O Universo Evidencia a Palavra de Deus

Você está aqui

O Universo Evidencia a Palavra de Deus

Você consegue provar que a Bíblia é a Palavra de Deus? Se puder, então isso poderá mudar e melhorar drasticamente sua vida!

Em 1963, uma pesquisa Gallup mostrou que dois em cada três estadunidenses acreditavam que “a Bíblia é a verdadeira palavra de Deus e deve ser considerada literalmente, palavra por palavra”. Entretanto, outra pesquisa Gallup de 2022 mostrou que apenas um em cada cinco segue crendo a mesma coisa — um declínio catastrófico! Isso significa que nos últimos sessenta anos, os Estados Unidos passaram de uma grande maioria, 66%, que acreditava que a Bíblia era a Palavra do próprio Deus para apenas uma pequena minoria, atualmente 20%, que concorda com isso.

Infelizmente, a maior parte das coisas que você vê e lê sobre a Bíblia na educação e na mídia tem um viés bastante liberal, refletindo uma sociedade ímpia e moralmente relativista. E isso pode facilmente lançar dúvidas sobre a validez das Escrituras. Você também chegou a duvidar dela? Onde podemos encontrar provas de que a Bíblia é realmente a Palavra de Deus?

A resposta está praticamente em todo lugar. E as evidências podem ser vistas em muitos campos científicos!

Evidências de diversos campos científicos

Uma dessas provas é o incrível design do corpo humano, que tem características únicas que garantem a superioridade dos seres humanos sobre qualquer outra criatura viva. (Examinamos algumas dessas evidências no artigo “A Singularidade do Corpo Humano”, que começa na página 9).

Além disso, descobertas arqueológicas e históricas respaldam o relato bíblico. E algumas delas são muito recentes, como você poderá constatar e se maravilhar ao ler os artigos “Descobertas Arqueológicas Recentes Corroboram O Registro Bíblico” e “A Arqueologia e a História Confirmam a Existência de Dezenas de Personagens Bíblicos”, começando nas páginas 10 e 12. O espaço disponível nos impede de cobrir muito mais evidências dos campos da biologia, botânica, química, física e geologia, além de muitos outros.

Um campo da ciência que aponta cada vez mais para a existência de um Deus Criador e para a veracidade das Escrituras é a área da cosmologia, que estuda a estrutura e a evolução do universo.

Em 2022, o telescópio espacial James Webb, que é quase cem vezes mais potente que seu antecessor, o telescópio espacial Hubble, começou a enviar fotos espetaculares do cosmos.

O que esse telescópio está revelando tem chocado a comunidade científica. E essa revelação não era o que os cientistas esperavam. O universo acabou mostrando-se muito mais ajustado do que eles imaginavam. Mas como essas descobertas se harmonizam com o registro bíblico? Continue lendo para saber o surpreendente resultado disso!

Se mantivermos a mente e a própria Bíblia abertas, encontraremos muitas provas de que a Bíblia é a Palavra de Deus. Somente assim poderemos enxergar todas as evidências que nos cercam, agradecer ao nosso Criador por isso e desenvolver um relacionamento mais pessoal com Ele. Como certa vez disse o rei Davi: “Ó SENHOR Deus, eu te louvarei com todo o coração e contarei todas as coisas maravilhosas que tens feito” (Salmos 9:1, BLH).

Descobertas formidáveis do Telescópio Espacial James Webb

Em 11 de julho de 2022, fotografias impressionantes do telescópio espacial James Webb, que custou 10 bilhões de dólares começaram a ser reveladas ao mundo. E, particularmente, os astrônomos ficaram impressionados com o que foi revelado. Esse telescópio tem um espelho de 6,5 metros de diâmetro e imagem infravermelha e está posicionado a uma distância de 1,5 milhão de quilômetros da Terra em um local chamado de segundo ponto de Lagrange (L2). E ele revelou um universo repleto de galáxias supermassivas, bem estruturadas e formadas muito tempo antes do que pensavam os cientistas.

