This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.
COMUNITAR ihrer EVE Essa é aenteenza de MOTHER委ENC冊 AP 브�. DOs SCENOS Podemos estar graças a muito pelo que nós podemos estar gratos. Podemos estar gratos por um lindo porto-sol. Podemos estar gratos pela nossa saúde. Podemos estar gratos pela nossa família e pelos nossos filhos e figas. A vida, por si própria, é algo de estarmos gratos, por termos vida, para podermos apreciar a vida, para podermos ser alegres. E devemos estar gratos pela graça que Deus nos deu, de sermos perdoados pelo sacrifício e pela morte de Jesus Cristo.
É algo para dar graças também. E, por isso, graças por termos a oportunidade do seu plano de salvação e de termos a vida eterna. Por isso, cris irmãos, há muito pelo que nós podemos estar gratos. Há muito pelo que nós podemos ter gratitude. Ou gratidão, digamos assim. Nos cris irmãos, hoje, quer falar acerca de estarmos gratos pelas obras. Alguns grátos pelas obras.
E alguns vão perguntar. O que estás a dizer, grátos pelas obras? Não somos salvos pela graça? Sim, somos salvos pela graça. E devemos estar gratos e de ter gratidão pela graça que recebemos. Mas o que dizer acerca de obras? Não devemos estar gratos por obras. Se não héssem obras, trabalhos, não teríamos, por exemplo, casas, não teríamos estradas, não teríamos uma série de coisas, porque isso tudo envolveu trabalhos, envolveu obras.
Deixe-me perguntar de outra maneira. O que você vai fazer pela eternidade fora? O que você vai fazer pela eternidade fora? Você vai sentar aos pés de Jesus, vai olhar para a cara dele pela eternidade inteira e vai tocar uma harpa? É isso. A ideia de eternidade para muitas pessoas, simplesmente fazer nada, passar a eternidade a fazer nada. Eternidade, sem trabalho, simplesmente descansar e carnamento. Você apreciaria isso? Pela eternidade? É isso felicidade? Ora está claro, você e eu precisamos de ter férias. Precisamos de parar e descansar. Precisamos de um período de férias que é bom para nós.
Sim, precisamos disso. Mas depois de você estar um bom período de férias, não chega a um ponto que deseja de voltar a trabalhar. Queridos irmãos, o que é que você e eu vamos fazer durante a eternidade? Qual é a nossa obra? Qual é o nosso trabalho durante a eternidade? Porque vai haver um trabalho. Vai dar uma obra para nós fazermos durante a eternidade. E a pergunta é, estamos agora a prepará-nos para essa obra? Estamos agora a prepará-nos para essa obra?
E por isso então vamos olhar a trabalho, a obras, numa maneira um bocadinho diferente hoje. E por isso, quero que virem para João capítulo 5, versículo 17. Cadão, João 5, versículo 17. Mas ele, este é Jesus Cristo disse ao Judeus que o perseguiam, meu pai trabalha até agora, e eu trabalho também. Jesus disse que ele e o pai trabalham, fazem obras, fazem obras, trabalham. Vejam um bocadinho mais adiante, em João capítulo 10, versículo 32.
Diz assim, disse-lhe Jesus, tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte do pai, por qual me pedrigais? Demonstrou muitas obras boas da parte do pai. Perrespondeu-lhe ao Judeus, não é por obra boa que te pedragamos, mas sim por blasfémia. Crescimãos vemos que o pai trabalha. Jesus Cristo trabalha. Vejam, por exemplo, no versículo 37. Jesus disse, falando ainda cerca nesse ponto de trabalho, versículo 37, diz, se não faça essas obras do meu pai, não me acrediteis. Mas se eu faço e não credes, crede nas obras. Acredita nas obras, para que possa se possais saber e compreender que o pai está em mim e eu estou no pai.
Crescimãos, crer nas obras. Crer na obra de Deus. Crescimãos, claramente, obras são necessárias. Deus trabalha, Jesus Cristo trabalha. Até a lei do sábado, pensem bem, a lei do sábado. Diz assim, trabalhem seis dias e depois descansem no sétimo. Trabalhem seis dias. Isto é como se dizer que se você não trabalha por seis dias, talvez esteja a quebrar a lei do sábado, não é? Porque é necessário trabalhar por seis dias. Isso é parte da lei. O ponto aqui é que, cres irmãos, é que obras, obras são necessárias.
Jesus Cristo foi o Criador. Ele criou as estrelas, as galáxias, os montes, os rios. Às vezes nós vemos fotografias lindíssimas de rios e de montes e de campos lindos. E isso é obra de Deus. O Criador. Nós estamos grátios pelas obras. David, por exemplo, escreveu nos salmos, muitos salmos, dando glória e graças a Deus, pelas maravilhas de Deus. As maravilhas que ele criou. A beleza da terra e do planeta e das coisas que ele criou.
