Quadro: Uma Nova Vida Conduz À Vida Eterna

4 minutos tempo de leitura

Por causa do pecado é que Deus enviou Seu Filho para morrer por nós. Mas Ele reviveu, portanto podemos experimentar uma vida nova e muito diferente! Atente para as palavras de Paulo em Romanos 6: “Não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na Sua morte? [o batismo simboliza a condenação à morte do nosso velho eu pecaminoso, quando nos arrependemos e aceitamos a morte expiatória de Cristo] De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida”.

“Porque, se fomos plantados juntamente com Ele na semelhança da Sua morte, também o seremos na da Sua ressurreição; sabendo isto: que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, a fim de que não sirvamos mais ao pecado . . . .Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. Assim também vós consideraivos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 6:3-6, 10-11, grifo do autor).

Aqui Paulo nos dá uma visão de como devemos viver, uma vez que nos arrependemos de viver contra as leis espirituais de Deus, escolhemos obedecê-Lo e mudamos do caminho que nos leva à morte para aquele que nos leva diretamente para a vida eterna. Para se iniciar esta vida, esta jornada, é preciso começar a viver como nunca se viveu antes. Esta é uma nova vida, na qual somos “vivos para Deus, em Cristo Jesus, nosso Senhor”.

Esta nova vida significa Cristo em nós, agindo pelo poder do Espírito Santo de Deus. Trata-se de uma abordagem e uma atitude diferente perante a vida, que antes era vivida sem essa ajuda. Trata-se de nossa escolha para ficarmos livres do pecado e de suas consequências.

Trata-se de um esforço de superação através de Seu poder em nós, buscando fazer a vontade de Deus. Diz respeito à decisão de parar de depender do comportamento destrutivo que atualmente nos escraviza. Trata-se de tomar a decisão de perdoar os outros e deixar de lado as mágoas do passado e seguir a vida em frente. Trata-se da decisão de evitar as pessoas, os lugares, as atitudes e as tentações que nos mantinham nesse abismo da vida.

É preciso pedir o Poder, que criou o universo, entre em nossa vida e nos dê a força e a coragem necessárias para sermos transformados. Mas não para mudar um pouquinho, pois isso não seria transformação. Mas para se tornar algo novo, uma nova criatura em Cristo. Pense bem sobre o que Deus está propondo aqui—você  deve se tornar em algo novo. Isso não é incrível?

A vida eterna para toda a humanidade é possível, não só porque Jesus morreu, mas porque Deus o ressuscitou dentre os mortos e O colocou à Sua direita e por meio de Sua ressurreição e de Sua vida agora Ele é a nossa esperança de salvação.

Em Gálatas 2:20, Paulo escreve: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim”.

Esta é uma escritura poderosa. Ele nos traz à memoria que Ele é o nosso Salvador. Nós morremos, o nosso velho eu, nosso antigo estilo de vida morre, e nos tornamos semelhantes a Jesus Cristo. Essa é a realidade descrita aqui por Paulo. A realidade da ressurreição para mim é que Cristo vive em mim, como também em todos os que sinceramente O receberam como Salvador—e Ele pode viver em você também.

Era isso o que Paulo estava dizendo. A vida que eu vivo, eu vivo pela fé, ou seja, a fé de Cristo dentro de mim. Este é um conceito extremamente poderoso. A possibilidade de transformar a minha vida faz parte da verdadeira fé. Eu não devo ter as mesmas preocupações, os mesmos interesses, a mesma perspectiva do passado, pois tudo isso deve ser mudado para um pensamento diferente. Devido à fé em Jesus Cristo, podemos ser diferentes. Podemos viver uma vida diferente. Podemos ser pessoas diferentes.

A ressurreição de Jesus Cristo é uma das principais doutrinas da fé cristã. O significado dela para você é muito maior do que qualquer coisa ensinada pelas tradições religiosas, que encobrem o verdadeiro significado desse magnífico acontecimento. Quando entendemos totalmente a vida e a morte de Cristo, tudo muda completamente!

Os discípulos encontraram um túmulo vazio. Jesus não estava lá. Ele tinha ressuscitado. E hoje Ele está sentado à direita do Pai como Cabeça de um corpo espiritual chamado Igreja. Ele está guiando as nossas vidas—se deixarmos que Ele faça isso.

Agora você vai dar ouvidos à voz do Pastor que deu a vida por Suas ovelhas? Não tenha medo de saber a verdade, atenda esse anseio, que está dentro de você, de buscar uma melhor pastagem e viva em paz e confiante em Deus! BN

Course Content