Os Dez Mandamentos: O Quarto Mandamento — Segunda Parte

Você está aqui

Os Dez Mandamentos

O Quarto Mandamento — Segunda Parte

O Sábado é o dia da família. Ele é um dia em que podemos relaxar com nossos entes queridos e nos concentrar em nosso grande Criador. E é um dia para se alegrar.

Os Dez Mandamentos são a “lei da liberdade”, o oposto de um “jugo de escravidão” (Tiago 1:25, 2:12).

E o Quarto Mandamento representa especialmente a libertação. A libertação da escravidão, inclusive da servidão moderna de uma semana de trabalho de sete dias. A libertação do materialismo, do medo e da insegurança — os observantes do sábado confiam em Deus como Seu Sustentador de cada dia. A libertação da monotonia de viver todos os dias da mesma forma. A libertação da solidão pelo tempo que reservam para a comunhão com Deus e com o povo de Deus. E muitas outras libertações.

Escrituras comumente mal-entendidas

Êxodo 35:3 diz: “Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia de sábado” Como devemos entender isso? Eles não tinham permissão para usar o fogo para se aquecerem? Claro que sim. A maioria dos estudiosos da Bíblia tem certeza de que isso se refere a fogo usado para fins de construir algo, como moldar metais e fundir minérios. Deus previu que algumas pessoas seriam tentadas a acender o fogo para seu trabalho, de forma que assim que o Sábado terminasse, elas pudessem começar imediatamente a fazer seu trabalho produtivo. A lição é que Deus proíbe o uso de qualquer parte do Sábado como preparação para um trabalho.

O mesmo princípio explica por que “um homem apanhando lenha no dia de sábado” está cometendo um pecado grave (Números 15:32-36). Isso não se tratava apenas de pegar alguns gravetos para fazer uma fogueira. Evidentemente, ele estava juntando lenha em preparação para um trabalho a ser feito depois do sábado, aparentemente justificando seu ato como não sendo uma "obra" criativa. Claramente, Deus deseja que evitemos planejar, preparar e nos preocupar com nosso trabalho durante o Sábado!

O propósito principal da comunhão no Sábado é conhecer melhor nossos irmãos e irmãs em Cristo. Algumas pessoas bem intencionadas têm defendido que devíamos limitar nossas conversas no Sábado a falar sobre a Bíblia e os sermões. Mas, fazendo isso, nunca poderíamos nos conhecer nos cultos da igreja. Quando os irmãos estão se conhecendo é muito apropriado fazer perguntas uns aos outros sobre suas vidas, tais como: "Qual é a sua profissão?", "Onde você trabalha?", "Quais são seus hobbies?".

O dia de Sábado é o dia da família!

A observância do Sábado traz um grande benefício para o relacionamento familiar. Cada um de nós precisa ficar sozinho para orar e estudar, mas o Sábado também deve ser um período de união familiar. Muitas vezes, quando os casais têm vidas muito ocupadas, os maridos e as esposas somente têm mais tempo para passarem juntos nos dias de Sábado. Geralmente, o Sábado é o dia mais relaxante e agradável da semana para os casais.

Os pais que têm filhos em casa devem fazer o possível para tornar o Sábado amoroso, educativo, inspirador e agradável. Isso inclui a oração em família e o estudo da Bíblia, que são maravilhosos de se fazer todos os dias, mas são especialmente importantes no Sábado. Comer junto também é edificante e prazeroso.

E em todo momento de oração em família cada um pode fazer uma oração breve, um de cada vez. Essa é uma maneira ideal para as crianças aprenderem a orar sozinhas e com o coração. Como é inspirador para os pais ouvir as orações de seus filhos!

O dia de Sábado é um momento para os pais ensinarem a verdade de Deus a seus filhos de maneira agradável e interessante através de conversas interativas. Existem outras coisas espiritualmente edificantes que as famílias podem fazer juntas no Sábado, como cantar e ouvir hinos e músicas edificantes, jogar jogos bíblicos, escrever cartões para as pessoas, visitar alguém recluso, ter comunhão com outra família, brincar em família e maravilhar-se com a Criação de Deus.

Todos podem contribuir ajudando em tarefas necessárias como a preparação da comida, a arrumação e limpeza da mesa, o cuidado com os animais de estimação, etc., de forma que ninguém precise gastar muito tempo com essas coisas rotineiras.

O Sábado também é um ótimo momento para revisar as inspiradoras profecias sobre como o mundo será maravilhoso depois que Cristo retornar à Terra. O terceiro e quarto capítulos do livro de Hebreus deixam claro que o Sábado semanal representa mil anos de paz, alegria e prosperidade após o retorno de Cristo! Hebreus 4:9 diz: “resta ainda um repouso para o povo de Deus”, e a palavra grega traduzida como “repouso” é sabbatismos, que significa literalmente “descanso sabático!”. Frequentemente, o milênio também é chamado de "o grande Sábado!"

Serviços da Igreja

Vamos descansar nossas mentes das "coisas da terra" para que possamos focar nossas mentes "nas coisas de cima" (Colossenses 3:2).

