Por Que Um Governo Perfeito é Uma Grande Ilusão?

Você está aqui

Por Que Um Governo Perfeito é Uma Grande Ilusão?

Os filósofos têm apresentado ideias utópicas, prometendo uma sociedade melhor. Apesar de todos estarem envolvidos nesse problema, por que não conseguimos idealizar um governo com o qual todos estejam felizes ou até mesmo que seja perfeito?

Acontece que os motivos pelos quais ninguém consegue entrar em acordo para ter um governo perfeito são muito básicos.

As ideias humanas sobre governo vão de encontro ao caminho de Deus

O liberalismo e o comunismo são dois sistemas governamentais em extremos opostos de um espectro. A maioria dos governos modernos está em algum lugar intermediário.

Os liberais defendem a liberdade individual como prioridade máxima. Eles argumentam que o governo só deve servir para fazer cumprir os acordos entre pessoas e impedir que as pessoas imponham sua vontade às outras.

E, no caso extremo, os liberais chegam a argumentar que nenhum governo é necessário. O setor privado poderia manter a segurança melhor do que qualquer governo, eles argumentariam. Eles baseiam suas ideias na "lei natural", que define o certo e o errado como base para definir se determinada ação viola os direitos de outra pessoa. Caso contrário, tudo bem.

Mas a Bíblia defende leis que vão além da lei natural. Qualquer aplicação das leis de Deus que atinjam a vida pessoal de alguém seria inaceitável no pensamento liberal.

Os liberais sugerem que cada pessoa deve ser sua própria e última autoridade. Mas Deus exige uma submissão absoluta à Sua autoridade. (Entretanto, é preciso salientar aqui que alguns liberais aceitam a autoridade divina em suas vidas pessoais, mas não creem que a opinião das pessoas acerca disso deve ser imposta aos outros, principalmente por meio do poder do Estado).

No outro extremo desse espectro se encontra o comunismo, que busca fazer valer a igualdade nas riquezas, limitando a liberdade individual. Isso é alcançado principalmente tomando dinheiro de pessoas que têm e dando a quem não tem. Como Karl Marx disse: “De cada um segundo a sua capacidade, a cada um segundo a sua necessidade”.

Muitas filosofias comunistas são explicitamente ateias. Eles argumentam que a religião faz as pessoas aceitarem a desigualdade e o sofrimento que vem com ela. E outros ideais comunistas violam os valores encontrados na Palavra de Deus.

Em sua forma mais pura, o comunismo aboliria a propriedade privada e o dinheiro. Em vez disso, tudo seria propriedade do governo e compartilhado de maneira uniforme entre os cidadãos. (Embora, como vimos nesses cem anos de comunismo na prática, as elites governantes comunistas inevitavelmente desfrutavam de privilégios e de um padrão de vida muito melhor do que seus compatriotas).

As leis de Deus apoiam um "sistema de segurança social" para os pobres (Deuteronômio 14:28-29; Levítico 19:9-10). No entanto, isso era, aparentemente, uma obrigação pessoal voluntária, não um sistema imposto pela autoridade governamental — ou uma redistribuição forçada de renda. Em vez disso, parece que as pessoas que não cumpriam seu dever podiam enfrentar a censura da comunidade e teriam que responder a Deus. Devemos também considerar que a Bíblia mostra, repetidamente, que Deus tem prazer em abençoar certas pessoas com abundância, especialmente aquelas que são generosas com as outras. E isso é um problema para os comunistas, pois Deus não distribuía uniformemente as riquezas ou talentos.

No entanto, Paulo ensinou que "[Deus] tem misericórdia de quem quer, e a quem quer endurece" (Romanos 9:18). Esse ensinamento entra em conflito com a mensagem central de igualdade encontrada no comunismo.

Em sua essência, tanto o comunismo como o liberalismo são tragicamente falhos. Em ambos os casos, o problema decorre da não aceitação e da desvalorização dos padrões de Deus. Nenhum governo humano escapa desse problema, porque os seres humanos geralmente confiam em seu próprio entendimento em vez do de Deus. Qualquer governo perfeito deve ser compatível com a Palavra de Deus, mas as filosofias deste mundo estão em desacordo com a Bíblia de uma forma ou de outra.

O coração do homem é corrupto

Mesmo que um governo seja bem projetado, ainda assim está sujeito à natureza humana. Jeremias 17:9 afirma: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso". Todo governo humano está sujeito à direção de homens falíveis. Como resultado disso, a corrupção devastou todos os governos da história.

Para limitar o dano da corrupção, os governos modernos dividem o poder por freios e contrapesos. Mas, enfim, isso é tão eficaz quanto usar um “band-aid” para curar um câncer! Mesmo em governos democráticos, os líderes não são escolhidos por sua integridade ou honradez, mas por sua ideologia.

Mesmo que a sociedade elegesse apenas líderes piedosos, eles ainda seriam seres humanos, sujeitos à fraqueza humana. No entanto, Deus tem um plano para estabelecer um governo perfeito e livre de corrupção que, finalmente, ajudará a trazer a paz em todo o mundo!

O plano de Deus para um governo perfeito

Deus tem um plano para um governo perfeito em toda a Terra. O que isso implica? Observe estas três passagens das Escrituras:

● Apocalipse 11:15: "O sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve fortes vozes nos céus que diziam: “O reino do mundo se tornou de nosso SENHOR e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre" (NVI).

Outros versículos confirmam que Jesus, literalmente, governará os seres humanos na Terra (ver Zacarias 14:16-19, Apocalipse 20:4-6). Ele assumirá o comando de todas as nações por um bem maior. O governo não será mais o negócio de homens, que cedem à corrupção, à ganância e às péssimas ideias. Em vez disso, Jesus Cristo e Seus seguidores aperfeiçoados reinarão sobre a Terra com justiça, equidade e santidade.

● Isaías 2:3: "Porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do SENHOR".

O sistema de Deus será baseado em Suas leis — não haverá mais brigas entre os homens sobre o que é certo ou errado, justo ou injusto. As filosofias míopes não exaltarão seus valores preferidos acima de todos os outros. Todos estarão sujeitos ao melhor conjunto possível de regras para uma sociedade saudável.

● Ezequiel 11:19-20: "E lhes darei um só coração, e porei dentro deles um novo espírito; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne, para que andem nos Meus estatutos, e guardem as Minhas ordenanças e as cumpram; e eles serão o meu povo, e Eu serei o Seu Deus".

O Espírito de Deus move as pessoas a obedecer a Suas leis, e Joel 2:28 revela que o Espírito de Deus será dado a todos. Jeremias 31:33-34 confirma que todos "conhecerão ao SENHOR" quando Cristo governar como Rei. E não só o governo será livre de corrupção, mas também as pessoas estarão inclinadas a viver com integridade, tratando uns aos outros de maneira justa e com honestidade, como nunca antes visto na história humana!

Observe que, embora haja a contribuição do governo de Deus, é realmente a mudança no coração do homem que trará a paz na Terra. O caráter perfeito, justo e santo é o que trará uma paz duradoura. Diante do histórico dos governos humanos, certamente essa mudança revolucionária não poderia ser tão rápida!