Ajuda para hoje, esperança para amanhã 

Por Que Um Governo Perfeito é Uma Grande Ilusão?

Você está aqui

Por Que Um Governo Perfeito é Uma Grande Ilusão?

Login or Create an Account

With a UCG.org account you will be able to save items to read and study later!

Sign In | Sign Up

×

Os filósofos têm apresentado ideias utópicas, prometendo uma sociedade melhor. Apesar de todos estarem envolvidos nesse problema, por que não conseguimos idealizar um governo com o qual todos estejam felizes ou até mesmo que seja perfeito?

Acontece que os motivos pelos quais ninguém consegue entrar em acordo para ter um governo perfeito são muito básicos.

As ideias humanas sobre governo vão de encontro ao caminho de Deus

O liberalismo e o comunismo são dois sistemas governamentais em extremos opostos de um espectro. A maioria dos governos modernos está em algum lugar intermediário.

Os liberais defendem a liberdade individual como prioridade máxima. Eles argumentam que o governo só deve servir para fazer cumprir os acordos entre pessoas e impedir que as pessoas imponham sua vontade às outras.

E, no caso extremo, os liberais chegam a argumentar que nenhum governo é necessário. O setor privado poderia manter a segurança melhor do que qualquer governo, eles argumentariam. Eles baseiam suas ideias na “lei natural”, que define o certo e o errado como base para definir se determinada ação viola os direitos de outra pessoa. Caso contrário, tudo bem.

Mas a Bíblia defende leis que vão além da lei natural. Qualquer aplicação das leis de Deus que atinjam a vida pessoal de alguém seria inaceitável no pensamento liberal.

Os liberais sugerem que cada pessoa deve ser sua própria e última autoridade. Mas Deus exige uma submissão absoluta à Sua autoridade. (Entretanto, é preciso salientar aqui que alguns liberais aceitam a autoridade divina em suas vidas pessoais, mas não creem que a opinião das pessoas acerca disso deve ser imposta aos outros, principalmente por meio do poder do Estado).

No outro extremo desse espectro se encontra o comunismo, que busca fazer valer a igualdade nas riquezas, limitando a liberdade individual. Isso é alcançado principalmente tomando dinheiro de pessoas que têm e dando a quem não tem. Como Karl Marx disse: “De cada um segundo a sua capacidade, a cada um segundo a sua necessidade”.

Muitas filosofias comunistas são explicitamente ateias. Eles argumentam que a religião faz as pessoas aceitarem a desigualdade e o sofrimento que vem com ela. E outros ideais comunistas violam os valores encontrados na Palavra de Deus.

Em sua forma mais pura, o comunismo aboliria a propriedade privada e o dinheiro. Em vez disso, tudo seria propriedade do governo e compartilhado de maneira uniforme entre os cidadãos. (Embora, como vimos nesses cem anos de comunismo na prática, as elites governantes comunistas inevitavelmente desfrutavam de privilégios e de um padrão de vida muito melhor do que seus compatriotas).

As leis de Deus apoiam um “sistema de segurança social” para os pobres (Deuteronômio 14:28-29 Deuteronômio 14:28-29 28 Ao fim de cada terceiro ano levarás todos os dízimos da tua colheita do mesmo ano, e os depositarás dentro das tuas portas. 29 Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), o peregrino, o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o Senhor teu Deus te abençoe em toda obra que as tuas mãos fizerem.
Almeida Atualizada×
; Levítico 19:9-10 Levítico 19:9-10 9 Quando fizeres a colheita da tua terra, não segarás totalmente os cantos do teu campo, nem colherás as espigas caídas da tua sega. 10 Semelhantemente não rabiscarás a tua vinha, nem colherás os bagos caídos da tua vinha; deixá-los-ás para o pobre e para o estrangeiro. Eu sou o senhor vosso Deus.
Almeida Atualizada×
). No entanto, isso era, aparentemente, uma obrigação pessoal voluntária, não um sistema imposto pela autoridade governamental — ou uma redistribuição forçada de renda. Em vez disso, parece que as pessoas que não cumpriam seu dever podiam enfrentar a censura da comunidade e teriam que responder a Deus. Devemos também considerar que a Bíblia mostra, repetidamente, que Deus tem prazer em abençoar certas pessoas com abundância, especialmente aquelas que são generosas com as outras. E isso é um problema para os comunistas, pois Deus não distribuía uniformemente as riquezas ou talentos.

No entanto, Paulo ensinou que “[Deus] tem misericórdia de quem quer, e a quem quer endurece” (Romanos 9:18 Romanos 9:18Portanto, tem misericórdia de quem quer, e a quem quer endurece.
Almeida Atualizada×
). Esse ensinamento entra em conflito com a mensagem central de igualdade encontrada no comunismo.

