Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Série Os Dez Mandamentos: O Sexto Mandamento

Você está aqui

Série Os Dez Mandamentos: O Sexto Mandamento

Deus, a Fonte de toda a vida, “criou o homem à Sua própria imagem” para um propósito sagrado (Gênesis 1:27 Gênesis 1:27Criou, pois, Deus o homem � sua imagem; � imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Almeida Atualizada×
). Todo ser humano é filho de Deus, por isso somente Ele pode autorizar a execução de uma vida humana. Por isso é que o assassinato — morte não autorizada de um ser humano — é errado.

O mundo tem sofrido um pesadelo contínuo de assassinatos desde que Caim, o primogênito de Adão e Eva, assassinou seu irmão Abel...Todo ser humano é filho de Deus, então somente Ele pode autorizar a execução de uma vida humana.

“Não matarás” (Êxodo 20:13 Êxodo 20:13Não matarás.
Almeida Atualizada×
; Deuteronômio 5:17 Deuteronômio 5:17Não matarás.
Almeida Atualizada×
).

Assassinato é algo horrível. Entretanto, isso tem sido terrivelmente comum na história da humanidade. O mundo tem vivenciado uma trágica rotina de assassinatos desde que Caim, o primogênito de Adão e Eva, assassinou seu irmão Abel (Gênesis 4:1-8 Gênesis 4:1-8 [1] Conheceu Adão a Eva, sua mulher; ela concebeu e, tendo dado � luz a Caim, disse: Alcancei do Senhor um varão. [2] Tornou a dar � luz a um filho - a seu irmão Abel. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra. [3] Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. [4] Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta, [5] mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Pelo que irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. [6] Então o Senhor perguntou a Caim: Por que te iraste? e por que está descaído o teu semblante? [7] Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes bem, o pecado jaz � porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar. [8] Falou Caim com o seu irmão Abel. E, estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou.
Almeida Atualizada×
). Até o Filho de Deus foi assassinado. E, tragicamente, ainda existe diversas expressões jurídicas para designar o assassinato. Tais como homicídio, feminicídio, genocídio, suicídio ou aborticídio (geralmente chamado de aborto). Você pode pesquisar esse tema em diversos artigos e mensagens em www.revistaboanova.org.

E a Pena Capital?

O texto traduzido desse mandamento na maioria das versões da Bíblia diz: “Não matarás”. Contudo, a palavra hebraica ratsach, usada aqui e apenas algumas vezes no Antigo Testamento, definitivamente significa “assassinato”. A palavra hebraica que significa “matar” é qatal, e ela ocorre centenas de vezes na Bíblia.

Assim baseando-se nessa tradução comum, muitas pessoas creem que é proibido qualquer tipo de assassinato de um ser humano. Entretanto, um dos primeiros mandamentos que Deus revelou a Noé após o dilúvio foi a instituição da pena capital. Gênesis 9:6 Gênesis 9:6Quem derramar sangue de homem, pelo homem terá o seu sangue derramado; porque Deus fez o homem � sua imagem.
Almeida Atualizada×
diz: “Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a Sua imagem”. Isso refuta a ideia de que qualquer execução só deve ser feita por Deus, pois essa passagem diz “pelo homem o seu sangue será derramado” (grifo nosso).

A versão da Bíblia Viva combina os versículos 5 e 6, deixando o significado ainda mais claro: “E ninguém tem direito de tirar a vida de nenhum ser humano. O animal que matar um homem terá de ser morto. E a pessoa que matar algum ser humano terá de ser morta. Porque matar um ser humano é matar um ser que foi criado segundo a imagem de Deus” (Gênesis 9:5 Gênesis 9:5Certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidas; de todo animal o requererei; como também do homem, sim, da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem.
Almeida Atualizada×
).

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a lei de Deus para a antiga Israel, que exige a execução de assassinos, enfatiza o quanto Deus preza a vida humana. Todos os primeiros cinco livros da Bíblia afirmam que os assassinos devem ser executados. Em Israel, sob a Antiga Aliança, os crimes de sequestro e estupro também deveriam ser punidos com a mesma pena. Quando as pessoas veem uma justiça honesta, justa e rápida sendo administrada, elas “ouvem e temem” — e são motivadas a cumprir a lei!

O capítulo treze de Romanos mostra que os governos civis estão autorizados por Deus a administrar a justiça e manter a paz. E a Nova Versão Transformadora diz o seguinte no versículo 4: “As autoridades são servos de Deus, para o seu bem. Mas, se você estiver fazendo algo errado, é evidente que deve temer, pois elas têm o poder de puni-lo, pois estão a serviço de Deus para castigar os que praticam o mal” (Romanos 13:4 Romanos 13:4porquanto ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador em ira contra aquele que pratica o mal.
Almeida Atualizada×
).

