Qual É a Principal Herança da Humanidade?

Você está aqui

Qual É a Principal Herança da Humanidade?

Há alguns anos, um popular programa de televisão, O Milionário, mantinha o público fascinado com histórias de presentes de milhões de dólares oferecidos por um multimilionário fictício. O enredo envolvia pessoas necessitadas, seja em circunstâncias extremas ou buscando a ajuda da sociedade. E, ao atender à campainha, a pessoa se deparava com um homem bem vestido e com um cheque de um milhão de dólares, isento de impostos, desse milionário anônimo.

Muitas pessoas gostariam de ter um “tio rico” dos contos, que lhes deixaria uma grande quantia em dinheiro. Elas acham que isso resolveria todos os seus problemas financeiros. Hoje, o setor de planejamento financeiro prospera devido ao esforço de muitas pessoas para deixar uma herança para seus filhos, igrejas ou instituições de caridade favoritas.

Sabemos que as heranças são importantes para as pessoas. Entretanto, hoje em dia, a maioria delas não tem ideia da herança inimaginavelmente imensa disponível para elas — a herança que nosso Pai Celestial tem reservado para a humanidade!

O rei Davi sabia

Quando jovem, conduzindo as ovelhas de seu pai pelas colinas escarpadas da Judeia, um futuro rei Davi comtemplava o céu noturno e o esplendor de milhares de estrelas. Enquanto ele estava deitado, olhando para o céu fascinante, refletia sobre quão insignificante ele era comparado àquelas estrelas.

Alguns anos depois, quando se tornou rei de Israel, Davi registrou seus pensamentos em um dos salmos mais memoráveis: “Quando contemplo os Teus céus, obra dos Teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste, pergunto: Que é o homem, para que com Ele te importes? E o filho do homem, para que com Ele te preocupes?” (Salmos 8:3-4, NVI, grifo nosso).

Sim, por que um Deus que criou um vasto universo, com bilhões de estrelas, galáxias e nebulosas, estaria preocupado com insignificantes seres humanos mortais desta Terra? A verdade é surpreendente, e quase inacreditável, e inclui uma herança que entorpece a imaginação!

Davi conhecia as antigas Escrituras que revelavam que Deus colocou o homem sobre toda a criação física da Terra.

Ele ainda escreveu: “Tu o fizeste um pouco menor do que os seres celestiais e o coroaste de glória e de honra. Tu o fizeste dominar sobre as obras das Tuas mãos; sob os seus pés tudo puseste: Todos os rebanhos e manadas, e até os animais selvagens, as aves do céu, os peixes do mar e tudo o que percorre as veredas dos mares” (Salmos 8:5-8, NVI).

Essas passagens refletem a linguagem do primeiro capítulo de Gênesis, onde Deus disse: “Façamos o homem à Nossa imagem, conforme a Nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra” (Gênesis 1:26).

Mas, evidentemente, Deus revelou a Davi o cerne de uma verdade maravilhosa — que os seres humanos estão destinados a governar um reino muito maior e mais vasto do que a Terra. Davi recebeu a compreensão de algo que Deus havia começado a revelar aos poucos e em que Ele estava trabalhando desde os tempos antigos — que o homem foi feito à imagem de Deus para herdar e governar com Ele sobre Sua criação.

Quase mil anos após a época de Davi, depois da fundação da Igreja do Novo Testamento, o autor do livro de Hebreus reafirmou e ampliou as palavras de Davi: “Mas alguém em certo lugar testemunhou, dizendo: ‘Que é o homem, para que com ele Te importes? E o filho do homem, para que com ele Te preocupes? Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos e o coroaste de glória e de honra; tudo sujeitaste debaixo dos seus pés’. Ao lhe sujeitar todas as coisas, nada deixou que não lhe estivesse sujeito. Agora, porém, ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas” (Hebreus 2:6-8, NVI).

Observe que Deus ainda não colocou tudo em sujeição a humanidade. Aqui está o coração desta maravilhosa revelação. Deus criou o homem para, enfim, ter domínio sobre tudo o que Ele fez. O termo grego traduzido como “todas as coisas” é ‘ta panta’, que significa o todo — literalmente, o universo inteiro. Por mais incrível que pareça, a intenção de Deus é que a humanidade compartilhe com Ele o domínio — governo — de toda a Sua criação. Entretanto, esta verdade, declarada abertamente em sua Bíblia, foi ignorada, desacreditada ou rejeitada por todas as religiões!

Mortal agora — divino depois

Isso pode ser espantoso demais para muitos entenderem. Obviamente, como seres humanos mortais, estamos muito longe de sermos capazes de herdar “todas as coisas”. Precisamos entender claramente o que é o homem agora, ou seja, que somos tudo menos imortais. Somos seres físicos compostos de elementos básicos da terra. Nós somos “do pó da terra” (Gênesis 2:7) e estamos sujeitos à morte, pois “a alma que pecar, essa morrerá” (Ezequiel 18:4, 20).

Isso vai contra o ensinamento da maioria das religiões. Desde os tempos antigos até nossos dias, o pensamento religioso ocidental afirma que o homem é uma entidade espiritual imaterial, confinada por um tempo em um corpo físico e carnal. Essas religiões ensinaram que um ser humano vive como uma “alma imortal” envolvida em um corpo físico, e que, na morte, a alma continuará como uma entidade viva e consciente separada do corpo.

No entanto, essa ideia de que os seres humanos têm uma alma imortal — e até mesmo a expressão “alma imortal” — não pode ser encontrada em nenhuma parte de sua Bíblia. Essa falsa suposição se originou, ao longo de milhares de anos, a partir das superstições das religiões antigas e se tornou parte do cristianismo tradicional de hoje. Mais uma vez, a Bíblia nos diz claramente que nossa “alma” é mortal, e não imortal.

