A Obediência aos Dez Mandamentos é Necessária Hoje?

Você está aqui

A Obediência aos Dez Mandamentos é Necessária Hoje?

Download (Baixar)
MP3 Audio (42.72 MB)

Download (Baixar)

A Obediência aos Dez Mandamentos é Necessária Hoje?

MP3 Audio (42.72 MB)
×

Gostaria de herdar a vida eterna no Reino de Deus? Este sermão aborda como pode ter a vida eterna e que passos dar para ter essa grande dávida de Deus.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Você gostaria de entrar na vida eterna? No Reino de Deus? O que é que precisa de fazer?

Jesus Cristo teve essa pergunta por um certo homem e a sua resposta se lê em MT 19:16-17 e no v. 16 lemos: “eis que alguém aproximando-se lhe perguntou: bom mestre que farei de bom para alcançar a vida eterna? E respondeu-lhe Jesus: por que me chamas bom? (ARC E ACF está desta forma)”.

“bom só existe um e se queres, porém, entrar na vida (claro, na eterna) guarda os mandamentos”.

GUARDAR OS MANDAMENTOS DE DEUS? Você então ouviu na sua igreja talvez a dizer que a lei de Deus foi abolida? Que você não ouviu dizer que a lei de Deus foi pregada na cruz?

É verdade então que precisamos de guardar os mandamentos de Deus? E isso é uma pergunta vital pois afeta a sua vida diária seja na sua casa, no trabalho e negócios, ou seja, na sua vida social.

É uma pergunta que está atrás e lembrem-se bem que está na causa de todos os problemas, dificuldades e sofrimentos que existem hoje.

Você sabia que os dez mandamentos não começaram no monte de Sinai com Moisés? Você sabia que os dez mandamentos têm estado em pleno vigor desde que a vida humana foi criada pela primeira vez na terra e durante os tempos de Adão e Eva?

Queridos irmãos A DESOBEDIÊNCIA aos 10 Mandamentos de Deus é a causa principal de guerras, de sofrimento e da triste morte de pessoas neste mundo desde o dia de Adão.

Óh as pessoas dizem: olha se Deus o existisse parava com este sofrimento, mas nós irmãos é que somos a causa deste sofrimento e não é culpa de Deus nosso sofrimento, sim, é fácil apontar o dedo e culpar a Deus: óh a culpa é de Deus e por que não paras com os sofrimentos?

E somos nós, os seres humanos, que estamos a causar este sofrimento!

Queridos irmãos aqui vemos um ensino falso ao qual o cristianismo hoje se agarra fortemente como por ex.: dizem a antiga aliança eram os 10 mandamentos ou dizem: Jesus Cristo veio para estabelecer uma nova aliança com somente graça e promessas!

Queridos isto é um falso ensino comum e isto é dizer que temos liberdade de fazer o que queiramos fazer e em certamente qualquer lei espiritual a governar as nossas vidas.

Ou de outra maneira: o mundo cristão diz: só a graça é que salva agora! Ou o mundo cristão diz: nenhum mandamento é necessário hoje em dia!

E isto é um ensino diabólico que leva você a acreditar que a lei de Deus é dura, cruel e escravizadora! E visto que foi Deus que deu a lei então é culpa Dele!

Depois há aqueles que acreditam que os 10 mandamentos são iguais ou parte da lei ritualística de Moisés, que os 10 mandamentos não existiam até Moisés e duraram apenas até Cristo.

Mas que mal entendido!  Sim, que distorção da verdade bem clara sobre a lei de Deus!

Precisamos de entender que pessoas que dizem isto estão adorando a Deus em vão! E pensando que estão a adorar a Deus estão é adorando o adversário, satanás, com suas ciladas e estão sendo iludidas e enganadas!

E não têm qualquer perspectiva de receber a herança eterna no reino de Deus se continuarem com essa prática de desobediência à lei de Deus, a todas!

Vejam comigo em MC 7:7-9: “em vão me adoram, é Cristo a dizer citando Isaías, ensinando doutrinas que são preceitos de homens”.

O cristianismo hoje em dia está a seguir essas doutrinas que são preceitos de homens!”