Agora deixe-me fazer uma pergunta aqui. Qual é a maior obra de criação de Deus? E porque Jesus Cristo foi o nosso Criador, quem nos criou, qual é a maior obra de criação de Jesus Cristo? Pensem nisso. Qual é a maior obra de criação de Jesus Cristo? O que vocês acham? Agora virem comigo a Salmo 74. Salmo 74 versículo 12. Salmo 74 versículo 12. Ora Deus, meu rei, é desde a Antiquidade. Ele é quem opera feitos salvadores no meio da terra.
Deviste-se dizer que Deus é aquele que faz obras de salvação. Cris irmãos, a maior obra de Deus é obra de salvação do homem. Isto é a fazer nos filhas e filhas de Deus. É o acto maior de criação de Deus. A obra maior de Ele. O plano de salvação de Deus. Vejam um bocadinho mais adiante em Salmo 75. Versículo 1 e 2 diz assim, graças te rendemos ao Deus e graças te rendemos e invocamos o teu nome e declaramos as tuas maravilhas, as tuas obras maravilhosas. Pois disseste, aí, de aproveitar o tempo determinado, aí, de julgar retamente. Isto é parte do plano de criação de Deus. O plano de salvação de Deus para o homem é que vai ver um julgamento.
E isso é uma obra, a obra de julgamento. Cris irmãos, Deus nos revela o seu plano de salvação através dos dias santos de Deus. E nós temos um guia de estudo para estudarem a Bíblia e para verificarem o significado do dias Santos de Deus.
Os dias Santos de Deus não é o Natal, não é dias que as pessoas observam hoje em dia, feriados religiosos, pessoas que não estão na Bíblia. Os que estão na Bíblia, infelizmente, a maioria do mundo não as observa. Por isso dizem, ah não, não é preciso fazer isso. Mas se não é preciso, então por que que observam o Natal? Cris irmãos, Deus nos dá um plano de salvação através dos seus dias santos. O plano de salvação de Deus, digamos assim, é a maior obra de Deus para nós. Vejam, por exemplo, em Hebreus capítulo 5, Hebreus capítulo 5, versículo 9.
Falando acerca de Jesus Cristo, disse assim no versículo 9, e tendo sido aperfeiçoado, este é Jesus Cristo, tornou-se o autor da salvação. O autor é aquele que faz, é aquele que faz um trabalho, uma obra, é o autor da salvação, eterna para todos os que lhe obedecem. Sim, precisamos de obedecer, precisamos de obedecer salvação para os que lhe obedecem.
Pessoas dizem, ah não é preciso observar as leis de Deus, não é preciso observar as leis de Deus? É preciso observar as leis de Deus. É o autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem.
Ele é o autor, ele é o que trabalha através das obras dele para podermos ser salvos. E por isso precisamos de estar gratos pelas obras.
Óbras de Deus, obras de Deus. Eu deliberadamente, no título, deixei parte da frase para fazer com que vocês pensassem um pouco. Porque precisamos de estar gratos pelas obras de Deus.
E como é que isso está ligado, então, às nossas obras?
Como é que as obras de Deus estão ligadas às nossas obras? Porque eu perguntei, o que é que vai fazer para a eternidade?
Cris irmãos, não é então a vida cristã. Não é então uma de treinamento para o que vamos fazer no futuro.
Por exemplo, você quer ser, por exemplo, um engenheiro químico. Você vai primeiro para a escola e vai ter um estudo universitário em química para poder ser uma pessoa a trabalhar na química. Você quer ser um carpenteiro. Tem que ir para uma escola para aprender acerca da carpentaria, para ser um bom carpenteiro. Tem que praticar, tem que ser ensinado nessa profissão. É lógico, é lógico. Você quer ser um médico. Tem que ir para uma escola de medicina para aprender a ser um médico. Não é? O que vamos fazer na eternidade?
Não é a vida cristã, um campo de treinamento? Para o que vamos fazer na eternidade?
Então, o que as nossas obras têm a ver com o que vamos fazer na eternidade? Que eles, irmãos, estão diretamente ligados. O que vamos fazer na eternidade está ligado ao que estamos a fazer agora, porque tem que ser um treino para o que vamos fazer na eternidade. Por isso, por isso, se hoje em dia estamos a fazer obras de Deus, sim, de uma maneira limitada, porque somos pessoas físicas, nós estamos a fazer a obra de Deus.
Então, estamos a ser treinados agora para fazer a obra de Deus, de uma maneira muito maior, quando viermos a ser seres espirituais no reino de Deus.