“Por causa da idade e massa das galáxias”, relata a escritora científica Wyatte Grantham-Philips, “a descoberta da equipe [do telescópio espacial James Webb] entra em conflito com 99% dos modelos existentes sobre as origens do universo. Essas descobertas exigem que os cientistas repensem os entendimentos fundamentais sobre o estágio inicial de formação das galáxias”.

“‘Observamos o Universo primitivo pela primeira vez e não tínhamos ideia do que iríamos encontrar”, disse [o astrônomo Joel] Leja. ‘Acontece que encontramos algo tão inesperado que, na verdade, cria problemas para a ciência. Isso põe em questão todo o panorama de formação inicial das galáxias”’ (“Impossibly Massive Galaxies’ Discovered at the Dawn of the Universe, Researchers Say” [“‘Descobertas de galáxias incrivelmente massivas’ no alvorecer do universo, dizem os cientistas”, em tradução livre], USA Today, 23 de fevereiro de 2023, grifo nosso).

Como essas inesperadas descobertas do telescópio mais avançado que existe correspondem com o que está escrito na Bíblia sobre a origem e o desenvolvimento do universo? Você pode até pensar que essa é uma comparação desigual, mas os resultados podem surpreendê-lo. Julgue por si mesmo.

O universo se originou do nada

Apesar de encontrar galáxias completamente formadas em estágios muito iniciais, as observações com o telescópio James Webb seguem corroborando a teoria de que o universo teve um início.

O filósofo da ciência, Dr. Stephen Meyer, explica: “Se o universo físico de matéria, energia, espaço e tempo teve um começo — como sugerem a astronomia observacional e a física teórica — é difícil imaginar uma causa física para esse evento. Afinal de contas, a matéria e a energia foram as primeiras a surgir no Big Bang. Antes disso, não existia matéria nem energia — nada físico — que pudesse causar o início do universo”.

“Essas considerações levaram alguns cientistas — o físico israelense Gerald Schroeder, o falecido astrônomo Caltech Allan Sandage e Arno Penzias, ganhador do Prêmio Nobel de Física de 1978 — a afirmar [a existência de] um criador além do espaço e do tempo. Outros permanecem incrédulos sobre as verdadeiras origens”.

“Contudo, independentemente da perspectiva filosófica, a grande maioria dos físicos e astrônomos seguiu as evidências até sua conclusão lógica: o universo teve um princípio. Existiu um Big Bang. Certamente, o telescópio espacial James Webb não revelou nada que invalide esse consenso ou o substancial corpo de evidências que o apoiam” (“Here’s Why James Webb Telescope Discoveries Are Causing Scientists to Rethink Galaxy Formation (but Not the Big Bang)” [Descobertas do telescópio James Webb levam cientistas a repensar a formação das galáxias, exceto o Big Bang, em tradução livre], DailyWire.com, 22 de setembro de 2022).

Cabe ressaltar que o termo “Big Bang” não é muito preciso, pois foi cunhado em uma análise crítica à teoria pelo astrônomo britânico Fred Hoyle.

“O Big Bang é realmente um nome inadequado para o universo em expansão que nós vemos”, observa John Mather, vencedor do Prêmio Nobel de Física e principal cientista do projeto do telescópio espacial James Webb. “O nome Big Bang traz a ideia de uma bomba explodindo em um certo tempo e lugar, com um centro. O universo não tem um centro. O Big Bang aconteceu em todo lugar ao mesmo tempo e foi um processo que ocorreu no tempo, e não em um ponto no tempo. Sabemos disso pelo seguinte: 1) vemos galáxias se afastando umas das outras, mas não desde um ponto central e 2) vemos o calor que sobrou dos primórdios dos tempos, e esse calor preenche uniformemente o universo” (“Webb Telescope & The Big Bang” [O telescópio espacial James Webb e o Big Bang, em tradução livre], Nasa.gov, 2017).