“negligenciando o mandamento de Deus! Estão a guardar tradições de homens! E disse-lhes ainda: desta forma, rejeitais o precito de Deus para guardares à vossa própria tradição! Disse-lhes Jesus Cristo”

Queridos irmãos as pessoas deste mundo e os cristãos desse mundo estão a rejeitar as leis de Deus!

Vejamos em MT 7:21: “nem todo o que me diz: Senhor! Senhor! Entrará no reino dos céus, no reino de Deus! Mas, sim, aquele que faz a vontade do MEU PAI que está nos céus!”

Para entrar no reino de Deus temos que fazer a vontade do Pai Celestial!

Em JD no v. 3-4 lemos” “amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca de nossa salvação foi quando me senti obrigado a corresponder convosco exortando-vos a batalhar diligentemente pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos”.

Sim, Judas está a escrever acerca da nossa salvação mas diz assim: fui obrigado, me senti obrigado, a falar convosco para batalharem, diligentemente, pela fé! Que uma vez por todas foi entregue aos santos.

E depois diz no v. 4” pois certos indivíduos seduziram com dissimulação, isto é, secretamente, os quais deste mundo foram antes antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem, em dissimulação a graça de nosso Deus e negam o nosso único soberano e Senhor Jesus Cristo”

Irmãos, isto é um aviso de Judas que esta libertinagem, liberdade e estes abusos de privilégios por causa da graça de Deus fazendo pessoas terem a licença de fazerem o que acham certo aos seus próprios olhos de acordo com a sua consciência humana e isso é uma libertinagem e isso é uma condenação aqui porque estão negando a Cristo.

Por isso vemos que as pessoas já estavam a seguir esta atitude de libertinagem e de desobedecer às leis de Deus debaixo da desculpa da graça! E isso já acontecia desde o primeiro século onde estavam a transformar a graça de Deus em privilégio irrestrito para desobedecer à sua lei.

E eles então se voltavam para a sua consciência humana como guia que é um dos grandes males e por isso estamos aqui a falar que é o raciocínio humano à parte de Deus.

Esta sociedade hoje em dia, irmãos, em que país você esteja faz a mesma coisa! Sim, não querem obedecer à Deus! Em todos os lugares se vê o espírito de desobediência e os púlpitos continuam pregando: Jesus aboliu a lei de seu Pai ou continuam dizendo: que não é necessário obedecer a Deus.

Mas a Bíblia diz: você não pode nascer de novo, você não pode entrar no reino de Deus a não ser que reconheça e se submeta a autoridade e ao governo de Deus em sua vida!

Discordar ou argumentar com Deus ou usar raciocínio humano para fugir dos mandamentos claros da Bíblia não nos levará a lugar algum!

Deus é o supremo CRIADOR assim como supremo LEGISLADOR e Ele sabe o que é melhor para nós, Ele tem perfeita sabedoria e entendimento, Ele nos deu uma lei perfeita e por isso temos que ter absoluta confiança em Deus, isto é, absoluta fé em Deus e depender na sua opinião, opinião Dele e não só pois é a Sua lei que Ele nos deu em escrito na Bíblia.

E por essa razão as pessoas não se comprometem e não obedecem a Deus e por isso temos sempre más notícias, por isso temos doenças, por isso temos sofrimento, por isso temos guerras, por isso temos medo do nosso futuro e de guerras, por isso temos politiquices, por isso temos conflitos e competição nos negócios

Então por que irmãos há brigas nas nossas casas? Brigas que levam ao divórcio e separação entre pais e filhos e que causam grande estresse, depressão e ansiedade e por que?

E essas brigas ou zangas ou lutas e estas ações que alguns querem assassinar outros e sei lá o que mais e vemos nas notícias! Que são notícias más!

Queridos irmãos são por causa da desobediência à lei de Deus!

Você tem medo de olhar isto claramente como as coisas realmente são? Você tem a coragem de reconhecer o fato que estamos trazendo estas dificuldades todas na vida? Este medo? Esta preocupação? Esta depressão? Esta mágoa? Este sofrimento? Este vazio?

Em nós próprios? Por causa de nossa própria culpa!