Por isso, estamos agora a ser treinados a fazer a obra de Deus, para depois podermos fazê-la ainda de uma maneira maior e mais efetiva.
E por isso, se você quer ser um médico, tem que estudar e ter a sua mente envolvida à seca dos assuntos e dos estudos para ser um médico de medicina, para sermos filhos e filhas de Deus, no reino de Deus, a governar e reinar como Ele, temos que aprender agora a fazer certas coisas neste campo de treino e por isso precisamos estar grato pelas obras. Por isso, os nossos corações e as nossas mentes têm que estar completamente envolvidas na obra de Deus hoje, para estarmos treinados para fazer a obra de Deus amanhã, na eternidade.
Por isso, é que Jesus Cristo nos chamou para a vida hoje, para sermos cristãos hoje, por isso é que ele nos chamou agora para fazermos, para sermos parte da obra DELA, que é depreiar o evangelho como um testemunho ao mundo e preparar o povo, preparar o povo para a obra do futuro. Estamos a ser treinados agora, queridos irmãos, para sermos instrumentos maiores DELA no futuro.
E por isso, as nossas obras hoje, o nosso foco das nossas obras hoje, deve de ser, à volta de fazermos a obra de Deus. Para no futuro, podemos continuar a fazer a obra de Deus, mas como sermos espirituais, de uma maneira muito maior. Mas, se você e eu somos, digamos assim, concentrámos-nos só à seca de nós mesmos, não tendo cuidado pela obra de Deus, não tendo cuidado suficiente pelo a mensagem de Cristo nos ensinou, os ensinamentos que Ele nos deu para sermos discípulos DELA, mas não nos ensinou, a mensagem de Cristo nos ensinou, os ensinamentos que Ele nos deu para sermos discípulos DELA, a maneira que Ele nos educou para ser.
E a mensagem de Cristo qual é? É a bornova do reino de Deus. E o que é a bornova do reino de Deus? É que o mundo hoje em dia é um desastre, e não há solução, não há governo qualquer deste mundo que venha a resolver os problemas mundiais, isto está um desastre, está a caminho de um caos.
A única solução que temos é a vinda de Cristo para resolver os problemas deste mundo. Esta é a obra de Deus que é lá de vir para a Terra para resolver os problemas do mundo, e a obra de Ele hoje é para pregarmos esta esperança, a esperança desta promessa que é simbolizada pelos dias Santos de Deus.
Querias irmãos, se o nosso foco é simplesmente interno para nos desenvolver espiritualmente, internamente, portanto, mas se é só isso, se as nossas corações e as nossas mentes não estão focadas no trabalho de Deus, conforme é dirigido e ado por Jesus Cristo, então só vamos e vão ver internamente. E então não temos raízes externas. Então seremos como a semente no solo rochoso.
Vejam comigo em Mateus capítulo 13, versículo 5 e 6, para ver esta parábola acerca da semente no solo rochoso. Mateus 13. Mateus 13, versículo 5 e 6.
E diz assim, outra parte caiu em solo rochoso, outros sementes caíram no solo rochoso, onde a terra era pouco, e logo, nasceu, visto não ser profundo à terra. Perdão. Vejo-me, não.
Visto não ser profundo à terra. Seu indo porém o sol, a queimou e por não ter raiz secou-se.
Queres irmãos, nós vamos secar, espiritualmente, se não temos raiz. E raiz é expandir para fora, além das coisas internas, expandir para fora, precisamos de raiz. E por isso diz assim, no versículo 20 e 21, explicar esta parábola, diz assim, o que foi-se semeado em solo rochoso, esse é o que houve a palavra, houve a boa nova. E recebe logo com alegria, mas não tem raiz em si mesmo, sendo antes de pouca duração, chegando à angústia ou perseguição por causa da palavra. Não é perseguição por causa de que eu fiz coisas erradas, se eu fizer coisas erradas, sou castigado, não é? Mas é perseguição por fazer coisas certas por causa da palavra.
Se não tenho raiz, essa perseguição não vou aguentar essa perseguição, diz assim, logo se escandaliza. Fica logo escandalizado! Oh! Deus vai fazer isto ou vai fazer aquilo? Não. Não. Não é que Deus faça isto ou aquilo. Não devemos ficar escandalizados.
Mas nós precisamos de ter raiz, porque diz que chegando à angústia ou à perseguição por causa da palavra. Sim, vai haver angústia ou perseguição por causa da palavra.
Por isso nós precisamos de raiz.
Querias irmãos, nós precisamos ter os nossos corações constantemente na obra de Deus.