Muitos Problemas Espirituais Levam Ao Assassinato

Um pecado leva a outro, conforme descrito em Romanos 1:20-32 Romanos 1:20-32 [20] Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis; [21] porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. [22] Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos, [23] e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. [24] Por isso Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações, � imundícia, para serem os seus corpos desonrados entre si; [25] pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram � criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém. [26] Pelo que Deus os entregou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural no que é contrário � natureza; [27] semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para como os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro. [28] E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm; [29] estando cheios de toda a injustiça, malícia, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade; [30] sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pais; [31] néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, sem misericórdia; [32] os quais, conhecendo bem o decreto de Deus, que declara dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam.
Almeida Atualizada×
. E muitos pecados podem culminar em assassinato. Tais como falta de controle emocional, ressentimento, raiva, ciúmes, ódio, vingança, ambição, luxúria, autopiedade e orgulho, inclusive o desejo de ser “famoso”, distúrbios mentais, incluindo os danos por abuso ou abandono, embriaguez, adicção a entretenimentos violentos, dedicação a uma causa deturpada, falta de conscientização dos valores corretos, ignorância sobre a santidade e o propósito da vida.

Existem muitas emoções e reações que são chamadas de “raiva”. Mas nem toda raiva é pecaminosa. Certamente, Jesus Cristo sentiu raiva, mas nunca pecou. Algumas emoções que chamamos de “raiva” ou “exasperação” não são abjetas e pecaminosas. Existe uma indignação justa. A Bíblia na Linguagem de Hoje traduz Efésios 4:26 Efésios 4:26Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira;
Almeida Atualizada×
assim: “Se vocês ficarem com raiva, não deixem que isso faça com que pequem e não fiquem o dia inteiro com raiva”.

Deus nos criou com toda a gama de emoções, mas elas devem ser controladas e direcionadas para o rumo certo. O ódio é um bom exemplo disso, pois devemos odiar o pecado, mas amar os pecadores. “Vós, que amais ao SENHOR, odiai o mal” (Salmos 97:10 Salmos 97:10O Senhor ama aos que odeiam o mal; ele preserva as almas dos seus santos, ele os livra das mãos dos ímpios.
Almeida Atualizada×
, ACF).

É chocante e triste que muitas pessoas não valorizam suas próprias vidas, como homens-bomba e outros terroristas. Frequentemente, ouvimos falar de ataques a tiros em que o atirador sabe que será morto ou preso! Essas pessoas têm uma visão pessimista, desesperançada, cínica e niilista da vida. O suicídio é uma forma de assassinato, ou seja, um autoassassinato.

Sem dúvida, as estatísticas de suicídios é de partir o coração. O Brasil está em oitavo dentre os países com maior número de suicídios, atrás de Índia, China, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Paquistão. Um dos grandes mandamentos é “amar o próximo como a si mesmo”. Há uma necessidade desesperada de as pessoas aprenderem o verdadeiro propósito da vida e de como Deus quer que todos cuidem do corpo e da mente que Ele lhes deu (ver 1 Coríntios 6:19-20 1 Coríntios 6:19-20 [19] Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? [20] Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo.
Almeida Atualizada×
). Recomendamos nosso inspirador guia de estudo bíblico gratuito “Por Que Você Nasceu?”.

A eutanásia é outra forma de suicídio e assassinato. Entretanto, isso não deve ser confundido com um paciente que escolhe voluntariamente deixar a natureza seguir seu curso e parar com determinados tratamentos clínicos que o mantém vivo, pois isso é algo moral, racional e dentro da lei.

O mundo está caminhando para outra era de trevas espirituais. Em 2 Timóteo 3:1-7 2 Timóteo 3:1-7 [1] Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos; [2] pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, [3] sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, [4] traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, [5] tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta- te também desses. [6] Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; [7] sempre aprendendo, mas nunca podendo chegar ao pleno conhecimento da verdade.
Almeida Atualizada×
, o apóstolo Paulo escreveu sobre como será o caráter de muitas pessoas nos “últimos dias”. Sem dúvida, a maior influência maligna é a de Satanás, o governante deste mundo (João 12:31 João 12:31Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.
Almeida Atualizada×
; 14:30; 16:11). "O diabo...foi homicida desde o princípio” (João 8:44 João 8:44Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira.
Almeida Atualizada×
).