Os teólogos ganham relevância

E de todos os escritos antigos, a Bíblia é o único que menciona um princípio do universo a partir do nada. Como diz Gênesis 1:1: “No princípio, criou Deus os céus e a terra”. Cabe destacar que o termo hebraico utilizado aqui para a palavra “criou” é bara. Esta palavra “sempre significa criar, e somente se aplica a uma criação divina e a produção de algo que antes não existia” (Keil and Delitzsch Commentary on the Old Testament [Comentário Bíblico de Keil e Delitzsch Sobre o Velho Testamento, em tradução livre], nota sobre Gênesis 1:1).

A descoberta de que o universo teve um começo trouxe um verdadeiro dilema para a comunidade científica moderna, que tem se comprometido com o naturalismo material e rejeitado a necessidade de um Criador. O falecido físico e astrônomo da Nasa, Robert Jastrow, admitiu prontamente: “É possível que exista uma explicação válida para o nascimento explosivo de nosso universo; mas, se existe, a ciência não pode encontrá-la. A busca retrospectiva dos cientistas termina no momento da criação. Essa é uma situação muito incomum e inesperada para todos, exceto para os teólogos. Pois, eles sempre aceitaram o que a Bíblia afirma: ‘No princípio Deus criou o céu e a terra’. Porém isso é inesperado porque a ciência tem conseguido rastrear, de maneira extraordinária e exitosa, a cadeia de causa e efeito no tempo”.

“Agora, nós gostaríamos de continuar essa investigação ainda mais atrás no tempo, mas a barreira diante desse avanço parece intransponível. E não é uma questão de mais um ano ou outra década de trabalho, outros cálculos ou outra teoria; neste momento parece que a ciência nunca será capaz de levantar a cortina que oculta o mistério da criação”.

“Para o cientista que tem vivido pela fé no poder da razão, a história termina como um pesadelo. Ele escalou as montanhas da ignorância, está prestes a conquistar o pico mais elevado e, quando se lança sobre a última rocha, é saudado por um grupo de teólogos que estão sentados ali há vários séculos” (God and the Astronomers [Deus e os astrônomos, em tradução livre], Robert Jastrow, ed. 1992, p. 107).

O universo tem se expandido desde o seu início

O telescópio espacial James Webb confirmou que o universo tem se expandido continuamente desde seu início.

Segundo informa o site Space.com: “O [telescópio espacial James] Webb foi criado para observar as galáxias mais distantes do universo e, em meados de dezembro [2022], os cientistas confirmaram que alcançaram esse objetivo. O telescópio observou oficialmente as quatro galáxias mais distantes conhecidas, o que também significa que são as mais antigas... Os pesquisadores confirmaram a idade delas, analisando dados do Espectrógrafo de Infravermelho Próximo para descobrir com que velocidade as galáxias estavam se afastando do telescópio. Esse é o desvio para o vermelho das galáxias, ou seja, a medida do aumento no comprimento de onda que elas emitem enquanto o universo se expande” (“12 Amazing James Webb Space Telescope Discoveries Across the Universe” [Doze incríveis descobertas do telescópio espacial James Webb sobre o universo, em tradução livre], Rebecca Sohn, 9 de fevereiro de 2023).

Na verdade, a Bíblia revela reiteradamente que o universo se expandiu desde sua criação. O profeta Isaías escreveu: “Assim diz Deus, o SENHOR, que criou os céus, e os estendeu, e formou a terra e a tudo quanto produz, que dá a respiração ao povo que nela está e o espírito, aos que andam nela” (Isaías 42:5).

Jeremias acrescenta: “Ele fez a terra pelo Seu poder; Ele estabeleceu o mundo por Sua sabedoria e com a Sua inteligência estendeu os céus” (Jeremias 10:12).

O cosmos está ajustado para formas de vida complexas

Uma das recentes descobertas desse novo telescópio espacial diz respeito à rapidez e ordem com que as galáxias se formaram, que inclusive continham elementos metálicos avançados muito antes de os astrônomos preverem que poderiam ter se desenvolvido.