As nossas orações precisam ser quentes, ferventes, a ferver na obra de Deus. Os nossos dísimos, as nossas ofertas têm que ser guiadas dirigidas para a obra de Deus, porque é o onde temos os nossos corações e as nossas mentes focadas. É o que nós queremos que seja feito. Veja então, no versículo 23. Mas o que foi sumiado, isso é Mateus 13, versículo 23, o que foi sumiado em boa terra. Se nós temos raízes, a raiz tem boa terra, uma terra saudável e a planta cresce. O que foi sumiado em boa terra é que houve a palavra.
E compreende, e a pratica, e vive esta palavra, a parte dele ou parte dela. E por isso, essa pessoa frutifica e produja 100 a 60 e a 30 por um.
A pessoa houve a palavra e entende, e ela obtece. E por isso tem uma perseverança, se mantém nisso, entende que isso significa uma certa perseverança da obdiência e de fazer certas obras. Então seremos mais felizes, mais abençoados, as vidas terão um significado mais profundo, e isso é o que a nossa vida deve ser, porque estamos a pôr a obra de Deus primeiro. Deixe-me repetir, uma vez mais. Se os nossos corações e as nossas mentes estão completamente na obra de Deus hoje em dia. Foi a razão porque Jesus Cristo nos chamou, e por isso, se as nossas obras se tornam uma parte da obra de Deus, que é parte da função do corpo da igreja de pregar o evangelho como uma testemunha e preparar o povo. Semos parte desta missão, isto torna-se parte de nós, porque temos a nossa mente e o nosso coração focado nisso. Então estamos a treinar agora para esta responsabilidade maior do futuro.
Para sermos instrumentos no futuro de Deus.
Por isso, são as nossas obras hoje? Fazer o trabalho de Deus hoje?
Por isso, parte da obra de Deus, parte do seu plano de salvação de Deus, além de Jesus Cristo morrer por nós, porque isso é só, tínhamos assim, o primeiro passo do plano de salvação. Pelo qual está claro a morte de Jesus Cristo, pela qual está claro que estamos gratos, temos grande gratidão, mas a obra de Deus é também uma benção que nós temos, para nos ajudar a crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo, preparando-nos a nós para sermos um povo para reinar e trabalhar com Jesus Cristo no reino de Deus.
Para quê? Para ajudar a Él a salvar o mundo. Porque este mundo vai precisar de salvação, Jesus Cristo vem para a terra para salvar o mundo e nós vamos ter a oportunidade de o ajudar a salvar o mundo, a reinarmos com ele e julgarmos com ele, de baixo dele. Mas temos que hoje em dia estar a treinar nesta obra de Deus, para podemos fazer a obra de Deus mais tarde.
E por isso, por você e eu, temos esta oportunidade tão grande, de ser uma parte da obra de Deus hoje em dia, isso é algo de estarmos muito gratos, de demonstrarmos muita gratidão. E por isso, não devemos negligenciar essa oportunidade que temos. Porque se você e eu não estamos a treinarmos agora para essa responsabilidade futuro, que foi a reação porque nós fomos chamados, então talvez, se você não está a treinar agora para fazer essa obra de futuro, você não está a treinar agora a fazer isso, porque isso foi a reação porque fomos chamados, então você talvez esteja a negligenciar esta grande oportunidade. E por isso, nós devemos estar gratos pela obra de Deus, de várias maneiras, duas maneiras principais. Primeira, porque recebemos, porque a obra de Deus de salvação é a graça que nós recebemos de graça. Porque nos perdoa, os sacrifícios de Cristo, é parte dessa graça o que nós recebemos. E nós devemos ter gratos pelo que recebemos da obra de Deus. Mas o outro lado, digamos assim, o outro lado da moeda, a outra face da cara, digamos assim, da moeda, é o que nós podemos dar, o que nós podemos servir. É a nossa oportunidade de estarmos envolvidos na obra de Deus, para salvar o mundo. E as nossas obras hoje são parte da obra de Deus.
Mas as nossas obras hoje não são parte da obra de Deus, porque estamos a andar em outro caminho, então não estamos a ser treinados para a missão para a qual fomos chamados. Queria dizer, irmãos, isto é um ponto importante. Sim, há uma grande diferença, há uma grande diferença entre graça e obras. Somos salvos de graça, mas somos recompensados pelas obras.
E por isso, não é só graça ou obras, é graça e obras. E por isso, precisamos estar gratos pelas obras de Deus, porque somos salvos pelo trabalho da salvação de Deus, que nos é dado de graça. E em segundo lugar, estamos gratos pelas obras, porque nós temos uma oportunidade de estar envolvidos na obra de Deus, para salvar o mundo. E estamos a receber este treino agora, na obra de Deus, aqui neste mundo. E temos a oportunidade de ser treinados agora, para servir no futuro.