Queridos existe uma razão poque existem estes sofrimentos, estas tristezas, porque existe esta depressão em tantas pessoas.

Então você está pronto para prestar atenção? Ou vais negar a verdadeira causa? Ou vais aceitar a VERDADE DE DEUS?

Deus pôs em movimento leis espirituais para a nossa felicidade e para o nosso bem! E para que as nossas dores e problemas não venham a acontecer por causa das leis de Deus se são aplicadas corretamente e essas dores e problemas são resultado de nossa rejeição e transgressão das leis espirituais de Deus!

Então você vai dizer: mas a minha igreja diz que posso desobedecer às leis de Deus! Ou a minha igreja diz que as leis de Deus foram pregadas na cruz! E por isso não precisa obedecer às leis de Deus!

Ou por outro lado você vai dizer: olha, isto é uma questão religiosa e teológica e que não tem nada a ver com a minha vida prática de dia a dia, a minha vida que é uma realidade que estou a ter dia a dia.

Mas irmão obedecer às leis de Deus tem tudo a ver com as más notícias, ou digamos assim, desobedecer às leis de Deus tem tudo a ver com essas más notícias, com a inquietação social, com os nossos problemas na nossa casa, com a nossa depressão e ansiedade na nossa vida.

Queridos irmãos, estamos a falar da transgressão da lei de amor e do amor de Deus, o verdadeiro amor de Deus, o amor de cuidado e carinho para com o próximo e não estou a falar deste amor ridículo que as pessoas dizem: olha é preciso de amor mas estou a falar de cuidado e carinho de uns para com outros que é uma intenção espiritual.

Deus é amor, irmãos, e em 1 JO 4:8: “aquele que não ama não conhece a Deus pois Deus é amor”; Deus vive sempre de acordo com a sua lei espiritual que é a lei de amor.

No mesmo livro em 1 JO 5:3 “porque este é o amor de Deus que guardemos os seus mandamentos, de Deus, ora e esses mandamentos, de Deus, não são penosos”.

Deus declarou que todos nós devemos de viver debaixo dessa lei.

E em MT 22:36-40: “mestre qual é o grande mandamento da lei? Respondeu-lhe Jesus: amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu conhecimento, este é o primeiro e grande mandamento e o segundo semelhante a este amarás o teu próximo como a ti mesmo e destes 2 mandamentos dependem toda a lei e os profetas”.

Esta é a essência da lei de Deus que é a lei do amor sendo 4 mandamentos apontando o amor para com Deus e outros 6 mandamentos apontando para o amor com o próximo.

Em TG 2:8: “se tudo vós observais a lei em régia segundo a escritura: amarás o teu próximo como a ti mesmo? Fazeis bem!”

E veja no v. 10: “pois todo aquele que guarda a lei mas tropeça em um só ponto se torna culpado de todos”.

E qual é o ponto dos 10 mandamentos que você tropeça mais? E lembrem-se que estes 10 mandamentos e estas 10 leis espirituais são resumidas em uma só palavra: AMOR, exatamente, amor!

O verdadeiro amor de Deus que é o cuidado para com o próximo mas o problema é que nós somos carnais como lemos em RM 8:7: “por isso o pendor da carne é inimizade contra Deus”; a inclinação e tendência carnal é inimizade contra Deus!

“pois não está sujeito, o pendor da carne, a inclinação da nossa mente carnal, não está sujeita à lei de Deus e nem pode estar”.

Somos pessoas carnais e não somos espirituais por natureza! E por isso leia também em RM 5:5: “ora a esperança não confunde porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi outorgado, isto é, que nos foi dado”.

Ah precisamos do Espírito Santo de Deus para termos o amor de Deus e para guardar as 10 leis de Deus, e temos esse amor??

Vejam também em RM 13:10: “o amor não pratica o mal contra o próximo de sorte que o cumprimento da lei é o amor”.

É bem claro, irmãos, que com esse amor espiritual podemos executar ou cumprir a lei de Deus mas nós não temos esse amor espiritual porque muitos de nós não temos o Espírito Santo de Deus.