Em sua essência, tanto o comunismo como o liberalismo são tragicamente falhos. Em ambos os casos, o problema decorre da não aceitação e da desvalorização dos padrões de Deus. Nenhum governo humano escapa desse problema, porque os seres humanos geralmente confiam em seu próprio entendimento em vez do de Deus. Qualquer governo perfeito deve ser compatível com a Palavra de Deus, mas as filosofias deste mundo estão em desacordo com a Bíblia de uma forma ou de outra.

O coração do homem é corrupto

Mesmo que um governo seja bem projetado, ainda assim está sujeito à natureza humana. Jeremias 17:9 Jeremias 17:9Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?
Almeida Atualizada×
afirma: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso”. Todo governo humano está sujeito à direção de homens falíveis. Como resultado disso, a corrupção devastou todos os governos da história.

Para limitar o dano da corrupção, os governos modernos dividem o poder por freios e contrapesos. Mas, enfim, isso é tão eficaz quanto usar um “band-aid” para curar um câncer! Mesmo em governos democráticos, os líderes não são escolhidos por sua integridade ou honradez, mas por sua ideologia.

Mesmo que a sociedade elegesse apenas líderes piedosos, eles ainda seriam seres humanos, sujeitos à fraqueza humana. No entanto, Deus tem um plano para estabelecer um governo perfeito e livre de corrupção que, finalmente, ajudará a trazer a paz em todo o mundo!

O plano de Deus para um governo perfeito

Deus tem um plano para um governo perfeito em toda a Terra. O que isso implica? Observe estas três passagens das Escrituras:

Apocalipse 11:15 Apocalipse 11:15E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos.
Almeida Atualizada×
: “O sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve fortes vozes nos céus que diziam: “O reino do mundo se tornou de nosso SENHOR e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre” (NVI).

Outros versículos confirmam que Jesus, literalmente, governará os seres humanos na Terra (ver Zacarias 14:16-19 Zacarias 14:16-19 16 Então todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano para adorarem o Rei, o Senhor dos exércitos, e para celebrarem a festa dos tabernáculos. 17 E se alguma das famílias da terra não subir a Jerusalém, para adorar o Rei, o Senhor dos exércitos, não cairá sobre ela a chuva. 18 E, se a família do Egito não subir, nem vier, não virá sobre ela a chuva; virá a praga com que o Senhor ferirá as nações que não subirem a celebrar a festa dos tabernáculos. 19 Esse será o castigo do Egito, e o castigo de todas as nações que não subirem a celebrar a festa dos tabernáculos.
Almeida Atualizada×
, Apocalipse 20:4-6 Apocalipse 20:4-6 4 Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. 5 Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressurreição. 6 Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos.
Almeida Atualizada×
). Ele assumirá o comando de todas as nações por um bem maior. O governo não será mais o negócio de homens, que cedem à corrupção, à ganância e às péssimas ideias. Em vez disso, Jesus Cristo e Seus seguidores aperfeiçoados reinarão sobre a Terra com justiça, equidade e santidade.

Isaías 2:3 Isaías 2:3Irão muitos povos, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, � casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor.
Almeida Atualizada×
: “Porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do SENHOR”.

O sistema de Deus será baseado em Suas leis — não haverá mais brigas entre os homens sobre o que é certo ou errado, justo ou injusto. As filosofias míopes não exaltarão seus valores preferidos acima de todos os outros. Todos estarão sujeitos ao melhor conjunto possível de regras para uma sociedade saudável.

Ezequiel 11:19-20 Ezequiel 11:19-20 19 E lhes darei um só coração, e porei dentro deles um novo espírito; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne, 20 para que andem nos meus estatutos, e guardem as minhas ordenanças e as cumpram; e eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.
Almeida Atualizada×
: “E lhes darei um só coração, e porei dentro deles um novo espírito; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne, para que andem nos Meus estatutos, e guardem as Minhas ordenanças e as cumpram; e eles serão o meu povo, e Eu serei o Seu Deus”.

O Espírito de Deus move as pessoas a obedecer a Suas leis, e Joel 2:28 Joel 2:28Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões;
Almeida Atualizada×
revela que o Espírito de Deus será dado a todos . Jeremias 31:33-34 Jeremias 31:33-34 33 Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 34 E não ensinarão mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior, diz o Senhor; pois lhes perdoarei a sua iniqüidade, e não me lembrarei mais dos seus pecados.
Almeida Atualizada×
confirma que todos “conhecerão ao SENHOR” quando Cristo governar como Rei. E não só o governo será livre de corrupção, mas também as pessoas estarão inclinadas a viver com integridade, tratando uns aos outros de maneira justa e com honestidade, como nunca antes visto na história humana!

Observe que, embora haja a contribuição do governo de Deus, é realmente a mudança no coração do homem que trará a paz na Terra. O caráter perfeito, justo e santo é o que trará uma paz duradoura. Diante do histórico dos governos humanos, certamente essa mudança revolucionária não poderia ser tão rápida!