E por isso, aqui há uma chave importante, que o nosso envolvimento agora, na obra de Deus, vai determinar a nossa recompensa no futuro. E por isso, a maior responsabilidade que temos, que vamos ter para servir a humanidade no reino de Deus, será, se nós estamos agora a ser treinados, envolvidos na obra de Deus. E quanto mais estamos treinados, envolvidos na obra de Deus, maior será a responsabilidade para servir a humanidade no reino de Deus, porque isso é a obra de Deus a servir a humanidade. E por isso, maior será a nossa glória no reino de Deus.
Isso é o que Jesus Cristo disse, em Mateus 20. Em Mateus 20, vejam que o Mico se faz sabor, aqui a situação da mulher de Zeba Deus, em Mateus 20, começando no versículo 20, o pedido da mãe de Tiago e João, este era a mulher de Zeba Deus, e pediu para que um filho que vesse ao lado esquerdo e o outro ao lado direito Jesus no reino, e os outros, os outros discípulos, outros deés, ficaram indignados contra esses dois, como leia no versículo 24, porque é o que eles criam, ficaram indignados com esses dois, porque tinham inveja. Então, no versículo 25, Jesus Cristo disse, então Jesus, chamando-os disso, sabeis que os governadores dos povos os dominam, e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. Estes são os governos deste mundo, dos povos governantes destas nações, dominam as populações, e os maiores exercem autoridade sobre eles.
E depois diz no versículo 26, mas não é assim entre vós. Pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, no reino de Deus, em outras palavras, será esse que vos sirva, e quem quiser ser o primeiro entre vós, será vosso servo.
Tal como o filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida enroscada por mundos, isto é obra de Deus, para servir a humanidade. E está-nos a servir de graça, e nós temos que seguir o mesmo, copiar o mesmo exemplo, e servir outros de graça. Tal como recebemos, damos.
Queres irmão, estáis? Tenho certeza que não haja nenhum mau entendimento. Não estou a falar de obras de lei.
Não estou a falar de obras de lei. Obras de lei, como Paulo diz em Gálatas 3, versículo 10, essas obras de lei, se pessoas têm baixo dessas obras de lei, estão de baixo. Vamos ver, vamos ler, então, a Gálatas 3, versículo 10.
Gálatas 3, versículo 10. Diz assim, todos, quantos poes são das obras de lei, estão de baixo da maldição. Porque está escrito, maldito, todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas, o nível de lei, para praticá-las. Por quê? Porque não obtecemos a lei, pecamos. Porque pecamos, o salário do pecado é a morte.
E não há nada que possamos fazer para nos dar a vida de volta.
E por isso não estou a falar de obras de lei.
Porque as obras que determinam a nossa recompensa, não são obras da lei. Está claro, não estou a dizer que agora podemos desobter a lei.
Também não estou a dizer que as nossas obras nos vão dar a vida eterna. Vejam Romano 6, 23. Romano 6, 23.
Romano 6, 23. Porque o salário do pecado é a morte. Querias irmãos, todos nós quebrámos a lei, todos nós fiquemos pecados e todos nós temos o salário que é a morte. Mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, Nossa Senhora. É um dom gratuito, é uma obra que ele faz por nós de graça. Salvação, por isso, não é receber o que nós devemos receber, porque nós devemos receber a morte. Salvação é um dom de vida eterna. Nós não temos vida eterna em nós. Nós somos justificados pelo sangue de Cristo. Nós somos justificados pelo sangue de Cristo. Mas não somos salvos pelo sangue de Cristo.
Pessoas confusem justificação com salvação. Vejam comigo, em Romanos capítulo 5, versículo 8, a 10. Mas Deus prova o Seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós. Sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados, isto é, sendo feitos justos, sendo reconciliados com Deus, feitos justos, pelo Seu sangue. Seremos futuro. Por ele salves daí. Porque se nós, quando inimigos, fomos reconciliados, ouvesta reconciliação, fomos justificados, fomos reconciliados, há uma reconciliação, com Deus me diando a morte de Seu filho.
A morte de Seu filho. Jesus Cristo fez uma obra. A obra dele foi vir para a terra e morrer por nós. Isto foi parte do que ele fez, por nós.
Ele é o autor da salvação.
E ele fez isto porque teve completa confiança no Pai, que o Pai ressuscitaria. Ele pagou apenas dos nossos pecados. Na condição, está claro, como vocês leem, Atos 2, 38, que nós nos arrependemos e que agreditamos nele, que aceitamos os Cristo como nosso Salvador e que nos comprometemos a não pecar mais. Então, quando fazemos este compromisso, esta promessa, fazemos esta promessa através do batismo, que simbólicamente é uma lavagem na água, que somos enterrados na água e, pois, tínhamos assim, saímos da água, como se fossemos os societados, para viver uma vida nova sem pecado. Para que fizemos um compromisso. E, por isso, somos justificados dos pecados passados, não é de pecados futuros. E, por isso, se é ser justificado, não é salvo. Porque diz aqui, versículo 10, porque, se nós, quando inimigos fomos reconciliados com Deus mediante, amorta o Seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela Sua vida. Seremos salvos pela vida de Cristo.