Então como é que podemos de ter o Espírito Santo de Deus? Veja em AT 2:38: “respondeu-lhes Pedro: arrependei-vos e que cada um de vós seja batizado em o nome de Jesus Cristo pra remissão dos vossos pecados e recebereis o dom do Espírito Santo”.

Ah eu fui batizado! E por isso eu tenho o Espírito Santo!

Mas há outra condição aqui: ARREPENDEI-VOS.

Deus nos dá o seu Espírito se nos arrependermos e vejam também em AT 5:32: “ora, nós somos testemunhas desses fatos que bem assim o Espírito Santo de Deus outorgou ou deu aos que lhe obedecem!”

Ah temos que OBEDECER às leis de Deus!

E por isso precisamos de nos arrepender e obedecermos às leis de Deus! Estamos arrependidos? Estamos realmente a obedecer às leis de Deus? Sejam quais forem? Qualquer uma dessas 10 leis espirituais.

Vejam também em GL 5:22-23: “mas o fruto do espírito é amor! Alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio”.

Contra estas coisas não há lei porque o espírito nos ajuda a obedecer a lei de Deus e por isso a lei não é contra estas coisas!

Por isso este fruto estará na nossa vida se tivermos o Espírito Santo de Deus! Esses atributos do Espírito Santo de Deus são os que nos permitirá obedecer aos vários pontos espirituais de sua lei espiritual de amor.

Por isso precisamos de ter demonstrado na nossa vida resultados de que estamos a praticar os mandamentos de Deus e recebemos então o Espírito Santo após o arrependimento e o batismo em o nome de Jesus Cristo para remissão dos nossos pecados e esses resultados precisam de ser demonstrados na nossa vida para podermos nascer de novo, isto é, para sermos ressuscitados na ressurreição e para termos a vida eterna!

Os 10 mandamentos são uma lei espiritual que é inexorável, isto é, que é inflexível, que é imparável e que é eterna!

A lei de Deus é uma lei que é amor e o cumprimento desta lei é amor! É uma lei em movimento e para o que? para a nossa felicidade, para produzir tudo que seja bom, tudo que nós tolamente negamos a nós mesmos.

 Os 10 mandamentos são obviamente inteiramente diferentes e separados da lei ritualística de Moisés que eram apenas de um código de leis físicas e não de leis espirituais.

E como lemos no início deste sermão em MT 19:16 e para sublinhar vou ler de novo onde Jesus Cristo disse quando lhe perguntaram que farei eu para alcançar a vida eterna? E Jesus Cristo disse ao fim do v. 17: “se queres, porém, entrar na vida, na vida eterna, está claro, guarda os mandamentos”.

Jesus Cristo disse que a obediência aos mandamentos de Deus é um pré requisito essencial para recebermos o dom da vida eterna!

Oh, sim, somos justificados com Deus pela fé! Não estou a dizer que não é isso! Não estou a dizer que a fé não é importante! Somos justificados e feitos justos perante Deus por causa da fé mas uma vez que estamos justos agora temos que manter e retribuir essa graça obedecendo aos princípios de Deus e à vontade de Deus!

Sim, Deus perdoa de graça nas condições que nós nos arrependamos e que acreditamos que Ele nos vai ajudar e temos que ter fé nisso mas tem que haver um verdadeiro arrependimento!

Então Jesus Cristo obedeceu à lei?  E está claro que sim! E vejamos em HB 4:15: “porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas antes foi Ele tentado em todas as coisas a nossa semelhança mas sem pecado”.

Jesus Cristo nunca pecou e se tivesse pecado nunca poderia ter sido nosso salvador; Jesus Cristo nunca quebrou um dos 10 mandamentos porque ao fim de contas, irmãos, sabemos que o pecado é quebrar a lei!

Em 1 JO 3:4: “todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei porque o pecado é a transgressão da lei”; e não pode ser mais claro pois o pecado é a transgressão da lei e Jesus nunca pecou; e sim, Jesus foi carne física com natureza humana a mesma que nós temos.

E vejam em HB 2:14: “visto, pois, que os filhos tem a participação comum da carne e sangue e desses também Ele, é Jesus Cristo, igualmente participou em que sua morte destruísse aquele que tem o poder da morte a saber: o diabo”.