O Oposto de Assassinar é Amar Todos Os Filhos de Deus

Quando Jesus Cristo veio à Terra, Ele veio para “tornar grande e gloriosa a sua lei” (Isaías 42:21 Isaías 42:21Foi do agrado do Senhor, por amor da sua justiça, engrandecer a lei e torná-la gloriosa.
Almeida Atualizada×
, NVI). Ao aprofundar, expandir e elevar os Dez Mandamentos, Jesus revelou o espírito da lei, mostrando que a obediência é uma questão da mente e do coração, bem como das ações. Ele deixou claro que no sexto mandamento estão incluídos os mandamentos de “amar o próximo” e viver de acordo com a Regra de Ouro (Mateus 22:39 Mateus 22:39E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
Almeida Atualizada×
; 7:12).

O amor e os bons relacionamentos dependem muito do perdão. Deus espera que sejamos perdoadores. Obviamente, Ele nos ama porque está sempre pronto para nos perdoar quando vê em nós “a tristeza segundo Deus” (2 Coríntios 7:10 2 Coríntios 7:10Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar; mas a tristeza do mundo opera a morte.
Almeida Atualizada×
), ou seja, o verdadeiro arrependimento e disposição de uma pessoa para perdoar aqueles que a ofende (ver Mateus 6:12 Mateus 6:12e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores;
Almeida Atualizada×
, 14-15). E devemos fazer o máximo para que os outros nos perdoem, tendo a humildade de admitir nossas falhas, pedindo perdão e buscando a reconciliação (ver Mateus 5:23-26 Mateus 5:23-26 [23] Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, [24] deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta. [25] Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele; para que não aconteça que o adversário te entregue ao guarda, e sejas lançado na prisão. [26] Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.
Almeida Atualizada×
).

Em Mateus 5:21-22 Mateus 5:21-22 [21] Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e, Quem matar será réu de juízo. [22] Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e quem disser a seu irmão: Raca, será réu diante do sinédrio; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno.
Almeida Atualizada×
, Jesus revelou que o ódio, a amargura e o escárnio contra uma pessoa diz respeito ao espírito do assassinato. Quando alguém, insensivelmente, fere o coração, a mente, a reputação, o respeito próprio e/ou as aspirações de uma pessoa com qualquer tipo de abuso, uma parte vulnerável e preciosa dessa pessoa pode vir a morrer. Independentemente de o abuso ser por ação ou omissão, isso tem a ver com o espírito do assassinato. Isso acontece especialmente com crianças pequenas que, muitas vezes, ficam com certo grau de cicatrizes, embora Deus possa nos dar a força e a esperança da cura.

Em Mateus 5:38-48 Mateus 5:38-48 [38] Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. [39] Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; [40] e ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; [41] e, se qualquer te obrigar a caminhar mil passos, vai com ele dois mil. [42] Dá a quem te pedir, e não voltes as costas ao que quiser que lhe emprestes. [43] Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. [44] Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; [45] para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. [46] Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? não fazem os publicanos também o mesmo? [47] E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais? não fazem os gentios também o mesmo? [48] Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial.
Almeida Atualizada×
, Jesus revelou que devemos amar a todos, não apenas aqueles que correspondem esse amor, até aos nossos inimigos! Leia Levítico 19:9-18 Levítico 19:9-18 [9] Quando fizeres a colheita da tua terra, não segarás totalmente os cantos do teu campo, nem colherás as espigas caídas da tua sega. [10] Semelhantemente não rabiscarás a tua vinha, nem colherás os bagos caídos da tua vinha; deixá-los-ás para o pobre e para o estrangeiro. Eu sou o senhor vosso Deus. [11] Não furtareis; não enganareis, nem mentireis uns aos outros; [12] não jurareis falso pelo meu nome, assim profanando o nome do vosso Deus. Eu sou o Senhor. [13] Não oprimirás o teu próximo, nem o roubarás; a paga do jornaleiro não ficará contigo até pela manhã. [14] Não amaldiçoarás ao surdo, nem porás tropeço diante do cego; mas temerás a teu Deus. Eu sou o Senhor. [15] Não farás injustiça no juízo; não farás acepção da pessoa do pobre, nem honrarás o poderoso; mas com justiça julgarás o teu próximo. [16] Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; nem conspirarás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o Senhor. [17] Não odiarás a teu irmão no teu coração; não deixarás de repreender o teu próximo, e não levarás sobre ti pecado por causa dele. [18] Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.
Almeida Atualizada×
, 32-37 para entender mais como amar as pessoas independente da situação.