Não é salvos?
Pelo Seu sangue? Não é salvos pela Sua morte? Não é salvos pela nossa obra? Porque você não merece a vida eterna, e eu também não mereço, em um de nós. Mas somos salvos pela vida de Ele.
Jesus Cristo tem a vida eterna, e Ele nos dá a vida eterna.
Como é que Ele nos dá a vida eterna? Nos dá a vida eterna, porque o Sucito está ao lado do Pai, e agora nos manda o Espírito Santo. O Espírito Santo nos dá a força, a energia, o amor de Deus, a mente de Deus, a maneira de pensar, de conhecer a Deus, através do Espírito Ele, e nos dá a força, o poder. Se nos dá o amor, os pensamentos, e o poder, a força, a energia.
Porque é que temos o Espírito Santo? Porque Jesus Cristo recitou e nos mandou o Espírito Santo de cor com a promessa.
Pela Sua vida. Porque vive. Pela Sua vida.
Vejam como isso faz favor em 1 João capítulo 5, versículo 11 e 12. 1 João capítulo 5, versículo 11 e 12. Primeiro João.
5, versículo 11 e 12. O testimony é este. Que Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está no seu filho. Ele não está a oferecer isto. Aquel que tem o filho, tem a vida. Aquel que não tem o filho, Deus, não tem a vida. Como é que temos?
O filho, porque Ele nos deu o Espírito.
Deus o Espírito. Vejam Romanos capítulo 8, versículo 11. Romanos capítulo 8, versículo 11.
Jesus Cristo.
Viz assim, se habita em vosso Espírito, aquele que o recorrisse, Jesus, dentro dos mortos, esse mesmo que o recorrisse, Jesus Cristo, dentro dos mortos, vivirá também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que invóes e habita. Jesus Cristo recorrisse, foi ao Pai, mandou o Espírito a nós, por isso é que nos salva pela Sua vida, porque a vida Dele, tendo a viver, tendo-se recolhido, abriu o caminho para nós e disse, dá a Elas, dá a nós, o Espírito de Deus, que é o poder de Deus, que é o amor de Deus, que é a mente de Deus. E então recebemos o Espírito e quando recebemos o Espírito, então somos herdeiros de Deus. Vejam, no mesmo capítulo Romano 18, versículo 16 e 17. O próprio Espírito estefiga com o nosso Espírito, que somos filhos de Deus. Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus, e com herdeiros com Cristo.
Isto é, vamos herdar quando formos os suscitados. Ainda não herdámos. Vamos herdar quando formos os suscitados. Se! Se!
Com ele sofremos.
Se! Perceberamos até o fim a fazer a obra de Deus, e a obra de Deus precisamos ter raiz, porque diz, se não tivemos raiz quando a perseguição vier por causa da palavra, vai haver um certo, uma certa quantidade de sofrimento. Mais ou menos, dependendo de várias coisas. Coisas que são parte do nosso crescimento. É como você, quando vai estudar, para a escola, tem que passar certas provas. Se você vai ter uma posição mais alta de engenheiro, mais alta, vai ter mais provas, mais testes, mais educação, mais profundo conhecimento.
Por isso diz, somos também herdeiros, herdeiros de Deus. Herdeiros de Deus, filhos de Deus, e por isso o que é que Deus faz? Faz as obras de Deus, e nós precisamos fazer as obras de Deus. Se, com ele, sofremos, também com ele seremos glorificados. Vejam em 1 Pedro 2. 1 Pedro 2, 1 Pedro 2, 1 Pedro 2, 1 Pedro 2, 1 Pedro 2, 2, 2, 2, 20 e 21. 20 e 21. Pois que glória há se pecando e sendo esbofteados por isso, o suportar as compaciências. Isto é, vocês estão a sofrer porque vocês fizeram coisas erradas? O que há com isso? Você fez coisas erradas? Por isso, tem castigo. Mas, entretanto, quando praticar, se o bem sois igualmente afligidos, quando praticam o bem, e fazem as coisas certas, as pessoas ajudem ao você porque você está a fazer as coisas certas. E o suportar-se com paciência, porque tens raiz e quando esta perseguição e esta angústia vem, você tem raiz, você aguenta. E esta raiz, porque tem raiz na obra de Deus.
E suportar-se com paciência, insta grata a Deus, por quanto para isto mesmo fostes chamados?
