Qual É o Plano de Deus Para Você?

Você está aqui

Qual É o Plano de Deus Para Você?

"Por que estou aqui?" Esta é a pergunta que atravessa os séculos, o grande mistério da vida. Por que você nasceu? Por que você existe? Qual é o propósito de sua vida?

O que Deus tem planejado para você? Muitos acreditam que passarão a eternidade no céu — mas fazendo o quê? Tocando harpa e comparando halos? Nunca ouvi uma boa explicação que fizesse sentido. Esse futuro parece bastante insatisfatório. Devido à Covid-19, milhões de pessoas passaram o último ano entediadas e trancadas em suas casas, fazendo alguma coisa ou nada. Será que realmente queremos uma eternidade assim?

Se, na verdade, o céu é o futuro de grande parte da raça humana, a Bíblia diz muito pouco ou quase nada sobre isso. Na verdade, tenho pesquisado isso exaustivamente nas Escrituras e não consegui encontrar nada sobre os crentes, supostamente, irem passar uma eternidade no céu. E, por falar nisso, as ideias comuns sobre halos e asas emplumadas também não se encontram na Bíblia. (Para saber mais, baixe ou peça nosso guia de estudo bíblico gratuito O Céu e o Inferno: O que Realmente Ensina a Bíblia?).

Então, qual é o plano de Deus para Seus crentes fiéis? O que Ele tem guardado?

O que a Bíblia realmente revela é algo muito maior do que ir para o céu para não fazer praticamente nada por toda a eternidade. Ela nos diz que podemos nos tornar literalmente filhos de Deus.

Isso pode parecer estranho para você. Mas não acredite apenas na minha palavra. Leia as palavras do apóstolo Paulo, que citou a Deus em 2 Coríntios 6:18: “Eu serei para vós Pai, e vós sereis para Mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso” (grifo nosso).

Como Jesus Cristo, que veio para revelar o Pai (Mateus 11:27; Lucas 10:22; João 1:18), demonstrou Seu relacionamento com Ele? Como uma família — Deus, o Pai, e Jesus Cristo, o Filho.

Deus está em um processo de construção de uma família — Sua própria família divina, a família de Deus. E sendo um Deus cuja natureza e caráter são resumidos como “amor” (1 João 4:8, 16), Ele deseja que nos tornemos parte dessa família — e isso significa eu e você.

Como será essa existência na família de Deus? Observe a descrição da aparência de Jesus Cristo que o apóstolo João teve em uma visão: “Quando me voltei para ver quem falava comigo, vi sete candelabros de ouro e, em pé entre eles, havia alguém semelhante ao Filho do Homem. Vestia um manto comprido, com uma faixa de ouro sobre o peito. A cabeça e os cabelos eram brancos como a lã e a neve, e os olhos, como chamas de fogo.”

 “Os pés eram como bronze polido, refinado numa fornalha, e a voz ressoava como fortes ondas do mar. Na mão direita tinha sete estrelas, e de Sua boca saía uma espada afiada [evidentemente um simbolismo de Sua proclamação da Palavra de Deus — Hebreus 4:12] dos dois lados. A face brilhava como o sol em todo o seu esplendor. Quando O vi, caí a seus pés, como morto. Ele, porém, colocou a mão direita sobre mim e disse: ‘Não tenha medo! Eu sou o Primeiro e o Último. Sou aquele que vive. Estive morto, mas agora vivo para todo o sempre’” (Apocalipse 1:12-18, Nova Versão Transformadora).

E, noutra passagem, João nos diz também que os filhos glorificados de Deus vão ser semelhantes a Cristo quando forem ressuscitados e receberem a vida eterna na família e no Reino de Deus! Ele declara: “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele; porque assim como é O veremos” (1 João 3:2).

Esse tipo de existência glorificada é o que Deus promete a Seus filhos na ressurreição dos mortos na volta de Cristo, ou seja, tornar-se um espírito imortal, conforme descrito em 1 Coríntios 15:50-54. O derradeiro propósito dos seres humanos é fazer parte da família de Deus — para que Jesus possa ser “o primogênito entre muitos irmãos”, quer dizer, ser elevados à glória como agora Ele está glorificado (Romanos 8:29; Hebreus 2:10).

Certamente, podemos crer e construir nossas vidas em torno desse futuro! Aprenda mais sobre o assunto nesta edição.