Mas como é possível que os seres humanos passem da carne corruptível e pecaminosa para um fantástico estado espiritual necessário para alcançar esse domínio supremo referido no livro de Hebreus? Vamos continuar e ler a resposta: "Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos" (Hebreus 2:9).

Jesus Cristo é a chave para a vida eterna de todo ser humano, que já viveu ou viverá. Visto que “o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23), era necessário que Cristo, como a Palavra de Deus, o qual executou a obra de criar o universo e a humanidade (João 1:1-3; Colossenses 1:16; Hebreus 1:1-2), morresse para reconciliar a humanidade com Deus.

Nosso destino: Um relação de família com Deus

O que sua Bíblia ensina — mas, geralmente, não entendido — é que Deus está num processo de aumentar Sua família divina. Deus Pai e o Filho querem se reproduzir em bilhões de seres espirituais, que serão como Eles, compartilhando seu nível de existência — embora, é claro, serão harmonicamente submissos ao Pai e a Cristo para sempre.

A surpreendente verdade é que Deus é uma família; assim, como os membros de uma família humana são entidades distintas com personalidades únicas, será também na família de Deus. Deus nos diz: “Eu serei para vós Pai, e vós sereis para Mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso” (2 Coríntios 6:18).

Assim como uma família humana está unida pela genética, pela história e pelos valores compartilhados, o Espírito Santo de Deus fará com que os membros da família de Deus compartilhem uma peculiar união de mente, propósito e natureza. Então, não apenas compartilharemos a composição espiritual de Deus, mas também teremos uma só mente em nossa perspectiva e valores (comparar João 17:20-23).

Há muito mais a dizer sobre esse extraordinário assunto, mas o espaço não permite uma discussão completa aqui. Para mais informações, solicite ou baixe nosso guia de estudo bíblico gratuito Por Que Você Nasceu?

Governar com Cristo sobre toda a criação

Então, o que esses membros da família de Deus vão fazer por toda a eternidade? Será que iremos apenas "voar pelo céu o dia todo", tocando harpas nas nuvens? Nada poderia estar mais longe da verdade!

A Palavra de Deus revela que no retorno de Jesus Cristo, Seus seguidores dedicados, fiéis e obedientes, agora ressuscitados e com vida eterna, assumirão o governo do mundo com Ele. Por meio de Cristo e dos santos ressuscitados, Deus instituirá Seu governo justo sobre a Terra. Os efeitos de milhares de anos de corrupção e má administração humana vão desaparecer, pois esses governos serão substituídos por governos baseados na lei de Deus. E, finalmente, a humanidade terá paz.

Todos aqueles ressuscitados no retorno de Cristo serão seres espirituais imortais. Observe o que Paulo disse à igreja em Corinto: “E, agora, digo isto, irmãos: que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem a corrupção herda a incorrupção. Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (1 Coríntios 15:50-52).

Esses santos ressuscitados terão provado sua dedicação a Deus e a Suas leis durante suas vidas terrenas, superando diariamente suas fraquezas pelo poder do Espírito Santo. Deus Pai e Jesus Cristo, o Filho, não terão motivos para duvidar de sua lealdade e obediência. Eles governarão com amor e realmente cuidarão das pessoas, ao contrário dos governantes despóticos e corruptos que vemos hoje em muitas nações, e ao longo da história humana.

Quando alguns de Seus discípulos perguntaram quem seria o maior no reino, Cristo aproveitou a ocasião para ensinar sobre a atitude correta de liderança. Ele disse-lhes: “Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são chamados benfeitores. Mas não sereis vós assim; antes, o maior entre vós seja como o menor; e quem governa, como quem serve” (Lucas 22:25-26).

Mas tudo não termina aí. Um milênio é apenas como um “piscar de olhos” para Deus, pois Seu plano abrange toda a eternidade. Quando Davi falou de “todas as coisas”, ele quis dizer o universo inteiro. Novamente, o espaço não permite uma discussão completa aqui, mas a Bíblia mostra que aqueles que vão nascer na família de Deus, como seres espirituais divinos, não ficarão confinados a esta Terra, a este sistema solar e nem mesmo a esta galáxia. O plano mestre de Deus, para aqueles que nascerem em Sua família, envolve a participação no governo e na administração de todo o universo com Ele. Quem sabe o futuro maravilhoso que Deus reservou para Sua família! (Para mais informações sobre este assunto, baixe ou solicite nosso guia de estudo bíblico gratuito O Evangelho do Reino de Deus).

Quando examinamos atentamente a Palavra de Deus, chegamos à conclusão de que Deus criou os seres humanos para receber uma herança infinitamente maior do que poderíamos esperar alcançar nesta vida. Vimos que essa herança é incrivelmente grande e maravilhosa — enfim receber a vida eterna na própria família de Deus e herdar o universo com Jesus Cristo. No último livro da Bíblia, vemos claramente a declaração desse propósito: “Quem vencer herdará todas as coisas, e Eu serei Seu Deus, e ele será Meu filho” (Apocalipse 21:7).

Então, isso resume nossa herança. Uma herança muito além de qualquer coisa possível nesta vida terrestre de hoje — e muito além da imaginação dessas religiões do mundo. Esta surpreendente oportunidade deve mudar radicalmente o rumo de nossas vidas para, como disse Jesus Cristo em Mateus 6:33, “buscar primeiro o reino de Deus e a Sua justiça”!