Os Dez Mandamentos: O Quarto Mandamento

Você está aqui

Os Dez Mandamentos: O Quarto Mandamento

Lembre-se de se preparar para o Sábado e de observá-lo e santificá-lo.

"Lembra-te do dia do Sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o Sábado do SENHOR, Teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há e ao sétimo dia descansou; portanto, abençoou o SENHOR o dia do Sábado e o santificou” (Êxodo 20:8-11).

Entre os Dez Mandamentos, o quarto é um dos mais polêmicos. A atitude de uma pessoa a respeito desse mandamento revela muito sobre ela.

Este artigo enfoca como observar e celebrar o Sábado, mas mesmo essa parte do assunto é grande o suficiente para ser apresentado em duas partes. A segunda parte está planejada para a próxima edição desta revista.

Os fatos fundamentais do Quarto Mandamento são explicados e comprovados em nossos esclarecedores guias de estudo bíblico — Os Dez Mandamentos e O Sábado de Descanso de Deus: De Pôr do Sol ao Pôr do Sol — sobre o descanso sabático de Deus. Entre muitos outros tópicos, eles explicam acuradamente as escrituras que foram distorcidas para desacreditar todos os Dez Mandamentos, e particularmente o Quarto Mandamento.

Lembre-se de que um dos objetivos desta série é ajudar os pais a ensinar a importância, o significado e a beleza de cada mandamento a seus filhos (Deuteronômio 4:9-10; Deuteronômio 6:5-9, Deuteronômio 20-25; Deuteronômio 11:18-21; Deuteronômio 31:12-13; Efésios 6:4; 2 Timóteo 3:15).

O primeiro capítulo da Bíblia define um "dia" como uma "tarde" e "manhã", nossa primeira indicação de que o dia começa ao pôr do sol (Gênesis 1:5). Depois de criar tudo em seis dias, Deus adicionou mais um dia para estabelecer a semana de sete dias e, significativamente, o ciclo de sete dias continuou ao longo da história humana.

Se o Sábado fosse apenas uma pausa do trabalho, poderíamos escolher qualquer dia da semana para isso. Mas “abençoou Deus o dia sétimo e o santificou” (Gênesis 2:1-3). O termo “santificou” significa que Ele o tornou sagrado e inviolável. Portanto, o único dia em que podemos “guardar como santo” é o sétimo dia (Êxodo 20:8). Honramos a Deus quando também honramos Seu dia santo.

A maioria das religiões considera certos lugares como santuários sagrados. E Deus nos deu um santuário de tempo. Um dos benefícios é que todos na Terra têm oportunidades iguais de guardar esse tempo especial.

O Sábado de Deus “foi feito para servir as pessoas" (Marcos 2:27-28, BLH). É um dia precioso para reverência e rejuvenescimento. Um dia para fortalecer a fé e a família, um dia para mais comunhão com Deus e com o povo de Deus.

Êxodo 20:8-11 é uma fala direta de Deus. E Deuteronômio 5:12-15 é uma citação de Moisés, que estava relembrando os Dez Mandamentos aos israelitas. Ao comparar as palavras ligeiramente diferentes, surge uma compreensão mais completa desse mandamento.

O mandamento de Deus quanto ao Sábado foi revolucionário de várias maneiras. Outras religiões não oferecem às pessoas um dia de "pausa" todas as semanas. A religião de Deus também é a única a oferecer um dia de descanso para servos e animais! Esse recurso também beneficia os observantes do Sábado. E isso elimina a necessidade de os mestres verificarem o trabalho de seus servos ou animais durante o Sábado.

A observância correta do Sábado inclui a preparação para isso. É comum chamar a sexta-feira de “dia da preparação”, mas na Bíblia esse termo é usado apenas para o dia da Páscoa (João 19:14, 31, 42). Entretanto, não há problema em chamar a sexta-feira de “dia de preparação”, em parte por causa do que lemos em Êxodo 16.

Como resultado da leitura de Êxodo 16, algumas pessoas adotam uma regra extremamente rígida de “não cozinhar” nesse dia. Mas lembre-se de que os israelitas tinham que cozinhar desde o início em fogueiras, algo que exigia muito trabalho e quase constante atenção. Uma chave fundamental para nossas decisões sobre guardar o Sábado deve ser esta: Quanto tempo leva essa atividade? Com refrigeradores, fogões, fornos e cronômetros modernos, o preparo de alimentos quentes pode ser realizado em muito pouco tempo.

