fiéis, em Seu vindouro reino: “E ao que vencer e guardar até ao fim as Minhas obras, Eu lhe darei poder sobre as nações” (Apocalipse 2:26).

Portanto, mantenha-se sempre firme e focado no grande objetivo do Reino de Deus, e não permita que nada o impeça de alcançá-lo. Você pode ter certeza absoluta de que Deus está plenamente disposto e é totalmente capaz de “fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera” (Efésios 3:20).

E que poder é esse? É a força esmagadora do Espírito Santo de Deus!