Uma equipe de astrônomos da Universidade Cornell dos Estados Unidos explicou: “O mais surpreendente sobre essas galáxias [observadas pelo telescópio Webb], considerando sua idade e massa, foi sua metalicidade madura — quantidade de elementos mais pesados que o hélio e o hidrogênio, como carbono, oxigênio e nitrogênio — que, segundo essa equipe, é similar à de nosso sol. Em comparação com o sol, que tem cerca de 4 bilhões de anos e herdou a maior parte de seus metais de gerações anteriores de estrelas que, por sua vez, os desenvolveram durante uns 8 bilhões de anos, estamos observando essas galáxias num tempo em que o universo tinha menos de 1,5 bilhão de anos”.

“'Estamos vendo os resquícios de pelo menos algumas gerações de estrelas que existiram e desapareceram nos primeiros bilhões de anos de existência do universo, que é algo que não vemos habitualmente’, disse [o pesquisador associado Dr. Amit] Vishwas. 'Especulamos que o processo de formação de estrelas nessas galáxias deve ter sido muito eficiente e precoce no universo, sobretudo para explicar a abundância apropriada de nitrogênio em relação ao oxigênio, já que essa proporção é uma medida confiável de quantas gerações de estrelas existiram e desapareceram” (“Astronomers Discover Metal-Rich Galaxies in the Early Universe” [Astrônomos descobrem galáxias ricas em metais no princípio do universo, em tradução livre], site Cornell Chronicle, 27 de fevereiro de 2023).

Aqui temos novamente a confirmação de que o universo está bem ordenado e incrivelmente ajustado para permitir a existência de vida física.

A chave para entender essa ordem encontra-se nas leis naturais que Deus estabeleceu desde o princípio. Nada foi deixado ao acaso. O universo não “evoluiu”, de forma cega ou aleatória, por conta própria, como muitos pensam. Na verdade, ele foi projetado e organizado cuidadosamente para uma expansão elegante, em que a matéria, a energia e as forças físicas surgissem no momento, lugar e proporções adequados. Na verdade, os elementos cósmicos continuam seguindo essas leis físicas interativas até hoje, permitindo que formas de vida complexa surjam e se desenvolvam.

A Bíblia menciona essas leis físicas criadas por Deus e que controlam o universo para produzir ordem, harmonia e equilíbrio. O profeta Jeremias foi inspirado a escrever: “Mas Eu, o SENHOR, digo que fiz leis para o dia e a noite e leis que controlam a terra e o céu” (Jeremias 33:25, BLH).

Forças invisíveis e desconhecidas sustentam 95% do universo

Outra descoberta surpreendente feita pelo telescópio James Webb mostra o universo sendo controlado por forças invisíveis, desconhecidas e enormemente poderosas à medida que se expande.

Em entrevista ao jornalista Scott Pelley no programa 60 Minutes, o astrônomo Matt Mountain comentou sobre o imenso número de galáxias que o telescópio Webb detectou: “Esses não eram objetos do detector. E não eram estrelas estranhas. Todo o céu estava repleto de galáxias. E não era algo como um céu vazio. E foi então que pensei: 'Esse telescópio será fenomenal'... ele nos mostra que nosso universo está cheio de galáxias... Não há céu vazio com o James Webb. E foi isso que descobrimos” (“NASA’s Webb Telescope Captures New Views of Stars, Galaxies and the Early Universe” [O telescópio Webb captura novas imagens de estrelas, de galáxias e do universo primitivo, em tradução livre], 9 de abril de 2023).

Em um relato posterior, Pelley se referiu aos comentários de Mountain sobre descoberta de que “as galáxias estão se afastando umas das outras a uma velocidade cada vez maior, desafiando a gravidade. Isso não faz sentido, porquanto os cientistas deduzem que deve haver elementos invisíveis em ação. E eles os chamam de energia escura e matéria escura”. E Matt Mountain afirmou: “Sempre que você ouve o termo ‘energia escura’ ou ‘matéria escura’, significa que não sabemos o que é isso. Não somos tão imaginativos. Mas é uma força, e ela representa 95% do nosso universo. Contudo, não temos ideia do que ela seja...Teremos sorte se entendermos pelo menos 4% do nosso universo atual. A astronomia é uma ciência que às vezes nos humilha”.