Por favor, entenda que quando Jesus disse para “dar a outra face” (Mateus 5:39 Mateus 5:39Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
Almeida Atualizada×
), Ele não quis dizer que alguém deveria permitir ser abusado ou que nunca deveria se defender contra agressões. Uma lição que precisamos aprender é que o povo de Deus não deve retaliar, buscar vingança ou ser rancoroso e vingativo. Muitas escrituras nos dizem que a vingança é responsabilidade de Deus, pois somente Ele pode executar a justiça perfeita. Romanos 12:19 Romanos 12:19Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar � ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor.
Almeida Atualizada×
nos diz: “Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; Eu recompensarei, diz o Senhor”.

O contexto de Mateus 5:39 Mateus 5:39Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
Almeida Atualizada×
é sobre o amor. Então, outra lição diz respeito ao fato de que amar alguém torna a pessoa mais suscetível a ser magoada. Muitas vezes, as pessoas “mordem a mão que as alimenta”. Jesus está dizendo que devemos perseverar em amar as pessoas, apesar de sabermos que às vezes nos decepcionaremos. Nunca devemos reagir à mágoa pensando: “Eu nunca mais tentarei ajudar a essa pessoa novamente!”.

Um dos melhores indicadores da conversão espiritual de uma pessoa é o fato de ela “amar os irmãos” (1 João 3:14 1 João 3:14Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte.
Almeida Atualizada×
) assim como Jesus Cristo nos ama (João 13:34-35 João 13:34-35 [34] Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. [35] Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.
Almeida Atualizada×
). João declarou ainda: “Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si. Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a Sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos” (1 João 3:15-16 1 João 3:15-16 [15] Todo o que odeia a seu irmão é homicida; e vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele. [16] Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos.
Almeida Atualizada×
, ARA).

A Bíblia também aborda o que pode ser chamado de “homicídio culposo”. Deus nos adverte que, se formos responsáveis por permitir a existência de uma condição ou situação perigosa que cause ferimento ou a morte de uma pessoa, podemos ser responsabilizados pela lesão ou morte dela. Por exemplo, não devemos deixar algo em um local que possa fazer alguém tropeçar. Se você tem uma piscina, é aconselhável fazer algum tipo de cerca ao redor dela para evitar que uma pessoa caia dentro dela. Sem dúvida, devemos ser “guardiões de nosso irmão”. Para mais exemplos, leia Êxodo 21:28-29 Êxodo 21:28-29 [28] Se um boi escornear um homem ou uma mulher e este morrer, certamente será apedrejado o boi e a sua carne não se comerá; mas o dono do boi será absolvido. [29] Mas se o boi dantes era escorneador, e o seu dono, tendo sido disso advertido, não o guardou, o boi, matando homem ou mulher, será apedrejado, e também o seu dono será morto.
Almeida Atualizada×
e Deuteronômio 22:8 Deuteronômio 22:8Quando edificares uma casa nova, farás no terraço um parapeito, para que não tragas sangue sobre a tua casa, se alguém dali cair.
Almeida Atualizada×
.

Conclusão

Enfim, não se deve matar nem na letra nem no espírito da lei. Em vez disso, “ameis uns aos outros!” (João 13:34 João 13:34Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros.
Almeida Atualizada×
; João 15:12 João 15:12O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
Almeida Atualizada×
, João 15:17 João 15:17Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros.
Almeida Atualizada×
, Romanos 13:8 Romanos 13:8A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei.
Almeida Atualizada×
; 1 Tessalonicenses 4:9 1 Tessalonicenses 4:9Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que se vos escreva, visto que vós mesmos sois instruídos por Deus a vos amardes uns aos outros;
Almeida Atualizada×
; 1 Pedro 1:22 1 Pedro 1:22Já que tendes purificado as vossas almas na obediência � verdade, que leva ao amor fraternal não fingido, de coração amai-vos ardentemente uns aos outros,
Almeida Atualizada×
; 1 João 3:11 1 João 3:11Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio, que nos amemos uns aos outros,
Almeida Atualizada×
, 1 João 3:23 1 João 3:23Ora, o seu mandamento é este, que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou.
Almeida Atualizada×
; 1 João 4:7 1 João 4:7Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
Almeida Atualizada×
, 1 João 4:11-12 1 João 4:11-12 [11] Amados, se Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros. [12] Ninguém jamais viu a Deus; e nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é em nós aperfeiçoado.
Almeida Atualizada×
; 2 João 1:5 2 João 1:5E agora, senhora, rogo-te, não como te escrevendo um novo mandamento, mas aquele mesmo que desde o princípio tivemos: que nos amemos uns aos outros.
Almeida Atualizada×
).