Para que é que foram os chamados?
Para termos certos testes, para ver através destes testes, destas provações, para ver que de facto nos mantemos fortes para podermos ter uma recompensa maior.
É como você, quer ser um doutor, em medicina, por exemplo, e você vai ter muitos testes para provar que de facto você sabe o material, para poder receber a graduação final, como o médico. Ou seja, em que disciplina de medicina seja isso. E, quando mais técnico, mais profundo será. Você que o 21, por quanto para isto mesmo fostes chamados? Pois que também Cristo sofreu em vossa lugar, deixando-os exemplo para seguir os seus passos. A obra de Jesus Cristo é que sofreu para nós de graça, para nós podermos receber a vida eterna e nós, como Ele, seguimos esse exemplo e damos graça, aceitamos sofrimentos que outras pessoas nos dão de graça. Somos graciosos para essas pessoas, para essas pessoas também, depois, se poderem arrependerem por causa do nosso bom exemplo. Cristo disse em Mateus 16, em Mateus 16, versículo 27, porque o filho do homem advir na glória de seu pai, com seus anjos, e então retribuirá a cada um conforme as suas obras. Nos retribuirá conforme as suas obras e conforme as nossas obras, isso determinará a posição de glória no rei de Deus para uns serem maiores que outros, uns para governarem sobre dez cidades, outros sobre cinco, outros sobre duas, dependendo das obras. Por isso, a obra de Deus, a obra de Deus, é o plano de salvação de Deus, que nos justifica de graça, pela obra de Jesus Cristo de sofrer e morrer por nós. Entravés da sua vida, como o nosso sumo sacerdote, e conforme nós recebemos o Espírito Santo para nos dar a força, para nos ajudar a vencer as nossas dificuldades, os nossos problemas e fazermos a sua obra, então essas obras são igualmente graciosas para outras pessoas que são nossos irmãos e irmãs. Essas obras que fazemos para eles. E por isso, estamos gratos pelas obras, pelas obras de Deus, pela obra de Deus, que é, nos dado pelo exemplo de Jesus Cristo, o qual nós devemos seguir. E seu caráter de Jesus Cristo a ser desenvolvido em nós. E isso é possível através da obra do Espírito Santo, conforme nós fazemos a obra de Deus. Por isso, é que Jesus Cristo disse que é uma videira, e estamos dentro desta videira, é a mesma videira. E se nós não tivemos a fazer parte dessa videira, vai ser cortado. Temos que fazer obras na videira, produzir fruto na videira. E por isso, temos que produzir obras na Igreja de Deus. Vejam primeiro Coríntios capítulo 3. Primeiro Coríntios capítulo 3, versículo 8 e 9. Primeiro Coríntios capítulo 3. Primeiro Coríntios capítulo 3, versículo 8 e 9. Primeiro Coríntios capítulo 3, versículo 8 e 9. Ora o que planta e o que rega são um. E cada um se receberá ao seu galardão, segundo o seu próprio trabalho. Porque Deus somos copradores, lavoura Deus, difícil de Deus, sois vós. Somos parte do edifício de Deus e por isso, somos parte da obra de Deus. Mas veja então no versículo 11 a 15. Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Cristo. Cristo é o fundamento, é a fundação da Igreja de Deus. Contudo, se alguém edifica sobre este fundamento, se alguém edifica sobre este fundamento, é o ouro, prata, pedras preciosas, ou madeira, feno e palha. Isso se manifestará à obra de cada um, pois o dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo. E qual seja a obra de cada um, o próprio fogo provará. Se permanecer à obra de alguém, que sobre o fundamento edificou, que está a edificar sobre na Igreja de Deus, este receberá a galerdão. Se a obra de alguém se queimar, ele se ferrará dano. Mas isso mesmo se terá salvo, todavia, como que é através do fogo.
Cris e mãos, qual é a sua obra? É a sua obra, uma de ouro, prata e pedras preciosas, na Igreja de Deus.
Como é que você constrói, em cima do fundamento, que é Cristo e os apóstolos e os discípulos da Igreja Primitiva, como é que nós edificamos, em cima disso? Estamos a edificar com ouro e prata e pedras preciosas, são as nossas obras ouro e prata e pedras preciosas. Isto é, nós estamos a viver como Jesus Cristo viveu, estamos a fazer a obra como Ele fez, estamos a viver por todas as palavras da palavra Deus.
Temos a nossa Curação e a nossa mente completamente na obra de Deus? Na obra de Deus desta era? Estamos a orar pela obra de Deus diariamente? Estamos a orar pela... porque Deus que diga e proteja aqueles que têm responsabilidade, por exemplo, de ser a boca, ou de serem os pés. Você talvez não seja a boca, talvez você seja um dedo, ou seja um fígado, ou seja os pulmões, ou seja, outra parte do corpo.