Embora a astronomia seja uma carreira que deveria manter humildes aqueles que a praticam, atualmente a maioria dos cientistas ainda se recusa a aceitar a conclusão lógica derivada da análise do universo primorosamente ajustado e propício à vida complexa — ou seja, a necessidade de levar em conta um Deus Criador.

Curiosamente, a Bíblia mostra Deus fazendo algumas perguntas importantes sobre o cosmos ao patriarca Jó — questões que ainda representam um desafio dEle ainda aos astrônomos de hoje: “"Você é capaz de controlar as estrelas e amarrar o grupo das Plêiades ou afrouxar as cordas do Órion? Pode fazer aparecer no tempo exato as constelações, ou guiar a Ursa e seus filhotes pelo céu? Conhece as leis do universo? Pode usá-las para governar a terra?” (Jó 38:31-33, Nova Versão Transformadora). E a resposta ainda é a mesma: Deus e Sua criação do universo estão acima da capacidade e do conhecimento deles! (Ver Isaías 55:8-9; Eclesiastes 3:11).

Quanto a essa força invisível do universo, que representa 95% e tem deixado os cientistas perplexos, a Palavra de Deus parece falar disso ao declarar: “Cristo é a semelhança perfeita do Deus invisível. Ele já existia antes de Deus criar qualquer coisa, e, de fato, o próprio Cristo é o Criador que fez tudo no céu e na terra, as coisas que podemos ver e as que não podemos...todos foram feitos por Cristo...Ele existia antes que tudo o mais começasse e é o Seu poder que sustém todas as coisas em conjunto” (Colossenses 1:15-17, Bíblia Viva). Além disso, “Ele põe em ordem o universo com a poderosa força da sua autoridade” (Hebreus 1:3, Bíblia Viva).

Portanto, se a energia escura e a matéria escura forem de natureza espiritual ou o resultado do poder espiritual de Deus interagindo nos elementos físicos do cosmos, os cientistas nunca descobrirão isso por meios físicos, pois se limitam apenas a medir seus efeitos detectáveis.

A revelação dos segredos divinos

Talvez as descobertas desse novo telescópio espacial possam ser comparadas às respostas que Arno Penzias, vencedor do Prêmio Nobel de Física e codescobridor da Radiação de Fundo Cósmico, deu em uma entrevista ao The New York Times há mais de quarenta anos.

Ao falar sobre a descoberta de que o universo teve um começo e também sobre sua expansão, ele observou: “Mas tudo indica que os dados que temos hoje mostram claramente que não há matéria suficiente no universo, nem sequer uma terça parte necessária para que o universo pudesse voltar a se contrair”.

Então, Dr. Penzias concluiu com esta notável declaração: “'Meu argumento é que os melhores dados que temos são exatamente o que eu teria previsto se não tivesse nada mais do que os cinco livros de Moisés, os Salmos e a Bíblia conjuntamente'” (“Clues to Universe Origin Expected” [Pistas da origem do universo, em tradução livre], Malcolm Browne, 12 de março de 1978).

Hoje em dia, as incríveis descobertas e imagens do telescópio James Webb até agora têm confirmado o relato básico da Bíblia sobre o universo, descrito há milhares de anos, quando ainda nem existiam os telescópios! Como isso é possível?

Somente através da revelação de Deus. Portanto, valorizemos a verdade que Ele revela e vivamos pelos preceitos de Sua Palavra. Como Moisés foi inspirado a escrever: “As coisas encobertas são para o SENHOR, nosso Deus; porém as reveladas são para nós e para nossos filhos, para sempre, para cumprirmos todas as palavras desta lei” (Deuteronômio 29:29). Que todos possamos agir conforme essa verdade que está diante de nós!

Saiba mais

As evidências são irrefutáveis. Há um Deus. Ele é o seu Criador. E você pode conhecê-Lo, pois Ele deseja ter um relacionamento com você. Para saber mais sobre essa grandiosa verdade, peça ou baixe nosso guia de estudo bíblico gratuito “A Questão Fundamental da Vida: Deus Existe?”.