Mas aqui vemos que Jesus Cristo participou conosco na carne e sangue Ele participou igualmente desta natureza humana, Ele foi carne física com natureza humana! A mesma natureza que nós temos! Mas Jesus Cristo venceu! Por que?

Porque Ele foi gerado do espírito Santo de Deus tal qual você e eu podemos ser gerados pelo Espírito Santo de Deus! Se nos arrependermos, acreditamos, isto é, que praticamos e somos batizados pela autoridade de Jesus Cristo, isto é, em o nome de Jesus Cristo.

Queridos irmãos Jesus Cristo teve este poder, o poder do Espírito Santo de Deus trabalhando Nele.

Veja em JO 5:30: “Eu nada posso fazer nada de Mim mesmo disse Jesus na forma em que ouço e julgo e o meu juízo é justo e não procura a Minha vontade e sim a Daquele que Me enviou”.

Mas Jesus Cristo disse que não pode fazer nada por si mesmo? Ele admitiu que não podia e não tinha a força de obedecer a lei de deus pelo seu próprio poder.

Ele preciso do Espírito Santo de Deus e da ajuda da força do Espírito de Deus para Ele vencer as fraquezas da carne.

Em JO 14:10: “não crês que estou no Pai e o Pai está em Mim? As palavras que eu vos digo não as digo por Mim mesmo.

As palavras que Jesus disse como por ex. que para entrar no Reino de Deus precisas de obedecer às leis de Deus e os mandamentos? E não estou a dizer por causa de Mim mesmo mas foi o Pai que permanece em Mim que faz essas obras e que me deu essas palavras e indicou o que dizer!

Jesus Cristo era o porta voz! Era Aquele que estava a nos dar as palavras do Pai! Mas diz: é o Pai que permanece em Mim! Como? Através do Espírito Santo de Deus! O Pai estava Nele pelo poder e a essência do Espírito Santo de Deus! Esse é o poder de Jesus Cristo que ativou a guardar os mandamentos de Deus perfeitamente!

E esse é o poder que estará em nós se nos arrependermos e tivermos fé em Cristo e formos batizados pela autoridade de Jesus Cristo e da remissão dos pecados.

Veja de novo em JO 14:17: “o Espírito da verdade que o mundo não pode ver porque não vê nem reconhece vós o conheceis porque Ele habita convosco e estará em vós”.

É o Espírito Santo que nos dá essa força e que nos vai gerar uma vez que recebamos o Espírito Santo após o batismo e estar em nós!

E veja também no v. 23: “respondeu Jesus: se alguém me ama, guardará a minha palavra e o meu Pai o amará e viremos para ele e faremos nele morada”, isto é, o Pai e o Filho através do poder e da essência desta força, desta capacidade, deste sentimento e deste Espírito do Pai que é o mesmo Espírito que é o Espírito de Jesus Cristo.

Pois só há um Espírito e este poder estará em nós mas sim irmãos há condições:

  1. Primeiro: temos que nos arrepender dos nossos pecados anteriores e temos que reconhecer e abominar e odiar tudo totalmente da desobediência do passado, a desobediência as leis de Deus e parar de pecar.
  2.  Segundo: precisamos de reconhecer e acreditar em Jesus Cristo, isto é, ter fé em Jesus Cristo como nosso salvador pessoal que derramou seu sangue para pagar os seus e os meus pecados e reconciliarmos você e eu com o Pai.
  3. Terceiro: Jesus Cristo ordena o batismo nas águas em nome de Jesus Cristo e pela autoridade de Jesus Cristo pois a autoridade é Dele e ordena o batismo nas águas! E para que? para redimir, para remissão dos nossos pecados e como nosso símbolo e completo compromisso de nos arrependermos e mudar a nossa vida!