E por isso, você está a encorajar pelo seu exemplo, pelo seu apoio da igreja, você está a encorajar aqueles que são parte da boca e que têm responsabilidade como os pés de andar e pregar o evangelho, você está a dar generosamente para contribuir para a obra de Deus financeiramente, nesta era.
Isto é, você tem a sua mente e o seu coração completamente envolvido na obra de Deus, você está a orar para que a mente de mais pessoas seja aberta para entenderem a verdade, para que Satanás não não cause divisões e problemas na Igreja de Deus para a Igreja de Deus poder continuar a fazer a sua obra, para que a obra de Deus possa crescer.
Você está a esforçar-se para ser uma luz na sua comunidade, um exemplo para as pessoas verem que é um exemplo da Igreja de Deus, que é um exemplo positivo, que é uma luz, que é uma luz que você está a estudar o caminho de Deus para se mostrar que está aprovado por anteus. Você mantém-se perto de Deus, a orar diariamente, a fazer estudo bíblico diário, em meditação e em junho ocasional.
Você está a construir o caráter justo de Deus na sua vida, desenvolvendo relacionamentos com outras pessoas, desenvolvendo e construindo a unidade, perdoando e reconciliando, porque precisa de dar muito fruto nesta direção.
Então, a sua investimento de um está a produzir dez. Você tem que olhar a sua própria posição na sua vida.
Nem todos são bocas, nem todos são pés, mas você tem uma posição no corpo, que é a igreja de Deus, e você precisa de suportar esse corpo.
Se, por exemplo, os meus ombros, os meus braços, os meus pés, estão tão dolorosos que não posso fazer a obra, não posso pregar, então o ombro ou o membro ou o parte do corpo não está a ajudar a pregação da boca.
Todos os membros têm que fazer a sua parte. Você assabra sua posição individual aonde vive, na região em que está, o que pode fazer para a obra de Deus. Você precisa poramento à volta da obra de Deus, e então, se você está a construir, ouro e prata e pedras preciosas neste na igreja de Deus, e como é que você constrói madeira, feno e palha? Quando você receba conversão com alegria, você receba o Espírito Santo, o que pode fazer para a obra de Deus. Você precisa puramente a volta da obra de Deus, quando você receba conversão com alegria, você receba o Espírito Santo com alegria, você mantém-se numa boa atitude, sim, mas as obras são de qualidade inferior. Isto é de madeira, feno e palha.
A recompensa será menor, ainda será salvo pela graça de Deus, mas o Seu Crução e o Seu Mente não estiveram assim tão envolvidos na obra de Deus.
Cresirmãos, precisamos de estar gratos pela obra, para os obras de Suscrito, que nos dá a graça da vida eterna, de graça. Precisamos de estar gratos pela obra de Jesus Cristo, que nos mandou o Espírito de Santo Deus para nos dar o poder e a mente e o amor de Deus para servir outros desenvolver relacionamentos com amor e querinho, hoje, para fazer isso, hoje. Precisamos de ter grato, estar gratos, que Jesus Cristo vai voltar para salvar o mundo. Mas nós vamos ser recompensados pela nossa obra.
Vejam, em Apocalipse capítulo 22, versículo 12, apocalipse capítulo 22, versículo 12, diz assim, diz assim, Eis que venho sem demora e comigo está o galertão, que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras. É um galertão. Além da vida eterna, que é de graça, é um galertão. Pelas obras, pelas obras que damos graças a Deus que pudemos servi-lo. Não obra de aloys. Ao fim de contas, queris e irmãos, não são as nossas obras. É a obra de Deus a qual nós temos a oportunidade de servir a Deus na obra dele, que é parte desta videira. E, por isso, fazendo a nossa parte hoje em dia, na obra de Deus, faz contra nós crescamos espiritualmente e, quando nós temos a nossa mente e a nossa curação completamente envolvidos na obra de Deus, fazendo com que o Evangelho vá para o mundo inteiro como um destemunho, pregando o caminho e preparando o caminho para a vinda de Cristo, então estamos nos a treinar hoje em dia para fazer a obra de Deus no futuro, para fazer agora hoje em dia. Estamos a treinar para governar com Ele, para salvar o mundo no mundo da manhã. E, por isso, estamos gratos pelas obras, pelas obras de Deus, que Ele nos faz e que nós temos uma oportunidade de ser parte. Isto é uma oportunidade, além da salvação.
Através das nossas obras, da serviço, na obra de Deus hoje, nós temos uma oportunidade de dar, de dar uma honra maior e uma glória e maior a Deus e para servir a humanidade hoje e amanhã no maravilhoso mundo da manhã.
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).