Quando uma pessoa é nova na observância do Sábado, esta é uma pergunta corriqueira: "O que é permitido fazer no Sábado?" Por exemplo, uma pessoa pode perguntar: “Seria pecado eu lavar e arrumar meu cabelo, passar uma roupa, assistir a algum noticiário na TV, arrumar minha cama, lavar as vasilhas, etc.?” Muito disso depende da atitude da pessoa, mas é improvável que Deus considere como pecaminosas tais ações no Sábado. Esta é a questão principal: Se no Sábado, você fizer todas as diversas coisas físicas que você acha que são permitidas, você não terá tempo para nenhuma atividade espiritual, inclusive para a oração e o estudo da Bíblia!

Em relação ao Sábado, o importante é o tempo precioso! Em vez de perguntar o que é permitido, devemos nos fazer estas perguntas quase opostas: “Quantas tarefas consigo realizar antes do Sábado? E o que pode ser deixado para depois do Sábado? Como posso organizar melhor minha semana para que eu tenha o máximo de tempo no Sábado para ficar com Deus, com a família e com o povo de Deus?”.

Uma boa preparação inclui tentar dormir o suficiente durante toda a semana para que, quando o Sábado chegar, a pessoa não esteja exausta e precise dormir durante grande parte deste dia.

É uma tentação comum da natureza humana "acrescentar" ou "tirar" algo das leis de Deus, embora Deus proíba isso (Deuteronômio 4:2; 12:32; Apocalipse 22:18-19). Os fariseus acrescentaram uma miríade de regras restritivas para a observância do Sábado, pervertendo e tornando o dia que simboliza a liberdade em uma nova forma de escravidão. Desde então, isso deu ao Sábado uma reputação negativa. Geralmente é bom para uma pessoa criar regras e tradições para si mesma, mas ela não deve impô-las aos outros. Deus não está microgerenciando nossa observância do Sábado e ninguém deveria fazer isso. E, pelo bem da harmonia, devemos evitar ser críticos ou argumentativos em relação a alguém que tem convicções diferentes das nossas sobre a guarda do Sábado.

Deus é o perfeito Juiz de tudo o que fazemos. Ele conhece nossos corações e leva em consideração todos os fatores, circunstâncias e atitudes relevantes. Deus responsabiliza cada pessoa de acordo com seu nível de compreensão espiritual (Lucas 12:47-48; Romanos 2:11-13; 3:20; 7:7; Tiago 4:17). Portanto, o que você decide fazer e não fazer a cada Sábado diz respeito a você e Deus. Observe bem as palavras "cada Sábado". Suas decisões sobre como dividir seu tempo nesse dia santo serão diferentes a cada Sábado. Certamente, Deus espera que você nunca aja contra sua própria consciência (Atos 24:16; Romanos 2:15; 9:1; 13:5; 14:22-23). Evidentemente, precisamos educar continuamente nossas consciências estudando a Bíblia e aprendendo com o material fornecido pela Igreja de Deus. 

Reflita nesta pergunta: “Devemos ser estritos observadores do Sábado?” Se nos referimos a ser observadores “zelosos” e “fiéis” do Sábado, a resposta é sim! Mas se queremos dizer estrito no sentido farisaico — restritivo e constritivo como diz o Talmude sobre o que fazer e não fazer — a resposta é não. Quando os pais são excessivamente restritivos e confinam os filhos, geralmente estes deixam a Igreja assim que saem de casa. Nesse caso, a igreja era mais um fator de depressão do que de alegria. E isso é trágico.

O Quarto Mandamento e o restante da Bíblia ensinam veementemente a ética do trabalho, mas Deus sabe que somos mais felizes, mais saudáveis e ainda mais produtivos a longo prazo se tivermos um descanso de vinte e quatro horas do nosso trabalho todas as semanas. E Deus quer que você não sinta absolutamente nenhuma culpa por "esquecer" seu trabalho enquanto "se lembra" do Sábado dEle. Acima de tudo, a observância sincera do Sábado é o principal componente de um forte crescimento espiritual.

Deus deseja que o Sábado seja um oásis espiritual revigorante da semana de trabalho, quando você vai ficar espiritual, mental e fisicamente rejuvenescido ao se aproximar de Deus, de sua família e de sua família espiritual da Igreja. Que o seu Sábado seja um tempo de Shabat shalom, que significa "Sábado de Paz" em hebraico.

Lembra-te do dia do Sábado para o santificar! Estime-o disso! Celebre-o!

Esse tema sobre a forma de observar o Quarto Mandamento continuará na próxima edição de A Boa Nova.