Cada sábado é um tempo para uma “santa convocação” (Levítico 23:2-3). Uma convocação é uma assembleia e é santa porque é convocada por Deus. E Deus não apenas nos convida — Ele nos convoca!, adoramos a Deus individualmente durante toda a semana, mas está claro que Ele deseja que participemos de Sua adoração em grupo todo sábado, sempre que possamos ir até a congregação.

Alguns crentes tentam justificar sua permanência em casa dizendo que podem orar, estudar, cantar hinos e ouvir sermões online enquanto estão em casa. Em primeiro lugar, Deus é quem nos ordena frequentar à igreja. Em segundo lugar, Deus se alegra quando vê Seu povo se reunindo para honrá-Lo e adorá-Lo.

Em terceiro lugar, devemos nos dedicar mais a dar do que receber. Embora uma pessoa possa ter alguns benefícios espirituais enquanto está em casa, ela não pode ter comunhão nem dar a alegria de sua presença para sua família espiritual. Nos cultos da igreja, você pode conhecer melhor e encorajar uns aos outros, cultivar relacionamentos, receber novas pessoas e visitantes e, frequentemente, aprender sobre necessidades pessoais pelas quais pode orar. Como uma comunidade espiritual, precisamos nos comunicar e ter comunhão uns com os outros. Ao frequentar os cultos sabatinais, demonstramos amor a Deus e aos outros filhos dEle.

Além disso, há muitas tarefas rotineiras que precisam ser realizadas para que ocorra um serviço religioso sem problemas. Se você comparece regularmente, a congregação pode confiar em você para ajudar com essas tarefas. Ao servir, você experimenta uma satisfação significativa e desenvolve um "coração de servo".

Contudo, se você mora muito longe de uma congregação ou se alguma doença o impede de comparecer, certamente é uma bênção ter acesso à Internet e poder se conectar aos cultos de Sábado ao vivo da Igreja de Deus Unida. Mas, se não tiver acesso à Internet, você pode pedir que lhe envie os sermões gravados em CD.

O significado do “descanso” do sábado

O “descanso sabático” significa principalmente parar de trabalhar e deixar de participar das atividades mundanas materialistas e não essenciais. Assim suspendemos essas atividades. Pense nisso como parar uma bola que está rolando. Assim paramos tudo isso. Observe o texto de Gênesis 2:2-3 (grifo nosso): “Havendo Deus acabado no dia sétimo a Sua obra... descansou... de toda a Sua obra”. Deus não estava cansado e não precisava descansar.

Geralmente, muitos guardadores do sábado gastam mais energia no Sábado do que em qualquer outro dia por ter que viajar até uma congregação para assistir aos serviços sabatinais. E qualquer mal-entendido da palavra “descanso” pode neutralizar a decisão de servir aos outros com um trabalho de amor. Jesus Cristo enfatizou que é “lícito” e maravilhoso “fazer bem nos sábados” com atitude de “misericórdia” (Mateus 12:7-12; também Marcos 3:4 e Lucas 6:9).

Ademais, fazer alguma atividade física leve no Sábado pode ser revigorante para sua mente e corpo. Pode ser uma pequena caminhada, uma corrida ou natação curtas. E é maravilhoso sair para fora de casa e poder ser inspirado pela magnífica Criação de Deus! Aprendemos sobre Deus estudando Seu “Livro” de revelação e da criação — também a Palavra dEle e Suas obras (ver Romanos 1:20).

A atividade física é especialmente importante para crianças pequenas. As crianças enérgicas podem ser levadas a pensar no Sábado como um tempo infeliz, se forem obrigadas a ficar quietas o dia todo. Claro, a decisão sobre que atividades permitir depende da idade da criança. Certamente, as crianças pequenas precisam de algum tempo para brincar. E se as crianças gastam alguma energia antes de irem para a igreja, elas ficarão menos inquietas durante os cultos.

O “descanso” é um bom tópico para encerrar este artigo. Como devemos descansar a cada Sábado? Vamos deixar de trabalhar em nossas necessidades físicas para que possamos trabalhar em nossas necessidades espirituais. Vamos descansar das coisas mundanas para buscar as coisas sublimes. Vamos dedicarmos à leitura da Bíblia. Vamos descansar de nossas próprias criações para nos concentrar nas criações de Deus. Vamos descansar de acumular "tesouros na terra" e nos concentrar em acumular "tesouros no céu" (Mateus 6:19-21). Vamos descansar de servir a nós mesmos para que possamos estender a mão e servir aos outros. Vamos descansar nossas mentes das "coisas que são da terra" para que possamos focar nossas mentes "nas coisas que são de cima" (Colossenses 3:2). Vamos descansar do que é secular e temporal para que possamos nos concentrar no que é sagrado e atemporal. Vamos usar esse precioso tempo sagrado para nos tornar mais santos, pois Deus é santo.

É uma bênção o fato de Deus nos capacitar a compreender e apreciar tudo o que a Bíblia ensina sobre o descanso sabático!

A cada Sábado santo, enquanto descansamos do nosso trabalho e preocupações, vamos nos revigorar, rejuvenescer e “regozijar no Senhor” (Filipenses 3:1; 4:4)!