Em AT 2:38 como li a pouco mas vou ler de novo diz: “respondeu-lhes Pedro: arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de e autoridade Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados e recebereis o dom do Espírito Santo após estes pré requisitos que Deus então nos promete dar o seu Espírito,

E esta é a promessa do Pai: nos promete como um dom gratuito e recebemos o Espírito Santo após a imposição das mãos e vejam em AT 8:17: “então, lhes impunham as mãos e recebiam estes o Espírito Santo vendo, porém Simão que pelo fato de porem os apóstolos as mãos lhes era concedido o Espírito Santo e ofereceu-lhes dinheiro e disse: concede-me também este poder e etc, etc”

Mas vemos que receberam, os cristãos recebiam o Espírito Santo de Deus pela imposição e está claro a oração durante esta imposição das mãos de um dos verdadeiros servos de Deus que neste caso eram os apóstolos.

Hoje em dia são os ministros de Jesus Cristo, esta linhagem que seguiu desde os apóstolos até a igreja de Deus hoje em dia, esta linhagem que foi passada, esta autoridade que foi passada aos ministros de Jesus Cristo e esses que estão atuando pela autoridade de Jesus Cristo que são como agentes e representantes de Jesus Cristo e não é qualquer pessoa que do nada diz: olha eu vou batizar você em nome de Jesus Cristo.

E não é simplesmente dizer as palavras é que essa pessoa tem autoridade e ser um representante com essa autoridade de Jesus Cristo!

Em Mt 28:18 se vê que toda a autoridade foi dada a Jesus Cristo e diz assim: “Jesus se aproximando lhes falou: toda a autoridade me foi dada no céu e na terra e ide, portanto, e seguiu a sua instrução aos seus apóstolos e os seus apóstolos passaram aos seus outros ministros que foram ordenados, devidamente ordenados pela imposição das mãos e ordenados por uma ordenação especial coo ministros.

E esses ministros passaram a outros essa ordenação especial e até a linhagem que chegou à igreja de Deus!

“e disse: fazei discípulos de todas as nações”; e discípulos quer dizer pessoas que praticam, que vivam e que estejam a praticar, a viver e aprender o caminho de Jesus Cristo e a praticar!

“batizando-os em, isto é, os pondo para dentro do nome do Pai que é Deus, e do nome do Filho que é filho de Deus e em nome do Espírito Santo que é o nome de Deus para dentro desta família de Deus!

Como lemos em EF 3:14-15 em que toda a família é guardada no nome de Deus onde somos batizados para dentro deste corpo espiritual que é a igreja de Deus em o nome de Deus, igreja de Deus, por aqueles que tem a autoridade que foi dada a eles através de Jesus Cristo e através desta autoridade que existe e esta linhagem que passou de um para o outro até hoje em dia.

E por isso Jesus Cristo tem toda a autoridade e Ele nos dá a instrução de batizar nas águas, Ele depois é que nos batiza com o Espírito Santo de Deus como lemos em MT 2:11 que é Jesus Cristo que nos batiza e assim Ele nos coloca no seu corpo espiritual que é a igreja de Deus e assim nos faz parte através desta geração do Espírito Santo de Deus que recebemos e da família de Deus que é guardada no nome de Deus.

Só então é que você poderá guardar corretamente e espiritualmente a lei espiritual de Deus na sua verdadeira intenção espiritual.

Se você está a começar a perceber o quão desesperadamente você precisa ter a lei espiritual do amor de Deus, os 10 mandamentos, a serem cumpridos, se você vê esta necessidade e lembre-se que obedecer às leis de Deus é a única maneira de alcançar a verdadeira felicidade e as bençãos materiais e espirituais que você deseja.

Se você tem esse desejo o que você vai fazer acerca disso? Se você gostaria de entender melhor este assunto importantíssimo e se você quer se comprometer a dar um passo decisivo no seu modo de viver na sua vida para finalmente poder entrar no reino eterno de Deus à ressurreição?

Sim, se você está realmente preparado a fazer a mudança na sua vida a se comprometer e obedecer aos 10 mandamentos que incluem o quarto que é o Sábado semanal e que é a obediência ao Sábado semanal ao sétimo dia?

Então, por favor, sinta-se a vontade de entrar em contato comigo via aba de contato no nosso site: portugues.ucg.org indo a aba de contato e então entre em contato comigo para eu o aconselhar sobre como pode vir a ser um membro do corpo espiritual de Cristo.